quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

No Maranhão, Flávio Dino fecha ano com popularidade de 65%

Com um dos mais altos índices de pobreza do país, o Maranhão recebeu, com a eleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2014, atenção especial de todo o Brasil. Em pouco menos de um ano, a iniciativa do novo governo em promover ações para a superação das desigualdades resultou em avaliações bastantes positivas da população quanto à administração pública. Contrastando com o baixo índice de popularidade de outros gestores no país. 


Por Eliz Brandão


Governador Flávio Dino em visita a escola de tempo integralGovernador Flávio Dino em visita a escola de tempo integral
É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Exata. De acordo com o levantamento, a aprovação do governo Flávio Dino chega à casa dos 65% dos entrevistados, maior que o resultado da eleição, quando o então candidato do PCdoB teve 64% dos votos válidos.

Na pesquisa, 30% responderam não aprovar o governo e 5% preferiram não responder.

A pesquisa também avaliou se o governo Dino atingiu as expectativas dos maranhenses. Para 72% dos entrevistados, a administração pública está sendo melhor ou igual ao que esperavam, enquanto os que dizem estar pior somam 22% dos entrevistados; 6% não responderam.

O desempenho pessoal do governador Flávio Dino também foi bem avaliado: 64% dos entrevistados responderam que aprovam, 28% disseram não aprovar; 8% dos entrevistados não responderam.

O levantamento foi realizado em seis regiões do Maranhão. Responderam os questionários 1.400 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Imperatriz
O último levantamento sobre o governo Flávio Dino, realizado em julho deste ano, também pelo Instituto Exata, apontou uma aprovação de 82% da população de Imperatriz, segunda maior cidade do estado.

A aprovação do governo Flávio Dino entre os imperatrizenses é ainda maior que o índice registrado em todo o estado. São oito pontos percentuais a mais que no último levantamento feito pelo Instituto DataM, em junho deste ano. O governo é desaprovado por apenas 12% dos imperatrizenses, enquanto 6% não souberam ou não responderam.

Influência nas eleições
A pesquisa realizada pelo Instituto Exata também questionou o eleitor de Imperatriz quanto o nível de influência do governador sobre as eleições municipais do ano que vem e 46% dos entrevistados responderam que o apoio de Flávio Dino vai influenciar no voto ao candidato à Prefeitura da cidade. Apenas 7% disseram o contrário.

Avaliação
Enquanto a maioria dos gestores públicos tem enfrentado um desgaste gerado pela crise político-econômica, amargando baixos índices de popularidade, a administração do governador Flávio Dino no Maranhão contrasta do ambiente político de crise em que vive o país. Este alto grau de popularidade do governo maranhense tem sido atribuído às ações sociais implementadas pelo governo nos municípios que apontavam índices alarmantes de miséria e desigualdade social.

65% dos maranhenses aprovam o Governo Flávio Dino

Posted by Clayton Collins on Quarta, 2 de dezembro de 2015

Direitos e Saúde da Mulher são temas de palestras para pacientes da UBS Mojó.

Mulheres da comunidade de Mojó e Tendal, zona rural de Paço do Lumiar, receberam na manhã desta terça-feira (01), orientações sobre a Lei Maria da Penha e doenças sexualmente transmissíveis, como parte da programação municipal dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e “Dia Mundial de Luta contra a AIDS”.
Cerca de vinte pacientes da UBS Mojó, assistiram atentamente às exposições da palestra “Rosa Viva”, feitas pela assistente social da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, Greice Costa, e pelomédico clínico geral da unidade, Pablo Rocha. O momento foi também de interação entre profissionais e mulheres no esclarecimento de dúvidas sobre medidas protetivas de gênero e cuidados com a saúde.
Para a agricultora Rosa Maria Lisboa, 66, o encontro ajudou a entender os direitos da mulher em caso de violência e, se for o caso, como e onde denunciar o crime. “As palestras foram muito importante para as mulheres de nossa comunidade. Em casa vou passar as informações ao meu marido, filhos e netos”, disse a produtora.
As atividades da Secretaria da Mulher prosseguem até o dia 10 de dezembro em várias comunidades e bairros de Paço do Lumiar, atendendo a um cronograma de palestras em unidades de saúde, escolas, faculdades, empresas privadas, órgãos públicos, e panfletagens em via pública.


ARTIGO - Dinheiro público finalmente em sua função correta

Artigo do líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Jr (MA), publicado originalmente no Jornal Pequeno 


Na última semana, os maranhenses foram surpreendidos com a Operação Sermão dos Peixes. Não bem surpresos com o conteúdo apresentado. Mais com o fato da Polícia Federal finalmente agir contra a “organização criminosa” que geria a Saúde maranhense, na expressão do delegado da PF. 

Os recursos foram desviados do setor em valores que podem chegar a R$ 1 bilhão. É com muita alegria, portanto, que a população começa a ver o dinheiro destinado à saúde chegar, ora veja, à saúde. É essa injeção de recursos que vem garantindo a contratação de 120 profissionais, além da formação de cadastro de reserva de 48 vagas, para a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). 

São com esses recursos públicos que o Governo do Maranhão também está reformando e inaugurando hospitais. Um exemplo, para a população de São Luís, foi a Maternidade Nossa Senhora da Penha, inaugurada no dia 25 de setembro deste ano, no bairro do Anjo da Guarda, que já realizou 140 partos. Na Baixada Maranhense, o povo foi contemplado com a construção do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, que já realizou 1.300 atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento. Desafogando a rede pública de São Luís, para onde eram direcionados os pacientes. 

Na minha atividade como parlamentar, tenho lutado para fazer da cadeira em que 118.115 maranhenses me colocaram no Congresso Nacional um espaço de luta pela saúde pública do Maranhão. Por isso, destinei uma emenda parlamentar à Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação Associação das Pioneiras Sociais, que possui unidade em São Luís. É uma instituição que presta um serviço de excelência no atendimento a demandas de alta complexidade. 

Tenho confiança que, com esse caminho mantido nos próximos três anos, vamos tirar o Maranhão das últimas posições dos rankings nacionais de saúde, como o de pior índice de mortalidade infantil do Brasil. Números que nos colocam, tristemente, longe da “saúde de primeiro mundo” alegada por certo ex-secretário. 

Com essas ações, o governo Flávio Dino vai chegando ao fim de seu primeiro ano de gestão colecionando vitórias neste campo, que é essencial para a qualidade de vida de milhões de maranhenses.

Roberto Rocha reúne-se com Edivaldo Holanda Júnior‏


O Senador Roberto Rocha reuniu-se em São Luís, com o Prefeito da capital maranhense, Edivaldo Holanda Junior, para apresentar o projeto de saneamento ambiental e revitalização urbana da Lagoa da Jansen. Roberto Rocha apresentou também ao prefeito os projetos de sua autoria  no Senado Federal para o desenvolvimento do turismo e geração de empregos de São Luís.

Procon-MA inaugura unidade em Cururupu e fiscaliza bancos da cidade


Localizado na região da Baixada Maranhense e a 453 km de São Luís, a cidade de Cururupu recebeu uma unidade do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA). A 18ª unidade do órgão vai atender a população local e beneficiar os municípios de Serrano, Bacuri, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Central do Maranhão e Apicuaçu.
A inauguração ocorrida na manhã desta terça-feira (1) integra o projeto de municipalização do Procon-MA e objetiva prevenir os conflitos nas relações de consumo, por meio do atendimento, fiscalização e da orientação. De acordo com o presidente do órgão, Duarte Júnior, a municipalização do órgão é importante para atender cada vez mais maranhenses. “Nosso objetivo é tornar a defesa do consumidor uma realidade em todo o estado, essa é uma prioridade do governo Flávio Dino e tem recebido o apoio das prefeituras dos municípios”, destacou.
Satisfeito com a instalação de um posto do Procon-Ma, o prefeito José Carlos de Almeida Júnior, comentou que o município realiza uma grande conquista. “Para Cururpu é um marco e todos ganham com isso, pois é mais um órgão que vai garantir a defesa do consumidor. Agradecemos a sensibilidade do governador Flávio Dino e da equipe do Procon, que trabalhou incansavelmente para que este momento fosse possível”, enfatizou.
A inauguração também teve a palestra “Diálogo com Fornecedores” com objetivo de esclarecer dúvida e orientar quanto às normas na relação de consumo entre consumidores e fornecedores. Estiveram presentes no evento a presença do juiz titular da Comarca, Douglas Lima da Guia, secretários municipais, demais autoridades e a população.
A unidade está localizada na Rua Herculano Vieira, s/n, Centro e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para formalizar uma reclamação o consumidor deve apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. A denúncia também pode ser feita pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do Procon.
Fiscalização de Bancos
Os bancos do município foram fiscalizados após a inauguração da unidade do Procon-Ma em Cururupu. Entre as irregularidades encontradas estavam a falta de bebedouro, ausência de divisória entre os caixas, máquina de senha com defeito, painel de senha desligado, ausência da lei que informa o tempo de permanência nas filas com o contato do Procon-MA. Além disso, em um dos bancos não tinha energia durante a chegada da equipe de fiscalização, que acionou a Cemar e resolveu o problema.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Márcio Jerry destaca ações do Governo e boa relação com deputados e prefeitos

Em entrevista concedida nesta terça-feira (1), o secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, ressaltou que o Governo trabalha em um ritmo intenso nos primeiros 11 meses com o objetivo de superar os déficits acumulados ao longo das últimas décadas. Ele enfatizou também o papel da Assembleia Legislativa na efetivação das políticas públicas e o diálogo permanente que o Governo tem mantido com os municípios. 
Márcio Jerry explicou que o Governo do Maranhão administra executando as ações de curto prazo e planejando as ações a médio e longo prazo. “Não se pode ficar o tempo todo só no curativo, aplicando papéis paliativos. É preciso resolver os problemas. E o governador Flávio Dino conduz os problemas, combina ações de curto prazo com ações de planejamento de médio e longo prazo”, explicou. 
Durante a entrevista, o secretário citou uma série de realizações que vem sendo desenvolvidas para aproveitar as potencialidades do Estado e acabar com a contradição de o Maranhão ser um estado rico de povo pobre. Na área da Educação, Jerry destacou o programa Escola Digna, que visa acabar com as escolas de taipa, e vários outros projetos, como os Núcleos de Educação Integral e os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas). 
Um dos principais programas do Governo, o Plano de Ações Mais IDH também foi citado pelo secretário como uma estratégia de governança integrada que teve início em 30 municípios, mas que a tendência é que sejas estendido para mais cidades. Ele mencionou também a reorganização do sistema de saúde e de segurança, deixados em estado de calamidade pelo governo passado. Como exemplo dos avanços, Jerry citou o sistema prisional. “Antigamente se falava de cabeça cortada em presídio, hoje vemos gente trabalhando”, falou. 
Relação com a Assembleia e prefeitos 
Quando questionado sobre o trato do Governo com os deputados estaduais, Márcio Jerry classificou a relação como excelente. Ele enfatizou que as políticas públicas, neste primeiro ano, propostas pelo Executivo para o Legislativo foram debatidas e aprovadas. “Nosso coletivo que coordena as ações na Assembleia Legislativa tem dialogado, o próprio governador dialoga com os deputados, de modo que conseguimos atravessar o ano com uma agenda muito boa para o Maranhão”, revelou. 
Jerry destacou que o Governo tem trabalhado para todos os municípios, a exemplo do Mais Asfalto, que até o final do ano chegará a 107 cidades maranhenses. Ele destacou que o governador tem dialogado com os prefeitos, pessoalmente e em audiências regionais, com o objetivo de instituir uma nova cultura no Estado, de parcerias claras e transparentes para atender a necessidade do povo do Maranhão. 
“O critério é governar para todos. A eleição foi um processo que ficou no passado. Governar para todos, estando presente em todos os municípios, dialogando com aqueles que queiram fazer com que as políticas públicas melhorem e coloquem como foco nosso povo. É preciso abolir práticas atrasadas, coronelistas, de quem acha que é dono do povo. O povo é que é dono do Governo”, finalizou Jerry.  

VEREADOR WELLINGTON SOUSA FALA SOBRE O 1° DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS.

O vereador socialista Wellington Sousa (PSB) conclama todos os moradores de Paço do Lumiar para, que na data de hoje, realizem uma reflexão sobre uma das doenças que mais acomete pessoas em todo o mundo, a AIDS. Em discurso, o legislador informa que a melhor maneira de combate é a prevenção, pede que os luminenses busquem os serviços de saúde para orientações, realização do teste rápido, recebimento de preservativos, entre outras profilaxias. “Não podemos deixar que a AIDS continue desestabilizando e destruindo inúmeras famílias. Apóio o manifesto de conscientização sobre a doença, principalmente por entender sua gravidade e observar a preocupação das instituições sobre o crescimento da doença no país, especialmente entre os jovens, apesar da diminuição dos casos no mundo. Precisamos disseminar em toda a sociedade o sentimento que o vírus continua presente e contaminando pessoas desprevenidas em todo o mundo” – ver. Wellington Sousa.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Passageiro reage, frustra roubo a ônibus e mata dois assaltantes na estrada de Ribamar.

Via Rilton Silva

Assaltantes mortos




Dois assaltantes foram mortos durante um roubo a ônibus que faz linha para Ribamar, na noite deste Domingo, 29, a poucos metros da garagem da Taguatur na MA – 201 estrada de Ribamar. A dupla foi alvejada por um atirador, cuja identidade permanece desconhecida.

De acordo com informações, os supostos criminosos ainda não identificados, embarcaram no coletivo no retorno da Forquilha, o trio anunciou o assalto poucos minutos depois que entraram no ônibus e ordenaram que o motorista parasse o veículo próximo ao matagal que fica em frente a garagem da Taguartur. 

Mais de 20 passageiros viveram momentos de pânico dentro do ônibus, informações colhidas pelo blog, afirma que trio de posse de uma pistola, ameaçava os passageiros, enquanto dois "fazia a limpa". Segundo os passageiros, os assaltantes xingava as pessoas de 'desgraça' o tempo todo, além de serem muito agressivos. 

De posse dos pertences das vítimas, o trio quando desceu do ônibus e se preparavam para fugir, foram alvejados por um dos passageiros, após descer do veículo. Algumas testemunhas disseram que o atirador já aguardava os assaltantes apenas descerem do ônibus.

Dois assaltantes tombaram no local, o outro foi baleado mas conseguiu fugir até o matagal.