quinta-feira, 10 de setembro de 2015

238 Pessoas Participaram da IX Conferência de Saúde de Paço do Lumiar

Duzentas e trinta e oito (238) pessoas participaram da IX Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, que aconteceu nesta quarta-feira (09) no Instituto De Ensino Superior Franciscano (IESF) no bairro Maiobão. Trabalhadores da saúde, estudantes, gestores, funcionários do poder público, convidados e a comunidade em geral estiveram presentes e lotaram o auditório da Faculdade. O tema deste ano foi, ‘Saúde Pública de qualidade Para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Luminense’.

Durante a tarde, os participantes da Conferência se dividiram em três grupos, que foram formados para discutir sobre a escolha das propostas a serem aprovadas e levadas à conferência nacional que acontecerá entre 23 e 26 de novembro em Brasília (DF). Os delegados escolhidos por voto durante o evento ficaram encarregados das escolhas das propostas registradas em ata.

“Já participei de cinco conferências municipais de saúde aqui em Paço do Lumiar, e sei que é um trabalho contínuo e lento, devemos ter cada vez mais projetos em prática, e para isso temos que levar boas propostas para a conferência nacional, só assim conseguiremos algum avanço na saúde, sem apoio Federal as coisas não caminham tão rápido. Não podemos pedir do prefeito sem participar como cidadãos, sei que quatro anos é pouco tempo para mudar uma cidade que vinha sofrendo há décadas, mas aos poucos reconstruiremos Paço do Lumiar”, afirmou Maria Luzia do Nascimento, moradora do município há vinte anos e conselheira de saúde municipal.

Morgana Matos, enfermeira, tem 35 anos e também participou da IX Conferência de Saúde Municipal de Paço do Lumiar, ela disse ter gostado muito, “é importantíssimo estar presente nesses momentos em que discutimos as melhorias para a saúde do nosso município. Espero que as propostas aprovadas venham a ser cumpridas e principalmente que tragam qualidade de vida para a população de Paço Do Lumiar”, concluiu Morgana com convicção da sua participação civil para a evolução do município.

Os principais temas das discussões para a criação das propostas foram: Direito A Saúde, Garantia De Acesso E Atenção Qualificada; Participação e Controle Social; Financiamento Do Sus E Relação Público-Privado e Gestão Do Sus e Modelos de Atenção à Saúde.





Rubens Jr. concorre como melhor parlamentar no Prêmio Congresso em Foco 2015

O deputado federal e vice-líder do PCdoB em Brasília Rubens Pereira Jr foi um dos escolhidos pela comissão do site Congresso em Foco para concorrer ao prêmio que é visto como o “Oscar da política brasileira”. O prêmio reconhece o trabalho dos políticos Ficha Limpa mais atuantes do Congresso Nacional em 2015.


Para votar no deputado Rubens Jr. na edição deste ano basta acessar o link http://bit.ly/1ikxyGs e entrar com sua conta do Facebook ou Gmail par aescolher o  #FederalDeTodosNós. Rubens concorre nas categorias Melhores Deputados e Parlamentares do Futuro.

Desde 2006, o site Congresso em Foco entrega um prêmio aos parlamentares com destaque em Brasília. Este ano, ocorre a 9ª edição do projeto, que selecionou apenas políticos Ficha Limpa para concorrer à final.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Paço do Lumiar realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PSDB) abriu, na manhã desta quarta-feira (09) a 9ª Conferência Municipal de Saúde, juntamente com a secretária de Saúde, Aila Freitas. Com o tema, "Saúde Pública para cuidar bem das pessoas: um direito do povo luminense”, o evento reúne na Faculdade IESF, profissionais da saúde, comunidade, poder público municipal e o Governo do Estado do Maranhão, representado pela técnica Silvia Viana.
Em discurso, o prefeito Josemar criticou o tratamento dispensado ao município nos últimos 30 anos, que, segundo ele, dificultou a construção de equipamentos na área, como o hospital e maternidade municipal. "Enfrentamos problemas crônicos há décadas, mas, em dois anos e oito meses de mandato, podemos sentir uma melhora significativa na base de atendimento. Até o final do próximo ano, temos o desafio de entregar uma maternidade para mulheres de Paço do Lumiar", anunciou Sobreiro que reforçou ainda a importância da humanização no atendimento da população.
A secretária municipal da Saúde, Aila Freitas, enfatizou que há um grande interesse pela privatização do Sistema único de Saúde - SUS, uma vez que grandes grupos empresariais da indústria farmacêutica defendem o fim do maior programa de política pública já implantada no Brasil. “Essa conferência abordará a importância na manutenção do sistema, pois é o nosso maior patrimônio. Saímos da gotinha de vacina até os transplantes, e somos capazes de melhorar ainda mais o SUS, organizando politicamente as pessoas para o seu pleno objetivo”, acrescentou a secretária. 
Na opinião de Raimundo Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, os eleitos deverão apresentar propostas para melhorar a saúde de Paço do Lumiar, analisando principalmente o que vem sendo desenvolvido no município.
Palestras - Na primeira palestra da manhã, Silvia Viana, da SES/MA, discorreu sobre Plano Municipal de Saúde - PMS e onde obter informações e estatísticas oficiais. "O SUS precisa ser incrementado, mas, para isso, precisamos de informações consistentes para que tenhamos condições de formular as mudanças pretendidas em todas unidades de saúde, abrangendo as políticas à população negra, agricultora, indígena e grupos homoafetivos”, relatou.
O encontro elegerá também, delegados para a 9 ª Conferências Estadual e  15ª Nacional.

