quinta-feira, 3 de março de 2016

Inscrições abertas para as Olimpíadas do conhecimento

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta estudantes e professores maranhenses sobre o período de inscrições das Olimpíadas de Biologia (OBB), Matemática de Escolas Publicas (OBMEP 2016), História do Brasil (ONHB) e de Astronomia - Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/ MOBFOG), destinadas a escolas de todo o país. 
Até o dia 13 deste mês, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio podem se inscrever para a XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e X Mostra Brasileira de Foguetes. A competição ocorre dentro da própria escola, em uma única fase durante o ano letivo. Para participar, basta preencher a ficha de cadastro que está disponível no link http://www.oba.org.br/site/index.php. 
Tendo com um de seus objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, a XII Olimpíada Brasileira de Biologia encerra as inscrições no dia 18 deste mês. O cadastro de escolas e professores para a 1ª Fase da OBB pode ser realizado no endereço www.anbiojovem.org.br e a realização da prova (1ª fase) será dia 9 de abril. 
Já a Olimpíada Nacional em História do Brasil, destinada a professores e estudantes de Ensino Médio e ainda o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada, está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril no site oficial da ONHB (http://www.olimpiadadehistoria.com.br). É necessário que cada participante realize um cadastro individual no site, tanto alunos quanto professores, para que então seja feita a inscrição da equipe. 
A Olimpíada é virtual, as perguntas são postadas em datas determinadas e as respostas devem ser enviadas também pela internet, sendo realizada em cinco fases online. Apenas a fase final é presencial e ocorre em um final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, São Paulo, onde ocorrerá a premiação. 
OBMEP 
As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) seguem até o 1º de abril no site da competição (http://www.obmep.org.br). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. 
Composta de duas séries de testes - a primeira prova neste ano será em 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro - a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores. 
Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase. 
No Maranhão, a OBMEP bateu recorde de inscrições de alunos e escolas. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, ocupando o 4º lugar no ranking de escolas inscritas entre os demais estados da federação, atingindo a participação de 100% dos municípios. 
O resultado da primeira fase da OBMEP 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário