sexta-feira, 10 de julho de 2015

REPERCUTIU BEM! Ação de equipe aeromédica do Estado salva vida de recém-nascida



Grávida de nove meses, Maria da Conceição, de 32 anos foi socorrida pela equipe Aeromédica do Governo e deu a luz a uma menina, Vitória, enquanto o helicóptero do GTA sobrevoava a Baía de Ribamar.

O drama não acabou naquele momento. Vitória nasceu com poucos sinais de vida e foi reanimada em pleno voo. No vídeo você confere os detalhes dessa história emocionante.

Rubens Jr e prefeitos vão a Ministério da Saúde articular SAMU regional

Quatro prefeitos maranhenses estiveram nesta terça-feira (7/jul), no Ministério da Saúde em Brasília, em reunião agendada pelo vice-líder do PCdoB, deputado Rubens Pereira Jr. A secretária de Atenção Básica à Saúde, Lumena Furtado, do Ministério da Saúde, recebeu os prefeitos Suely Pereira, de Matões; Léo Coutinho, de Caxias; Luciano Leitoa, de Timón; e Dr. Davi, de Parnarama.


“Foi uma reunião muito importante para buscar melhorias no atendimento à saúde da população do Leste Maranhense”, afirmou Rubens Jr. No encontro, foi pleiteada a atualização do PPI (Programação Pactuada e Integrada) na Saúde, o planejamento de atendimento à saúde, que define a quantidade de recursos que as prefeituras recebem do Ministério da Saúde. O PPI do Maranhão não é atualizado desde 2008.

Na reunião, foi pleiteada autorização para funcionamento de um SAMU regional, além da normalização dos recursos federais para financiamento do SAMU nas cidades.

“Caxias e todas as cidades da região têm muito a ganhar com um grande SAMU regional, que é um projeto que elaboramos e falta apenas uma portaria do Ministério da Saúde para aprovar”, disse Léo Coutinho, prefeito de Caxias. “Foi muito importante a intervenção do deputado, para garantir essa reunião e saímos com a garantia que logo as portarias, atendendo a todas as cidades do Leste Maranhense”.

O secretário Ricardo Cappelli, representante do Governo do Maranhão em Brasília, também destacou o papel do deputado. “Agradeço a fundamental a liderança e a articulação do deputado Rubens Jr nesse processo”, afirmou.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ao lado de Flávio Dino, ministro Kassab anuncia 160 mil novas unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’ para o Maranhão

