sexta-feira, 15 de maio de 2015

PLANEJAMENTO essa é a chave para o sucesso jovem! Clayton Collins

Antes de tudo, você tem que saber onde quer chegar. Isso pode demorar um tempo, pode ser que você desista de alguma escolha que fez, mas assim é a vida. Na hora certa, você saberá qual destino seguir. Faça o seu Planejamento!

 

Imperatriz: Governo destina R$ 15 milhões para construção de prédio da UEMA

A cidade de Imperatriz vai ganhar um novo centro de estudos e pesquisas em produção agrícola. À noite desta quarta (13), o Governo do Maranhão anunciou investimentos para a construção de novo prédio para o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de Imperatriz, com investimento de R$ 15 milhões já em 2015. 

O próprio governador Flávio Dino anuncio o investimento junto à comunidade acadêmica e aos representantes do Sindicato Rural, responsável pela doação de cinco hectares de terra para a construção do novo Centro de Ciências Agrárias. O reitor da Universidade, Gustavo Costa, elogiou a decisão do Governo do Maranhão no investimento para expansão do Ensino Superior do Maranhão. "Estamos empenhados porque essa é uma decisão de Governo concreta e ágil. Este é um projeto que ultrapassa as fronteiras da UEMA e chega a todos os maranhenses, porque promove educação, conhecimento e melhora nossa produção", disse. 

Serão três cursos oferecidos na nova estrutura da UEMA: Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental. Todos eles têm estreita relação com as cadeias produtivas da Região Tocantina, que se destaca pela produção agrícola e pecuária. 

O investimento no Ensino Superior faz parte da estratégia de desenvolvimento para o Maranhão, com foco na especialização da população em áreas de identidade com a produção local. O governador Flávio Dino ressaltou que a construção do Centro de Ciências Agrárias está incluída nas metas do Governo do Estado para aumentar a oferta de vagas no Ensino Superior no Maranhão e dar oportunidade de formação para mais maranhenses. 

Já o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, agradeceu a atenção dada pelo Governo do Estado à cidade, com o novo investimento que levará desenvolvimento para a população da região, no Ensino e na Produção. Participaram da cerimônia também o secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, e os deputados estaduais Marco Aurélio e Léo Cunha.

Rubens Jr tem ação decisiva para aumentar valor de aposentadorias/ O vice-líder do PCdoB comandou sua bancada de 13 deputados na vitória por 22 votos de diferença pelo fim do fator previdenciário

Quarta-feira (13/mai), a Câmara dos Deputados aprovou, por 232 votos a 210, uma mudança no fator previdenciário. Na prática, a alteração facilita a aposentadoria de milhões de brasileiros.

A bancada do PCdoB, de 13 parlamentares, votou a favor da alteração, e teve papel decisivo, já que a votação foi apertada, com 22 votos de diferença. Apesar da orientação do governo federal para votar contra, o vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr (MA) defendeu a medida, pois melhora a vida de milhões de brasileiros.

“O PCdoB mostrou mais uma vez que está ao lado dos trabalhadores e aposentados”, afirmou. “Temos um compromisso com medidas que melhorem a economia do país, mas temos de olhar em primeiro lugar para quem mais precisa”.

Entenda o que muda

O fator previdenciário foi criado no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Com ele, o valor mensal da aposentadoria é calculado pelo tempo de contribuição mais a idade. Com isso, quanto mais tarde um trabalhador pedir a aposentadoria, maior será o valor mensal a receber.

Com a medida aprovada ontem, o fator previdenciário deixa de valer para mulheres que tenham 85 anos somados de vida e de contribuição e para homens que tenham 95 anos somados também. A emenda aprovada pelo PCdoB ainda vai ao Senado. Se aprovada lá, entra em vigor no próximo ano.

Deputado Wellington participa de Jornada Maranhense de Enfermagem e apresenta proposições à classe

