sábado, 27 de junho de 2015

NOTA OFICIAL, A respeito de nota atribuída à Pastoral Carcerária, o Governo do Maranhão tem a informar:

1 – A nota é absurdamente inverídica, pois jamais o governador do Estado afirmou que o sistema penitenciário estava perfeito e isento de problemas, tampouco se “descontrolou”. Frise-se que a reunião encontra-se gravada e terminou com uma festiva foto, com todos os participantes.

2 – O governador do Estado apenas respondeu a uma equivocada afirmação de que o sistema penitenciário “piorou” neste ano de 2015. Ao fazê-lo, resumiu os avanços e anunciou as medidas que serão adotadas para continuar melhorando. Lembramos que, neste ano, houve uma redução de 61% no número de fugas e de 63% no número de mortes, e nenhuma rebelião em Pedrinhas. Os dados são públicos e estão à disposição de todos.

3 – Na verdade, a nota atribuída à Pastoral Carcerária deriva da revelação de que um dos seus membros recebia remuneração indevida de uma empresa terceirizada no sistema penitenciário. O que gera, aí sim, reações prepotentes e descontroladas.

4 -  Sobre a presença da Pastoral Carcerária em Pedrinhas, ela será sempre bem vinda, assim como tem sido bem recebidas todas as instituições que verdadeiramente querem melhorar a execução penal no Brasil. O governo do Maranhão vai continuar corrigindo os erros do sistema penitenciário, nos termos de Acordo assinado com o presidente do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades.

GOVERNO DO MARANHÃO

Roubos em ônibus têm redução de 46%, aponta Sindicato das Empresas de Transportes

O mês de junho de 2015 registrou queda de 46% nas ocorrências de roubos a coletivos, em relação ao mesmo período no ano passado. O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, colocou em ação a Operação Catraca, que consiste em rondas nos coletivos para evitar assaltos a ônibus e garantir tranquilidade e segurança aos usuários do transporte público na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo o balanço feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís, entre os dias 1º e 25 de junho de 2015 houve queda de 46% nos roubos a coletivos em relação ao mesmo período do ano passado e queda de 78% em relação ao mês de junho de 2013. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirma que a Operação Catraca continuará com ações preventivas para evitar assaltos e roubos nos ônibus que rodam em São Luís.
Através de blitz, revistas, busca de armas e drogas a Polícia Militar tem desenvolvido um trabalho que visa combater a violência nos coletivos.  A operação responsável pela segurança nos coletivos é chamada de Operação Catraca e faz parte de uma série de ações integradas da Segurança Pública para combater os principais tipos de crime na Região Metropolitana.
Dados da capital revelam que o último trimestre observou uma grande diminuição no número de roubos em coletivos no total. O levantamento do Sindicato mostra que em relação a abril deste ano, o mês de junho registrou uma queda de 67 ocorrências (abril) para 14 (em junho), o que corresponde a redução de 79% na quantidade de crimes nos coletivos. O governador Flávio Dino assegura que ações de prevenção e combate à criminalidade continuarão a promover cada vez mais segurança a toda à população.
Número de homicídios também é menor
O número de homicídios registrados no mês de maio também é menor, se comparado com as ocorrências no mesmo mês do ano passado, além de aumento da quantidade de armas apreendidas em todo o estado, se comparamos os dados com o mesmo período do ano passado. A variação é de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 71 homicídios dolosos na capital enquanto em 2015, esse número caiu para 62.
Entre janeiro e maio de 2015, foram apreendidas 554 armas durante as prisões e operações realizadas pela Polícia Militar. Esse dado revela a saída das ruas de armamento ilegal e potencialmente perigoso.

Últimos dias de festejos juninos são os mais esperados e devem atrair milhares de pessoas para os arraiais e encontros de bumba meu boi

A temporada junina está terminando, mas tudo indica que a festa vai ter um encerramento grandioso. Para o último fim de semana de junho, somente nos três principais arraiais entre os 20 organizados pelo Governo do Estado, a expectativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) é que o público supere a marca de 400 mil pessoas. O Arraial do Ipem é um dos mais procurados. Mais 400 mil pessoas são esperadas nos festejos de São Pedro e São Marçal, tradicionais encontros dos grupos de bumba meu boi.

