sábado, 24 de outubro de 2015

Márcio Jerry revela que Ricardo Murad era ‘aluno fantasma’ do curso de Direito da UFMA

Postado por GILBERTO LIMA 

"Ricardo Murad expele ódio, acusa pra tentar se proteger das consequências de sua convivência com ilegalidades, é um assombrado com sinais de transtornos e tendo pesadelos com as possíveis consequências dos crimes praticados", diz Jerry

O jornalista e secretário de Assuntos Políticos, Márcio Jerry, acaba de revelar um dos motivos das perseguições de Ricardo Murad contra ele. O problema remonta à década de 1980, quando Jerry era presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA.

Depois de receber denúncias de que Ricardo Murad seria ‘aluno fantasma’ do Curso de Direito, o DCE fez uma apuração e rigorosa e constatou a veracidade da denúncia.

“Apuramos, constatamos a malandragem dele e encaminhamos pedido de providências ao Departamento de Direito e aos Conselhos Superiores da UFMA. Flagrado na prática criminosa o “aluno” Murad nunca mais pisou os pés na UFMA, foi escorraçado, e ao que se sabe jamais concluiu um curso superior”, revela Márcio Jerry, em sua página no facebook.

Jerry diz que não é de hoje a convivência de Murad com malfeitos e que é um personagem da velha política, da pior política.

“Expele ódio, acusa pra tentar se proteger das conseqüências de sua convivência com ilegalidades, é um assombrado com sinais de transtornos e tendo pesadelos com as possíveis consequências dos crimes praticados”, acrescenta.

Confira o que revela Márcio Jerry.

Ricardo Murad, o aluno fantasma escorraçado da UFMA

Ricardo Murad exala todos os dias ódio a mim, sempre com mentiras, acusações delirantes, numa linguagem tão chula quanto ele próprio. Age assim por absoluto desespero com a derrota que o povo do Maranhão impôs ao grupo político dele, acostumado à pilhagem dos recursos públicos para manter privilégios imorais.

O malfeitor Murad, conhecido também por suas trapalhadas e pela ignorância e truculência, realmente não gosta de mim desde os tempos em que eu era presidente do DCE da UFMA, em 1987. Naquela época recebi uma denúncia de estudantes do curso de Direito da UFMA contra o então deputado estadual Ricardo Murad. A denúncia era de que ele seria aluno fantasma do curso.

Apuramos, constatamos a malandragem dele e encaminhamos pedido de providências ao Departamento de Direito e aos Conselhos Superiores da UFMA. Flagrado na prática criminosa o “aluno” Murad nunca mais pisou os pés na UFMA, foi escorraçado, e ao que se sabe jamais concluiu um curso superior.

Vê-se, assim, que não é de hoje a convivência de Murad com malfeitos. É um personagem da velha política, da pior política. Expele ódio, acusa pra tentar se proteger das consequências de sua convivência com ilegalidades, é um assombrado com sinais de transtornos e tendo pesadelos com as possíveis consequências dos crimes praticados.

30 segundos, muitas ações do Governo do Maranhão. É isso ai Flávio Dino!

Num único e rápido vídeo, de exatamente 30 segundo, você consegue ter a noção do quanto o governador Flávio Dino e sua equipe estão trabalhando sem descansar para mudar a realidade do nosso povo. Um Maranhão de "Todos Nós" está nascendo.

"O Maranhão segue firme e forte, começando a superar as marcas do atraso, avançando para ser um estado melhor para todos. Avante !" Márcio Jerry.
30 segundos, muitas ações do Governo do Maranhão Flávio Dino
Posted by Clayton Collins on Sábado, 24 de outubro de 2015


"Com muita determinação conseguimos realizar mais um sonho. O PROCON Maranhão está de casa nova!" Duarte Jr

Veja no vídeo a grande transformação com o antes e depois! Um espaço mais amplo, bem localizado e acessível para todos os consumidores maranhenses. Na sede antiga, o consumidor tinha que descer na Avenida Beira-Mar e caminhar aproximadamente 2km, com parte do percurso íngreme, dificultando a chegada ao órgão. A partir de segunda (26/10) os consumidores terão um PROCON ainda mais presente. Com pelo menos 3 opções de estacionamento privativo e parada de ônibus localizada em frente ao órgão. A inauguração da nova sede, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 848, São Francisco (próximo a rotatória), acontece nesta segunda-feira (26), às 8h30. Você é nosso convidado especial!!!
‪#‎PROCONMA‬ ‪#‎PresenteNaVidaDasPessoas‬ ‪#‎GovernoDeTodosNós‬

Com muita determinação conseguimos realizar mais um sonho. O PROCON Maranhão está de casa nova!Veja no vídeo a grande...
Posted by Duarte Jr on Sexta, 23 de outubro de 2015

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ENEM - Não deu pra estudar direito, o que eu faço?

As dicas a seguir vão ajudar você que não teve tanto tempo assim para se dedicar aos estudos e está com medo de levar bomba. Quando fizer a prova, procure se concentrar no que sabe, e use essas táticas para tentar garantir uma nota mediana.Não deu para estudar tanto para a prova do ENEM? Sem problemas, confira as dicas!

Dica 1: o ENEM é politicamente correto

Nunca se esqueça: um dos princípios básicos do ENEM é levar aos candidatos valores éticos e sociais, favoráveis ao meio-ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. e, portanto, você deve ficar atento a isso. Por exemplo, se em uma questão de física houver um texto gigante sobre como economizar na hora de preparar um alimento, preste atenção nas alternativas: a correta deverá estar ligada à economia em casa!

Por mais que a resposta pareça estar em uma alternativa mais simples e lógica, é provável que, na verdade, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão. É algo como uma espécie de lição de moral, vai vendo!

Dica 2: não é politicamente correto? Tá errado!

Aqui vai um exemplo clássico: já rolou, no ENEM, uma questão a respeito dos danos causados pelos anabolizantes e, obviamente, a alternativa correta discriminava o uso dessas substâncias. Ok, tem muita gente por aí que malha, faz uso de anabolizantes e discorda dessa informação em algum grau, mas não precisa deixar essa opinião clara bem na hora da prova, certo? A probabilidade de a resposta correta vetar as famosas “bombas” é muito, mas muito grande.

Dica 3: "nunca", "sempre"e seus variantes, no geral, estão nas questões incorretas

As questões do ENEM dificilmente afirmam ou negam algo com certeza absoluta, então, fique esperto!É fácil detectar uma alternativa errada: palavras como “sempre ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente”, tendem a ser falsas. Já se você apostar em alternativas que levam palavras como “alguns” ou “geralmente”, tem muito mais chances de acertar respostas de uma questão.

Dica 4: desconfie da alternativa com resposta maior

O ENEM é pró em preparar alternativas gigantescas para cada questão, o que contribui para o desespero a confusão de qualquer aluno. Para se safar dessa, saiba que, na maioria das vezes, a alternativa com o texto mais extenso está ERRADA. Isso porque esse texto mais longo permite o uso de mais palavras e expressões só para fazer o aluno quebrar a cabeça para responder. Pode checar nos últimos gabaritos, a maior parte das alternativas corretas possui textos curtos.

Mas não se engane, que vez ou outra pode acontecer exatamente o contrário. Uma alternativa mais longa, que se destoa de outras mega curtas pode ser a correta!

Dica 5: fique esperta com a alternativa diferente das outras superparecidas. A chance de ela ser a certa é grande

Sabe aquela pergunta que apresenta quatro alternativas bem parecidas, além de outra que é totalmente nada a ver em relação às outras? Quando isso acontece, o mais comum é pensarmos que se quatro de cinco alternativas semelhantes, então a correta tem que ser uma delas, certo? ERRADO! Quando isso acontece no ENEM, geralmente a questão correta é justamente aquela que está sozinha, e que costuma passar despercebida. Se liga!

Dica 6: elimine as alternativas absurdas

Se você deu de cara com uma pergunta sobre a qual não faz idéia da resposta, saiba que duas das cinco alternativas obrigatoriamente são absurdas e não têm nada a ver com a resposta certa, então, comece tesourando essas. Daí, você já tem 33% de chance de acertar, já que faltam três alternativas.

Continue: as outras duas opções erradas que restaram são feitas justamente para tentar enganar o candidato e convencê-lo de que estão certas. Nessa hora, se algo lhe soar um pouco estranho, mesmo que de leve, provavelmente se trata de uma resposta incorreta que deve ser eliminada. Depois disso fica fácil, pois sobram duas alternativas e você já tem 50% de chance de acerto. Tente se concentrar e assinalar a resposta correta.


Outras dicas do prof. Carlos Revétria

Deputado Wellington destaca sucesso da III Reunião do Parlamento Amazônico no Maranhão

Durante toda esta quinta-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou da III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico/2015.
A solenidade de abertura aconteceu no Plenário Nagib Haickel (Assembleia Legislativa) e contou com a presença do presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT);  do deputado estadual Diogo Moraes (PSB/PE), representando o deputado Sandro Locutor (PPS/ES), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais-UNALE; do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior; além de outros parlamentares, acadêmicos e pesquisadores.
Na ocasião, Wellington, que é Secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, destacou a importância de o Maranhão sediar o Parlamento Amazônico e ressaltou a relevância de o Legislativo Estadual envolver-se no debate sobre a Amazônia Legal, especificamente, sobre a parcela pertencente ao estado.
“Com o tema ‘Amazônia e seus Novos Caminhos’, esta é a primeira vez que a Assembleia Legislativa do Maranhão recebe uma reunião do Parlamento Amazônico, tendo como resultado um dia inteiro de discussões e explanações sobre assunto tão relevante. Apesar de ainda sofrer com os desmatamentos, retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão e caça excessiva, a Amazônia maranhense ainda é dona de rica biodiversidade. Tal realidade enfatiza a importância das discussões fomentadas pelo Parlamento Amazônico, o que revela a produtividade oriunda da III Reunião. Além de tratarmos sobre uma temática de tamanha relevância, vale mencionar os conseguintes positivos, a exemplo da articulação de políticas públicas pautadas em uma visão sustentável e que almejam ao zelo por aquilo que é patrimônio de todos: o meio ambiente”, pontuou o deputado.
Após a III Reunião, destacou-se o convite feito pelo Parlamento Amazônico Internacional, que acontecerá em Lima, no Peru, entre os dias 04 a 08 de novembro. Além disso, obteve-se como encaminhamentos a emissão de moção de repúdio contra o IBAMA, por ter multado o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), durante o processo de recuperação da BR-319, que liga o município de Humaitá a Manaus, no estado da Amazonas; além de requerimento manifestando apoio  ao Projeto de Lei 1139/2015, de autoria do deputado Sarney Filho (PV), após a indicação N 46/2015, com anteprojeto de Lei, de autoria do deputado Wellington do Curso, submetido no dia 10 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre a implantação da Zona Franca de São Luís.
A próxima reunião ampliada do colegiado de deputados do Parlamento Amazônico acontecerá no dia 24 de novembro, na Assembleia Legislativa do Acre.
O QUE FOI A III REUNIÃO AMPLIADA DO COLEGIADO DE DEPUTADOS DO PARLAMENTO AMAZÔNICO/2015?
O evento discutiu as principais problemáticas e propostas para o desenvolvimento dos nove estados pertencentes à área da Amazônia Legal, dentre eles o Maranhão.
O evento iniciou às 09 horas, com a solenidade de abertura e estendeu-se pelo restante do dia, tendo por palestra inicial a discussão sobre a importância do Parlamento Amazônico e, em seguida, o papel da SUDAM no desenvolvimento da Amazônia Legal.
Pela tarde, discutiu-se sobre as Zonas Francas frisando os limites e possibilidades. Em continuidade à programação, o Profº Tadeu Oliveira debateu sobre a Amazônia Maranhense, ressaltando as problemáticas e potencialidades.
A última palestra abordou as ações de fiscalização dos órgãos da Amazônia maranhense e foi ministrada pela Coordenadora de Fiscalização do IBAMA-MA, Ciclene Maria Silva de Brito, e Rafael Carvalho Ribeiro, superintendente de Fiscalização da SEMA.

Rubens Jr fecha parceria com Secretaria de Igualdade Racial

Em encontro realizado esta semana, o vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA), recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado da Igualdade Racial do Maranhão (SEIR), Gerson Pinheiro de Souza. “Ele é um grande quadro intelectual de nosso estado, esse geógrafo de Pirapemas tomou a decisão corajosa de adentrar a política para fazer o bom debate de ideias em favor da melhoria da qualidade de vida do Maranhão e tem lutado incansavelmente por isso, dia a dia, ao lado do governador Flávio Dino”, afirmou Rubens Jr.

Rubens e Gerson fecharam uma parceria entre o mandato em Brasília e a atuação da SEIR. A pauta central é o programa Maranhão Quilombola, do governo estadual, que atua em quatro frentes. A primeira delas é a garantia do acesso à terra – cuja disputa jurídica às vezes se estende por décadas -; a infraestrutura para garantir qualidade de vida; o desenvolvimento local para garantir a inclusão produtiva e a garantia de direito e cidadania.

“São ações com foco prioritário nas populações negras urbanas e rurais que, juntas, perfazem aproximadamente três quartos da população de nosso estado”, afirmou o secretário.

PROCON-MA notifica Sampaio, Paysandu e FMF para impedir diferenciação de preços de ingressos para torcida visitante

Um dos jogos mais esperados pelos torcedores maranhenses rendeu dor de cabeça aos consumidores. Quem compareceu aos pontos de venda para garantir o ingresso do jogo Sampaio x Paysandu, que acontece, neste sábado (24), no Estádio Castelão, pela 32° rodada do Brasileirão série B, se deparou com uma variação de preço irregular.

O PROCON-MA recebeu denúncias pelo aplicativo do órgão relatando a variação abusiva no preço de ingressos de setores equivalentes. Segundo reclamações, os torcedores do Sampaio puderam adquirir o ingresso pela metade do preço cobrado para a torcida visitante do Paysandu. Dessa forma, o órgão notificou os dois times e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) para garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados.

Os notificados devem imediatamente suspender a diferenciação dos valores das torcidas para setores iguais ou equivalentes, além de devolverem os valores cobrados de forma indevida aos consumidores que foram prejudicados. As empresas também terão que prestar esclarecimentos no prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação. Em caso de descumprimento, serão aplicadas sanções administrativas e cíveis cabíveis.

O presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, explica que conforme o estatuto do torcedor, Lei Federal nº 10.761/2003, é direito do consumidor que os valores estampados nos ingressos destinados a um mesmo setor do estádio não sejam diferentes entre si, nem aqueles divulgados antes da partida pelo entidade responsável pelo jogo. “A prática também fere o artigo 39, incisos V e X, pois exige do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevação sem justa causa de preços de produtos e serviços”, destacou.

O órgão orienta que o consumidor que se sentir lesado, ao verificar o descumprimento da lei, a formalizar uma denúncia ao Procon, localizado na Rua do Egito, 207, Centro. A denúncia também pode ser feita pelo aplicativo do Procon, pelo Portal do Consumidor (www.procon.ma.gov.br), nos postos avançados ou pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão).


Um Maranhão melhor para todos! A Estrada do Peixe na Baixada será um sonho realizado para o povo da região

É notório o ritmo que o Maranhão está se desenvolvendo, depois de décadas de sofrimento, o nosso povo agora pode confiar num governo competente, consciente de que o nosso estado tem pressa em melhorar a vida da nossa gente. Principalmente os mais humildes, que antes eram esquecidos na zona rual.  


Veja no vídeo, a beleza natural do município de Matinha na Baixada Maranhense, onde o governo está construindo a Estrada do Peixe (Matinha-Itans) no intuito de escoar a produção, e uma fábrica de gelo para garantir mais renda e progresso para a região.

Vídeo:


Essa produção e consequentemente o desenvolvimento que a estrada proporcionará, está nos garantido um "Maranhão melhor para todos". 


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Procon-MA notifica bancos e Sindicato para que garantam atendimento no prazo de 48 horas

O Procon-MA notificou, nesta quarta-feira (21), os bancos em atuação no estado, entre eles estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), devido a irregularidades na prestação dos serviços por conta da paralisação, iniciada em outubro.

O órgão recebeu denúncias de consumidores prejudicados por falta de reabastecimento nos caixas eletrônicos, atraso em seus pagamentos e outros. A notificação exige que no prazo de 48 horas, do seu recebimento, sejam cessadas as práticas de diferenciação de atendimento entre os clientes, atendendo a todos indistintamente na medida de sua disponibilidade; que garantam abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados em agências bancárias e em outros estabelecimentos comerciais em todo o Estado do Maranhão.

Outras determinações são que seja extinta qualquer cobrança de multa ou juros aos consumidores durante o período de greve bancária; e que se mantenha o efetivo de 30% (trinta por cento) de pessoal para garantir a prestação dos serviços essenciais como os serviços de compensação de cheques e o atendimento a consumidores que não possuem cartão ou que não tenham como utilizar os canais alternativos.

De acordo com o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, a greve é um direito constitucional garantido aos empregados para que possam reivindicar seus direitos. Porém, a lei que concede esta prerrogativa, também impõe certos deveres, como a prestação ininterrupta de serviços essenciais aos consumidores.

Caso os notificados descumpram as determinações, serão aplicadas penalidades administrativas e civis cabíveis, além de, em sendo o caso, responsabilização penal por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.

Prof. Carlos Revétria dá as dicas para o ENEM 2015 na TV

Às vésperas do ENEM, o prof. e diretor do Curso Teorema, Carlos Revétria, esteve com a equipe de reportagem do Bom Dia Maranhão, da TV Difusora, SBT. Durante a entrevista ele tratou de temas fundamentais para que o aluno alcance bom desempenho na prova tais como: domínio da ansiedade; material para responder a prova; administração do tempo das questões a serem respondidas; foco; pensamento positivo e disciplina. Ele frisou que o aluno deve relaxar um dia antes da prova e ocupar a mente com uma atividade que goste. É o TEOREMA no ENEM 2015! Nós acreditamos em você!



Mudança política no MA com eleição de Flávio Dino é destaque em jornal do Canadá

Um dos maiores jornais do Canadá, “The Globe and Mail”, publicou uma extensa reportagem sobre o fim de uma era no Maranhão e início de um novo momento político. A correspondente Stephanie Nolen conheceu de perto a realidade do estado que por décadas seguiu dominado pelo mesmo grupo político. Com o título “O que há por detrás de um nome famoso? A resposta está em uma longínqua cidade brasileira”, a matéria relata resquícios do patrimonialismo político e o momento de mudança social no Maranhão.
A jornalista escreveu sobre a dura realidade que maltratou o estado do Maranhão pelos 50 anos em que o Estado foi governado pelo grupo Sarney. Os resultados são dificuldades sociais para a maior parte da população e, ao mesmo tempo, homenagens personalistas ao político e à sua família.
Em visita ao município que leva o nome do ex-presidente José Sarney (na Baixada Maranhense), Nolen relata que conversou com populares e se deparou com uma cidade sem sistema de esgoto, sem indústrias e que possui apenas poucas ruas pavimentadas. Em conversas com os moradores da cidade ela ouviu que muitos problemas enfrentados pelo município vão de encontro ao seu nome, já que a cidade homenageia o ex-presidente.
Os elevados índices de pobreza, a falta de cuidados básicos com a população, as escolas de taipa, a falta de água e tratamento de esgoto foram relatados pela jornalista como resultado de um longo reinado da mesma família. “O Sr. Sarney é alvo de inúmeros processos por malversação dos recursos públicos, propinas, venda ilegal de terras públicas, desvio de fundos públicos, e outros crimes”, descreveu a repórter, ao citar que a filha, Roseana Sarney, é alvo de investigações na Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção nacional,” retrata a reportagem.
A jornalista cita que o longo reinado da família Sarney no Maranhão foi interrompido no final do ano passado, com a eleição do político de oposição, Flávio Dino, atual governador do Maranhão. Em entrevista, o governador do PcdoB citou que a justiça social e combate à extrema pobreza norteiam as ações do Governo. A redução de gastos na sede do Governo, tem permitido que sejam implantados programas para combater as desigualdades sociais no Maranhão.
Liderado por Flávio Dino, o Governo do Maranhão tem priorizado investimentos nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Produção e fortalecimento da Economia Regional, consolidando as cadeias produtivas no estado. Os projetos de inclusão social foram destacados pela jornalista como um dos caminhos do governador do PCdoB para combater as desigualdades que se acumularam ao longo dos anos.
O conteúdo completo da reportagem está disponível na versão online do periódico através do link:http://www.theglobeandmail.com/news/world/whats-in-a-famous-name-answer-is-not-much-for-backward-brazilian-town/article26593829/

Rubens Jr. comemora aprovação de PEC sobre eleição direta para direção de tribunais

O deputado federal e vice-líder do PCdoB em Brasília, Rubens Pereira Jr., comemorou a aprovação em comissão especial e por unanimidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2012, que dispõe sobre a eleição de órgãos diretivos dos tribunais de 2º grau.

Apenas uma pequena parcela de magistrados participa das eleições para os seus órgãos diretivos. Estima-se que apenas 15% da magistratura, seja estadual, trabalhista ou federal, possua o direito de eleger os presidentes dos seus respectivos Tribunais.

Para Rubens Jr., a aprovação desta PEC proporcionará ares mais democráticos para os tribunais de 2º grau: “O judiciário é o guardião da constituição e do processo democrático. Uma eleição direta se traduz na real construção de uma verdadeira gestão democrática para o judiciário”, destacou o parlamentar que é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Gervásio Santos, que é juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão, agradeceu o empenho do deputado Rubens Jr. na participação e aprovação da PEC.

Sobre a votação

A proposta visa eleger para seus órgãos diretivos, por maioria absoluta e por voto secreto dentre os membros do tribunal, exceto os cargos de corregedoria, por todos os magistrados vitalícios em atividade, de primeiro e segundo graus, da respectiva jurisdição, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Simplicio Araújo Agradece ao Governador Flávio Dino pela Entrega da MA 381 Recuperada


Via sandrovagner.blogspot.com.br

O governo do Estado está finalizando os trabalhos de recuperação da rodovia MA-381, entre os municípios de Joselândia e Pedreiras, na região do Médio Mearim. Com investimento de mais de 23 milhões de reais estão sendo recuperadas a pavimentação asfáltica e a sinalização de mais de 56 quilômetros da rodovia. 

De acordo com o Secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a obra é resultado do compromisso do governador Flávio Dino com a recuperação da trafegabilidade das rodovias estaduais. “A MA-381 é fundamental para o desenvolvimento regional e o trecho recuperado beneficia diretamente as cidades de Joselândia, Pedreiras e São José dos Basílios”, afirmou o Secretário.

A recuperação da camada asfáltica já foi concluída e está em andamento a pintura de meios fios e a sinalização horizontal e vertical da rodovia. A previsão de finalização dos trabalhos é no final deste mês. A região do Médio Mearim é composta por 16 municípios com cerca de 262 mil habitantes.

Para o Secretário de Indústria e Comércio Simplício Araújo a recuperação permitirá mais segurança no tráfego de veículos de passageiros e cargas promovendo integração e desenvolvimento aos municípios da região beneficiada pelas obras.

"Foi pela certeza de que com Flávio Dino governador a região do Médio Mearim iria ter obras estruturantes para nossa população que votamos , apoiamos e estamos ajudando a contruir um Maranhão de todos nós" disse o secretário Simplício Araújo.

"As demais obras já anunciadas como o ginásio, reforma das escolas irão com toda certeza somar a outras também vitais à nossa região, como por exemplo a conclusão ampliada do hospital regional de Pedreiras" Finalizou Simplício Araújo.

Deputado Wellington participa de Sessão Especial em alusão à Campanha Outubro Rosa

Na manhã desta terça-feira (20), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou de Sessão Especial em alusão à Campanha Outubro Rosa. A Sessão foi solicitada pela deputada Valéria Macedo (PDT) e contou com a presença da Coordenadora de Saúde da Mulher Estadual, Emanuela Brasileiro; da diretora geral do Hospital Aldenora Bello, Raquel Jorge Dino; da defensora Glisiane Lobo, representando a Defensoria Pública do Maranhão; da secretária adjunta do estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Creuzamar de Pinho; da chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Rosyene Cutrim; da presidente do Grupo de esposas dos deputados (GEDEMA), Cleide Coutinho, além de outros deputados e acadêmicos.
Na ocasião, destacou-se a importância da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e discutiu-se a necessidade de se articular ações que façam referência aos anseios das pessoas com câncer e ao diagnóstico precoce.
“O Outubro Rosa é um evento internacional que tem em seu nome uma representação à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Por saber da importância de se prevenir e ainda de se conceder o diagnóstico precoce, já apresentamos inúmeras proposições em defesa das pessoas com câncer, a exemplo da defesa do Fila Zero para realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS;  além do Estatuto da Pessoa com Câncer, almejando à concretude dos direitos de todo cidadão. Ressalto assim não a simples prevenção e diagnóstico precoce, mas a necessidade emergencial de se articular ações em defesa daquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, ratificou o deputado Wellington.

Duarte Jr, 9 meses à frente do PROCON - O programa será exibido hoje, às 22h30, na TV Guará, canal 23. Confira!

"Concedi, nesta terça-feira (20), entrevista ao jornalista Américo Azevedo Neto. Foi uma honra participar desse bate-papo descontraído. Conversamos sobre os nove meses que estou à frente do PROCON Maranhão e sobre as próximas ações para garantir respeito aos direitos de todos os consumidores maranhenses, bem como dignidade a todo e qualquer cidadão". Duarte Jr.

PF prende prefeito de Anajatuba por suspeita de desvio de verbas

Empresário e outras duas pessoas também foram detidos nesta manhã. Caso ganhou destaque em reportagem do 'Fantástico', da TV Globo.

Do G1 MA
Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (20) uma operação para cumprir oito mandados de prisão, um de condução coercitiva e três mandados de cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão em São Luís e Anajatuba (MA). Entre os detidos, está o prefeito de Anajatuba (MA), Helder Lopes Aragão (PMDB), o empresário Fabiano Bezerra e mais duas pessoas de nomes não divulgados. Todos serão levados para a sede da Superintendência Regional da PF, no bairro da Cohama, em São Luís (MA).
A Operação Attalea é resultado de um trabalho conjunto da PF com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Controladoria-Geral da União (CGU). O inquérito foi instaurado em julho de 2014. Em novembro do mesmo ano, o caso foi destaque na primeira reportagem do quadro ‘Cadê o dinheiro que estava aqui?’, do 'Fantástico', da TV Globo. O repórter Eduardo Faustini mostrou que, em 2013, quatro empresas contratadas pela prefeitura do município – de 25,2 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizado a 130 km de distância da capital – receberam juntas R$ 9 milhões. O dinheiro foi desviado, e quem descobriu a falcatrua foi o vice-prefeito, Sydnei Costa Pereira.
Prefeitura de Anajatuba, no Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)Prefeitura de Anajatuba, no Maranhão (Foto: Reprodução / TV Globo)
O objetivo da operação era desarticular a quadrilha que atuava fraudando processos licitatórios e desviando recursos públicos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A PF também investiga fraudes no Educacenso (banco de dados do Ministério da Educação e Cultura), utilizando-se a organização criminosa do cadastro do programa Bolsa-Família, do governo federal, na tentativa de aumentar o número de alunos matriculados nas escolas e, consequentemente, os repasses do Fundeb e do FNDE ao município.
De acordo com a PF, os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos (Art. 1º do DL 201/67), organização criminosa, fraude em licitações (Art. 90 da Lei nº 8.666/93), lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, dentro outros crimes, na medida de sua participação.
Afastamento
Em julho deste ano, a Promotoria de Justiça de Anajatuba ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa pedindo o afastamento liminar e a perda do cargo contra o prefeito Helder Aragão (PMDB), acusado de desviar R$ 13.914,048,02 dos cofres públicos por meio de fraudes em licitações e contratos.
No mês de agosto de 2015, uma decisão liminar da juíza Mirella Cezar Freitas determina o afastamento imediato, por 180 dias, do prefeito de Anajatuba por suposto ato de improbidade administrativa, como resultado da ação civil pública interposta pela Promotoria da Comarca de Anajatuba.
Em pouco mais de 10 dias, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) suspendeu a decisão da juíza Mirella Cezar Freitas de afastar por 180 dias o prefeito. O desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho determinou o retorno imediato à prefeitura por entender que a permanência do gestor no cargo não prejudica a investigação do caso.
Esquema
De acordo com o MP-MA, há indícios que as empresas que seriam de 'fachada', entre elas a A4 Entretenimento, M.R. Comércio e Serviços, Vieira e Bezerra Ltda. e a Construtora Construir. Segundo a ação civil pública, não foram obedecidos dispositivos legais para realização das licitações.
Para atingir o objetivo, esclarece o MP-MA, o grupo montou dois núcleos de atuação. Uma das empresas vencedoras teria sido criada 17 dias antes de vencer a concorrência pública para administrar uma verba de R$ 865 mil da prefeitura.

PARCERIA ENTRE GOVERNO E PREFEITURA DE SL: garante R$ 10 Milhões para reforma e ampliação do Hospital da criança!


O governo do Estado e a Prefeitura de São Luís celebraram, na manhã desta terça-feira (20), novo convênio garantindo à Prefeitura de São Luís recurso no valor de R$ 10 milhões para a obra de reforma e ampliação do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo participaram da cerimônia de assinatura do convênio, realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões.
Na cerimônia de assinatura do convênio, o governador Flávio Dino destacou que o novo Hospital da Criança representa a convergência de um grande esforço administrativo para proporcionar qualidade no atendimento de urgência médica infantil e atingir metas importantes na área para a capital maranhense. “Esse é um ato que reforça os cuidados àqueles que nos sucederão. Estamos dando mais um importante passo ao amparar os pequenos cidadãos do nosso estado”, disse o governador Flávio Dino.
“Este ato é um grande marco para área da saúde em nossa capital. A previsão é que dentro de seis meses São Luís tenha um novo Hospital da Criança, com uma grandiosa estrutura de atendimento médico infantil que transformará a unidade em um hospital de referência na área. Nossa meta é proporcionar aos nossos pacientes toda a qualidade do atendimento em saúde que merecem e a que têm direito”, afirmou o prefeito Edivaldo.
Nova estrutura
Com a reforma e ampliação, o Hospital da Criança (HC) passará a ter quatro andares e vai dobrar a capacidade de atendimento. Serão instalados mais 91 leitos de internação, UTI com 11 leitos, inclusive de isolamento; além de centro cirúrgico com quatro salas de grande porte; mais 25 enfermarias, que, com as oito já existentes, vão totalizar 178 leitos de internação.
A unidade também passará a oferecer serviços completos de diagnósticos por imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, entre outros serviços inéditos que atualmente as crianças internadas no HC precisam sair do hospital para realizá-los em outras unidades hospitalares da capital.
Presente ao ato, o secretário adjunto de estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, destacou a reforma do Hospital da Criança como um projeto de grande envergadura e alcance social. “O atual Governo tem priorizado a Saúde e o cuidado às crianças. Esse é mais um presente para todas as crianças do estado”, disse Carlos Lula.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou a grandiosidade da obra para setor da saúde infantil da capital e afirmou que, após concluída a obra, o novo Hospital da Criança em nada lembrará a estrutura da unidade atual. Segundo ela, a média de atendimento hoje no hospital é de aproximadamente 52,4 mil procedimentos/mês e de 3 mil internações/mês. Após a reforma, a meta é dobrar a capacidade de atendimento em todos os serviços ofertados na casa.
“Sem dúvida, será um gigantesco passo na área da saúde infantil da capital. A primeira parte da obra de reforma do hospital, que contempla entre outros serviços toda a parte de drenagem, para dar solução aos problemas de alagamento que existem naquela área, já foi concluída com recursos da Prefeitura. E agora daremos continuidade à obra com essa parceria importante celebrada nesse ato entre o governo do Estado e o Município”, enfatizou Helena Duailibe.
No mês de julho, o Hospital da Criança reativou as enfermarias e as semi-UTI’s interditadas em abril, quando uma enchente inundou o hospital. O investimento do Executivo Estadual será destinado às obras de ampliação e reforma do Hospital.
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, deputados estaduais, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, vereadores e secretários.



Secretário Jefferson Portela participa do Consesp em Brasília

O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, junto a secretários de outras unidades federativas, participaram durante esta semana da reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), em Brasília.

Durante o evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança do Ministério da Justiça (Senasp), os gestores debateram estratégias de segurança voltadas para o combate à criminalidade.

Entre os temas discutidos pelos secretários no encontro estão propostas e ações que deverão ser implementadas para diminuir os índices de homicídios e outros crimes considerados violentos em todo o Brasil.

“O país passa por um período difícil. Devido a isso, aproveitamos o momento da conferência para trabalharmos juntos os planos para o enfrentamento dos problemas aqui mostrados que assolam a nossa sociedade”, destacou Jefferson Portela.

Consesp

O Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp), instituído em 2003, tem como objetivo principal assessorar as Secretarias Estaduais de Segurança Pública na assistência e avaliação das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.

Deputado Wellington destaca importância da III Reunião do Parlamento Amazônico no Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (20), para reforçar o convite aos deputados para a III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados Parlamentares da Amazônia 2015, a ser realizada na próxima quinta-feira (22), a partir das 9 horas da manhã, na Assembleia Legislativa.   
Ao discursar, o parlamentar destacou a representação da Assembleia Legislativa do Maranhão na composição do Parlamento Amazônico e, na ocasião, apresentou a agenda de compromissos relacionadas à Reunião. 
“Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão estará recebendo a III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados Parlamentares da Amazônia, que será na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 9 horas da manhã. Nós tivemos o Congresso da Unale em julho do ano passado e três deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão foram efetivados no Parlamento Amazônico: deputado Hemetério Weba como vice-presidente do Parlamento Amazônico; deputado Júnior Verde como secretário de Juventude do Parlamento Amazônico; e eu, deputado Wellington, Secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico. Também participamos de uma reunião em Manaus, onde fomos nomeados nestes cargos e participamos, ainda, da 1ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico em Boa Vista, no mês de agosto, juntamente da II Reunião Ampliada no mês de setembro na Assembleia Legislativa do Amapá. Às 11 horas, teremos a palestra sobre o papel da Sudam para o desenvolvimento da Amazônia Legal com o Idalécio Rodrigues Pacheco, coordenador geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudam; às 14h30min, discussão sobre zonas Francas, limites e possibilidades e experiências implantadas em processo de implantação, com o deputado federal Sarney Filho. Às 15h30min, a Amazônia Maranhense: suas problemáticas e potencialidades será o tema da discussão. E às 16h30min, será realizada palestra sobre ações de fiscalização dos órgãos da Amazônia Maranhense, com o professor Tadeu Oliveira e com representantes da Sema e do Ibama”, ressaltou Wellington.

Prepare-se no TEOREMA - Vestibulares e Concursos!

Fundada em 2002, o Teorema Vestibulares e Concursos nasceu com a intenção de servir o mercado no setor educacional, especificamente no preparo de alunos para vestibulares e concursos.

Visão de Futuro

O Teorema Vestibulares e Concursos, no período de 2015 em diante, manterá sua condição de cursinho preparatório, com tecnologia motivacional e exclusivo método na qualidade de ensino. Terá credibilidade como instituição de ensino no ramo, com o diferencial relevante de promoção de atividades extensionistas transformadoras da sociedade na qual está inserida. O Teorema vestibulares e concursos fortalecerá a sua posição de excelência em estudos do Maranhão.

Missão

O Teorema Vestibulares e Concursos têm por missão produzir e difundir o conhecimento, assumindo a preparação integral do aluno para o ensino superior e de profissionais cidadãos para o ingresso nas carreiras públicas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional, promovendo modalidade exclusiva de ensino, nessa área específica de vestibulares e concursos, e a melhoria da qualidade da vida, com ênfase no Estado do Maranhão.

Jorge é aclamado pré-candidato a prefeito na Conferência do PC do B em Duque Bacelar! Márcio Jerry relatou aos bacelarenses que o progresso vai continuar!


Via lestemaranhenseemfoco.blogspot.com.br

Todo o grupo político do prefeito Flávio Furtado PDT se reuniu para participar da Conferência Municipal do PC do B, em Duque Bacelar, neste sábado, 17 de outubro, em uma grande festa democrática e popular.

Apesar de o grupo político Flaviano em Duque Bacelar ter mais de um Pré-candidato a prefeito, na festa do PC do B, era compreensível que todas as atenções do evento fosse para o pré-candidato à prefeito do Partido, que é o vice-prefeito Jorge Oliveira. Tanto os deputados estaduais como as demais autoridades presentes no evento, não economizaram elogios e apoio ao projeto do anfitrião Jorge Oliveira. Em sua fala, o deputado estadual Fábio Macedo, agradeceu mais uma vez o apoio de Jorge e de outros membros do grupo, e de forma bem definida declarou o seu apoio incondicional ao projeto de Jorge Oliveira como sucessor de Flávio Furtado.