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou, na manhã desta quinta-feira (14), da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem. Na mesma ocasião, realizou-se a 46ª Jornada Maranhense de Enfermagem. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa, foi organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e contou com a presença da deputada Valéria Macedo (PDT); do secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco; do Presidente da ABEN, Professor Luís Fernando Bogea Pereira; dentre outras autoridades e enfermeiros, acadêmicos e técnicos de enfermagem.
Wellington, que tem se destacado em defesa dos trabalhadores e, em específico, dos profissionais de enfermagem, ressaltou a importância de se reduzir a carga horária dos profissionais para 30 horas, bem como analisar a realização de concurso público para todas as áreas de saúde, além da concessão de piso salarial justo e digno aos profissionais da área.
"Já nos três primeiros meses de mandato, apresentei inúmeras proposições em defesa dos enfermeiros e técnicos, dentre elas a implantação de um plano de cargos, carreiras e salário estadual para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, além da criação de projeto de lei que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30h semanais dos profissionais da categoria. Faz-se necessário frisar ainda a pertinência de se discutir o piso salarial, objetivando assim a valorização de tais profissionais. Parabenizo, mais uma vez, a todos os profissionais da enfermagem e ressalto quão imprescindível é que se articule políticas públicas em defesa desses profissionais e, sobretudo, da população, além da valorização dos trabalhadores que lidam diariamente com o bem mais precioso que se pode ter: a vida", ressaltou Wellington do Curso, que ainda prestou homenagem a todos os profissionais de enfermagem e fez deferência especial à enfermeira Maria de Lourdes Carvalho, conhecida como Professora Lurdinha.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Paço do Lumiar sediará Torneio de Damas neste sábado (16)/ O campeão mundial Dotinha ensinará diversas técnicas de tabuleiros

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SEMCEL) realiza neste sábado (16), a partir das 16h, no espaço Viva Maiobão, o Torneio Luminense de Damas. O evento pela primeira vez realizado no município é voltado para estudantes da rede municipal de ensino e aberto à comunidade e damistas profissionais.
O Torneio contará com a participação do campeão mundial de Dama, Pedro Laurindo Filho, o “Mestre Dotinha”, com mais de 100 mil jogos e dono de peculiaridades e jogadas espetaculares, além de ser o criador da Dama Inteligente.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz, objetivo da competição é explorar a modalidade que, apesar de dispensar esforço físico, reforça a necessidade do raciocínio, estudo de situações e consequentemente, jogadas bem sucedidas.
Para mais informações e inscrições os interessados em participar do Torneio de Damas devem se dirigir à Coordenação de Esportes, localizada no Viva Maiobão, das 08h às 14h, e no dia do evento.
SERVIÇO:
O Quê: Torneio Luminense de Damas
Quando: 16 de maio de 2015
Local: Viva Maiobão
Horário: 16h

Prefeitura de Paço do Lumiar e SES discutem ações conjuntas de promoção à saúde da mulher.

Realinhar políticas de saúde às mulheres luminenses foi o objetivo da reunião entre técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria da Mulher (SEMUP) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), através departamento de Assistência à Saúde da Mulher, na última terça-feira (12). 
Durante o encontro foi apresentado o atendimento prestado pela coordenação da Saúde da Mulher, no município, como consultas ambulatoriais, exames de media complexidade, exames laboratoriais e encaminhamentos, campanhas de prevenção, e ainda, estratégias de combate à violência de gênero. 
As informações coletadas comporão um mapeamento das políticas voltadas à saúde e assistência social das mulheres de Paço do Lumiar, onde serão analisadas e incrementadas com o apoio e parceria do Governo do Estado. 
Presentes na reunião, o secretário de Saúde, William Rios, a coordenadora da Saúde da Mulher, Bianca Mendes, a assessora da secretaria da Mulher, Christilene Silva e das representantes da SES, Silvia Viana e Araci Castro.

Governador anuncia ampliação de serviços públicos para comunidades indígenas

O governador Flávio Dino garantiu na tarde desta quarta-feira (13) que o Estado ampliará a oferta de serviços públicos para as comunidades indígenas do Maranhão. O compromisso foi assumido durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Indígena, na Aldeia São José, em Montes Altos, Região Tocantina. O evento foi realizado em parceria com o Governo Federal e contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, diante de uma plateia de dezenas de índios Krikati, Gavião e Kanela. 
Na ocasião o governador anunciou duas medidas que serão realizadas imediatamente para benefício de cinco aldeias que compõem o conjunto de comunidades indígenas de Montes Altos. A primeira é o envio de equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para perfuração de poços artesianos que irão garantir o fornecimento de água adequado para as comunidades indígenas. 
A segunda medida é a ampliação do número de vagas, isto é, a construção de mais salas de aula, em escola que atende à Aldeia São José e aldeias vizinhas. As duas medidas somam-se à inauguração da Unidade Básica de Saúde da Aldeia São José, onde vivem dois mil índios Krikati. Unidade atenderá à população indígena do conjunto de aldeias de Montes Altos. 
Mês da Vacinação dos Povos Indígenas 
Maio é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas. A visita do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao Maranhão, integra as ações planejadas pelo Governo Federal, em parceria com os Estados, para disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. No Maranhão, expectativa é vacinar 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado. A prioridade é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal.

