sábado, 2 de janeiro de 2016

Bloco Ai Dentro é sucesso em seu primeiro dia de 2016

(Mais de 5.000 pessoas agitando no Ai Dentro)
A juventude compareceu em massa no primeiro grito de carnaval do Bloco Ai Dentro 2016. Com paz e alegria e com a segurança da Polícia Militar aconteceu com muita paz. Agradecimento ao Major André pelo apoio de sempre

Major André
Na concentração, em frente a escola Caic, desde as 15:00hrs a alegria tomou conta do Maiobão. Mc Collins começou ao som do eletrônico, depois chegou a vez da banda Swing do Will tocar o melhor da swingueira ao vivo.

A Alegria Jovem produções (Júnior, Alexandre, Jhonata, Márcio, Jorge Aranha, Clayton) agradece todos os apoiadores, em especial ao presidente da Câmara Leonardo Bruno e a prefeitura de Paço do Lumiar em nome do prefeito Josemar Sobreiro. Assim como a diretora da Escola Cefran Carla Maria.



quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Vão entrar 2016 na cadeia: Prefeito de Viana, Chico Gomes e seu filho Augustus Gomes - JUSTIÇA JÁ!

Via Minard

Já dizia o ditado: “tal pai tal filho!” Realizadas com o aval do prefeito de Viana, Francisco de Assis Castro Gomes, o ‘Chico Gomes’, e participação direta do filho dele, o secretário de Finanças, Augustus Gomes, fraudes em licitação para a compra de combustíveis no município foram denunciadas no Tribunal de Cotas do Estado do Maranhão (TCE).

Também são acusados de participar do forte esquema de corrupção, o ex secretário de educação, Carlos Augusto Furtado Cidreira, o Carrinho, a responsável pela prestação de contas, Líbia Lúcia Costa, a secretária municipal de assistência social, Suzane Muniz Mendes e a secretária municipal de saúde, Maria Edna Santos Silva.
A denúncia foi impetrada pelo advogado da CC Santos & Cia Ltda. – Posto Santeiro, Hilbert Carlos Pinheiro Lobo. A referida empresa acusa o gestor e seus comparsas (incluindo o filho) de fraudar documentos nos Contratos de Dispensa de Licitação Nº 03/2013 no valor de R$ 247.700,00 (Duzentos e quarenta e sete mil e setecentos reais) e no Pregão Presencial Nº 27/13 no valor de R$ 1.971.476,75 (Hum milhão, novecentos e setenta e hum mil e quatrocentos e setenta e seis reais e setenta e cinco centavos) referentes ao fornecimento de combustíveis à Prefeitura de Viana. A CC Santos & Cia Ltda. afirmou que nunca participou do processo nem tão pouco enviou propostas para prestação de serviços.
Diante da grave denúncia, o Ministério Público e a Polícia Federal devem se envolver no caso. Portanto, ao que tudo indica, o prefeito Chico Gomes e seu pupilo, Augustus Gomes podem acabar sendo presos se as fraudes forem comprovadas.
Veja o parecer d a auditoria do TCE sobre o caso com recomendações aos suspeitos de fraudes: 
TCE 1
TCE2
TCE3
TCE4
TCE5

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Artigo: Governo de todos nós, um ano

