quarta-feira, 16 de março de 2016

Procon-MA inicia 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento que segue até sexta (18)

Foi aberta na terça-feira (15) a 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, atividade promovida pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), no Rio Anil Shopping. No primeiro dia de atividade já foram realizados em média 500 atendimentos. Em São Luís e Imperatriz, o evento acontece até sexta-feira (18).

A atividade foi iniciada com a palestra do presidente do Procon e diretor geral do Viva, Duarte Júnior, sobre o Dia Internacional do Consumidor, comemorado no dia 15. Na oportunidade ele falou também sobre como evitar o superendividamento e sobre a importância de o consumidor ter o autocontrole sobre seus gastos pessoais.

“O superendividamento vem aumentando, gradativamente, pela facilidade de compras a prazo e de crédito consignado, atraindo o consumidor que muitas vezes não consegue resistir à oferta e não calcula se realmente terá condições de arcar com as dívidas. O nosso objetivo aqui é promover a conciliação entre consumidor e fornecedor para que haja a renegociação de dívidas, mas, principalmente, fazer com que o consumidor conheça seus direitos e receba orientações para evitar o superendividamento”, ressaltou.

A participação de consumidores é intensa. Muitos deles, em busca de acabar com as dívidas que causam angústia e preocupações pelos altos juros cobrados ao valor inicial do débito. É o caso da comerciante Darilene Oliveira, de 49 anos, que possuía um débito há mais de 10 anos, no valor de aproximadamente R$ 11 mil, e, hoje, conseguiu negociar com uma concessionária de serviço público. “Eu me sentindo aliviada e feliz. Há muitos anos eu queria pagar essa dívida. E hoje finalmente consegui negociar, com um excelente desconto e de uma forma que cabe no meu orçamento”, afirmou.

A cerimonialista Jéssica Pinheiro também saiu do evento satisfeita com as condições oferecidas para o pagamento do seu débito. “Eu gostei muito de ter essa ação aqui no shopping, que para mim é mais acessível. Além disso, eu pude conversar pessoalmente com representantes da empresa. Esse contato olho no olho dá mais segurança e mais oportunidade de chegar a um acordo”, disse.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Gilson Lago; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Ribeiro; e de representantes da secretaria de estado da Educação (Seduc), Saúde (SES) e Cultura e Turismo (Sectur). Além do atendimento para renegociação de dívidas, os consumidores têm acesso à consultas gratuitas sobre cadastro negativado no SPC e Serasa; informações e orientações para o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na campanha Zika Zero; e acesso aos serviços do Viva para emissão de documentação básica.

Quem participa

Na capital, participam do evento empresas de telefonia fixa e móvel, bancos (Banco do Brasil, BGN, BMG, Bradesco, BV financeira, Caixa, Carrefour, Citibank, Daycoval, Fibra, Hsbv, Itaú Unibanco, Mercantil, Panamericano, Safra e Santander), TV por assinatura, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos. Entre os fornecedores que já confirmaram participação no evento estão Eletrolar, SKY, CDL, Tim, Net, Claro, Embratel, TVN, Cemar, Caema e secretarias do estado.

Para ter acesso a renegociação da sua dívida, é preciso ter em mãos todos os documentos que comprovem o débito (contrato, boletos bancários, comunicados dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, etc.), além dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência). É importante também já ter em mente uma proposta de parcelamento para apresentar à empresa credora.

Todas as unidades do Procon/MA estão envolvidas na atividade alusiva ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março. Em São Luís e Imperatriz, o evento acontece até sexta-feira (18).

Além de São Luís e Imperatriz, atualmente o Procon/MA possui unidades em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Cururupu, Estreito, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Luzia, São José de Ribamar, Santa Inês, São João dos Patos, Pinheiro, Pedreiras, Viana e Timon.

Acompanhe as informações sobre a 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento no site do Procon/MA (www.procon.ma.gov.br) e nas redes sociais do órgão.

Sem comentários:

Enviar um comentário