Em visita a São Luís nesta quinta-feira (9), o ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou a construção de 160 mil novas unidades habitacionais no Maranhão. Ao lado do governador Flávio Dino, Kassab confirmou que o “Minha Casa, Minha Vida 3” será lançado nos próximos meses pelo Governo Federal e entregará três milhões de novas unidades habitacionais em todo o país. A nova previsão vai dobrar os investimentos feitos nas fases 1 e 2 do programa. 
Examinar as parcerias, identificar os obstáculos a serem superados e planejar intervenções para dar novas perspectivas ao programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ foram os objetivos da visita do ministro. Em São Luís, o ministro e o governador visitaram as obras do empreendimento Amendoeira, no Maracanã, e destacaram a força dos municípios e estados nas parcerias. Eles estavamacompanhados da secretária de Estado das Cidades, Flávia Moreira, e do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima. 
“O Estado dá o tom, enquanto o Governo Federal atende às necessidades. Nos próximos meses, o Maranhão receberá novos investimentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ para garantir moradia, dignidade e melhores condições de vida a todos”, disse Kassab, em visita ao residencial Amendoeira, no Maracanã, que será entregue no próximo mês. 
Para o governador Flávio Dino, os principais temas são melhorar a habitação rural e incentivar a moradia no Centro de São Luís. O governador relembrou o déficit habitacional histórico do Estado, superior a 450 mil unidades. “O ministro conhece a singularidade maranhense onde grande parte da população se concentra na região rural. Na nova fase do Programa pleitearemos as unidades habitacionais para atender as regiões urbanas, com ênfase também na zona rural. Em breve, vamos ter novas obras importantes para o Maranhão”, afirmou o governador. 
Habitação, movimento urbano, saneamento, mobilidade urbana, intervenções no abastecimento e captação de água, tratamento de esgoto. Ao lado do governador Flávio Dino e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, esses foram alguns dos temas discutidos entre o ministro das Cidades e os secretários estaduais, parlamentares estaduais e federais do Maranhão. O ministro Gilberto Kassab aproveitou para conhecer a realidade do Maranhão e compartilhar experiências exitosas no país. 
A parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal tem pautado as ações articuladas. A Prefeitura de São Luís entregará, até o final do Programa, mais de 25 mil unidades habitacionais para a população de São Luís. “Vivemos o momento único de parceria e integração entre o Governo Federal, o Governo Estadual e o Municipal. A nossa cidade continuará crescendo e proporcionando moradia às famílias de São Luís”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 
Os novos empreendimentos contam com unidade de saúde básica, creche do tipo B, escola de nível fundamental e pré-escola. Além dos equipamentos sociais, os novos bairros contarão com infraestrutura como estação de tratamento de água e esgoto, sistema básico de aquecimento de água por energia solar, espaço de lazer. Nesta edição do Programa são atendidas famílias com renda de zero a três salários mínimos. 
Mais investimentos para o Maranhão 
Após visita ao novo residencial,o Residencial Amendoeiras, Kassab e sua equipe reuniram-se com representantes do Governo do Estado para avançar em projetos que já estão em execução, conhecer as prioridades do Maranhão e elaborar novos projetos. O Ministério prevê mais investimentos no Estado e, ao mesmo tempo, retomada de projetos que tiveram obras desaceleradas nos anos anteriores. 
Ao final da reunião, o ministro avaliou positivamente o diálogo com o Governo Estadual e afirmou que as obras do Residencial Luciano Moreira e da Ponta do São Francisco (localizadas nas palafitas às margens do Rio Anil) serão priorizadas. 
“O governador fez demandas que vão permitir o bom andamento de contratos e parcerias que precisam ser retomados, como o Habitacional Luciano Moreira, ainda do PAC 1. Nós assumimos o compromisso de avaliar a transferência de R$ 10 milhões no saneamento e o Governo do Estado vai apoiar os municípios para que tenham seus Planos de Mobilidade”, disse. 
A comitiva do ministro foi composta por toda a equipe técnica do Ministério das Cidades, para tratar de temas como habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e acessibilidade. Do Governo do Estado, as pastas de Cidades (Secid), Infraestrutura (Sinfra), além de órgãos como a Agênciade Mobilidade Urbana e a Caema, apresentaram projetos que já estão em execução.

Marcelo Portela participa de reunião com a Polícia Militar em Paço do Lumiar com o Major André Sousa


O vereador Marcelo Portela esteve na terça-feira em reunião com militares da 2ª Companhia do 13º BPM, comandado pelo Major André Sousa. O encontro aconteceu na sede do 13º batalhão. 
O encontro teve o objetivo de estreitar a parceria entre o vereador e a 2ª companhia. Na oportunidade Marcelo Portela falou aos militares presentes. “Quero deixar registrado minha gratidão, à 2ª Companhia e todo o 13º Batalhão e a Polícia Militar pelo seu empenho e dedicação em Paço do Lumiar. Sei que eles tem uma tarefa muito árdua em tempos de tanta violência na Região Metropolitana, mas tem desenvolvido esse trabalho de forma brilhante, diante de tantas limitações”, destacou Marcelo. 
De acordo, com o major André, o vereador Marcelo Portela é um parceiro da PM em Paço do Lumiar. Sempre disposto a ajudar e a buscar soluções. “Sabemos da tarefa árdua que é cuidar da segurança das pessoas, por isso é tão importante termos parceiros como o vereador Marcelo Portela”, afirmou. 
Marcelo Portela deu uma palavra de motivação aos militares e se colocou à disposição para ajudar a 2ª Companhia e buscar políticas públicas que ajam de forma eficaz na segurança do município. 
“A crise da segurança pública em nosso Estado, talvez nos deixe sem a real dimensão do trabalho competente que os profissionais da polícia do Maranhão tem realizado. Mas quero ressaltar que estou na luta pra buscarmos soluções para a questão da segurança em nosso município”, disse.

Vídeo! Ladrão é pego por populares tentando roubar uma moto no Viva Maiobão.


No momento que foi pego por populares, o bandido chorava feito criança com medo de populares.

O bandido chorava feito criança, com medo de levar uma surra de populares
Um Ladrão foi pego por populares, na manhã desta quarta – feira (08) na praça do Viva Maiobão tentando roubar uma moto Honda Bis. 

De acordo com informações, o elemento já é conhecido na região. No momento que tentou cometer o crime, a vítima acabou reagindo. Após ver que não havia como roubar a motocicleta devido populares presenciarem a cena, o suspeito correu, mas populares conseguiram o agarra na rua ao lado da Delegacia de Polícia. 

A vítima só reagiu, porque percebeu que o suspeito não estava armado. O bandido ficou detido ao lado da delegacia até a chegada de uma viatura da PM, no momento que foi pego por populares, o bandido chorava muito com medo da população inicia o linchamento.

Veja o vídeo

Prefeitura de Paço do Lumiar convoca a população para elaboração do Plano Plurianual 2016-2019

A Prefeitura de Paço do Lumiar convoca a população luminense para participar da escuta territorial de elaboração do Plano Plurianual PPA 2016-2019 e Orçamento Participativo, quinta-feira, 09 de julho de 2015, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, situada na Praça de Nsª da Luz, Sede.
No encontro os luminenses poderão apresentar propostas de investimentos nas mais diversas áreas no município, como infraestrutura, educação, assistência social, saúde e outras. As reuniões estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias estaduais de Planejamento (Seplan) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com os municípios, com o objetivo de elaborar a peça que guiará os próximos quatro anos do Estado do Maranhão.
Mais - O PPA é a peça orçamentária que define os parâmetros pelos quais o Governo do Estado norteará as suas ações em um período de quatro anos. É a partir dele que são construídos os orçamentos de execução anual.


"Tentar jogar lama para o lado de cá não vai deixá-los limpos", rebate Rubens Jr

O vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA), rebateu nesta quarta-feira (8/jul) discurso do deputado do clã Sarney, Hildo Rocha (PMDB). Em seus discurso, Rubens afirmou que "o povo maranhense sabe muito bem quem tem relações com as empreiteiras que participaram da construção da Refinaria Premmium em Bacabeira".

Ainda sobre as investigações da Lava Jato, Rubens Jr afirmou: "É curioso que o grupo Sarney venha aqui tentar inverter os fatos, jogando ilações para cima do PCdoB. Tentar jogar lama para o lado de cá não vai deixá-los mais limpos".

Abaixo, a íntegra do discurso:

Sr. Presidente, Srs, Deputados, sras. Deputadas;

Chega a ser irônico que o grupo político que comandou o Maranhão por 50 anos, e que está atolado até o pescoço em complicações com a Justiça, venha a esta Tribuna fazer ilações sobre a Operação Lava Jato.

Diversos veículos da imprensa, como O Globo, Valor e Estadão, para citar apenas os principais, vêm noticiando há semanas que o doleiro Alberto Youssef incluiu em sua delação premiada a informação de que repassou propina da UTC para a então governadora Roseana Sarney. A mesma imprensa também noticiou que, em outra delação, a do próprio dono da UTC, Ricardo Pessoa, ele informou que pagou propina à Roseana e ao então ministro Edson Lobão.

O PCdoB não cai nem nunca cairá no erro afoito de condenar alguém com base apenas em uma delação premiada. O Ministério Público ainda apresentará denúncia e caberá ao Poder Judiciário julgar. Mas os fatos estão aí.

É curioso que o grupo Sarney venha aqui tentar inverter os fatos, jogando ilações para cima do PCdoB. Tentar jogar lama para o lado de cá não vai deixá-los mais limpos.

O povo maranhense sabe muito bem quem tem relações com as empreiteiras que participaram da construção da Refinaria Premmium em Bacabeira. Ou melhor, do que deveria ser uma refinaria, pois quase R$ 2 bilhões já foram enterrados em um terreno em Bacabeira e o que vemos quando passamos lá é só a terraplanagem.

