sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Deputado Wellington do Curso emite mensagem de Natal aos maranhenses e externa agradecimentos à imprensa

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS), utilizou as suas redes sociais, ao desejar feliz natal aos maranhenses, para destacar a necessidade de que os governantes sejam mais sensíveis às causas humanas. 
Durante o posicionamento, o parlamentar fez referência ao propício momento de reflexão, que é o natal e o fim de ano, e ressaltou que tal reflexão deve ser estendida às problemáticas que assolam a população maranhense, a exemplo da negação de direitos básicos como a saúde e educação.
"Estamos em um momento propício à reflexão e eu aproveito aqui para pedir mais sensibilidade às causas humanas por parte de nossos governantes. Estamos em uma época em que a violência, a negação de direitos como saúde e educação tornou-se algo banal, algo comum. Estamos em um cenário em que a pobreza, o preconceito e a lesão aos direitos são os protagonistas e o acesso à educação, à saúde e demais direitos sociais são apenas figurantes. Ora, estamos no período natalino e nada mais coerente que nos debruçarmos sobre a história de Cristo. Jesus optou pelos oprimidos e renegados, pelos miseráveis, leprosos, prostitutas, bandidos. 
O Cristo bíblico foi um dos mais inspiradores defensores dos direitos humanos", relembrou.

O deputado lamentou, ainda, o descomprometimento de alguns políticos que defendem apenas seus próprios interesses.
"Analisando isso, questiono-me sobre o que seria dele em nossa realidade repleta de políticos que pautados em interesses egocêntricos ignoram as crianças, os idosos, as minorias... Não é difícil de imaginar por onde Jesus andaria... Sem dúvida, não estaria com os nossos governantes cheios de si, em mundos isolados da realidade maranhense e tampouco estaria estampando nas propagandas midiáticas que passam uma ideia controvertida da realidade. Certamente, Ele caminharia pelas favelas, pelos presídios, pelos hospitais superlotados... Conversaria com os jovens carentes e os incentivaria a não desistir da vida. Ele conversaria com aqueles que o Estado, por vezes, acaba por marginalizar. Que nós tenhamos Cristo como exemplo e ajamos pautados na sensibilidade. Estamos lidando com vidas, com sonhos, com futuros... Espero que a história do Rei dos reis provoque, pelo menos, uma reflexão e nos faça saber que, apesar de ser Natal, a realidade dos maranhenses não mudará subitamente", declarou o deputado Wellington.
Na ocasião, o deputado externou, ainda, sua gratidão à imprensa maranhense pela divulgação de suas ações e reafirmou seu apoio incondicional à classe.
"Quero exteriorizar minha gratidão a todos os amigos da imprensa - jornalistas, radialistas, blogueiros, editores, repórteres, cinegrafistas e comunicadores - pela disposição, o carinho e o respeito de acolher nossas matérias e externá-las ao povo do Maranhão.  Reconheço que a imprensa foi de fundamental importância durante todo este primeiro ano de mandato e reafirmo, mais uma vez, nosso apoio incondicional a todos os colegas e amigos que têm como principais missões comunicar, informar e contribuir, assim, para a verdadeira democracia de ideias e opiniões. No Novo Ano que se inicia, contem com o professor, amigo, irmão e deputado de todos os maranhenses, Wellington do Curso, e toda a sua equipe", garantiu.

Jovem - A força desse país! Por Clayton Collins




Nunca se ponha pra baixo. Se falam isso,é porque sabem a força da juventude brasileira.
Compartilha jovem, vamos mostrar a nossa garra!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL JUVENTUDE DE PAÇO! clayton Collins

Passamos por cada dificuldade no nosso dia a dia, na nossa comunidade, que quando chega um dia de hoje, é hora de respirarmos aliviados por estarmos com vida e saúde.

Aos irmãos que foram pelos caminhos tortuosos só desejo que Deus transforme suas vidas, e cuide bem dos que já se foram. Nunca os esqueceremos!