Enem 2015 abre inscrições dia 25 de maio para as provas de outubro

BRASÍLIA - As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo deFINANCIAMENTO Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Câmara aprova projeto de Rubens para convidar Flávio Dino a falar sobre Supremo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14/mai) um convite ao governador do Maranhão, Flávio Dino, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho. O convite foi proposta pelo vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA).

Dino é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para indicação de ministros. Pela proposta, os ministros teriam mandato de 11 anos, independente da idade. Atualmente, a idade de aposentadoria é 70 anos, o que foi elevado com a PEC da Bengala. “Um mandato de 11 anos permite que aproveitemos a experiência dos ministros, independente da idade, ao mesmo tempo em que oxigena o tribunal superior do país”, avalia Rubens Jr.

Rubens acredita que Flávio Dino é um das pessoas mais qualificadas para falar sobre o tema. “Sua experiência no Executivo, Legislativo e Judiciário, faz do governador de nosso estado um dos brasileiros mais aptos a falar sobre o tema da relação entre os Três Poderes, que está em foco neste debate”, afirmou o deputado.

Deputado Wellington defende políticas de combate ao extermínio da Juventude Negra no Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) defendeu, na manhã desta quarta-feira (13), considerado o Dia da Abolição da Escravatura, a necessidade de se articular políticas públicas em defesa da juventude negra maranhense.

Na oportunidade, Wellington, que tem se destacado em defesa da juventude, mencionou estatísticas que comprovam um verdadeiro “extermínio da juventude negra”, o que, segundo o parlamentar, revela a necessidade de se fomentar políticas que zelem pela inclusão e garantias fundamentais de todo cidadão.

"É imprescindível que o Estado fomente políticas públicas que concedam meios para que o jovem sonhador possa ascender socialmente e, possa então, concretizar seus planos. O dia de hoje, considerado o dia da abolição da escravatura, nos remete às inúmeras problemáticas ainda enfrentadas pela juventude negra, bem como os inúmeros desafios que ainda devem ser superados, dentre eles o combate ao extermínio de jovens negros, sobretudo em nosso Estado. 

É preciso que vejamos os jovens, não apenas como o futuro do país, mas como o presente e, por isso, sejam fornecidos os meios para que a juventude possa ascender. Tal ascensão se propulsiona através da educação, através da geração de emprego e renda e através do respeito àqueles que são, não apenas o futuro do Estado, mas também o presente: os jovens", afirmou o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Em Audiência Pública, deputado Wellington defende convocação de aprovados e excedentes de concurso público

Atendendo  a requerimento do deputado Wellington do Curso (PPS), a Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira (12), uma Audiência Pública com os aprovados e excedentes dos concursos das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, que lotaram o Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa.
A reunião contou com as participações dos deputados Zé Inácio (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos; Cabo Campos (PP), presidente da Comissão de Segurança Pública e Júnior Verde (PRB); do subsecretário da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, Cláudio Furtado; do Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; do Procurador Regional do Trabalho, Alessandro Maia; do representante da Polícia Civil, Sá Marques e do representante de todos os excedentes, Salomão Santos.
Ao iniciar a reunião, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Wellington do Curso (PPS), reafirmou que continuará empenhado na defesa pelos direitos dos policiais e em defesa da Segurança Pública, além de destacar a importância das discussões e o apoio aos aprovados e excedentes. 
"Não me calarei diante dos anseios da população. Como defensor de direitos e das causas policiais, quero destacar que é um orgulho poder representar os direitos de vocês e defender a Segurança Pública. Cabe a todos nós essa união na busca por políticas públicas em defesa desses direitos e, enquanto parlamentares, não podemos nos omitir de nossas responsabilidades. Estamos excedentes em defesa de vocês! Destaco o meu apoio, minha voz, minha energia e minha defesa a todos vocês", enfatizou.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou a intenção do Governo do Estado em aumentar o número de efetivos e afirmou que já está sendo realizado um estudo do orçamento governamental, além de apresentar dados da Secretaria de Segurança. 
"A proporção é de apenas um policial para cada 800 habitantes, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um agente para cada 250 habitantes e a Polícia Militar convocou mil candidatos. Desses, somente 387 foram aprovados para o curso de formação e 270 candidatos desistiram ainda no Teste de Aptidão Física (TAF). O planejamento é uma questão fundamental e estamos trabalhando com os orçamentos para conseguirmos resolver essas questões", pontuou.
Ao final da audiência, foi formada uma Comissão composta por líderes dos excedentes que acompanharão o encaminhamento das reivindicações que serão levadas do secretário de Segurança ao Governo do Estado.