Já contra Flávio não pesa uma denúncia sequer, em seu longo expediente de serviços prestados ao país, nos três Poderes: Executivo, Legislativo e também no Judiciário. Tentar fazer alguma ilação contra Nicolao Dino, membro do Ministério Público Federal há 24 anos, hoje ocupante do segundo maior cargo da Procuradoria Geral da República, também só pode soar como piada de mau gosto.

O povo maranhense conhece muito bem quem fala. Por isso, escolheu, com quase 1 milhão de votos de vantagem Flávio Dino para governar o estado pelos próximos quatro anos. E só em seis meses, o PCdoB já tem mostrado a que veio, sendo que Flávio hoje conta com mais de 70% de aprovação em nosso estado, seguramente, o governador mais bem avaliado do país.

Governo intensifica expansão do Procon para o interior do estado

Em processo de municipalização determinado peno governador Flávio Dino, a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) intensificou sua atuação nas cidades do interior do estado. Este mês, na unidade de Santa Inês, última a ser inaugurada, foi realizada a fiscalização educativa com os fornecedores locais. Também foram fiscalizadas agências bancárias em Estreito, no Sul do estado.
Na ocasião, que seguiu as diretrizes do diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, a equipe de fiscalização em Santa Inês vistoriou 48 lojas do município, esclarecendo dúvidas e abordando a necessidade e importância da presença de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, acessível aos consumidores, em cada uma das lojas. Foi dado o prazo de dez dias para que os estabelecimentos se adequassem às orientações.

Em Estreito, município na Região Sul do Maranhão, a fiscalização foi feita em agências bancárias. Foram fiscalizados, por representantes locais do Procon, os bancos Bradesco e Banco do Brasil e verificadas irregularidades nas duas agências.

Na agência do Bradesco foram encontrados problemas na máquina emissora de senhas, enquanto no Banco do Brasil, a lei do tempo de espera em filas, que assegura que a espera deve ultrapassar 20 minutos em dias normais e 30 em dias considerados de grande fluxo, não estava sendo cumprida.

De acordo com o diretor Duarte Júnior, o Procon Maranhão está presente em onze cidades maranhenses. O projeto de municipalização do órgão, veiculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), pretende inaugurar, ainda este ano, mais seis unidades. O projeto é uma das prioridades do governador Flávio Dino.

terça-feira, 7 de julho de 2015

INTERBAIRROS - Governo investe 30 Milhões para requalificação de 21, 42 Km de ruas e avenidas que interligarão os diversos bairros de São Luís.



Conheça as intervenções do projeto Interbairros que irão garantir maior fluidez ao trânsito de São Luís
O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís lançaram nesta segunda (6) o Projeto de Conexões Interbairros, que tem como objetivo diminuir o congestionamento nas principais avenidas de São Luís oferecendo alternativas de percurso aos motoristas.