Com o mesmo formato e dentro da mesma linha foi proferido o discurso do deputado estadual Fábio Braga. Braga disse que vai sem sombra de dúvida fazer como deputado o que puder para eleger Jorge Oliveira para que não seja interrompido o projeto de desenvolvimento implantado em Duque Bacelar com Flávio e Jorge. Quem também demostrou satisfação e contentamento com a pré-candidatura de Jorge Oliveira, foi Márcio Jerry, Presidente regional do PC do B, e secretário de Estado de Articulação Política, do Governo Flávio Dino.


Na condição de representante do Governo do Estado, Márcio Jerry, destacou a importante parceria entre o Palácio dos Leões e a prefeitura de Duque Bacelar. Para o secretário é fundamental esta cooperação de trabalho, porque o município só tem a ganhar importantes desenvolvimentos. Ainda em sua fala, Márcio Jerry relembrou a importância de Jorge Oliveira, na construção da montagem da engenharia Política que levou Flávio ao comando do Estado. Para o secretário de articulação política Jorge Oliveira prefeito é bom para o município, para o Partido e sobretudo para o Estado que terá nele um fiel parceiro.

A palavra gratidão e reconhecimento norteou o discurso do prefeito Flávio Furtado. Os primeiros momentos de sua fala foi para agradecer a parceria entre ele e Jorge Oliveira durante estes quase 7 anos. Flávio relembrou momentos inesquecíveis da trajetória deles na construção do desenvolvimento de Duque Bacelar. Em diferentes momentos do discurso do prefeito bacelarense, a população presente aplaudia. Flávio Furtado agradeceu o Governador Flávio Dino de público, na presença de seu importante auxiliar Márcio Jerry, pelas importantes obras elencadas para o município, neste novo e importante momento que Maranhão está vivendo.

Furtado e Jorge ouviram as palavras de Márcio Jerry conclamando aos bacelarenses a continuar acreditando que o progresso vai continuar com o PC do B no comando da prefeitura a partir de 2017, assim como agora com Flávio Furtado. A Conferencia do PC do B, de Duque Bacelar, que lançou oficialmente a pré-candidatura de prefeito do vice-prefeito Jorge Oliveira, entrou para a história recente do município como mais um grande vento político. Para o vice-prefeito só aumentou muito mais a sua responsabilidade e certamente ganhou mais aliados na construção de seu projeto político de chegar a prefeitura no próximo ano.





PCdoB filia novos membros e lança pré-candidaturas na Região dos Cocais. Márcio Jerry destacou que o PCdoB marchará unido rumo à vitória de George Oliveira e a manutenção da administração que tem sido exercida pelo prefeito Flávio Furtado


Quatro municípios da Região dos Cocais realizaram Conferências Municipais do PCdoB para filiar novos membros e lançar pré-candidaturas nesse final de semana. O presidente estadual do partido, Márcio Jerry, participou dos atos em Codó, Aldeias Altas, Duque Bacelar e Caxias. 

As conferências contaram com participação de deputados estaduais e federais, lideranças políticas e partidárias, empresários e movimentos sociais. Em Codó, o PCdoB lançou a pré-candidatura a prefeito do vereador Pedro Belo com grande festa e participação popular.
Acompanhado de Márcio Jerry, do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) e do prefeito Zito Rolim (PV), Belo enfatizou a busca por uma aliança ampla, nos mesmos moldes da que elegeu, nas últimas eleições, o governador Flávio Dino. 

Em Aldeias Altas, a 5ª Conferência Municipal do PCdoB lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), além de lideranças da cidade e de municípios vizinhos. 

O evento lançou a pré-candidatura a prefeito de Kedson Lima, em uma coalizão que conta com a ex-prefeita Fernanda Bacelar e o candidato nas eleições de 2012, Magno Júnior. 

Duque Bacelar e Coelho Neto

A Conferência Municipal do PCdoB de Duque Bacelar marcou o lançamento da candidatura do vice-prefeito, George Oliveira, ao chefe do executivo. O evento contou com a participação dos deputados estaduais Fábio Macedo (PDT) e Fábio Braga (PRTB) e do prefeito Flávio Furtado (PDT), além de lideranças políticas municipais e regionais. 

Márcio Jerry destacou que o PCdoB marchará unido rumo à vitória de George Oliveira e a manutenção da administração que tem sido exercida pelo prefeito Flávio Furtado. “Em Duque Bacelar temos um aliado de muitas conquistas. E mais vitórias haverão de vir”, ressaltou.

Em Coelho Neto, o PCdoB realizou a 2ª Conferência Municipal com a presença de vários presidentes de partidos, prefeitos da região, vereadores e dos deputados Fábio Macedo e Fábio Braga. O evento marcou o discurso de união da oposição em prol do lançamento de um candidato único.

A Conferência lançou o pré-candidato do partido, Cláudio Furtado, à prefeitura de Coelho Neto. Em seu discurso, Furtado enfatizou que a cidade sofre tirania similar a que sofria o Maranhão até as últimas eleições e, assim como aconteceu na esfera estadual, é preciso haver união da oposição. 

“Vimos que é possível e temos a força de transformação. É por isso que eu estou com essa luta. Estou para fazer o enfrentamento. Unidos nós podemos ser vencedores. Temos que acreditar nisto. Nós estamos aqui para compor. Vou lutar com todas as minhas forças para que esse candidato saia do PCdoB. Mas não descarto a possibilidade de ouvi-los e seguir um companheiro nesta luta”, frisou Furtado.