Sinfra inicia recuperação asfáltica da Vila São José - Paço do Lumiar

Os serviços foram iniciados ontem (12), na Avenida Principal da comunidade. No local está sendo executado o tapa-buracos, e ainda, a renovação da camada asfáltica em outros trechos. 
No cronograma de melhoria da trafegabilidade estabelecido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Trânsito e Transporte (Sinfra) bairros e comunidades da zona rural que tiveram as vias comprometidas pelas fortes chuvas passarão por intervenções. 
De acordo com a secretária de Infraestrutura, Andreia Feitosa, “a força-tarefa é fundamental em todo o município, pois garante a fluidez do trânsito de automóveis pequenos e grandes, o transporte escolar e o escoamento da produção em comunidades agrícolas”.


Governo convoca 389 candidatos do concurso da PM e Bombeiros para matrícula no curso de formação

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência convocou, nesta terça-feira (12), os candidatos do concurso público para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar, aprovados nas etapas anteriores do certame, para realizarem, nos dias 14 e 15 de maio, a matrícula no Curso de Formação. 
Foram convocados 389 candidatos, que deverão comparecer para efetivar a matrícula no dia, horário e local estabelecido no Documento Individual de Convocação, disponível para consulta no site da Fundação Sousândrade. Na oportunidade, os candidatos deverão também entregar o formulário e os documentos da investigação social. 
Conforme cronograma divulgado pela Segep, o Curso de Formação será realizado de 18 de maio a 22 de dezembro de 2015. 
A convocação de mil candidatos do concurso foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino, com o objetivo de ampliar o efetivo do Sistema de Segurança Pública do Estado, garantindo, assim, mais segurança à população. Em breve, mais mil candidatos serão convocados, para também darem prosseguimento no concurso.

Paço do Lumiar abre inscrições para eleição de novos conselheiros tutelares

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão do Processo de Escolha do Conselho Tutelar, informa o início do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do município. A votação acontecerá no dia 04 de outubro de 2015, das 8h às 17h, nos locais a serem divulgados posteriormente pela Comissão responsável.
O certame é constituído de 3 etapas, compreendendo: Inscrição de candidatos, Capacitação e avaliação de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Eleição dos candidatos aprovados na prova aferição de conhecimentos, e voto direto, secreto e facultativo. A composição do Conselho Tutelar é formada por 05 membros efetivos e 05 suplentes.
Entre os requisitos para inscrição, o candidato deve residir no Município há pelo menos 2 (dois) anos, estar em pleno gozo de seus direitos políticos, apresentando certidão de quitação eleitoral, ter idade superior a 21 (vinte e um) anos na data da posse, comprovar trabalho ou engajamento social na defesa dos direitos humanos ou no atendimento, promoção, proteção, prevenção e defesa de crianças e adolescentes no zelo pelas garantias constitucionais e pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, outros.
Mas informações devem ser consultadas no Edital disponível no site da Prefeitura de Paço do Lumiar (www.pacodolumiar.ma.gov.br).

Rubens Jr. apresenta parecer favorável à PEC da Cultura

O deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) deu parecer favorável a um projeto que vai fortalecer as políticas culturais em todo o Braisl. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 421 de 2014, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) estabelece uma porcentagem mínima de investimento em cultura nas três esferas da federação, Estados, Municípios e a União.


O parecer de Rubens Jr foi apresentado nesta quarta-feira (13/mai) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC). A PEC prevê aplicação mínima em cultura de 0,5% dos tributos arrecadados, no primeiro ano. No segundo ano, o piso subiria para 1,5% e no terceiro 2%, dos tributos arrecadados.

Na visão do deputado Rubens Jr. a proposta tem como objetivo o fortalecimento cultural do Brasil: “Esta PEC vem engrandecer a cultura brasileira como patrimônio indispensável da construção da cidadania do nosso país”.

Tramitação

Na manhã desta quarta-feira (13) foi lido o relatório favorável por Rubens Jr quando a admissibilidade da matéria, que é a análise quando ao critério constitucional das propostas.