Público disputou cada espaço para acompanhar as atrações no palco do Arraial do Impem. Foto: Karlos Geromy/Secom
Público disputou cada espaço para acompanhar as atrações no palco do Arraial do Impem. Foto: Karlos Geromy/Secom
Resgatado após dez anos fora do circuito junino, o antigo Arraial do Ipem atraiu um grande número de pessoas nesta sexta-feira (26). Com segurança e muita tradição, as atrações juninas conquistaram o público, que assistiu, entre tantas apresentações, à do Boi de Nina Rodrigues. O governador Flávio Dino, que esteve entre os brincantes, destacou o brilho da festança junina no Maranhão. “Agora, a alegria se intensifica em todos os arraiais. Trata-se de um momento ímpar no Brasil, no qual os maranhenses se enfeitam, dançam e espalham poesias até o fim do mês de junho, quando a festa culmina na homenagem a São Marçal, no João Paulo”, destacou o governador.
Na avaliação da secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, o Arraial do Ipem foi uma das grandes realizações do governo neste São João. “Retomamos espaços que historicamente eram integrados à programação junina do Governo. Deste modo, representam parte importante da devolução da autoestima da população, que pode contar com novos e adequados espaços para aproveitar as festas juninas, como no Ipem e também no Parque Folclórico da Vila Palmeira”, afirmou.
Arraial da Vila Palmeira também está entre os que mais recebem  brincantes. Foto: Nael Reis/Secom
Arraial da Vila Palmeira também está entre os que mais recebem brincantes. Foto: Nael Reis/Secom
Tradição vai reunir milhares de pessoas
Na próxima segunda-feira (29), e na terça (30) acontecem dois importantes momentos dentro dos festejos juninos, a Festa de São Pedro e a de São Marçal, respectivamente.
Para o festejo no Largo de São Pedro, na Madre Deus, o público estimado é de 100 mil pessoas e mais de 200 grupos de bumba meu boi de zabumba, muitos deles do interior, que se despedem da temporada junina de 2015 levando a benção do Santo Padroeiro dos Pescadores.
Já nas primeiras horas do dia 30, terá início a 88 ª Edição do Festejo de São Marçal, que reunirá mais de 25 grupos de bumba meu boi de matraca, no bairro do João Paulo. Neste dia são esperadas mais de 300 mil pessoas, que passarão pela Avenida São Marçal ao longo de todo o dia.

Governo Federal regulariza terras quilombolas no Maranhão

A presidente Dilma Rousseff assinou na última segunda-feira (22) 10 decretos de regularização de terras quilombolas em diversos estados do Brasil, entre eles o Maranhão.


A região quilombola beneficiada fica na cidade de Itapecuru-Mirim no quilombo Santa Rosa dos Pretos, pertencente à massorregião Norte Maranhense.

Para o deputado federal Rubens Pereira Jr., a medida é um importante avanço no reconhecimento cultural desses povos. “A preservação das terras quilombolas é essencial para manutenção dos nossos traços e costumes culturais”, destacou Rubens Jr.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

O estado do Maranhão é um dos cinco no Brasil cuja constituição reconhece às comunidades quilombolas o direito à propriedade da terra. Essa garantia é fruto da luta do movimento negro, que conseguiu a inclusão do artigo 229 na Constituição Estadual do Maranhão, promulgada em 1989.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

VEREADOR WELLINGTON SOUSA (PSB) SOLICITA A INSTALAÇÃO DE UNIDADES DO PROCON E DA JUNTA COMERCIAL EM PAÇO DO LUMIAR.

O Município de Paço do Lumiar localiza-se na região metropolitana. Assim como as cidades vizinhas Raposa, São Luís e possui em seu território ampla rede de empresas,com clientes diversos, construindo uma cadeia de relacionamento que nem sempre funciona de maneira cordial. 

Em respeito aos luminenses, o vereador Wellington Sousa ( PSB) protocolou na Casa Legislativa de Paço do Lumiar duas indicações de extrema importância, com a finalidade de facilitar o acesso aos órgãos PROCON E JUNTA COMERCIAL, proporcionar mais agilidade e comodidade aos moradores de nosso município. "É importante que nossa cidade possua as UNIDADES DO PROCON E DA JUNTA COMERCIAL. 

Paço do Lumiar tornou-se, ao longo da História, uma cidade, com problemas relacionados a aglomerado urbano. Como vereador trabalho para melhorar o convívio social dos nossos munícipes, tendo plena convicção que nem toda vez o cliente possa, de imediato, ir a capital pra resolver problemas que poderiam ter resolutividade aqui mesmo. A instalação é necessária, acredito que minha indicação será atendida." - vereador Wellington Sousa.

MEC anuncia nesta sexta-feira o novo limite de vagas para o Fies/ Alterações valerão no segundo semestre e nos próximos anos

O Ministério da Educação (MEC) anuncia, nesta sexta-feira, as alterações no programa de Financiamento Estudantil (Fies), que valerão para o segundo semestre e nos próximos anos. Os juros vão aumentar e o limite de renda dos beneficiados será menor.

O Fies terá oferta máxima de vagas por ano. Além disso, os tipos de cursos financiados e os indicadores de qualidade serão mais restritos.

Instituições privadas gaúchas temem que o Rio Grande do Sul fique de fora da edição do segundo semestre do Fies.

_ Dentre as novas regras está a priorização das regiões Norte e Nordeste e um corte para 80 mil vagas. Para a região Sul com certeza não vai sobrar vagas_ afirmou presidente do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), Bruno Eizerik.