Prefeitura de Paço do Lumiar apoia torneio de beach soccer da Pindoba

O campeonato que está na 14ª edição tem reunido vários times da modalidade no período da noite, na Arena Esportiva Santa Luzia, na Pindoba, em Paço do Lumiar. Os jogos tiveram início no sábado, 04, e segue até o dia 25, deste, com a participação de 24 equipes e uma torcida com mais de mil pessoas diariamente.
Na noite de ontem (06), o prefeito Josemar Sobreiro (PR) deu o ‘ponta pé’ inicial na partida entre “Corinthians do Iguaíba” e “Amigos do Miritiua”. Na ocasião, participou no ato, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz, o secretário de Administração, Gean Monteiro, o secretário de Planejamento e Articulação, Edinaldo Moura.
Para receber os Jogos Noturnos de Beach Soccer, a região recebeu intervenções por parte da Prefeitura de Paço do Lumiar, visando a melhoria do acesso à arena e segurança dos participantes, visitantes e comunidade, entre elas, na limpeza do entorno, reparos na iluminação e implantação de refletores, compactação da estrada principal e colocação de areia na arena.
Para o prefeito Josemar o esporte é um dos meios que agrega valores no sentido da promoção da interação social, uma vez que afasta as crianças e adolescentes da situação de violência e ociosidade. “O torneio de beach soccer da Pindoba é um exemplo desse trabalho social, pois além das disputas com entre adultos, também desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes, e a nossa meta é expandir essa atividade a outros bairros de Paço do Lumiar”, anunciou o prefeito.
De acordo com Jocileno Gouveia, organizador do torneio, o evento faz parte do calendário da comunidade da Pindoba e dos atletas do beach soccer do estado. “O evento também tem o seu lado social, pois proporciona aos jovens da Pindoba, os primeiros passos nesse esporte, e mais uma vez, com o apoio da gestão do Prefeito Josemar, vamos multiplicar as atividades para os alunos da rede municipal através do programa “Segundo Tempo”, disse.
Participam do torneio na Pindoba, seleções do Iguaíba, Pau Deitado, Timbuba, Pindoba, Maiobão, Miritiua, Itapera, Cumbique, Pindoba e da cidade de Morros.  O vencedor receberá o prêmio de R$ 1Mil  e mais troféu e medalhas, e ainda será escolhida a musa do torneio.
Mais - Entre as políticas voltadas ao esporte e lazer apontadas por Josemar, está a construção de quadras poliesportivas nas comunidades de Vila Cafeteira, Vila São José e Tendal. Os equipamentos com uma estrutura moderna atenderá a demanda das respectivas escolas e comunidade para atividades esportivas, lazer e entretenimento.   

Wellington do Curso repudia caso de linchamento em São Luís

O deputado Wellington do Curso (PPS) repudiou, na manhã desta terça-feira (7), o caso de linchamento ocorrido na tarde da última segunda-feira (6) em São Luís. Durante seu pronunciamento, o parlamentar conclamou a população a evitar o sentimento de vingança que, segundo ele, é um dos motivadores dessas práticas.
“Na tarde de ontem (6), a mais recente vítima de linchamento foi um jovem negro, de 29 anos, identificado como Cledenilson Pereira da Silva, que morreu após ter sido espancado por moradores da comunidade do bairro Jardim São Cristóvão. O jovem foi amarrado em um poste e agredido (linchado) até a morte. Este sentimento apenas alimenta a crescente onda de violência, observada nos últimos meses no Brasil. Ressalta-se que, numa sociedade democrática, o processo e a punição são feitos exclusivamente pelo Estado. Neste sentido, quando há 'justiça' pelas próprias mãos, há também um novo crime”, lamentou.
Para o parlamentar, muitas vezes os linchamentos ocorrem com a justificativa de garantia da ordem, mas, em geral, o argumento é de que essa prática ocupa a função de suprir a ausência da Justiça devido o mau funcionamento do Estado. “Os justiceiros, quando agem, agem em nome da ordem, mas, nestes casos de ‘justiçamento’, as ações praticadas não provocam a ordem, mas a desordem”, ressaltou.
Wellington também comparou os casos de linchamentos aos atos de violência contidos no Código de Hamurabi, de 1760 a.C., que defendia o lema: “olho por olho, dente por dente”.
“Faço um questionamento aos senhores e qual a ligação que temos com o Código de Hamurabi de 1760 a.C, a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1969 e um crime bárbaro diante dos nossos olhos, na manhã-tarde desta segunda-feira. Antes de Cristo, no Código de Hamurabi, já era prevista a Lei de Talião, olho por olho dente por dente, mas isso quase 2.000 anos a.C e já estamos em 2.000 anos d.C. Em 1969 foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende que todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, e ninguém será submetido à tortura, nem tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, disse.
O deputado destacou, ainda, a necessidade de o governo liberar mais recursos para as políticas de Educação e Cultura no Estado.
“A frustração diante da omissão do Estado, enquanto Executivo, Legislativo e Judiciário, e a impunidade de praticantes de diferentes crimes, podem levar as pessoas a tentarem promover a chamada ‘Justiça com as próprias mãos’. Com isto, banaliza-se a vida e a prática da violência serve de justificativa para a própria violência. Neste caso, não se trata de uma questão de segurança pública, mas também uma questão de se educar as pessoas. O governo tem que rever as prioridades do Orçamento. Se formos investigar, veremos que é pouco o que é destinado para a Educação e Cultura no país e no Estado. De que adianta termos maior desenvolvimento econômico sem desenvolvimento humano?”, questionou. Vivemos num estado democrático de direito e não podemos ser omissos a tais práticas absolutamente ilegais. Vivemos em um país onde existem leis, o devido processo legal, julgadores e onde a pena de morte é vedada. O jovem deveria ter sido preso, processado e julgado a partir do acesso à Justiça e do devido processo legal. Reafirmo a necessidade de promoção da segurança e da cidadania a todos os maranhenses. Não podemos naturalizar a morte violenta de uma parcela expressiva da nossa sociedade. Precisamos de forma objetiva implementar um modelo de educação que tenha como princípios os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana”, acrescentou o parlamentar.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Marcelo Portela participa de Aniversário do Conjunto Sítio Natureza


