sábado, 6 de fevereiro de 2016

Leonardo Cordeiro da Sedel, recebe Clayton Collins

Ao lado do secretário adjunto de esportes incentivados, Leonardo Cordeiro, do governo Flávio Dino, falando sobre a necessidade de incentivo para os nossos jovens esportistas de Paço do Lumiar, em breve teremos boas novidades pra nossa galera.

Agradecido pela receptividade de sempre, continue esse brilhante trabalho, o povo do Maranhão agradece, principalmente a juventude.
 

As crianças são o futuro do Brasil, por Clayton Collins



Com ação no presente, faremos um mundo diferente no futuro!
Você é alguém que quer um ‪#‎MundoMelhor‬? Então compartilha. Entre nessa corrente da paz, do amor...

Prefeitura vai fazer contratações temporárias de professores. Acesse e baixe o edital

Educação contrata professores temporários. Segundo a prefeitura, por questões legais, candidatos excedentes do concurso de 2014 (cuja validade foi alterada para dezembro de 2016) não poderão ser aproveitados automaticamente para preencher vagas temporárias. 

Cada edital rege legalmente cada concurso de maneira singular. Não podem ser transferidos resultados de um para outro. Entretanto, todos os excedentes podem se inscrever para o concurso temporário. Ao final do tempo previsto em contrato, o servidor será desligado. Qualquer professor de fora da rede municipal poderá se candidatar a uma vaga temporária. 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Segurança do Maranhão é reforçada com mais 50 viaturas e ações do ‘Pacto Pela Paz’ do governo Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino, entregou nesta sexta-feira (5), mais 50 viaturas para reforçar a atuação da Polícia Militar do Maranhão. Com a entrega, as forças de segurança contam agora com 80 viaturas novas em circulação, parte do trabalho de reestruturação do sistema de segurança do estado.

“Nossa meta é chegar a 300 viaturas novas, para que possamos qualificar ainda mais aquilo que a sociedade exige, que é a proximidade e a visibilidade das forças de polícia, trazendo a certeza de que a lei deve ser cumprida no nosso estado. Estamos continuando um processo que se inaugurou no primeiro mês do nosso governo, quando anunciamos a recomposição de recursos humanos tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, a aquisição de equipamentos de radiocomunicação, de armamentos de uso individual e prosseguimos este ano com a entrega de viaturas”, explicou o governador Flávio Dino.

Os veículos serão distribuídos nos Batalhões da PM na Região Metropolitana de São Luís, sendo 38 do modelo Dusters, com tecnologia embarcada (tablet, câmeras e GPS); e 12 modelos Pajero, com sistema de radiocomunicação.

“No mês passado, recebemos 30 viaturas e já pudemos fazer um policiamento em 17 pontos estratégicos de segurança com esse incremento. Agora, com mais 50, esse é um reforço fundamental do exercício do policiamento diário, durante 24 horas, tanto no entorno da região metropolitana, em que a população sabe que a viatura está ali para pronta intervenção quanto para quaisquer pedidos de socorro”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Para o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, a ostensividade das viaturas é perceptível e já oferece mais segurança à população. “Se o cidadão sabe que uma viatura está em determinado local, ele cria uma referência e isso faz com que ele tenha um conforto, porque sabe que, se precisar, ele pessoalmente poderá acionar a polícia com facilidade. As viaturas serão distribuídas nas unidades que têm maior abrangência. Com essas viaturas, além de manter o policiamento que já existe, vamos ampliá-lo”, afirmou o comandante da PM.

Na solenidade, o governador lançou ainda o programa Pacto pela Paz e anunciou a composição da coordenação do programa. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão no final do ano passado e tem como objetivo aliar poder público e sociedade civil no estabelecimento de mecanismos de segurança e direitos humanos.

Como coordenador do pacto, o governador anunciou o delegado Enoque Lemos e, na coordenaria adjunta, quem assume é a delegada Mary Silva. “Escolhemos duas pessoas que se complementam não somente pela paridade de gênero, mas pelos olhares diferentes que eles trazem a partir de suas experiências de vida”, comentou o governador.

O delegado Enoque já atuava na interface com a sociedade civil, com a implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança. A partir de agora, esses serão Conselhos Comunitários pela Paz. A coordenadora adjunta Mary Silva, ex-ouvidora da Defensoria Pública Estadual, estava trabalhando na Secretaria estadual de Direitos Humanos.

Segundo o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o pacto será coordenado pelo gabinete integrado de gestão de segurança e pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, com uma coordenação executiva.

“O Pacto pela Paz tem como objetivo reduzir a violência no estado do Maranhão e promover uma cultura de paz, de respeito às leis e de respeito aos direitos humanos. Será precedido de um diagnóstico da segurança pública e da violência em nosso estado para a construção de diretrizes de enfrentamento da violência e promoção da cultura de paz. A ideia é envolver amplamente a comunidade nesse esforço de redução da violência, para que se possa não só enfrentar os índices, como também promover novas relações sociais”, declarou Francisco Gonçalves.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PODERIAM DEIXAR O DAVI GANHAR, AO MENOS UMA VEZ? Artigo escrito por Gilberto Nunes

Neste texto, Gil fez uma crítica ao alto poder aquisitivo de determinados grupos políticos, que acabam deixando o nosso país na miséria. Enganam e compram a população mais carente, e as verdadeiras pessoas que desejam fazer o bem pelo povo, não tem oportunidades de trabalhar. Uma grande reflexão para os dias atuais. Leia o texto, se ama o Gil, compartilha#

ARTIGO: Quase todo mundo torce pro Davi. Ele é do povo, é simples, tem a cara da gente.

Enquanto o Golias de, tão grande, faz sombra por onde passa.
Davi pega a pedra, prepara a baladeira( em um versão mais nordestina da história) e atira.

E então, acontece... nada!

A pedra sequer faz Golias rir.

E Davi se põe a correr pra não virar uma página amassada na história.
Ei, mas na Bíblia não foi assim!

É verdade. O problema é que nossos personagens são outros. Outros "Davi" e "Golias", que sempre aparecem em época de eleição.

A diferença principal entre eles? O dinheiro.

Davi tem dívidas aos montes. Golias só falta nadar no dinheiro.

A campanha de Davi é feita por alguns voluntários. Geralmente amigos e família. Já Golias contrata alguma firma terceirizada para o serviço. Enquanto Davi rala debaixo do sol escaldante tentando conquistar alguns votos, Golias administra o andamento da campanha pela Internet, saboreando um delicioso vinho com caviar.

É por isso que eleição no Brasil não surte o efeito esperado. Não existe alternância de poder.

Ele sempre continua nas mãos dos poderosos. Às vezes, de grupos políticos diferentes, mas com a mesma visão. Não representam o povo. Representam a si mesmos.

Do modo como as coisas vão, nunca um Davi de verdade vai chegar ao poder.

A solução? Equilibrar as coisas.

Partidos pequenos devem ter os mesmos direitos e oportunidades dados aos partidos grandes. O mesmo espaço na mídia. O mesmo limite para o uso do dinheiro.

"Ah, mas isso não vai acontecer" diz você.

Também acho, mas não é por isso que vou concordar com o que acontece eleição após eleição.

É uma luta desigual. Não tem chance de Davi ganhar.

Até penso em mudar de lado. O Golias paga mais. E só assim vou poder ter meu dinheiro de volta para seu lugar de origem. Afinal de contas, quem você acha que acaba bancando a campanha do Golias?

Olhe no espelho e terá uma resposta.

Gilberto Cardoso, professor de Língua Portuguesa.

João Victor Viana é empossado vereador de Paço do Lumiar.

"Quero agradecer a minha família, meus amigos e lideranças políticas que estiveram comigo compartilhando esse momento muito especial, a minha posse como Vereador na câmara municipal de Paço do Lumiar, aqui mais uma vez reitero meu compromisso com o nosso município e durante o período em que eu passar naquela casa, lutarei incansavelmente por melhorias em nossa cidade maravilhosa!" João Victor

Durante 60 dias, João ocupara o lugar de Wellington Sousa na Câmara.

Nota da prefeitura de Paço do Lumiar, sobre a não realização do carnaval 2016

Controle de gastos impede realização de carnaval em Paço

A Prefeitura de Paço do Lumiar segue criterioso compromisso na gestão dos recursos municipais, principalmente nos períodos crise.

Diante do quadro de instabilidade econômica que atravessou o ano 2015 e se projetou para 2016, Paço do Lumiar se encarregou de cortar despesas e salários dos servidores do primeiro escalão, começando pelo subsídio recebido pelo prefeito, pelo vice e pelos secretários. Houve também redução do quadro de servidores nomeados para cargos em comissão, o que promoveu economia aos cofres públicos.

Com esse cenário de crise nacional, a prefeitura encontra-se impossibilitada de patrocinar a atividade carnavalesca em 2016, dando sequência ao plano de cortes de despesas, buscando o equilíbrio financeiro das contas públicas e garantindo o pagamento dos salários de todos os servidores em dia.