27 de dezembro de 2015

Há um ano, iniciávamos juntos a caminhada por um Maranhão com mais justiça social para todos. Manter a fidelidade ao nosso Programa de Governo tem sido a linha-mestra das ações que adotamos na administração do Estado. E o combate às desigualdades é a principal diretriz desse grande desafio, que está sendo construído pelas mãos de milhões de maranhenses.
Contrariando a nossa tradição, que reza que o primeiro ano de governo é dedicado exclusivamente a pagar dívidas e ‘arrumar a casa’,  podemos olhar para trás e afirmar que cumprimos tais tarefas, mas também já agregamos importantes realizações, em todas as áreas de governo.
Para citar somente um exemplo, tão atual nesses últimos dias do ano, sublinho a colheita do que plantamos no começo do ano: após as formalidades legais relativas a concursos e cursos, incorporamos 1.500 novos policiais no nosso Estado. Em 2015, apesar das limitações materiais, conseguimos reduzir a taxa de homicídios no Maranhao, feito não alcançado nos últimos anos. Agora, com os novos policiais, tenho certeza de que 2016 será melhor neste tema tão difícil em todo o país: o da segurança.
Relevante sublinhar que vencemos o caos que herdamos nas penitenciárias do Estado. Ainda há problemas, evidentemente, mas atravessamos o ano sem a barbárie que reinava absoluta no passado, destruindo a imagem do Maranhão em nível nacional e internacional. A redução no número de mortes e fugas chega a 70%, algo que revela a seriedade dos esforços feitos para tirar o nosso Estado das páginas policiais.
Outra conquista da qual nos orgulhamos: a transparência e a probidade do nosso governo, atestadas por instituições sérias e independentes, como a Controladoria Geral da União e o Ministério Público. Foi esse modelo de gestão que permitiu que pagássemos os direitos dos nossos servidores públicos antes mesmo do Natal, enquanto muitos Estados sofrem imensas dificuldades.
Em 2016, além de muitas obras que serão iniciadas ou concluídas,  teremos muitos passos no Plano Mais IDH, que reúne 23 ações articuladas para promoção de cidadania e acesso a direitos básicos como água, alimentação, saúde e educação nas regiões mais pobres do Estado. Escolhemos como ponto de partida as 30 cidades com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para as quais já estamos destinando escolas dignas em substituição a escolas de taipa, sistema pleno de abastecimento de água potável, a Força Estadual de Saúde para dar atendimento básico a quem nunca teve acesso a consultas médicas, alem de oportunidades de produção com assistência técnica às famílias. Esse programa é, ao mesmo tempo, síntese e símbolo da nossa luta contra as injustiças sociais, que se desenrola em diversas outras ações que perpassam todas as áreas de nosso Governo.
No ano que se inaugura, vamos continuar a lutar para superar o quadro de extrema dificuldade econômica que vive o nosso país para realizar o sentido máximo de nossa gestão, qual seja, fazer com que as riquezas do Maranhão sejam capazes de levar benefícios para todos.
Agradeço ao povo do nosso Estado a oportunidade de ter a honra de servi-lo, fazendo o máximo para superar problemas de décadas. Que todos tenham um feliz ano novo. Que Deus nos proteja.

"Família Oliveira mais forte do que nunca" disse Carla Maria

Em discurso, Carla Maria agradece familiares e amigos pela presença em sua festa de aniversário.

Cineminha na comunidade - Retro Collins 2015



Nossa que ano maravilhoso, estar ao lado dessas crianças, proporcionando pequeno momento de cultura já é um momento abençoado por Deus.

Obrigado a todos da Escola Edite Ribeiro - Iguaiba, pelo carinho e pelo convite de apresentar esse projeto: Cineminha na Comunidade, na semana da criança (Out/2015)

Paço do Lumiar precisa da força da nossa juventude!