Deputado Glalbert Cutrim sai em defesa por recuperação de vias do Paço do Lumiar

Paço do Lumiar foi citado ​na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) como uma das cidades da região que precisam de melhorias urgentes na área da infraestrutura. A defesa foi feita pelo deputado Glalbert Cutrim (PRB) durante pronunciamento, solicitando do Governo do Estado, a continuidade dos convênios de pavimentação e drenagem de vias do Maiobão.

De acordo com o deputado, é necessário que o governo estadual realize em parceria com a Prefeitura luminense este trabalho de forma urgente, uma vez que o bairro é o maior conjunto habitacional da cidade e boa parte das vias está com sua infraestrutura comprometida, principalmente devido às fortes chuvas que continuam caindo na Grande Ilha. “É importante que algumas obras, iniciadas ano passado, sejam retomadas e outras executadas a partir de agora. O Maiobão é um bairro com uma população maior do que muitas cidades maranhenses e estes moradores estão clamando por este trabalho”, disse.

O prefeito Josemar Sobreiro (PR) recebeu a mensagem do parlamentar com otimismo. “Estamos aguardando a retomada dos serviços de recuperação de ruas e avenidas do conjunto Maiobão e demais comunidades. Tenho a certeza que o Governador Flávio Dino irá amparar não só Paço do Lumiar como as demais cidades que sofreram com o bloqueio dos convênios”, frisou.

Ainda de acordo com Josemar, o deputado Glalbert Cutrim tem mostrado todo o seu empenho na Assembleia Legislativa, no apoio aos municípios com reivindicações de melhorias em diversas políticas, além de ser um jovem político, atuante e comprometido com os interesses dos maranhenses.


Marcelo Portela pede reparo em canteiros das avenidas 09 e 11 do Conjunto Maiobão

O vereador Marcelo Portela fez um pronunciamento esta semana na Câmara de Vereadores para falar sobre a obra do canteiro central das avenidas 09 e 11 do Conjunto Maiobão. Durante seu discurso, o vereador ressaltou que estes canteiros além de muito altos, deixaram sem acessos várias ruas transversais à avenida. Fazendo com que moradores tenha que fazer um grande deslocamento para fazer retornos e assim chegarem a locais, que antes eram mais próximos.
Além do problema no acessos as ruas que ligam as avenidas, o vereador também destacou a questão da acessibilidade para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na oportunidade, Marcelo Portela relatou que ele mesmo presenciou um cadeirante, passando por uma grande dificuldade ao tentar se locomover pela avenida 09. “Já me deparei com idoso e com cadeirantes tentando atravessar o canteiro e passando por dificuldades, as vezes tendo que seguir até o retorno, que é bastante longe, pra poder atravessar”, disse.
Marcelo Portela pediu que a prefeitura de Paço do Lumiar faça os devidos reparos nos canteiros centrais dessas avenidas, pra que o morador sinta-se seguro ao atravessar, tenha acesso a ruas e avenidas próximo de onde mora e o mais importante, que garanta a acessibilidade a todos.
“É necessário que todos aqueles que tem mobilidade reduzida, possam ter facilidade ao se deslocar. Peço que a prefeitura envie uma equipe técnica pra avaliar o canteiro e fazer o devido reparo”, ressaltou Marcelo.

Dupla é presa ao tentar fazer empréstimo usando nome de delegado

Renato Willame Sousa e Thiago Araújo Pinheiro tentavam tirar um empréstimo de R$ 100 mil na Caixa Econômica Federal com os dados de um delegado lotado no município de Pinheiro

Uma dupla de estelionatários foi apresentada agora há pouco na Superintendência de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima, após tentar realizar um empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal utilizando o nome de um delegado de polícia lotado no município de Pinheiro. Ele veio a São Luís e, junto com policiais da Seic, conseguiu prender a dupla dentro do banco.

Renato Willame Sousa foi preso dentro do banco e Thiago Araújo Pinheiro, que seria o hacker responsável por rastrear os dados da vítima, foi preso no Angelim. Eles tentaram realizar um empréstimo no valor de R$ 100 mil. Segundo a polícia, Renato já havia aplicado um golpe na empresa Renner, no valor de R$ 2.400. Com a dupla foram apreendidos R$ 1.290, seis cartões e um cheque no valor de R$ 530. Eles foram autuados por estelionato e documentação falsa.

Em Brasília, Rubens destaca escolas inauguradas em Matões

O vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr (MA), destacou na Câmara dos Deputados em Brasília as recentes ações da Prefeitura de Matões, no Maranhão. Neste último sábado (20), a prefeitura de Matões entregou às comunidades dos povoados de Carreira D'agua, Vargem, Assuviante e Rabo da Mambira novas escolas, atendendo aos desejos dos moradores e cumprindo mais um dos compromissos firmados pela prefeitura junto àquelas comunidades: escolas dentro do padrão do Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE).