Houve pedido de vistas dos deputados presentes na comissão, o que retira a PEC da pauta temporariamente. Há previsão para retornar a discussão semana que vem. Assim que for aprovada a admissibilidade da PEC será criada uma comissão especial que analisará o mérito da matéria.

Dia da abolição da escravatura. "Precisamos lembrar sempre da história para que ela jamais se repita" Rubens Pereira Jr.


Vereador Wellington Sousa cobra das Superintendências Bancárias mais estrutura aos clientes em agências de Paço do Lumiar.

Via Assessoria

Os clientes das agências bancárias reclamam constantemente da estrutura disponibilizada aos usuários para realização de diversos serviços. Atualmente, as mais movimentadas são Banco do Brasil - onde o funcionalismo público municipal e estadual recebem os proventos- Caixa Econômica Federal e Bradesco, todas recordistas em reclamações. O leque de problemas começa com ar-condicionado desligado, caixas eletrônicos sucateados, sem dinheiro,impressoras desativadas, filas enormes, insuficiência no número de profissionais... uma rotina de desentendimentos entre bancos e clientes.


"Já fiz diversas reclamações sobre a estrutura disponibilizada pela rede bancária aos nossos munícipes, mais uma vez estou me posicionando nessa tribuna a respeito do tema. Temos que constituir uma comissão e irmos as Superintendências Bancárias das respectivas agências no Maranhão, vejo o esforço, dedicação e boa vontade dos funcionários no cumprimento de seu trabalho, porém à estrutura disponibilizada pela rede não condiz com a realidade do município de Paço do Lumiar. É inadmissível que instituições financeiras desse porte não tenham condições de disponibilizar uma estrutura adequada aos seus clientes e funcionários, essa comissão de vereadores deve possuir uma postura firme, afim de cobrar resolução para tal problema."- discurso do vereador Wellington Sousa.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Inscrições para o programa CNH Jovem começam a partir de 1 de julho

Jovens com idade entre 18 e 21 anos e que fizeram as três séries do Ensino Médio em escolas da rede pública podem se inscrever no Programa CNH Jovem a partir de 1º de julho. É que o que informa o calendário do programa divulgado na última sexta-feira (8) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O ‘CNH Jovem’ oferece duas mil vagas para que egressos do ensino público possam tirar a carteira de motorista gratuitamente. O programa do governo Flávio Dino tanto cria oportunidades para que jovens, de posse da CNH, ingressem no mercado de trabalho, quanto estimula a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova.
O programa tem ainda importância para o trânsito e a formação de bons condutores, como lembrou o governador Flávio Dino. “O ‘CNH Jovem’ abre caminho para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho, mas significa também uma ação preventiva em relação à violência no trânsito”, afirmou.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, por meio da Portaria 503/2015, lançou os critérios, procedimentos e o calendário geral do programa.As inscrições serão realizadas exclusivamente na modalidade online, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que estará disponível no site do Detran, das 8h do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 31de julho.
Programa vai destinar 50% das vagas aos inscritos com melhores pontuações no Enem realizado no ano anterior. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio. Conforme o calendário, a lista dos estudantes selecionados por sorteio será divulgada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – data em que o Governo do Maranhão receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.
Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir que, pelo programa pode ser A, B ou AB.
Para o diretor-geral do Detran, Antônio Nunes, a regulamentação do programa buscou simplificar todos os procedimentos. “As inscrições serão online, assim como a adesão dos Centros de Formação de Condutores, os quais contribuíram na regulamentação do programa por meio de audiência pública”, lembrou Nunes.
A matrícula gratuita no curso de formação teórico e prático ficará a cargo de cada beneficiário do Programa, que poderá escolher, livremente, dentre os Cursos de Formação de Condutor credenciados no Detran.

DEM quer expulsão imediata de Alderico Campos do partido.

Vi

Via RiltonSilva.com

O ex – presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar Alderico Jefferson Abreu da Silva Campos, vulgo “Alderico Campos” vive um dos piores momentos de sua escandalosa carreira política. Citado diversas vezes em esquemas de corrupção, inclusive na interceptação telefônica da Policia Federal revelando um mensalão na Câmara Municipal (clique aqui), qual o edil foi apontado como o gerenciador. Hoje, o parlamentar colhe os frutos plantados no seu passado tenebroso, o ano de 2015 para o edil está sendo o ano da colheita, marcado por mais escândalos e acusações.