Em tempo: eventuais licenças para blocos, arrastões, desfiles e brincadeiras carnavalescas continuam sendo expedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desde que sejam obedecida recomendação n.001/2016, expedida pelo Ministério Público Estadual.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Caçamba passa por cima de ciclista na Estrada de Ribamar, próximo a av - 12

www.cenariodosmunicipios.com

Por volta do meio dia de hoje (03), uma caçamba atropelou fatalmente um ciclista em frente a avenida 12 do Maiobão, em frente ao depósito Baiano na Estrada de Ribamar, (MA-201).

Segundo informações, o ciclista era conhecido como Carlos, morador da Vila Nazaré.

No momento, ele atravessava a avenida e não percebeu a caçamba vindo em sua direção; em decorrência de não ter visto o veículo, foi atingido em cheio.

O motorista da caçamba evadiu-se do local. 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bicho Terra no Bloco Me Leva - Encerramento do pré-carnaval de Paço do Lumiar


Bicho terra começou a festa no corredor da folia do Bloco Me Leva, os foliões foram ao delírio com as novas e antigas músicas e coreografias do Bicho, seguido da banda Maria bebeu, que já tem seu bloco há mais de 20 anos, Forró Bambambam, além de muito funk nos intervalos com Collins MC.





A produção ficou por conta de Rilton Silva e Ivesmar Loureiro 'Zico'

Apoio: Prefeitura de Paço do Lumiar

e Raimundo Filho

IR EMBORA, SEM NUNCA DIZER ADEUS Por Gilberto Nunes

Milton tinha um sonho.
Uma vida melhor para sua família. Para sua amada esposa e seus adorados filhos. Exatamente como a maioria dos brasileiros trabalhadores e honestos do nosso país.
E ele lutou por esse sonho. As barreiras que surgiram foram vencidas. Os obstáculos foram ultrapassados. O sonho tomou uma forma concreta.
E muito mais vinha pela frente. Até que o inesperado aconteceu.
Na última vez que conversamos, seus olhos brilhavam de emoção. Era a reunião bimestral da Escola, e todos os elogios foram direcionados para Taynara e Erik, dois alunos maravilhosos, fontes de imenso orgulho dos pais. Eles são a concretização do sonho.
Milton foi embora, mas não disse adeus.
Não precisava, pois em essência ele ainda está aqui. Em cada sorriso de Erik. Em todas as atitudes de Taynara. Nas vitórias que ambos ainda vão alcançar. Esse é o grande legado do amor de um pai.
Sabemos que o "daqui pra frente" não vai ser fácil, mas Deus está presente em meio a dor, consolando, fortalecendo, carregando toda a família em seus braços de amor.
E ainda há muito do sonho a ser vivido.
Um sonho que começou com um pai e continuará em seus filhos.
Erik, Taynara, essa é pra vocês.
Palavras não vão fazer a saudade ou a dor irem embora, mas ajudam a suportá-las.
E a cada dia, que a lembrança do amor de Milton seja a força motivadora da vida abençoada que vocês têm pela frente.
Um forte abraço. Gilberto Nunes

Jorge Marú, vereador de Paço, agradece o carinho e a força de todos, pela perda de seu filho, Jorge Ferreira num acidente de carro

"Festa no céu tristeza na terra. Perdi meu primogênito, tenho certeza que Deus tem um propósito na mina vida pois perdi minha mãe e agora perdi meu primeiro filho. 

Quero neste momento de multa dor e angústia agradecer a todos pelo comprometimento de muita orações por sua recuperação, mas que infelizmente não aconteceu apesar de muita luta por parte dele. 

Jesus mais do que ninguém sabe que do meu desespero para salvá lo não teria medo de começar do zero novamente, mais foi a vontade de Deus de ter essa assumidade ao seu lado.

 Idade de homem mais coração de menino. Filho sempre te amei e vou sempre amar. Você nunca deixará de ser essa estrela muito obrigado pelos momentos que você me proporcionou tenho a certeza que um dia nos encontraremos e ficaremos juntos na eternidade. 

Obrigado Deus por ter me dado um filho com esse coração".

Jorge Maru via rede social.

O jovem advogado Jorge Ferreira, de 27 anos, o filho mais velho do vereador Jorge Maru, não resistiu aos ferimentos de um acidente de carro no estado de Tocantins, ocorrido na última sexta - feira (29), e morreu no Hospital na manhã desta segunda - feira (01).

Segundo informações, o acidente envolveu três veículos deixou a BR-153 interditada na sexta-feira (29), entre Pugmil e Nova Rosalândia, região central do Tocantins. Informações da Polícia Rodoviária Federal, o filho do vereador que conduzia o carro de passeio Corola perdeu o controle do veiculo, e acabou batendo em uma motocicleta que estava com duas pessoas, em seguida colidiu frontalmente com um caminhão. No momento do acidente a pista estava molhada, devido a chuva o que facilitou o acidente. 

Jorginho, como era mais conhecido estava no Corola com a sua noiva, ela saiu com apenas alguns ferimentos, mas ele ficou preso nas ferragens e sentido muita dor pelo corpo. Conforme a PRF, o Corpo de Bombeiros realizou o atendimento e o condutor foi encaminhado para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins com múltiplas fraturas nas pernas. As duas mulheres que seguiam na rodovia de motocicleta sofreram ferimentos leves.

Jorginho ficou presos nas ferragens e sentindo muita dor pelo corpo
A corporação disse também que apesar do impacto do acidente, o motorista do caminhão não teve nenhum ferimento.
Jorginho estava internado em estado grave, passou por uma cirurgia delicada na manhã desta segunda – feira e acabou não resistindo. Seu pai o vereador Jorge Maru, desde o dia do acidente estava no Hospital acompanhando, e torcendo pela sua recuperação, porém na manhã de hoje, recebeu a triste noticia do falecimento de seu filho amado.


Governo realiza ‘Caravana Bolsa Escola’ em Paço do Lumiar e Raposa


1 de fevereiro de 2016


Centenas de beneficiários do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) compareceram ao mutirão de entrega e desbloqueio dos cartões do programa, neste fim de semana, das 8h às 17h, nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, no Colégio Estadual Domingos Vieira Filho e Colégio Estadual José França, respectivamente.
Realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a ‘Caravana Bolsa Escola’ objetiva disponibilizar com agilidade o acesso ao benefício com atendimento direto à população.
Somente nestes dois municípios da região metropolitana de São Luís, o programa beneficia 20 mil alunos, destes, 15 mil em Paço do Lumiar e seis mil na Raposa. Um investimento de R$ 963 mil, destinados à compra de material escolar, incluindo fardamento e calçado, a estudantes da rede pública de ensino, beneficiários do programa Bolsa Família, com idade de 4 a 17 anos. O valor concedido é de R$ 46 por pessoa, sem limites de quantidade de filho por família.
Em todo o Estado, são mais de 1 milhão de crianças e adolescentes atendidas. Em São Luís, a finalização da entrega dos cartões pelos Correios está prevista para o próximo sábado, 6 de fevereiro, com desbloqueio via ouvidoria. A distribuição dos cartões foi iniciada pelos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e está em fase final em todos os 217 municípios.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, participou da caravana de atendimento, juntamente com uma equipe de cerca de 40 técnicos do Governo. O titular da Sedes apontou a importância inovadora do programa e o seu impacto positivo na educação maranhense: “O governo está promovendo a política social de manter o eixo educativo como uma prioridade, resgatando a dignidade das nossas crianças e adolescentes, por meio do acesso ao material escolar, e dando a oportunidade de escolha no momento da compra”.
A previsão é que o programa tenha um impacto significativo no eixo econômico do Estado. Com a aquisição do material escolar serão mais de R$ 57 milhões em circulação no comércio maranhense. Destes, quatro milhões na capital São Luís. Atualmente são 839 estabelecimentos comerciais habilitados à venda.
Rosimar Nunes, 26 anos, moradora da Vila São José, em Paço do Lumiar e mãe de quatro beneficiados, destacou com satisfação, a importância dos recursos para a escolarização dos filhos. “O ‘Bolsa Escola’ chegou em um momento oportuno, pois vai contribuir na redução das muitas despesas que temos com nossos filhos, às vésperas do ano letivo”, disse.
Após as ações do fim de semana, a ‘Caravana Bolsa Escola’ estará em Santa Rita, nesta segunda (1º) e terça-feira (2), no CE João Batista de Carvalho, das 8h às 18h. Já entre os dias 2 e 5 será a vez de Açailândia receber a caravana, no CE Antônio Lourenço Galetti, também das 8h às 18h.
Ouvidoria
As famílias que receberem o cartão em casa devem desbloqueá-lo gratuitamente pela ouvidoria do Bolsa Escola, no contato 0800-098-1656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após o desbloqueio, o recurso estará disponível no cartão tipo débito, em cerca de 72h. O saldo tem validade de 90 dias e o cartão dever ser guardado para o acesso ao benefício nos próximos anos.