"Destaco que as obras foram realizadas, em sua maior parte, com recursos próprios do município. Em si só, esse fato já chamaria a atenção, ainda mais o mesmo ocorrendo em meio a uma crise financeira que se arrasta por todo o mundo e também começa a fazer sentir seus efeitos pelo Brasil", afirmou.

Rubens parabenizou a prefeita Suely Pereira pela iniciativa em favor da qualidade de vida da população de Matões. "Hoje podemos ter esperança de jovens capacitados para serem bons profissionais amanhã", afirmou.

Com as quatro novas unidades inauguradas, a gestão da prefeita Suely Pereira chega a 50 novas escolas, extinguindo no município as famigeradas escolas de taipa ou palha, uma praga que envergonha o Maranhão. "Tivesse a prefeita a sorte de ter Flávio Dino como governador antes, e as obras não teriam sido inauguradas em 2015, mas muito antes", afirmou. "Isso porque, pela primeira vez no Maranhão, estamos tendo um governador amigo das cidades, independente da coloração partidária de quem comanda a máquina pública no município".

quinta-feira, 25 de junho de 2015

️ Boletim Notícias do Maranhão #GovernoDeTodosNós

Governo convoca mais 2.294 candidatos aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), convocou nesta quinta-feira (25) mais 2.294 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para soldado da Polícia Militar e soldado bombeiro Militar. Os convocados agora farão o teste de aptidão física (TAF).

Edital de convocação, click> EDITAL

Maranhão é o estado com maior percentual de aprovação dos planos municipais de educação 

O Maranhão é o estado brasileiro, proporcionalmente, com o maior percentual de Planos Municipais de Educação (PME) aprovados e sancionados. 74% dos municípios maranhenses já estão com seus documentos em vigor. Os dados foram confirmados nesta quinta-feira (25), pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Saiba mais, click > AQUI

Nota Legal é aprovado por unanimidade na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 129/15, de autoria do Governo do Estado, que institui o Programa de Estímulo à Cidadania Tributária do Estado do Maranhão – “Nota legal”. A proposta leva aos cidadãos benefícios de créditos financeiros, que poderão ser utilizados para abatimento do IPVA, recarga de celular e ingressos para eventos esportivos e artísticos.

Saiba mais, click > AQUI

Empresários elogiam nova tabela do Simples 

A classe empresarial comemorou a iniciativa do Governo em estabelecer uma nova tabela de impostos para as pequenas e médias empresas do Maranhão. O Projeto de Lei, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, atualiza os percentuais que já estavam defasados, beneficiando os microempreendedores maranhenses, que representam mais da metade do PIB no Estado. 

Saiba mais, click > AQUI

Procon constata inadequações no serviço de ferryboat no Maranhão 

Em fiscalização no serviço de ferryboat realizada após queixas de consumidores, o Procon constatou, o não cumprimento à lei da gratuidade para idosos e da tabela de horários, além da ausência de toldos e pisos apropriados – como o piso tátil que facilita o acesso à passageiros com dificuldade na visão e o antiderrapante, que evita escorregões em dias de chuva. A condições de higiene da lanchonete do local também foram desaprovadas pela equipe do Procon.

Saiba mais, click > AQUI

Polícia Civil prende membros do PCC e desarticula quadrilha de traficantes na Vila Conceição 

Operação desencadeada pela Polícia Civil, à noite desta quarta-feira (24), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), resultou na prisão de uma quadrilha de traficantes na Região Metropolitana de São Luís. Entre os envolvidos, dois suspeitos são apontados de fazerem parte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) do Estado de São Paulo.




Saiba mais, click > AQUI

#GovernoDeTodosNós

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CAMINHADA EM HOMENAGEM AO PROFESSOR GILBERTO NUNES É NESTE SÁBADO!


veja vídeos em homenagem ao Gil:



Paço do Lumiar apresenta demandas durante reunião entre Conleste e Governo do Estado

O prefeito Josemar Sobreiro (PR) e demais gestores dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense – Conleste - se reuniram nesta terça-feira (23), com o Governador Flávio Dino (PCdoB) e secretariado estadual, no Palácio dos Leões, onde discutiram uma pauta extensa de reivindicações quanto à necessidade conveniar entre as esferas.
Durante a reunião, cada gestor expôs a realidade dos municípios, com ênfase nos problemas enfrentados para com a realização de políticas, entre elas, educação, saúde e infraestrutura.   Após a reunião, o prefeito Josemar mostrou-se otimista com as propostas de convênios apresentadas, uma vez que vem a atender demandas comuns de todas as cidades associadas.
O presidente do Conleste e prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, enfatizou em seu pronunciamento a necessidade de diálogo permanente e abertura junto ao Governo Estadual para a celebração de convênios.

