terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Procon/MA em São José de Ribamar realiza atividades informativas no Parque Jair

O Procon/MA começou a semana pós carnaval a todo vapor. A equipe do órgão em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) iniciou, nesta segunda-feira (15), atividades em São José de Ribamar com o objetivo de aproximar a comunidade, deixando a população informada quanto aos direitos do consumidor. A ação conta com a carreta da SEMU e acontece na Rua Rita Ferreira, no campo do Parque Jair, das 8h às 17h e terá continuidade na terça-feira (16). 
Entre as atividades realizadas pela equipe estão a divulgação das ações do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA), informações sobre direitos e deveres nas relações de consumo e a entrega de panfleto com orientação sobre o uso do aplicativo, ferramenta que agiliza e facilita o atendimento, onde o consumidor pode formalizar uma denúncia, a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocar até uma das unidades do órgão. 
De acordo com coordenadora do Procon/MA em São José de Ribamar, Keila Moura, algumas pessoas ainda desconhecem o papel do órgão e ações como esta são de grande importância para o consumidor, que passa a conhecer as atribuições do Instituto. “Explicamos qual a finalidade do órgão, mencionando que o consumidor possui direitos e que o Procon Maranhão atua nesse sentido. Se na relação de consumo existe alguma irregularidade por parte do fornecedor, o consumidor deve nos procurar e formalizar a reclamação”, pontuou. 
O presidente do Procon, Duarte Júnior, pontuou que a informação aos consumidores e fornecedores é um dos pilares do órgão. “O cidadão precisa conhecer seus direitos para não sofrer abusos e saber a quem recorrer quando se sentir lesado na compra de um produto ou aquisição de um serviço. Nossa atuação é baseada em três pilares: fiscalização, orientação aos consumidores e capacitação aos fornecedores”, destacou. 
Como fazer a denúncia 
Para o consumidor formalizar uma denúncia basta apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. Outra possibilidade é denunciar pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhaoe facebook: Procon Maranhão), por meio do aplicativo do PROCON-MA, disponível nas plataformas Android e IOS ou pelo site www.procon.ma.gov.br.
A unidade do Procon Maranhão em São José de Ribamar localiza-se na Central de Cidadania, na Av. Clodomir Cardoso, nº1190, Centro, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

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