sábado, 30 de janeiro de 2016

Procon/MA inicia nova edição do projeto ‘Procon Mirim’

O projeto ‘Procon Mirim 2016’ iniciou a primeira atividade do ano. A ação teve o objetivo de capacitar os participantes e contou com a presença de professores e diretores de escolas, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da equipe técnica do órgão, que promoveu o encontro. A capacitação aconteceu na última quarta-feira (27) e um novo encontro ficou marcado para o início desta semana. 
Esse ano, o projeto será expandindo e levado a 10 escolas da rede pública estadual de São Luís. O objetivo é iniciar a educação para o consumo na infância e garantir uma sociedade mais consciente. De acordo com o presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Duarte Júnior, é importante formar cidadãos conscientes desde cedo. “O ‘Procon Mirim’ cumpre uma política estruturante do governo Flávio Dino, em garantir melhoria na qualidade de vida dos maranhenses. Acreditamos que é possível mudar a realidade em vivemos através das crianças, por meio da educação, garantindo uma rede de abrangência muito maior que a sala de aula”, disse. 
O supervisor de temas socioeducacionais da Seduc, Luís Câmara, aprovou a capacitação realizada pelo Procon junto aos professores. “A iniciativa é excelente, pois precisamos de capacitações em larga escala, e não dá para fazer isso sem que seja com o próprio professor. Porque é ele que está diretamente em contato com o aluno”, destacou. 
Segundo a professora Hildelice Dias, diretora-adjunta da Escola Força Aérea Brasileira, no bairro São Cristóvão, que será contemplado com o projeto em 2016, a parceria com o órgão favorece o processo educacional das crianças e suas famílias. “Tenho certeza que vamos contribuir na formação dos nossos alunos e que eles serão mais conscientes e vão conscientizar os pais na questão do consumo”, afirmou. 
Em 2015, o projeto ‘Procon Mirim’ alcançou escolas estaduais dos bairros do São Francisco, Cidade Operária, Cohab, Anil, Fumacê e Centro. Dentre os temas discutidos por alunos do 5° e 6° ano, estão o consumo sustentável, publicidade infantil e alimentação. Ao término do projeto, a equipe do acompanhou as crianças para realizar uma compra no supermercado com base no que tinham aprendido, e concedeu a elas o crachá de ‘Fiscal Mirim’.

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