Relatório de Rubens Jr sobre PEC da Cultura é aprovado na Câmara

O relatório do vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Pereira Jr (MA), sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Cultura foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O relatório de Rubens foi favorável à validade da PEC.

A Proposta de Emenda Constitucional 421 de 2014, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) estabelece uma porcentagem mínima de investimento em cultura nas três esferas da federação, Estados, Municípios e a União.

O parecer de Rubens Jr foi apresentado nesta quarta-feira (13/mai) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC). A PEC prevê aplicação mínima em cultura de 0,5% dos tributos arrecadados, no primeiro ano. No segundo ano, o piso subiria para 1,5% e no terceiro 2%, dos tributos arrecadados.

Na visão do deputado Rubens Jr. a proposta tem como objetivo o fortalecimento cultural do Brasil: “Esta PEC vem engrandecer a cultura brasileira como patrimônio indispensável da construção da cidadania do nosso país”.

Cantor Cristiano Araújo morre após acidente de carro em GO, diz hospital/ Cantor sofreu um acidente na BR-153,em Morrinhos, nesta madrugada. Namorada dele também não resistiu e morreu; outros dois ficaram feridos.


Fernanda Borges e Sílvio Túlio
Do G1 GO
O cantor goiano Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada dele, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19, morreram na manhã desta quarta-feira (24) após um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. O Hospital de Urgências de Goiânia(Hugo), para onde ele foi transferido, e a assessoria de imprensa do sertanejo confirmaram a informação às 8h30.
Já a morte de Allana foi confirmada pelo empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos. "O corpo dela foi levado ao IML [Instituto Médico Legal] de Morrinhos e os familiares foram ao local para a liberação", disse ao G1.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, por volta das 3h30, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. O cantor chegou a ser socorrido(veja vídeo abaixo) ao Hospital Municipal de Morrinhos e depois transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital. Em seguida, seguiu de helicóptero até o Hugo, mas não resistiu.

Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro, sendo outro empresário e o motorista. Segundo os bombeiros, eles sofreram ferimentos leves e também foram encaminhados a um hospital na capital.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.
Segundo o Antônio Pereira dos Santos, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show e não precisasse dirigir". Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".

A assessoria de imprensa do cantor informou que o velório será realizado no Ginásio Goiânia Arena, na capital. O horário ainda não foi definido, pois depende da liberação do corpo do sertanejo.
Cristiano Araújo (Foto: Divulgação)Cristiano Araújo voltava de show em Itumbiara quando sofreu acidente (Foto: Divulgação)
Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor.

O próximo show de Cristiano Araújo estava marcadado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco. No sábado (27), ele se apresentaria na Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará.

Trajetória
O goiano foi "cantor por natureza" já que a música está há quatro gerações na sua família, desde seus bisavós, avós, pais e tios. Segundo o perfil de seu site oficial, aos seis anos ele ganhou seu primeiro violão, no qual fez seus primeiros acordes, e aos nove, começou a se apresentar em público.

Aos 10 anos fez sua primeira composição e aos 13, gravou seu primeiro CD com cinco músicas. Continuou com sua carreira solo até os 17 anos, quando resolveu cantar em duplas, em um período que durou cerca de seis anos.

Em 2010, resolveu seguir de fato carreira solo, preparando a gravação de CD e DVD com participações de vários artistas. Em janeiro de 2011, o projeto foi concretizado, com a ajuda de grandes cantores e amigos, como Jorge (da dupla Jorge e Mateus), Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo, entre outros. Foi aí que ele estourou em 2011, com a música "Efeitos", gravada com o também sertanejo Jorge, da dupla Jorge e Matheus.

  •  
Capotamento aconteceu na BR-153, entre Goiatuba e Morrinhos, em Goiás (Foto: Divulgação/PRF)Capotamento aconteceu na BR-153, entre Goiatuba e Morrinhos, em Goiás (Foto: Divulgação/PRF)

terça-feira, 23 de junho de 2015

ABSURDO! A Tv Mirante não pode falar nem mostrar a imagem de Flávio Dino.


Governo e Supremo Tribunal Federal firmam acordo para finalizar construção e reforma de presídios no MA



Acompanhe o vídeo:


Governador Flávio Dino recebe ministro Ricardo Lewandowski e assina Termo de Compromisso para implementar medidas de adequação do Sistema de Justiça Criminal do Maranhão. Foto: Karlos Geromy/Secom

O Governo do Maranhão e o Supremo Tribunal Federal (STF) firmaram Termo de Compromisso para adequar o sistema de execução penal e carcerário aos padrões estabelecidos pela Constituição Federal e por Tratados e Convenções Internacionais de Direitos Humanos. O Governo se compromete a concluir a construção de quatro penitenciárias e a reforma de outras quatro, no interior do estado.

