terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

‘Travessia’ inova no transporte porta a porta de cadeirantes do país

Veículos adaptados para cadeirantes, que buscam os usuários em casa e levam-nos a consultas, ao shopping, ao cinema, à praia e de forma gratuita. A partir da próxima quinta-feira, dia 18, essa será uma realidade para quem depende da cadeira de rodas e mora em um dos quatro municípios da região metropolitana de São Luís. Na data, o Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), lança o inovador Travessia, Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas.
O projeto vai funcionar por meio de agendamentos e garantirá o transporte para o cadeirante e um acompanhante. De acordo com o coordenador do Travessia e assessor técnico da MOB, Rafael Ribeiro, iniciativas como essa já existem em outras duas capitais brasileiras – São Paulo e Vitória -, mas o projeto maranhense traz importantes inovações.
“Nas outras cidades, esse serviço é restrito ao transporte para consultas, fisioterapia e serviços hospitalares e, há ainda, em São Paulo, a necessidade de remuneração. No Maranhão, o serviço Travessia inova interligando municípios. O serviço é completamente gratuito, busca em casa ou então o mais próximo possível do endereço em que o usuário está, para aqueles casos em que não há acesso do veículo e, além disso, vai funcionar aos finais de semana e levar o usuário para onde ele quiser”, informou o coordenador.
Subsidiado pelo Governo do Estado, o serviço recebeu investimentos de R$ 3 milhões e é parte das iniciativas que promovem a inclusão social e cidadania, além da gestão pública de serviços essenciais, como informou o presidente da MOB, Artur Cabral.
“Será um grande marco para a inclusão em nosso estado e é mais um dos resultados da atuação do Estado onde nunca houve, se fazendo presente e defendendo o interesse da população”, declarou Cabral.
O serviço
Com capacidade de atendimento para até 1000 passagens/mês, o Travessia será executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes, além de espaço para os pertences dos passageiros. As viagens serão realizadas de 8h da manhã às 20h mediante agendamento prévio, com no mínimo 48 horas de antecedência, por meio da Central DISQUE-TRAVESSIA. O cadeirante terá o destino à sua escolha, ficando submetido apenas à roteirização da frota, trabalho que será feito por meio de software para melhor aproveitamento do serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário