terça-feira, 1 de novembro de 2016

Data Ilha foi o instituto que mais se aproximou do resultado

Entre as muitas pesquisas realizadas no segundo turno das eleições, a Data Ilha foi a que mais se aproximou do resultado final. O instituto contratado pela Rádio São Luís, fez apenas um levantamento durante o pleito, e mesmo assim errou os números do prefeito eleito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), por apenas 0,2%.

A Data Ilha, na última quinta-feira (29), apontava Edivaldo com 53,75% contra 46,25% de Eduardo Braide, quando as urnas foram abertas, neste domingo (30), o pedetista tinha 53,94% e o candidato do PMN 46,06%.

A Escutec, do empresário Fernando Júnior um dos integrantes da “Máfia de Anajatuba”, passou o pleito inteiro apontando a derrota de Edivaldo, apenas na véspera da votação se rendeu a realidade. Admitia a vitória de Holandinha na tentativa de preservar o mínimo de credibilidade, caso ainda lhe resta.

Outro instituto famoso por seus erros é o Ibope, e como não poderia ser diferente, também passou longe dos fatos reais. Depois de manter a liderança de Braide por muito tempo, no momento derradeiro ainda utilizou a margem de erro para apontar um empate técnico na quinta-feira (29), com Edivaldo marcando 52% e Braide 48%. Como sempre, errou e ninguém mais acredita nas pesquisas da TV Mirante.

Sem comentários:

Enviar um comentário