“Este novo acordo abriu caminho para avançar o Sistema Judiciário do Maranhão, para estruturar o sistema penal e consagrar o autêntico plano de Governo do Maranhão que será fielmente cumprido”, disse o governador Flávio Dino durante o encontro com o presidente do STF.




O Governo se comprometeu em finalizar a construção de quatro penitenciárias e a reforma de outras quatro, no interior do estado. Foto: Karlos Geromy/Secom

O governador Flávio Dino e o presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski, assinaram na tarde desta segunda-feira (22) o Termo de Compromisso que vai implementar medidas de adequação do Sistema de Justiça Criminal do Maranhão. Com o apoio técnico e financeiro do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça, o Estado se compromete a finalizar as obras abandonadas no governo anterior.

O ministro Lewandowski enfatizou a união de esforços de todas as instâncias de poder durante o ato. “Das várias comendas que recebo essa tem especial significado porque ela me é outorgada no momento em que os dois poderes, o Executivo e o Judiciário, na presença do poder Legislativo, dão um passo significativo para resolver um problema da cultura do encarceramento”, disse o presidente do STF agradecendo a homenagem e reforçando a importância dos avanços que serão alcançados pelo Governo do Estado e pelo Poder Judiciário do Maranhão.

O Poder Executivo do Maranhão concluirá obras e reformas que estão atrasadas há 16 meses. Emergencialmente, serão concluídas quatro unidades prisionais no interior e uma na capital, criando 1.134 novas vagas. Também serão finalizadas as reformas e ampliações dos presídios dos municípios de Balsas, Pedreiras, Açailândia e Codó – resultando na criação de 564 novas vagas para os interiores, a partir das reformas.

Além das ações de infraestrutura, também serão implementadas políticas de ressocialização, aprimoramento dos centros de reintegração social, assistência aos encarcerados e o fortalecimento da Ouvidoria do Sistema Penitenciário pelo Governo do Maranhão para fortalecer a atenção e cuidados aos presos em todo o estado. Entre elas, estão o cuidado com a saúde, fortalecimento da atenção aos egressos e o aprimoramento da Política Estadual de Alternativas Penais.

O compromisso foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça entre o Ministério da Justiça, o Governo do Estado e as instituições maranhenses ligadas ao Sistema de Execução Penal, que são: Tribunal de Justiça, a Corregedoria Geral da Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB-MA.


O Ministro Ricardo Lewandowski recebeu do Governo do Maranhão, a Comenda da Ordem dos Timbiras. Foto: Karlos Geromy/Secom

Estavam presentes no ato, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Humberto Coutinho, a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão, Mário Macieira, a corregedora geral do Estado, Nelma Sarney, o procurador do estado Rodrigo Maia, os secretários Marcelo Tavares (Casa Civil) e o adjunto, Carlos Lula (Casa Civil), Rodrigo Lago (Transparência e Controle), Jefferson Portela (Segurança Pública), Murilo Andrade (Administração Penitenciária), Márcio Jerry (Articulação Política), Ester Marques (Cultura), o presidente da Comissão Central de Licitação, Paulo Guilherme e representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e Defensoria Pública do Maranhão.

AçõesEm Timon e Pinheiro serão criadas 306 vagas, em cada município, com obras previstas para serem entregues em novembro de 2015 e janeiro de 2016, respectivamente. Em Imperatriz serão criadas 210 vagas, com previsão de entrega em setembro deste ano. Em São Luiz Gonzaga serão criadas 312 vagas, com previsão de entrega para dezembro de 2016. A Unidade de Segurança Máxima, em São Luís, possui projeto que está em fase de detalhamento.

O Estado do Maranhão se compromete ainda em concluir a reforma e ampliação dos presídios nos municípios de Balsas, Pedreiras, Açailândia e Codó, o que significa a criação de 564 vagas, assim distribuídas: em Balsas serão criadas 126 vagas, em Açailândia 162 vagas com previsão de entregapara julho deste ano. Em Codó serão criadas 156 novas vagas, com previsão de entrega para outubro deste ano. No município de Pedreiras serão criadas 120 vagas com previsão de entrega em novembro de 2015.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Marcelo Portela acompanha anúncio de obras na Comunidade Eugênio Pereira, feitas pelo secretário adjunto da Sinfra


Os mais de 2 mil pessoas da Comunidade Eugênio Pereira irão receber obras de asfaltamento nas ruas da comunidade. Foi o que anunciou o secretário de Estado de Infraestrutura Ednaldo Neves na última terça-feira (16) em visita à comunidade acompanhado do vereador luminense Marcelo Portela. Além do asfaltamento, a Eugênio Pereira passará a ter linha de ônibus própria, uma reivindicação antiga dos moradores da comunidade.

Marcelo Portela, que acompanha a luta da Eugênio Pereira e sabe dos esforços que a comunidade tem feito no sentido de melhorar as condições do bairro, que já foi diversas vezes ameaçado pelo despejo forçado, comemorou o anúncio das obras. “Estou imensamente feliz, pois conheço a luta dos moradores desta comunidade, como é o exemplo da dona Carmen, para que ela seja preservada e que ações do poder público cheguem a esta localidade”.

Ednaldo Neves ressaltou o trabalho do governador Flávio Dino, no sentido de dar dignidade e melhores condições de vida aos moradores das comunidades como a Eugênio Pereira. “A Sinfra e todo o governo do Estado, está trabalhando no sentido de sanar as desigualdades sócio estruturais, que há 50 anos prejudicam o Maranhão. O que viemos fazer aqui hoje, é mostrar que essa comunidade tem uma história que precisa ser respeitada e que as pessoas que aqui vivem, tem que ter condições dignas de moradia”, disse Ednaldo.


O vereador Marcelo Portela destacou a luta da comunidade que hoje abriga mais 700 famílias, que com esforço dos próprios moradores, como é o caso da líder comunitária Dona Carmen, tem melhorado a infraestrutura da localidade. “Nestes 10 anos de existência da Eugênio Pereira, as melhorias que a comunidade tem foi feita pelos moradores, como é o caso da Escolinha Comunitária Eugênio Pereira. É preciso que a comunidade receber apoio do poder público, para que estas famílias possam viver num lugar melhor”, ressaltou.

Despejo Forçado

Marcelo Portela tem atuado junto as comunidades luminenses, que sofrem ameaças constantes de despejo forçado. Segundo o vereador, hoje o município tem cerca de 40 comunidades nesta situação, a exemplo da comunidade Menino Gabriel, que sofreu despejo forçado em 18 de novembro de 2009, onde 44 famílias foram vítimas desse ato cruel. Os desafios são muitos e vão desde a Regularização fundiária da área ocupada, como água para a comunidade, construção de escolas e posto de saúde, pavimentação, iluminação pública e linha de ônibus.

“Entendemos que o despejo forçado é um atentado contra a cidadania e a dignidade humana do cidadão luminense, muitas famílias já estão estabelecidas nestes lugares há anos e de repente se deparam com ordens de despejo. É preciso que essa legislatura cumpra o papel que a ela cabe, que é de legislar em prol do interesse público e do bem-estar luminense, não podemos mais aceitar que esta violência continue sendo realizada em nosso município. Continuo incansável na batalha pela regularização fundiária no município”, afirmou Marcelo.

Flávio Dino anuncia investimento de mais de R$ 5 mi para Turiaçu

21 de junho de 2015

Desenvolver a economia solidária, potencializar a agroindústria de frutas, asfaltar as ruas da cidade, reformar escolas e fortalecer a parceria com a Prefeitura no abastecimento de água e funcionamento do hospital da cidade. Essas foram as medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino para o município de Turiaçu, onde esteve no último sábado (20).

Peças de artesanato, sabores da culinária ou produtos das pequenas indústrias: o potencial de produção dos turienses ganhou forma durante a I Feira do Empreendedor realizada pelos estudantes da cidade, em parceria com o Governo do Estado. “A Feira do Empreendedor foi um grande momento em nossas vidas. Queremos que os nossos jovens abram os olhos, descruzem os braços e tomem uma atitude empreendedora, capaz de mudar suas histórias de vida”, disse a coordenadora pedagógica, Maracy Sara Fernandes, na abertura da Feira.

O governador Flávio Dino anunciou oINVESTIMENTO de mais de R$ 5 milhões na cidade de Turiaçu durante a sua participação na I Feira do Empreendedor do município. “Vim aqui para firmar compromissos e dizer a todos vocês que Turiaçu terá água, ruas asfaltadas, escolas em melhores condições, um setor produtivo capaz de gerar emprego e renda para o crescimento do município”, afirmou o governador.

Agroindústria de Frutas

Conhecido em todo o Maranhão pela produção de frutas, especialmente o abacaxi, a cidade de Turiaçu receberá este ano R$ 520 mil reais destinados para agroindústria de frutas, setor responsável pelo sustento de mais de 500 famílias da região. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino durante a assinatura do Termo que beneficiará o setor agroindustrial de frutas, setor que até então não funcionou no município de maneira planejada.

Com osINVESTIMENTOS, a produção de abacaxis aumentará em até 40% no período mais frutífero, de julho a dezembro. “Turiaçu terá agora uma assistência técnica permanente a todos os produtores. Isso aumentará a produção, os produtores receberão treinamento, as cooperativas serão organizadas e novos equipamentos serão utilizadas no setor”, disse o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Economia Solidária

Grupos de produção que trabalham de maneira planejada e coesa. A ação do Governo contou com o envolvimento de várias secretarias estaduais e com o apoio de outras instituições durante a I Feira do Empreendedor de Turiaçu.