Ampliação de serviços públicos de saúde e alimentação garantem mais qualidade de vida a ludovicenses

A capital maranhense faz aniversário, são 403 anos de história. De presente, São Luís ganha uma série de investimentos na saúde, fruto da inédita parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. A assistência social também tem dado passos largos, avançando com a estruturação de equipamentos para atender a população em situação de vulnerabilidade social.

Na saúde, entre os principais avanços da gestão do governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está à instituição da Regulação Integrada do sistema de saúde, com abertura de acesso às ambulâncias do Samu a UPAs e hospitais da rede estadual.
Anterior a essa medida, os pacientes da rede municipal não eram atendidos na rede estadual. Com a regulação integrada, apesar de continuar existindo duas regulações, não há mais distinção de hospitais para o paciente. “A rede estadual de saúde agora é de todos. Pacientes oriundos da rede municipal de saúde não são mais rejeitados na rede estadual e os sistemas trabalham em parceria”, destacou o governador Flávio Dino.
No sentido de descentralizar os atendimentos especializados, a SES tem um cronograma de inauguração de sete hospitais até março de 2016, sendo quatro de 100 leitos e três de 50 leitos. O primeiro será o Hospital Macrorregional de Pinheiro (100 leitos), que acontece no final do mês de setembro, com a presença do Ministro da Saúde, Artur Chioro. O hospital fará assistência de alta complexidade, sobretudo de traumas e complicações cardiovasculares.
Ainda de 100 leitos, serão inaugurados os hospitais de Santa Inês e o de Caxias. Além desses, os municípios de Bacabal, Balsas e Chapadinha, receberão hospitais de 50 leitos. “Dessa maneira, os pacientes que necessitam dessas especialidades, não precisarão mais se deslocar para a capital. Com isso, teremos uma redução em torno de 50% de necessidades de leitos para São Luís, pois lá na região deles, terá um hospital resolutivo”, esclarece o secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco.
Segundo o secretário, o governo está trabalhando com o modelo do Conglomerado Assistencial de Saúde, uma estratégia interfederativa, onde estado e municípios, localizados em uma determinada área geográfica adjacente, se associam para gerir e prover conjuntamente serviços médicos à população dos municípios do conglomerado para ampliar os serviços de saúde oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma mais eficiente.
Com a parceria, que resulta em uma grande economia, será possível construir centros de especialidades médicas, que contarão com serviços como cardiologia, angiologia, neurologia e exames como tomografia, ressonância e outros.
O governador Flávio Dino também anunciou reforma e ampliação do Hospital da Criança, reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Penha no Anjo da Guarda, novas ambulâncias e leitos para os hospitais e investimentos de R$ 10 mi para reforma e ampliação do Hospital da Criança, que terá, por exemplo, a implantação de uma UTI Neonatal e clínica pediátrica.
Assistência
Na Assistência Social, São Luís ganhou novos equipamentos. Cerca de 15 comunidades da região do bairro Coroadinho receberam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade inaugurada para atender oito mil famílias, entre elas, quase sete mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atende famílias e indivíduos em situação de ameaça e também adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em 83 bairros da região. A cerimônia de entrega, ocorrida em julho deste ano, contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Na oportunidade, a ministra destacou o compromisso dos entes federativos na consolidação das políticas públicas de assistência social no Estado e destacou o avanço vivenciado pelo Maranhão nos últimos meses. “A parceria na implantação dos equipamentos sociais são uma vitória de cada um dos cidadãos maranhenses beneficiados pelas ações, assim como também é uma vitória do Maranhão, que melhora a atenção pública”, disse a ministra.