No dia 28 de junho o Conjunto Sítio Natureza completou três anos de existência. O vereador Marcelo Portela participou das comemorações. A comunidade nasceu através do Projeto “Minha Casa Minha Vida”, governo Federal.
O vereador Marcelo Portela destacou que o conjunto precisa ser olhado com carinho pelo poder público luminense. "Este é um bairro de pessoas humildes e honradas, que querem melhores condições para trabalhar e educar seus filhos. Da minha parte na Câmara Municipal tenho defendido os interesses desta querida comunidade e de tantas outras comunidades do nosso Paço do Lumiar. Parabéns a todos os moradores", finalizou.
Além das comemorações pelos três anos da comunidade, os moradores também festejaram mais uma conquista, a partir da próxima quarta-feira (08), uma linha de transporte alternativo começou a circular na comunidade. A linha fará o percurso Sítio Natureza – Cidade Operária via Socorrão 2 e Cidade Olímpica. O que dará uma opção a mais de destino para o município de Paço do Lumiar.
O serviço será prestado pela COOSUMA, que atendendo a um pedido da comunidade e do vereador Marcelo Portela, comprometeu-se a contratar fiscais e cobradores da própria comunidade, gerando assim emprego e renda para os moradores. 

Artigo de Flávio Dino: O caminho é pela Educação

As melhores experiências propiciadas pelos caminhos que percorremos são os diálogos que travamos e que nos fazem refletir, amadurecer ideias e colocá-las em prática. Ao longo de tantas caminhadas pelo Maranhão, muitas vezes ouvi de mães a alegria de ter seu filho com acesso ao ensino profissionalizante e tecnológico através dos Institutos Federais (IFMA), ou relatos de outras famílias que mantém a esperança de que seus filhos ali ingressem.

Hoje, o Maranhão infelizmente não possui uma rede estadual de escolas para ensino tecnológico aos nossos jovens, que muitas vezes saem de sua terra em busca de oportunidade fora do Estado. Essa realidade é exatamente o que nós queremos mudar. Mas como fazer isso diante de tantas dificuldades? Não é tarefa simples, mas finalmente demos os primeiros passos na implementação desse objetivo, com décadas de atraso em relação a outros Estados.
Com políticas públicas voltadas para a inclusão social, o Governo do Estado começa a trilhar essa nova estrada, que tem como principal objetivo fazer com que as nossas riquezas promovam desenvolvimento para todos, meta essa que foi amplamente aprovada pelos maranhenses em outubro de 2014. Diversas experiências internacionais, como China, Canadá e Coreia do Sul, por exemplo, comprovam que a estratégia mais eficaz para a Justiça Social é a Educação.
Na semana que passou, demos mais alguns passos significativos para termos mais aprendizagem nas escolas maranhenses. Editamos o Decreto que regulamenta o programa Mais Bolsa Família Escola, que foi lançado ao lado da ministra Tereza Campello, responsável pelo programa Bolsa Família no Brasil. Serão mais de 1 milhão de estudantes maranhenses que receberão, através de cartão magnético tipo débito, parcela anual de R$ 46 para compra exclusiva de material escolar. Com recursos oriundos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai transferir em janeiro de 2016, direto às famílias inscritas no CadÚnico do Governo Federal, esse valor, para que possam ter acesso, muitas delas pela primeira vez na vida, a fardamento ou calçado escolar, livro paradidático ou uma simples caixa de lápis de cor, com que poderão ver pela primeira vez seus sonhos coloridos no papel.
Em outra frente, começamos aINVESTIR aproximadamente R$ 500 milhões em infraestrutura educacional em todo o Maranhão, através do programa Escola Digna gerenciado pela Secretaria de Educação. Além da fundamental tarefa de substituir escolas de taipa nos municípios e promover o ambiente escolar acolhedor para milhares de pequenos maranhenses, esse programa prevê também a efetivação da Educação em Tempo Integral através de 30 Núcleos nas maiores cidades do Maranhão e a qualificação dos professores – com formação continuada na docência.
Vale lembrar que em 2015 também aplicamos R$ 250 milhões em valorização salarial e progressões profissionais aos professores estaduais. Apresentamos, portanto, um amplo cardápio deINVESTIMENTOS para que o processo de formação de nossos jovens seja cada vez mais qualificado. Este, sem dúvida, é o maior programa educacional da história do Maranhão, cujos efeitos serão claramente sentidos nos próximos 10 anos. E é exatamente por serem investimentos cujos frutos demoram algum tempo para serem colhidos que muitos governantes não os priorizam, mas eu não governo para fazer demagogia superficial, e sim para transformar de verdade a vida das pessoas.
Essas não são decisões “frias” de um governo burocrático, mas sim decisões dotadas de coragem para ampliar direitos a quem sempre teve oportunidades negadas. Em vez de soluções equivocadas como a redução da maioridade penal, que infelizmente a Câmara aprovou de modo inconstitucional, o Maranhão propõe dar a todas as crianças e jovens o direito de sonhar com um futuro melhor. Sonhos esses que têm as cores de um Estado mais democrático, com mais desenvolvimento e mais justiça para todos.

Operações policiais triplicam a apreensão de drogas no Maranhão/ Ao todo foram apreendidas 1.117,6kg de entorpecentes somente nos primeiros seis meses de 2015

O combate ao tráfico de drogas é uma das prioridades do Governo do Maranhão, pois essa prática criminosa é responsável pelo registro de várias outras, como homicídios e latrocínios, além do FINANCIAMENTO de organizações criminosas. Nos seis primeiros meses deste ano, as forças policiais do Maranhão já apreenderam 1.177,6kg de drogas. Esse número representa um aumento de 165% em relação às apreensões registradas no mesmo período do passado, quando foram apreendidos 444,2kg de droga.

“Combatendo o tráfico de drogas estamos atuando na prevenção de uma série de outros crimes, pois é daí que vem o FINANCIAMENTO das organizações criminosas. Sem dinheiro elas perdem força de atuação. Com o combate ao tráfico também colaboramos para a redução dos índices de violência”, destacou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, relatando que uma das prioridades do governo Flávio Dino é colocar em prática a política de promoção de paz.

Do total de drogas apreendidas de janeiro a junho deste ano no Maranhão, 837,3kg foram de maconha e 340,2kg foram de cocaína e seus derivados, incluindo merla e crack. Nos seis primeiros meses de 2014 foram apenas 358,9kg de maconha e 85,3kg de cocaína e derivados. Os dados são do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) e do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA).

O resultado tão positivo se deve à integração inédita dos serviços de inteligência de todas as forças policiais do estado. “Com esse fluxo de informação bem-definido pelo governo Flávio Dino, conseguimos fazer intervenções mais rápidas e precisas”, frisou o delegado-geral Augusto Barros.

Plantações de maconha
Fazendo uma análise mais profunda, é possível identificar um número ainda mais expressivo de drogas apreendidas no estado, já que nos registros do SINESPJUC e do Icrim não estão contabilizadas as centenas de pés de maconha clandestinos encontrados e incinerados em várias regiões do estado no início deste ano.

No mês de maio, uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Choque (BPChoque), a Polícia Militar e o Grupo Tático Aéreo (GTA), acabou com um plantio de 9 mil pés de maconha no município de Santa Luzia do Tide. Somente na região de Tutóia, duas plantações foram incineradas apenas neste ano: uma em fevereiro e outra em junho.