O projeto para criar uma rede produtiva da cidade prevê um levantamento das necessidades e o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade. “Queremos implantar uma política municipal de economia solidária para o fortalecimento desses grupos produtivos. Tenho certeza que com isso daremos passos para desenvolver o Maranhão através dos municípios”, afirmou o secretário de Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin.

Estavam presentes na Feira do Empreendedor de Turiaçu o deputado estadual Othelino Neto, os secretários Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária), Clayton Noleto (Infraestrutura), Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Laurinda Pinto (Mulher), lideranças, vereadores e prefeitos da região.

Programação do Governo nos festejos juninos retoma tradições e homenageia mestres da cultura


21 de junho de 2015


Valorizando a cultura maranhense, o Governo do Estado inaugurou oficialmente, na sexta feira (19), 15 arraiais com uma programação diversificada para a temporada junina em São Luís. Entre os arraiais, três tiveram destaque especial, com homenagens (in memorian) a mestres da cultura popular maranhense.
O arraial do Ipem recebeu o nome o cantador do boi de Axixá, Donato Alves; o do Parque Folclórico da Vila Palmeira, que leva, este ano, o nome de Humberto Mendes, cantador do Boi de Maracanã; e o Arraial do Ceprama se apresenta como Arraial Apolônio Melônio.
Distribuídos em pontos diferentes da região metropolitana de São Luís, os arraiais, com uma programação diversificada, reuniram, neste primeiro dia de funcionamento, milhares de maranhenses e, também, turistas que vieram ao Maranhão, atraídos pelas festividades do período junino.
O Arraial do Ceprama, que leva o nome do mestre Apolônio Melônio, fundador do Boi da Floresta, foi um destaques. Reuniu tradição e irreverência no palco onde passaram atrações como a cantora Mila Camões e o Boi da Maioba, que realizou o encerramento da primeira noite.
“Apolônio dedicou sua vida pela sobrevivência da cultura. Presente nas transposições que o Bumba Meu Boi sofreu, ele contribuiu para a que as danças populares atingissem todas as classes. O Boi da Floresta agradece à Secretaria de Cultura pelo empenho nessa homenagem e pelo seu reconhecimento em memória”, declarou a viúva de mestre Apolônio, que pretende dar continuidade ao grupo de cultura popular após o falecimento do esposo.
Para a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, a concepção deste projeto, levando em consideração esta homenagem, comprova o alinhamento existente entre o desenvolvimento da política pública cultura que vem sendo implementada pelo governador Flávio Dino e os maranhenses.
Abertura oficial dos festejo2
Muita festa
Nos outros pontos de São Luís, o Arraial Donato Alves (Ipem) e o Arraial Humberto de Maracanã (Parque Folclórico da Vila Palmeira) também atraíram público que voltou a contar com estes espaços como opção para brincar o São João. A professora universitária, Cecília Matsug, aprovou a organização dos espaços. “Eu não tinha mais a lembrança de como era o São João aqui no Ipem. A organização, o controle de acesso do público por equipe de segurança nos deixa mais tranquilos. Acho que o Governo do Estado faz bem em retomar a programação em espaços como este. São equipamentos de uso comum, e que precisam ser mais bem aproveitado, como estão sendo”, expôs.
Estes três arraiais de referência e os instalados nas praças Vivas mantém seu funcionamento com programação junina intensiva até o próximo dia 29 de junho. A programação completa dos festejos está sendo distribuída pela equipe de trabalho da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) nos arraiais e está disponível no site oficial do Governo do Estado do Maranhão e no Hotsite de São João.

Arraial “Alegria da Vila”, da Vila Epitácio Cafeteira, reuniu centenas de pessoas

Organizado pelo Instituto Coração Cigano, o arraial “Alegria da Vila”, da Vila Epitácio Cafeteira, reuniu sexta-feira (19), centenas de pessoas, a maioria famílias, para assistir à programação junina. O prefeito Josemar Sobreiro (PR), o secretário de Cultura Fernando Muniz e a primeira-dama de Paço do Lumiar, Ivone Oliveira, prestigiaram a noite cultural que já é tradição na comunidade.
Na oportunidade, o prefeito Josemar Sobreiro (PR) falou da beleza das manifestações culturais mantidas no município. “Os arraiais comunitários são exemplos de que a nossa cultura está sendo preservada, uma vez que, moradores, associações e grupos ainda manter a tradição dos festejos juninos ”, disse.
Para a adolescente Maria Eduarda de Souza, 16 anos, e que há três participa do evento, foi tudo muito bonito, pois segundo ela, a cada ano vêm mais brincadeiras. “Gosto muito das danças portuguesas, tem muito brilho, as roupas são muito luxuosas e não perco um ano sequer, venho sempre com minha mãe e amigos”, comentou.
Foram atrações do “Alegria da Vila”, danças portuguesas, entre elas, a Império de Lisboa, dança country “Cavalo de Aço”, danças ciganas “Henrique Lobão” e Coração Cigano e cacuriá.