Pra se ter uma ideia, só neste ano a Promotoria de Justiça do Município, já entrou com várias ações contra o vereador, referente a superfaturamento de contrato e fraude em licitação (clique aqui), inclusive já solicitou por duas vezes sua prisão. O recente escândalo agora, é seu suposto envolvimento no crime de agiotagem no estado, durante a ação da Policia Civil que contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate a Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público, batizada como operações Morta-Viva e Maharaja, foi encontrado dois cheque da Câmara de Paço do Lumiar no cofre do agiota Pacovan assinado por Alderico Campos (clique aqui), quando assumiu a presidência da Casa Legislativa em 2009.

Diante deste novo escândalo envolvendo Alderico Campos, a Executiva Estadual do Democratas decidiu não renovar a comissão provisória do Partido em Paço do Lumiar, e a Comissão de Ética da legenda abriu processo visando à expulsão do vereador e agora ex-presidente da sigla no município.

Veja o espelho da certidão


A Comissão de Ética entendeu que os recentes escândalos envolvendo o filiado ferem as diretrizes do partido, além de ir contra o processo de reformulação da sigla no Maranhão”, justificou o vice-presidente estadual e presidente do DEM em São Luís, Ricardo Guterres.


Rubens convida Flávio Dino, Gilmar Mendes e presidente da OAB para debater Supremo


O vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA), convidou uma lista de especialistas para debater as regras de indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Rubens convidou o ministro do STF Gilmar Mendes; o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e o atual governador do Maranhão, Flávio Dino.

Dino é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para indicação de ministros. Pela proposta, os ministros teriam mandato de 11 anos, independente da idade. Atualmente, a idade de aposentadoria é 70 anos, o que foi elevado com a PEC da Bengala. “Um mandato de 11 anos permite que aproveitemos a experiência dos ministros, independente da idade, ao mesmo tempo em que oxigena o tribunal superior do país”, avalia Rubens Jr.

Mães são homenageadas em ação social promovida por escola de Paço do Lumiar

Com o tema “Mãe Feliz é Mãe com Saúde”, a equipe pedagógica da Escola Comunitária Padre Mauricio, no conjunto Maiobão, realizou neste sábado (09), pelo segundo ano consecutivo, uma Ação Social para marcar o Dia das Mães.   A programação direcionada para mães de alunos, contou também com a presença da comunidade, e foi aberta com um animado aulão de Zumba no pátio da escola.
Durante a ação o público recebeu imunização contra a Gripe, como parte da campanha de vacinação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, e ainda, serviços de aferição de pressão arterial, além de atendimentos voltados ao embelezamento como corte de cabelo, manicures, limpeza de pele e maquiagem.
Para encerram a ação, as mães conheceram os trabalhos realizados pelos filhos em sala de aula e participaram de um sorteio com diversos brindes. “Eu adorei a festa, me emocionei a todo o momento, me sinto muito feliz em poder estar dentro da escola do meu filho interagindo e participando das atividades, é muito bom conhecer de maneira a qual a escola é conduzida”, comentou emocionada a mãe Sandra Regina agraciada no sorteio com um aparelho de micro-ondas.
 “Este ano a festa foi ainda melhor, diversificamos mais os serviços pretendidos e a quantidade de brindes, muitos deles doados por comerciantes e pela Secretaria de Educação. Foi uma manhã muito prazerosa para todos nós que fazemos a Escola Padre Maurício, mas também para as mães que aproveitaram ao máximo da ação”, disse a gestora da escola, Filomena Oliveira.
 De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, a pedagoga Luzimar Pereira, o objetivo das ações é estreitar os laços entre escola e família, já que a educação começa ainda dentro de casa. “A presença da família na escola é fundamental para o desenvolvimento educacional e critico dessas crianças”, observou.
Presente na ação, a secretária municipal de Educação, Graça Privado visitou os ambientes e parabenizou as mães pela data. “As ações sociais são marcas da Escola Padre Maurício, desenvolvidas com o propósito de integração entre pais, responsáveis e equipe pedagógica, proporcionando-os o social e o lúdico junto aos seus filhos”, concluiu a secretária.