Em entrevista, deputado Wellington debate sobre empreendedorismo

Em entrevista ao programa “Mesa Redonda", ancorado pelo jornalista Luiz Pedro, da TV Assembleia, o deputado e empresário Wellington do Curso (PPS) debateu sobre empreendedorismo. Também participaram da discussão o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Antonio Garcês; o professor e coordenador de empreendimentos em incubação da UFMA, Marcos Resende, e o gerente de negócios do Banco do Nordeste de São Luís, Wagner Lourenço.
Na ocasião, Wellington fez um balanço  sobre sua trajetória de vida à frente do empreendedorismo e destacou a necessidade de se investir e valorizar os diversos empreendimentos pois, segundo ele, são oportunidades para que as pessoas mudem de vida.
"Minha experiência como empreendedor surgiu pela necessidade de conquistar algo próprio, ainda na adolescência. O papel do empreendedor pode ser compreendido a partir de alguém que identifica oportunidades, agarra essas oportunidades e as transformam em um negócio lucrativo. É de grande importância que todas as esferas do governo se preocupem em incentivar o empreendedorismo e garantir a formalização das iniciativas empreendedoras fazendo, assim, com que mais pessoas possam ter oportunidades de investirem naquilo que sonham", ressaltou o parlamentar, que está há mais de 20 anos à  frente da administração de um curso preparatório para concursos e vestibulares.
Sobre o programa:
A entrevista será exibida na próxima sexta-feira (17), às 9h30min. 
O programa Mesa Redonda debate com políticos, pesquisadores, lideranças empresariais dos setores de indústria, comércio e comunitárias sobre temas relevantes, polêmicos e atuais e de interesse da população, sempre com quatro entrevistados para fazer o contraponto e enriquecer a discussão.

domingo, 5 de julho de 2015

A convite do prefeito Josemar, secretário Julião Amin visita instalações do SINE de Paço do Lumiar

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, e equipe da Setres visitaram, a convite do prefeito Josemar Sobreiro (PR), as futuras instalações do Sistema Nacional de Empregos de Paço do Lumiar (Sine), na manhã desta sexta-feira (03). O prédio anexo à Casa do Trabalhador, passa por últimos ajustes na estrutura física, para sua inauguração dia 23 de julho.
No encontro, a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira representou o prefeito Josemar e, durante dialogo, expôs sobre a necessidade de implantação do SINE como um equipamento que fortalecerá ainda mais as políticas de qualificação profissional, amparo e regulamentação do trabalhador luminense. Na oportunidade, a secretária apresentou também a política municipal de fomento da economia solidária mantida pela gestão municipal.
O secretário de estado do Trabalho, Julião Amin,  reforçou o apoio à administração do prefeito Josemar Sobreiro no que tange aos investimentos que subsidiem a qualificação profissional e garantias ao trabalhador luminense. “O prefeito Josemar tem desempenhado um importante trabalho no município e nós retificamos a parceria para que mais recursos sejam destinados e aplicados em benefício à população deste município”, disse Amin.
O SINE ofertará serviços que vão desde a emissão de documentos como Carteira de Trabalho, intermediação à mão – de-obra, encaminhamentos ao emprego, seguro desemprego, cursos, atendimento à empresas, entre outros.

Leonardo Bruno participa do 1º Seminário sobre a Expansão da Rede Legislativa de Rádio e Tv Digial


O presidente da câmara de vereadores  de Paço do Lumiar  Leonardo Bruno participou (03) do 1° Seminário sobre a expansão da rede legislativa de rádio e TV digital que aconteceu no Complexo de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão no Auditório Fernando Falcão. Estavam presentes o secretário de comunicação da Câmara Federal deputado Cléber Verde, o vice presidente da Câmara federal deputado Valdir Maranhão, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão deputado Othelino Neto, o deputado Wellington do Curso, além dos presidentes de câmaras municipais de mais de 120 municípios. 

A Câmara municipal de Paço do Lumiar foi uma das primeiras a solicitar da câmara federal o convênio para implantação da Rádio e TV digital que possibilitará uma melhor comunicação entre a população e o legislativo luminense.