Feliz Natal, 2016 está chegando, vamos nos unir para vencer, Deus no comando sempre!

By Collins

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Procon-MA lança informativo com principais ações de 2015


O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) lançou nesta terça-feira (22), seu informativo contendo as principais atividades desenvolvidas pelo órgão este ano. 
O material está disponível em versão impressa, que será distribuído nas secretarias estaduais, municipais e em outros locais e, também, na digital, com divulgação no endereço eletrônico do órgão e no aplicativo, facilitando o acesso do consumidor. Para conferir o Informativo do Procon-MA 2015, basta acessar o link: http://www.procon.ma.gov.br/informativo-procon-ma/ . 
Algumas ações receberam destaque devido ao impacto que tiveram na vida das pessoas. As mais recentes foram a instalação de mais de 100 novas torres de transmissão de tecnologia 3G e 4G, abrangendo 59 municípios, contemplando as cinco mesorregiões do Maranhão e, também, a disponibilização de internet gratuita no Terminal Rodoviário de São Luís e nos terminais de integração da Cohama e São Cristovão. Essas ações foram possíveis devido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Governo do Estado, por meio do Procon-MA com as operadoras de telefonia Tim, Vivo e Claro, que reverteu multa de mais de RS 14 milhões nesses benefícios. 
Projeto iniciado no começo de 2015, com divulgação no início de dezembro, o Selo Procon de Qualidade atestou nove estabelecimentos de São Luís, entre bares e restaurantes que cumpriram itens obrigatórios e, também, os facultativos, conquistando o selo que garante qualidade no serviço prestado. 
Outra ação que teve destaque foi a transformação do órgão em Autarquia, possibilitando mais autonomia, além disso, o Procon-MA está cada vez mais presente na vida das pessoas, graças ao projeto de municipalização do órgão, hoje com 20 unidades, das quais 15 foram inauguradas este ano. Sempre mais atuante, o instituto mudou sua localização e atualmente a sede está localizada no São Francisco, em prédio bem localizado, amplo e acessível. 
Muitas fiscalizações foram realizadas em 2015, entre elas as que ocorreram nas agências bancárias, buscando a humanização do serviço, no ferryboat, para garantir a vida, saúde e segurança do consumidor, e nos estacionamentos, durante a Operação Abre-te Sésamo, que buscou a regularização do serviço. O combate ao aumento abusivo nos preços dos combustíveis foi também um marco entre as ações do órgão. 
No informativo é possível conferir o acordo firmado entre o Procon-MA e a Associação Maranhense dos Supermercados (AMASP) e o lançamento do aplicativo do Procon-MA, que teve mais de 60 mil downloads e cerca de 5.000 denúncias formalizadas, deixando a população mais próxima do Instituto e satisfeita com a atuação do órgão. 
Por meio das redes sociais do Procon-MA, os consumidores ganharam maior agilidade no serviço e efetividade para tirar dúvidas. Semanalmente, os internautas recebem dicas sobre as relações de consumo, que abrangem aspectos como compras, trocas e afins. Além disso, os consumidores que entram em contato com o órgão através de comentários ou mensagens privadas pelas redes, tem imediatamente uma resposta. 
O portal disponibiliza o serviço de denúncia online e contato com o órgão, sem que o consumidor precise se deslocar até uma unidade física. Outro destaque foram as pesquisas de preços como objetivo de informar aos consumidores sobre os valores e incentivar o levantamento de preços em diferentes estabelecimentos antes de comprar. 
O Instituto também atuou nas relações de consumo do segmento estudantil, garantindo o benefício de meia-entrada. Outra ação desenvolvida para esse público foi o projeto Procon Mirim, realizado em escolas da rede estadual de ensino e voltado para educação em consumo. No encerramento foi entregue para as crianças o crachá de “Fiscal Mirim”. O Procon-MA busca estar cada vez mais presente na vida do consumidor e com serviços acessíveis.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Senador Roberto Rocha faz balanço de primeiro ano de mandato


Roberto Rocha (PSB-MA) fez um balanço do primeiro ano de mandato como senador pelo Maranhão. Foram 45 proposições apresentadas, entre projetos de lei, propostas de emenda constitucional e requerimentos. O senador também foi o relator de 24 projetos, dos quais nove já apreciados em comissão e aprovados. E apresentou 11 emendas a 6 Medidas Provisórias, entre elas as MP que tratam da venda dos terrenos da União e da Reforma Política. À Reforma Política ele apresentou uma emenda que já foi sancionada pela presidente e tornou-se lei, estabelecendo janela para troca de partido 30 dias antes do prazo exigido pela lei para filiação para concorre a eleição majoritária ou proporcional no ano anterior ao término do mandato vigente. A
Entre as proposições apresentadas estão o Projeto de Lei 319/ 2015, que cria a Zona Franca de São Luís, na forma de um exclave aduaneiro, que já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça do Senado; o Projeto de Lei 249/2015 que altera a conceituação do semiárido na área de atuação da Sudene para incluir municípios maranhenses, já aprovado no Senado; o Projeto de Lei 85/2015 que inclui bacias hidrográficas na área de atuação da Codevasf, garantindo a cobertura em todo o estado do Maranhão, também já aprovado no Senado; e o Projetos de Lei 216/2015 e 2017/2015, que tratam respectivamente de tipificar como crime hediondo o desvio de recursos de programas sociais como o Bolsa Família e merenda escolar e incrementa o valor per capita da merenda escolar destinado a escolas situadas em municípios em situação de extrema pobreza.
Participação em comissões
Neste primeiro ano, o senador também foi membro titular ou suplente em 19 comissões, entre elas, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, as Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais, CPI do Futebol, Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização, Comissão Mista Permanente para sobre Mudanças Climáticas.
Roberto Rocha foi relator setorial de esporte da Comissão Mista de Orçamento e presidente da Comissão Mista responsável pela aprovação da MPV 691/2015, que autoriza a venda dos terrenos da União, incluídos os terrenos de marinha
Municípios
O senador também atuou ativamente durante o ano em defesa dos interesses do estado e dos municípios junto a órgãos federais. Com suas ações, conseguiu o empenho de R$ 7,259 milhões de emendas de sua autoria e outros R$ 8,5 milhões de emendas de outros parlamentares.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

PCdoB entrega Prêmio José Augusto Mochel 2015 para destaques da luta democrática e socialista

Flávio Dino entrega troféu para médica e militante comunista Fátima Oliveira

Flávio Dino entrega troféu para médica e militante comunista Fátima Oliveira

O reconhecimento aos que se destacam na luta popular, democrática e socialista e o atual momento de defesa da democracia no Brasil marcaram a entrega da 9ª edição do Prêmio José Augusto Mochel. O evento, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois na noite desta sexta-feira (18) no Rio Poty Hotel, contou com a participação de diversas lideranças políticas e movimentos sociais.



Este ano, foram condecorados o líder sindical camponês José Raimundo Mendonça (Cabecinha); a médica, escritora e militante comunista, Fátima Oliveira; o ex-deputado federal Domingos Dutra; o secretário geral da Confederação Mundial dos Metalúrgicos, Fernando Lopes; e a militante Arcelina Mochel (in memoriam).

Ao abrir a cerimônia de premiação, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, ressaltou que o Prêmio José Augusto Mochel é sempre um momento muito importante desde 2007, quando, juntamente com o gabinete do então deputado federal Flávio Dino, o partido instituiu a homenagem àqueles que se destacam na luta popular, democrática e socialista do estado do Maranhão e do Brasil.