Flávio Dino destaca avanços sociais do Governo na Conferência Estadual do PCdoB

“Ando sempre ao lado dos trabalhadores exatamente porque compreendo a dimensão desse mandato. Vamos manter a atitude permanente de quem governa para todos. Não abrimos mão do nosso programa e do rumo que nos trouxe até aqui”. As palavras são de Flávio Dino, na abertura da Conferência Estadual Extraordinária do PCdoB, na noite de sexta (08) em São Luís.
Com a presença de lideranças políticas nacionais e do Maranhão, o governador Flávio Dino discursou para toda a militância maranhense e destacou que os princípios de esquerda que formam o partido serão o norte do Governo do Estado. Há pouco mais de quatro meses no exercício do mandato, Dino tem implementado políticas sociais voltadas para a população mais carente do Maranhão.
E foi esse caminho que o governador fez questão de ressaltar, no discurso de abertura da Conferência. Dino fez questão de ressaltar os avanços já alcançados no início do governo, como a concessão do aumento para todos os professores da rede estadual, a valorização do servidor público e do policial militar, e das políticas públicas voltadas para a distribuição de renda no Estado.
As demais lideranças políticas presentes no evento, como a vice-presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, também destacaram o protagonismo do governo de Flávio Dino no cenário nacional. “Dino está fazendo e continuará fazendo a maior virada de página do contexto social que o Brasil jpa viu. Pelos seus primeiros meses, todo o país aplaude os 'vários gols' que Dino fez no Maranhão com medidas que vão na direção da democracia e do fortalecimento do Estado,” disse.
Na abertura, marcaram presença os militantes do PCdoB de todas as regiões do Maranhão, que continuam durante o fim de semana debatendo o papel do PCdoB no novo contexto político maranhense, com a vitória da aliança liderada por Flávio Dino e das ações do governo em todo o Maranhão.
Estiveram presentes ainda o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; os deputados federais Waldir Maranhão, Rubens Júnior, Eliziane Gama, Weverton Rocha; os deputados estaduais Marco Aurélio, Othelino Neto, Fernando Furtado, Levi Pontes; e os secretários de Estado Simplício Araújo, Laurinda Pinto, Gerson Pinheiro e Julião Amin.

Conferência do PCdoB mobiliza aliados e militância no Maranhão

Cerca de 600 pessoas lotaram o auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão, na última sexta-feira (8), para o ato de abertura da Conferência estadual do PCdoB, que contou com a presença de representantes de diversos partidos que sustentam o governo Flávio Dino. Pela direção nacional do partido, participaram do ato a vice presidenta do PCdoB, deputada Luciana Santos; Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização e Diógenes “Patinhas” do Comitê Central.


Várias lideranças políticas e sociais de partidos aliados ao governo do Maranhão prestigiaram a Conferência do PCdoB e debateram a conjuntura nacional.Várias lideranças políticas e sociais de partidos aliados ao governo do Maranhão prestigiaram a Conferência do PCdoB e debateram a conjuntura nacional.
O presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, fez saudação à militância comunista e deu boas vindas às representações dos partidos aliados salientando que “o PCdoB tem grande respeito aos aliados, àqueles que construíram conosco a grande vitória que elegeu o primeiro governador comunista no Brasil”. 

A vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi calorosamente aplaudida ao sustentar que “o nosso partido está na linha de frente da defesa do governo de Dilma Rousseff, que tem dado continuidade ao grande projeto de superação das desigualdades no Brasil cujo início se deu com a eleição de Lula em 2002”. Segundo ela, uma das principais batalhas do momento é pelo fim do financiamento empresarial das campanhas, visto por ela como a principal causa da corrupção na esfera pública.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., ressaltou a importância da eleição de um governador que ajude os prefeitos: “Flávio Dino e o PCdoB têm prestígio e credibilidade, e é por isso que a população do Maranhão acredita que o seu governo será plenamente exitoso”, disse Holanda. A mesa do ato contou ainda com as participações dos deputados federais Waldir Maranhão (PP), Eliziane Gama (PPS), Weverton Rocha (PDT) e dos secretários de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré (PSB), Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SD), do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Julião Amin (PDT), representando os seus partidos.

Flávio Dino: “sou comunista, do PCdoB!”
Flávio Dino agradeceu ao PCdoB porque “eu só sou governador do Maranhão hoje porque eu sou comunista e sou do PCdoB”, para em seguida dizer que “foi esse partido que me ensinou, acima de tudo, o caminho para construir a aliança ampla que pudesse nos conduzir à vitória. Sou grato ao PCdoB, ao meu partido. Sou comunista”, disse o governador.

Flávio Dino destacou que ainda que sempre estará ao lado dos trabalhadores exatamente porque compreende a dimensão de seu mandato, e que manterá a atitude permanente de quem governa para todos. “Não abrimos mão do nosso programa e do rumo que nos trouxe até aqui”, afirmou.