Outras iniciativa do Governo do Estado que prioriza a população em situação de vulnerabilidade, são os restaurantes populares. Todas as seis unidades começaram a oferecer mais uma refeição: o jantar. Pelo mesmo preço do almoço, R$ 1, as unidades dobraram o atendimento e passaram a fornecer cerca de 10.150 refeições diariamente. A iniciativa do governo é executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), pasta responsável pela gestão da Segurança Alimentar e Nutricional em todo o estado.
Além de ofertar o jantar, o Governo do Estado também ampliou a quantidade de refeições servidas no almoço e deu início à instalação de mais dois restaurantes na capital. “O nosso plano de expansão, tanto de serviços, quanto de quantidade de unidades, foi pensado para oferecer melhores condições de alimentação para as pessoas que realmente precisam e que são o nosso foco principal de governo”, destacou o governador Flávio Dino.
restaurante_popular (2)O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, afirma que a decisão do governador Flávio Dino deINVESTIR na ampliação do serviço das unidades de alimentação foi fundamental, considerando o atual momento de dificuldade financeira do país, que se reflete diretamente nos custos de vida da população, principalmente na alimentação.
“Os investimentos do Governo do Estado têm como foco sanar as dificuldades da nossa gente. Por isso, após avaliações técnicas, identificamos a necessidade de oferecer o jantar, de aumentar a quantidade de refeições servidas no almoço e de ampliar consideravelmente toda a rede composta por nossos equipamentos de segurança alimentar, para permitir à população melhor qualidade de vida no âmbito da alimentação”, revelou Neto Evangelista.
Segundo o aposentado José Antônio Pires, de 69 anos, o Restaurante Popular da Liberdade, onde ele se alimenta todos os dias, tem melhorado sua rotina e qualidade de vida. “Este é mais que um local de alimentação pra mim. Aqui eu conquistei saúde e muita economia em casa. Desde maio, quando comecei a frequentar o Restaurante Popular já emagreci 16 quilos, porque me alimento de forma balanceada e nutritiva, e já tive até acompanhamento de nutricionista. Aqui a comida é gostosa e de qualidade!”, destacou o usuário José Antônio, durante o lançamento do jantar no bairro da Liberdade.
Em complemento à alimentação fornecida, o Governo do Estado tem oferecido cursos de capacitação aos usuários dos Restaurantes Populares. A iniciativa tem o objetivo de orientar a população sobre as formas mais adequadas de manipular os alimentos e como aproveitá-los de forma integral.
Para a dona de casa Taliana Coelho, de 22 anos, ações de capacitação ofertadas pelo Governo do Estado são muito importantes, principalmente, quando o objetivo dos cursos é orientar sobre como aumentar o nível da qualidade de vida das pessoas. “Aqui aprendemos receitas que vamos utilizar a vida toda e dentro de casa, para a nossa família, pois a alimentação é um hábito diário. Pra nós, mães e pais, é mais importante ainda aprendermos como preparar uma refeição saudável para nossos filhos sem precisar gastar tanto para isso”, reconheceu Taliana.

Othelino Neto destaca o aniversário de 159 anos de Pinheiro

Assecom/Gab.Deputado Othelino Neto

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) destacou, na sessão desta quinta-feira (03), o aniversário da cidade de Pinheiro que completa 159 anos de emancipação política. O município, que é também a sede da regional da Baixada Maranhense, recebe grande número de pessoas de outras localidades da região.

“Pinheiro é uma das cidades mais importantes do Maranhão, conhecida como a Princesa da Baixada. Cidade de um povo pacato, alegre e vibrante com quem tenho o prazer de conviver. Quero registrar aqui hoje as felicitações a todo o povo do município”, frisou Othelino na tribuna.

O deputado disse que a cidade tem estado muito mal tratada pela atual administração municipal, mas que nem isso tira a alegria daquela população. Segundo o deputado, o Maranhão vive um novo momento político de mudanças profundas e é possível ter perspectivas de bons cenários futuros para que o povo possa recuperar a autoestima e a cidade volte a crescer.

“É preciso renovar a expectativa do povo, que vive às margens do rio Pericumã, de que, apesar das dificuldades que às vezes desanimam e apontam para um certo pessimismo, as perspectivas para aquela cidade são muito boas. Não só porque vivemos um novo momento no Maranhão, mas porque percebemos bons cenários futuros”, afirmou.

Potenciais de Pinheiro

No pronunciamento, Othelino saudou os pinheirenses em nome de duas pessoas: o vereador e médico Leonardo Sá (PCdoB), que lidera um grande movimento político naquela cidade, e do Padre Risso, que não é um pinheirense de nascença, mas está há várias décadas no município se dedicando à educação de várias gerações ao coordenar o colégio Pinheirense, cujos alunos têm no sacerdote uma referência. Segundo o deputado, a data merece um registro especial e felicitações a todos os 80 mil pinheirenses que comemoram o aniversário da cidade.

Othelino ressaltou potenciais de Pinheiro, como a beleza natural dos campos, o Rio Pericumã, a farinha Biriba, admirada por todos que já a provaram, etc. “Enfim, a cidade tem charmes diversos. Quem já comeu uma piabinha frita, nunca esquece das delícias de lá, mas é o calor humano que nos faz sempre querer estar presente no município”, finalizou.

VOTE DEP.RUBENS PEREIRA JR. O MELHOR PARLAMENTAR DO PAÍS!

CLICK> https://premio-congressoemfoco.partner.uol.com.br/

Deputado Wellington solicita implantação de projeto de combate ao analfabetismo

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (9), para solicitar ao Governador do Maranhão a  possibilidade de implantar o Programa "Sim, eu posso!" no combate ao analfabetismo no Estado.
Ao se pronunciar, o parlamentar fez referência ao Dia Internacional da Alfabetização, comemorado na última terça-feira (8), e destacou que o Programa "Sim, eu posso" já foi aplicado no Maranhão, em 2007, resultando em 1.236 pessoas alfabetizadas.
"Infelizmente, o número de analfabetos em nosso Estado ainda é significativo. Almejando atenuar tal cenário, solicitamos que o Governo do Maranhão adote medidas a fim de implantar o Programa 'Sim, eu posso'. Tal método é um dos mais propagados, por ter apresentado resultados positivos, de acordo com o parâmetro da UNESCO. Consiste, basicamente, na associação entre o recurso audiovisual (vídeos produzidos por aparelhos de televisão e DVD) e a presença do monitor. É fato que o Maranhão ainda soletra quando o assunto é educação, mas não podemos considerar tal fato algo normal e, por isso, devemos articular ações que impliquem na alfabetização de nossos maranhenses e, por conseguinte, na ênfase do instrumento mais eficaz na transformação de realidades: a educação", ressaltou Wellington.

Maranhão é o primeiro estado no ranking de execução do Programa de Aquisição de Alimentos.


Agricultores familiares do Maranhão estão recebendo grande apoio do Governo do Estado e o estado já é o primeiro no ranking do PAA.
Dos 217 municípios maranhenses, 104 já aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura Familar - SAF. Considerando o valor para comercialização, em relação aos outros estados, o Maranhão obteve o melhor resultado. O recurso transferido para os municípios do maranhão, de janeiro a junho deste ano, foi de quase R$ 6 milhões.

O Programa de Aquisição de Alimento é um instrumento de política pública do Governo Federal, executado em parceria com o Governo do Estado e municípios. Tem como principal objetivo promover a inclusão sócioprodutiva e o desenvolvimento local. Nos locais de execução das ações, agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos de comunidades tradicionais destinam sua produção para ações de alimentação empreendidas por entidades socioassistenciais, como unidades públicas de alimentação e nutrição (restaurantes populares e cozinhas comunitárias) e em redes públicas e filantrópicas de ensino.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, ressaltou que o Maranhão é o primeiro estado do Brasil, que em apenas seis meses, chegou quase ao mesmo valor de todo o ano de 2014. “Os resultados positivos das ações do PAA no Maranhão são decorrentes da eficácia do governo Flávio Dino na divulgação do programa por meio do Sistema de Agricultura Familiar (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão - AGERP, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA e SAF) e da superintendência de comercialização e da Coordenação de Compras Institucionais da SAF, que tornou o Maranhão referência positiva na execução do programa no contexto nacional”, disse Adelmo.