Procon-MA esteve presente na vida dos consumidores maranhenses em 2015


O ano de 2015 foi significativo para os consumidores maranhenses, com o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA). O órgão transformou-se em autarquia, por meio da aprovação unânime da Assembleia Legislativa do Maranhão do Projeto de Lei nº 172/2015, de autoria do Governo do Estado. A intenção do governo Flávio Dino foi possibilitar maior autonomia ao trabalho em defesa do consumidor. 
O Procon-MA é, hoje, mais presente na vida das pessoas de várias regiões maranhenses, proximidade que foi possível devido ao Projeto de Municipalização. Somente este ano, 15 unidades foram inauguradas e as cinco existentes receberam melhorias. 
Atualmente o órgão está presente com unidades nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Cururupu, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra. Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Santa Luzia, Viana e Timon. Em 2016, será inaugurada uma unidade em Barra do Corda, totalizando 21 unidades distribuídas pelo estado. 
A sede do Procon-MA, em São Luís, que antes ficava em um local de difícil acesso para usuários de transporte coletivo, foi transferida para um prédio com localização estratégica na Avenida Marechal Castelo Branco, n°848, São Francisco, em São Luís, com parada em frente e entre duas vias de tráfego intenso. 
A mudança da sede facilitou a formalização de denúncias. O novo ambiente é amplo, oferece mais conforto ao usuário, tem acessibilidade e conta com uma equipe maior, que trabalha com mais celeridade, buscando a garantia dos direitos do consumidor. Se preferir, o cidadão pode utilizar outros canais, como por exemplo, o aplicativo criado pelo Procon-MA para facilitar o atendimento. 
O aplicativo do Procon-MA, lançado em maio, possui mais de 60 mil downloads. Por meio desse recurso foram formalizadas cerca de 5.000 denúncias, deixando a população mais próxima e satisfeita com a atuação do órgão. A ferramenta, a mais completa do país no segmento, possibilita a formalização de denúncia e o acesso as informações e ações do órgão. 
Os dados disponíveis no aplicado estão, também, no site do órgão e nas redes sociais. Por meio das redes sociais do Procon-MA, os consumidor ganha maior agilidade no serviço e efetividade para dúvidas. Semanalmente, os internautas recebem dicas sobre as relações de consumo, que abrangem aspectos como compras, trocas e afins. Os consumidores que entram em contato com o órgão, por meio de comentários ou mensagens privadas pelas redes, têm imediatamente uma resposta. 
O portal disponibiliza o serviço de denúncia online e contato com o órgão, sem que o consumidor precise se deslocar até uma unidade física. Outro destaque foram as pesquisas de preços como objetivo de informar aos consumidores sobre os valores e incentivar o levantamento de preços em diferentes estabelecimentos antes de comprar. 
Procon Mirim 
Pensando na questão do consumo desnecessário e na vulnerabilidade do público infantil, o Procon-MA desenvolveu o projeto Procon Mirim. O Procon Mirim foi viabilizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em escolas da rede pública. 
A equipe do órgão ministrou, para as crianças, palestras sobre diversos temas, como alimentação saudável, publicidade infantil, saúde bucal, consumo em datas comemorativas e transmitiu orientações sobre como economizar a partir de práticas inteligentes, como a escolha por produtos mais baratos, o não desperdício e a verificação da data de validade. 
Ao final da edição do projeto, os alunos colocaram em prática tudo que foi discutido ao longo do ano. Vários grupos foram formados e as crianças consumidoras receberam R$ 100 para fazer as compras do mês. Após essas atividades os estudantes receberam o crachá de “Fiscal Mirim”. 
Meia-entrada 
Em benefício aos estudantes, o Procon-MA publicou, em junho, a Portaria nº 34/2015, que regulamenta o direito a meia-entrada, e intensificou as fiscalizações na Operação Mestre dos Magos. Com a portaria foi garantido que seja reservado o percentual de 40% da quantidade total de ingressos aos estudantes e o ingresso de meia-entrada deve estar disponível desde o primeiro dia de venda. 
Combate a aumentos abusivos 
Entre as atividades do Procon-MA este ano, destaque para o combate ao aumento abusivo no preço dos combustíveis e fiscalização das agências bancárias. 
Para impedir que ocorresse aumento abusivo no preço dos combustíveis, o Instituto criou a Rede Estadual de Defesa do Consumidor (RedCon) e ingressou com ação civil pública contra 244 postos de combustíveis de São Luís para que os preços se adequassem ao reajuste estipulado pelo Governo Federal. O órgão monitora, semanalmente, os preços praticado pelos postos de combustíveis. 
Nos bancos, as fiscalizações são realizadas constantemente por todas as unidades do Procon-MA, com o objetivo de humanizar e melhorar os serviços oferecidos ao consumidor. O órgão, também, realiza o Diálogo com Fornecedores, encontros com os representantes dos bancos nos quais são discutidos os resultados alcançados e as metas a serem traçadas. 
Entre as melhorias observadas, após as ações e diálogos, a contratação de recursos humanos, construção de agências, instalação de painel de senhas, divisórias para acesso aos guichês de caixas e autoatendimento, ampliação do horário de atendimento e monitoramento do tempo de espera nas filas. 
Supermercados 
O Procon-MA, em 2015, fechou acordo com a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), o que garantiu ao consumidor direitos ao consumidor como por exemplo, encontrar um produto vencido na prateleira e levar um produto igual sem pagar nada. A gratuidade também ficou garantida nos casos em que o preço do produto no caixa for divergente do preço exposto na prateleira. Dessa forma, o consumidor se tornar, cada vez mais, o melhor e principal fiscal das relações de consumo. 
Operadoras de telefonia 
Ao assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as operadoras de telefonia Claro, Vivo e TIM, o Procon/MA obteve, em 2015, outra grande conquista. Foram disponibilizados pontos de internet gratuita no terminal Rodoviário de São Luís e nos terminais de Integração da Cohama e do São Cristovão. 
O benefício, concedido à população, é uma ação do Governo do Estado por meio do Procon-MA, em acordo inédito que reverteu multa no total de R$ 14 milhões e, também, garantiu a instalação de mais de 100 torres de transmissão de tecnologia 3G e 4G, implantadas em 59 municípios, de todas as mesorregiões do estado, para melhoria e expansão dos serviços de telefonia e internet. 
Além disso, São Luís ganhará quatro Biosites, que são postes metálicos e tem como principal função possibilitar a ampliação da cobertura de dados (3G) em áreas conhecidas como de sombra (pontos onde as Estações Rádio Base – antenas tradicionais – têm dificuldade de alcançar) ou de grande volume de tráfego de dados.