“É aquele momento de celebração da luta, de nós nos olharmos e dizermos o quanto vale a pena seguirmos sendo uma organização política de esquerda, sintonizada e comprometida com as mais profundas aspirações emancipatórias do nosso povo”, enfatizou Jerry, realçando que ter como referência José Augusto Mochel torna a premiação ainda mais forte e simbólica.

Domingos Dutra, um dos homenageados da noite, considerou o prêmio mais do que um reconhecimento pelo que todos fizeram, mas também um incentivo para lutas futuras. “Nós temos o desafio de transformar essa pátria em uma pátria verdadeiramente socialista. Que a justiça seja para todos. Portanto, isso é um incentivo pra gente continuar”, frisou Dutra.

Defesa da democracia

Idealizador do prêmio quando era deputado federal, o agora governador Flávio Dino aproveitou o momento de reconhecimento às lutas pela causa democrática para fazer uma reflexão acerca das práticas políticas e governamentais que devem orientar um governo popular. "Não devemos nos perder na selva da governabilidade, sem olhar para o rumo que temos a seguir. Por isso, faço questão de estar presente em mais essa edição do prêmio Mochel, por ele ser um dos encontros que reúne aqueles que lutam pelas causas justas. Aqui se homenageia o passado, mas, sobretudo nos mostra o caminho correto a seguir," disse.

Na cerimônia, Flávio Dino aproveitou ainda para parabenizar o seu partido, PCdoB, pelo posicionamento nacional de encarar a missão de defender as conquistas democráticas e constitucionais do povo brasileiro, mais recentemente como propositor da ação no Supremo Tribunal Federal que resultou na suspensão do rito de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que acontecia sob práticas ilegais. Com a ação do PCdoB, as manobras que estavam sendo praticadas ao arrepio da lei foram anuladas pelos ministros do STF, que ainda determinaram regras transparentes para a análise dos fatos pelo Congresso Nacional.

Segundo Dino, que foi juiz federal por 12 anos e professor de Direito Constitucional por 20 anos, além do restabelecimento do ordenamento jurídico na condução do processo, a ação proposta pelo PCdoB se destaca por ter coerência e força política. "Nos momentos de crise existem aqueles que se apequenam e se escondem, e o PCdoB foi mais uma vez o partido que se agigantou e defendeu a legalidade em nosso país, pois não admitimos retrocesso," disse.

Conheça o perfil dos homenageados com o Prêmio José Augusto Mochel 2015:

Arcelina Mochel 

Referência na causa da libertação feminina, Arcelina Mochel dirigiu a revista Continental, integrou o movimento de mulheres de esquerda e foi uma das fundadoras do jornal Momento Feminino. Em 1947 se elegeu para a Câmara Municipal do Distrito Federal, onde atuou como líder da bancada comunista. Faleceu no Rio de Janeiro em agosto de 1974.

Domingos Dutra
Ex-deputado estadual, federal e vice-prefeito de São Luís, Domingos Dutra foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Reconhecido combatente da oligarquia que predominou no Maranhão durante cinco décadas, é pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar pelo PCdoB.

Fátima Oliveira 

Médica, feminista, escritora e comunista por convicção, Fátima Oliveira é referência na militância social e política. Membro do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005 pelo Prêmio Mil Mulheres.

José Raimundo Mendonça (Cabecinha)
Lavrador residente em Zé Doca, Cabecinha foi sócio Fundador do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sendo também delegado sindical. Militante do PCdoB desde 1982, teve a vida dedicada a movimentos de trabalhadores como Fetaema, CUT e CTB. Atualmente é gestor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), da Regional de Zé Doca.

Fernando Lopes

Fernando Lopes iniciou suas atividades políticas em 1974 através do Movimento Estudantil e participou do movimento pela fundação do PT. Foi eleito diretor do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão de 1986/89. Mudou-se para Salvador, onde militou em sindicatos na luta pelos metalúrgicos. Atualmente é secretário geral da Confederação Mundial dos Metalúrgicos.