Os municípios com comercialização recém-liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Social- MDS, foram: Nina Rodrigues (27 agricultores- R$ 147.747,00), Fortuna (28 agricultores- R$ 148.712,88), Graça Aranha (30 agricultores- R$ 161.179,20), Vargem Grande (70 agricultores- R$ 455 mil), Bom Lugar (30 agricultores R$ 161 mil), Dom Pedro (43 agricultores- R$ 255 mil), Caxias (236 famílias – R$ 1.557,000,00) e Santana do Maranhão, R$ 161.179,20, para 30 agricultores, município do programa ‘Mais IDH’ do Governo do Estado que prioriza municípios com Menor Índice de Desenvolvimento Humano.

Segundo a engenheira agrônoma e coordenadora do PAA na SAF, Antônia Malheiros, a aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares é dispensada de licitação e de Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS), tendo os preços dos produtos referentes àqueles praticados nos mercados regionais e locais, já que o programa tem papel de promover e cumprir a estratégia de fortalecer e estruturar a agricultura familiar, buscando o desenvolvimento econômico e social da mesma.

Os produtos comercializados pelos pequenos agricultores que estão incluídos no PAA são Hortifrutigranjeiros (hortaliças, peixes e frangos).

O PAA no Maranhão

Por meio do termo de adesão, o PAA teve início no estado em 2012, com a adesão de 35 municípios. Atualmente, 104 municípios maranhenses já fazem parte do programa.

Houve também um crescimento significativo do investimento e do número de famílias beneficiadas com o PAA este ano. Em 2012, o valor aplicado foi de em torno de R$ 157 mil, ampliando para cerca de R$ 2,7 milhões em 2013 e para R$ 6 milhões em 2014, aproximadamente. Mas, somente no primeiro trimestre deste ano de 2015, o investimento foi perto de R$ 4 milhões com o alcance a 1.206 agricultores. Com o ritmo de alcance aos municípios, a perspectiva da SAF, é chegar ao final de 2015 com o dobro de investimento e de agricultores que foram atendidos em 2014.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

O senador Roberto Rocha 《PSB-MA) esteve nesta sexta-feira, 04, na cidade de Imperatriz, onde cumpriu uma agenda que incluiu um encontro com lideranças políticas locais e uma visita ao campus da Universidade Estadual do Maranhão.

Na UEMA, Roberto Rocha foi recepcionado pelo diretor do campus, o Professor Doutor Paulo Henrique Aragão Catunda, que estava acompanhado de professores e membros do Diretório Central dos Estudantes. Na oportunidade o senador conheceu as instalações da universidade e ouviu as reivindicações. de estudantes e professores para melhorias no campus.
Rocha também se reuniu com o juiz de Direito Marlon Jacinto Reis, membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012). considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes.

Participação, planejamento e gestão/ Artigo do vice-líder do PCdoB Rubens Pereira Jr (MA)

A gestão eficiente e planejada da máquina pública é um debate antigo entre todas as pessoas que se preocupam com a garantia de direitos por parte do Estado. O tema é inclusive bem antigo. Nos anos de 1880, os Estados Unidos chegaram a eleger como seu presidente um professor da Universidade de Princeton especialista em gestão pública, Woodrow Wilson. Ele, como vários, defendiam uma classe administrativa que fizesse o planejamento das ações do Estado para melhor atender ao cidadão.


Felizmente, nos últimos anos, esse conceito de eficiência foi ampliado. Além de fornecer bons serviços à totalidade da população – e por isso mesmo, com uso adequado dos recursos e sem desvios –, um Estado eficiente deve ouvir ao máximo seus cidadãos. Caso contrário, nem o mais esclarecido e eficiente dos gestores será capaz de adivinhar os melhores caminhos a serem seguidos pelas políticas públicas.

Em nosso país, com tristes e custosas idas e vindas de modelos de governo, até mesmo o mais simples planejamento sempre foi muito raro e esporádico. Algumas experiências esporádicas foram interrompidas pela convulsão institucional, como o Plano Trienal elaborado pelo economista Celso Furtado para o governo João Goulart e o Plano Quinquenal de Getúlio Vargas. Quando houve planejamento estável, obviamente, não tinha nem a mais remota forma de consulta aos cidadãos, como no período da Ditadura Militar. Tampouco o objetivo do planejamento era, necessariamente, o atendimento dos direitos dos cidadãos.

Portanto é uma feliz novidade histórica que na Constituição de 88 tenha sido criado o instrumento do Plano PluriAnual (PPA), que permite ao Estado planejar suas ações para o período seguinte. Analisando os últimos PPAs, temos uma grata surpresa As três últimas edições do PPA mostraram que, longe de ser um arrazoado de boas intenções, os documentos converteram-se em políticas públicas que garantiram o alcance das metas estipuladas. Pois vejamos: na primeira edição do PPA os objetivos prioritários eram inclusão social e desconcentração de renda por valorização do salário mínimo. Objetivos plenamente alcançados, como mostra pesquisa do Ipea desta semana apontou que a vulnerabilidade social do país caiu 27% nos últimos 10 anos.

Na edição 2008-2011, a prioridades era a expansão dos investimentos em infraestrutura, que se converteram no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Minha Casa Minha Vida. E em 2012-2015, a prioridade era a qualificação da mão-de-obra, o que foi convertido em Pronatec e Ciências Sem Fronteiras. Metas plenamente alcançadas.

Portanto, é importante olharmos que, mesmo em um cenário de crise internacional como a atual, é necessário um planejamento de longo prazo, que organize a ação do Estado para a superação dos desafios atuais. A crise é real e a sentimos, mas também – e principalmente – nesses momentos, temos de olhar pra frente e saber pra onde vamos.

Por isso, nesta semana que passou, participei dos debates sobre a elaboração do próximo PPA junto com o ministro do Planejamento Nelson Barbosa. Reforcei com ele a necessidade de combater as desigualdades regionais do país e, nesse sentido, ter um olhar atento para o Maranhão.

Nesse contexto histórico, é uma novidade louvável a criação, pelo governador Flávio Dino, de um Orçamento Participativo (OP) no Maranhão com consultas pelo internet. O modelo de OP havia se consagrado nas gestões municipais do PT nos anos 90 e em uma única experiência estadual, do governador Olívio Dutra no Rio Grande do Sul. Depois, foi abandonada em geral pelos gestores.

Que a retomada desse modelo, turbinada pela facilidade de consulta permitida pelo advento da internet, seja uma semente de mudança de modelos de gestão que fertilize outros solos pelo país e pelo mundo.

"Precisamos de um Maranhão independente", afirma deputado Wellington

No dia 7 de setembro, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e tornou-se independente. Inspirado nesse ato histórico, o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) usou suas redes sociais para ressaltar a importância da independência no alcance a todos os aspectos da nação, a começar pela educação.
"Através de uma educação de qualidade é possível se conceder às crianças de hoje a perspectiva de criarem um país e um Estado que sejam plenamente independentes no amanhã. Uma nação independente é uma nação composta por cidadãos conscientes e consciência se promulga com educação", afirmou.
Ao fazer referência à atual situação do País, o parlamentar ressaltou que, mesmo diante das comemorações realizadas em todo o Brasil, os brasileiros, além de não mais demonstrarem interesse pelo assunto, também não têm motivos para comemorarem de fato, segundo ele, por motivos relevantes.
"Neste dia 7, o País inteiro comemora a data com feriado, desfiles e homenagens, mas o real significado da independência anda meio apagado na memória dos brasileiros. O tema ainda é desinteressante para grande parte dos brasileiros, limitando-se às citações na escola. Na nossa realidade atual, os brasileiros andam meio 'de cara feia' com a recente situação do país, o que é plenamente compreensível. O brasileiro trabalha 4 meses e meio por ano para pagar impostos, embora não perceba isso. O mesmo cidadão que, através de seus impostos paga para ter assistência médica pública, tem que pagar plano de saúde particular, muitas vezes pagar até por tratamentos que os planos de saúde não cobrem; paga para que os filhos tenham educação pública de qualidade, realidade esta que infelizmente pouco acontece, o que o faz pagar escola particular devido à  desqualificação do ensino público; tem que pagar para ter uma aposentadoria, que nem sempre consegue; impostos por estradas em boas condições, o que quase não vemos, principalmente no Maranhão, e sem contar os desvios de verbas que viraram uma farra na máquina governamental", destacou.
O deputado finalizou dizendo que os brasileiros não devem permanecer "deitados eternamente em berço esplêndido", e sim continuar de braços firmes para melhorar o cenário atual do País e do Estado, além de mostrar em definitivo ao mundo a verdade da máxima "verás que um filho teu não foge à luta”.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Poema de Joãozinho Ribeiro


"Cidade és minha paisagem
Feita de tempo e de mim
De tudo aquilo que somos
E do que seremos enfim
O que já não me cabe
Está de fora
Assim como um pedaço repartido
Do coração que trago dividido
Que embora tu não saibas
Está contigo
O que já não me cabe
Está nas ruas
Assim como a cidade que me habita
Feito a vontade infinita
Do teu sorriso
Em minhas mãos aflitas
O que já não me cabe
Está exposto
Assim como uma culpa, um estandarte
Que faz da minha vida a minha arte
E da tua vida
A minha outra parte".

(Joãozinho Ribeiro)

Jovem é brutalmente assassinado no Loteamento Presidente Vargas, região do Maiobão - Paço do Lumiar


O jovem foi perseguido desde a Praça do Viva Maiobão e executados a poucos metros do local.

À noite deste Domingo (06), foi marcada pelo ato de violência contra um jovem no Loteamento Presidente Vargas, região do Maiobão em Paço do Lumiar. Identificado como Genivaldo, de 26 anos, natural da cidade de Vargem Grande, e residia atualmente no bairro do Tijupá Queimado, a vítima foi morta brutalmente a tiros, à pedradas e pauladas.

De acordo com informações, o jovem foi perseguido desde a praça do Viva Maiobão e morto na avenida das Coragens (Presidente Vargas), não se sabe o motivo que levou para tamanha brutalidade. As informações dão conta, que o ato foi praticado por um grupo de dez pessoa, e que houve diversos disparos no local onde o jovem foi executado.

À vítima ficou com a face toda deformada pela perfuração de balas, pancadas de pedra de concreto e pauladas, além do afundamento de crânio, corte no pescoço e perfuração de bala nas nádegas. 


Via Rilton Silva.



Desfile de Paço do Lumiar reforça a importância da Família na Escola/ O evento cívico reuniu grande público para assistir às escolas e bandas marciais

 
Uma multidão lotou a Avenida 12 conjunto Maiobão na tarde deste sábado (05), para assistir ao Desfile Cívico Estudantil da Prefeitura de Paço do Lumiar, com o tema: “Família na Escola”. Um belo desfile de bandas marciais e fanfarras colocaram ritmo na passagem dos mais de 2.500 alunos de 45 escolas da rede municipal, que representaram durante o percurso, os valores da família e a sua importância para o desempenho educacional como uma parceira do sistema. 
A abertura foi realizada pelo prefeito Josemar Sobreiro (PSDB), no palanque oficial localizado na Rua da Cultura, no Viva Maiobão, com a execução dos hinos nacional brasileiro e do município de Paço do Lumiar, executado pela Corporação Musical Municipal de Paço do Lumiar. A cerimonia foi acompanhada pela primeira-dama Ivone Oliveira, pela secretária de Educação, Graça Privado, da representante da URE-São Luís, Maria Aparecida de Jesus Medeirosvereadores e secretários municipais. 
Em discurso, Josemar Sobreiro reforçou que toda a família deve participar da educação do filho, manter um contato permanente com a equipe pedagógica e discutir conjuntamente ações que visem, cada vez mais, a melhoria do ensino. “A reunião de famílias, educadores e estudantes neste momento cívico mostra o quão a integração entre a família e a escola é uma realidade em nosso município”, destacou Sobreiro que acompanhou, do palanque, a passagem de todos os pelotões de alunos que exploraram temas de diversidade social, como o casamento em diversas culturas, e os problemas que cercam as etnias da sociedade maranhense. 
Bastante emocionada com a repercussão positiva do desfile, a secretária municipal de Educação, Graça Privado, também convocou as famílias para participem do programa Família na Escola, desenvolvido pela gestão do prefeito Josemar, que também é professor e não tem medido esforços para que a educação básica do município seja uma referência. “O programa Família na Escola é de grande valor para nosso projeto pedagógico, porque abrimos as portas de nossas 65 escolas aos familiares dos alunos matriculados, por isso decidimos usar o programa como tema do desfile e o resultado está na avenida. Essa proximidade reforça nossa relação e certamente já está trazendo frutos a todos nós”, afirmou a secretária. 
Bandas - Além do show da Corporação Musical Municipal La Roque, que é formada por alunos da rede municipal, o evento contou com a participação de várias bandas marciais e fanfarras, como da banda da escola Nadir Nascimento de Morais, banda Caic de São José de Ribamar, Leonardo da Vinci – Fald, de São Luís; Bacabeira, Rosário, Morros, Raposa, Bombeiros Mirins e Copo de Bombeiros Militar. 
De acordo com a comissão organizadora, a parada cívica atraiu mais de 8 mil espectadores. A atividade envolveu mais de 3.500 pessoas, entre servidores públicos, colaboradores e familiares nas comissões de apoio e logística. 
O aposentado Antônio Mendes, 64, comentou de forma saudosa o desfile de Paço do Lumiar. “Estou muito feliz em ver essa quantidade de estudantes na avenida, desfilando, as bandas, lembro muito da minha época de militar. É muito gratificante voltar a viver este momento em meu município com Prefeitura de Paço do Lumiar mantendo a tradição”, parabenizou.

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES DESENVOLVE AÇÕES COM GRANDE RECEPTIVIDADE DAS LUMINENSES.


 O início do mês de setembro em Paço do Lumiar foi voltado à mulher luminense. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher desenvolveram duas atividades de extrema importância para as Luminenses: CARRETA DA MULHER MARANHENSE, com serviços voltados à Saúde da Mulher (GINECOLOGISTA, CLÍNICO GERAL, NUTRICIONISTA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCADOR FÍSICO, ENFERMAGEM, PREVENTIVO,TESTE RÁPIDO, entre outros) e a valorização do Gênero (PALESTRA SOBRE A LEI MARIA DA PENHA, APOIO JURÍDICO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, etc...), além da III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE PAÇO DO LUMIAR, onde foram eleitos as novas Conselheiras Municipais de Política para as Mulheres, ocorrendo também debates sobre as temáticas que se referem à política do gênero - SAÚDE DA MULHER, AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONTRIBUICÃO DOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER E DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS, ESTRUTURAS INSTITUCIONAIS E POLÍTICAS, SISTEMA POLÍTICO ELEITORAL E SISTEMA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES).

Durante as atividades estiveram presentes a Secretária da Mulher de Paço, Carla Sousa, Secretária Estadual da Mulher (Laurinda Pinto), Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia (Deputado Estadual Bira do Pindaré), Prefeito Municipal Josemar Sobreiro, Vereador Wellington Sousa, Secretários Municipais, Lideranças Municipais, Conselheiros Municipais, Ativista e Estudantes do IESF.


O legislador socialista Wellington Sousa participou do evento dando a seguinte contribuição: "A política da mulher não pode ser tratada apenas como de gestões isoladas, tem que ser uma política de governo, dando perspectivas  à continuidade das ações propostas pelo segmento"- Vereador Wellington Sousa (PSB).


Vídeo! Perseguição Policial acaba com bandidos presos no bairro do Maiobão.


Veja o vídeo abaixo
Uma perseguição Policial que mais parecia cena de cinema, chamou a atenção dos moradores do bairro do Maiobão, na noite desta sexta-feira, dia 04. Uma viatura da Polícia Militar do grupo Rotam perseguindo uma moto cruzaram as principais vias da bairro e quando os criminosos chegaram na avenida 08, do conjunto foram alcançados pelos Pm´s e tentaram continuar a fuga a pé. Mas houve troca de tiros, e muita correria de moradores que estavam no churrasquinho próximo ao acontecido assistindo jogo do Sampaio.


Segundo informações, os elementos estavam efetuando diversos assaltos no bairro, horas mais tarde, por volta das 22h50min uma equipe da policial militar que atua na região, cruzou com a moto com dois elementos suspeito, na avenida 04 do conjunto, e imediatamente os policias solicitaram a dupla que encostassem a moto e descessem do veiculo, foi quando se negaram e iniciou a perseguição e, posteriormente a prisão.

A dupla, foi alcançada na avenida 08, próximo ao churrasquinho do Bigode, os elementos ainda tentaram fugir, porém acabaram presos pela eficiência dos policias que não deu trégua aos bandidos durante perseguição.

Veja o vídeo. (aguarde carregar)