No sábado (9), Flávio Dino fez sua prestação de contas ao partido, durante a Conferência, informando as ações e medidas já adotadas. Há pouco mais de quatro meses no exercício do mandato, Dino tem implementado políticas sociais voltadas para a população mais carente do Maranhão.

Debate das Teses
No sábado (9), os delegados das várias regiões do estado ocuparam as dependências do auditório para debater os documentos das Conferências estadual e nacional apresentados pelos camaradas Egberto Magno, vice-presidente estadual do partido, e por Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização, respectivamente.

Sob a direção de Etelvino Oliveira, a mesa encaminhou a votação do Regimento Interno. Em seguida, em sua intervenção, Egberto destacou que o Projeto de Resolução da Conferência se divide em dois grandes temas: “Mudanças no Maranhão no contexto do PCdoB na luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, e o segundo aborda “A Construção do PCdoB no contexto das mudanças no Maranhão”.

Para ele, um dos grandes desafios do PCdoB e do conjunto de forças progressistas no Maranhão é a construção de uma hegemonia política, cultural e intelectual avançada, “para abrir caminhos para o desenvolvimento no Estado, nos marcos do que prescreve o Programa Socialista do PCdoB para o Brasil, que na presente etapa tem como principal mote a luta pelo desenvolvimento e pela valorização do trabalho e o fortalecimento da soberania nacional. Nesse sentido, a liderança do processo e o apoio popular é que assegurarão a natureza anti-oligárquica, democrática, republicana e de esquerda de nosso governo, para evitar que ocorram retrocessos, impulsionando o Maranhão para uma nova época de desenvolvimento e justiça social”, diz o Projeto de Resolução.

As tarefas
O documento apresentado traça as tarefas centrais no estado para esse novo momento: 1) superar gradativamente o subdesenvolvimento da economia do estado a partir de uma ampla aliança política e econômica que impulsione a produção, fortaleça a infra-estrutura produtiva, atraia investimentos internos e externos e faça avançar a massa salarial e a formalização do trabalho no Estado; 2) superar as amarras e armadilhas herdadas da era patrimonialista (herança maldita); 3) ampliar a massa populacional de consumo de bens duráveis e não duráveis; 4) garantir distribuição de renda e drástica diminuição das desigualdades sociais e regionais; 5) melhorar, sobremaneira, a posição do Maranhão, entre os estados do Nordeste, em relação ao desenvolvimento econômico e social. Do ponto de vista da estruturação partidária o grande desafio, conforme o Projeto de Resolução, é o de fazer do PCdoB no Maranhão um Partido grande, extenso e massivo, que tenha a capacidade política de mobilizar milhares e milhares de maranhenses em torno de um projeto político avançado e que, sob a liderança de quadros políticos e ideológicos capazes, que assegurem o rumo da luta pelo socialismo e garanta os princípios partidários. “Daí a importância e a necessidade de forjarmos quadros dirigentes dotados de compreensão política e ideológica, que possam ser o núcleo condutor da construção partidária no Maranhão nessa nova fase da nossa trajetória, tendo como linha orientadora a ideia de um Partido Comunista de Massas dirigido por Quadros políticos e ideológicos capazes de assegurar o caráter e a essência de seu pensamento: classista, revolucionário, marxista, que almeja e luta pela superação do capitalismo e edificação do socialismo”, diz o texto.


Walter Sorrentino destacou que a 10ª Conferência Nacional do PCdoB a ser realizada nos dias 29 a 31 próximos, em São Paulo, passará em revista os desafios políticos atuais em nosso pais cujo curso político é instável, perigoso e indefinido. “Nesse embate, o PCdoB tem lado, e nosso lado é na defesa do mandato constitucional da presidente Dilma”, disse o dirigente comunista. Sorrentino acentuou ainda que “a direção nacional do partido se orgulha dos comunistas maranhenses, que têm tido a capacidade de conduzir uma frente política ampla e, com certeza, saberão estruturar o partido para que ele esteja à altura dos grandes desafios”, concluiu Walter Sorrentino.
Os debates continuaram durante todo o dia de sábado com intervenções de delegados partidários dos municípios do estado, tendo dezenas de emendas apresentadas ao documento, as quais foram colocadas em votação e aprovadas pela plenária da Conferência.
 
Os deputados estaduais comunistas Othelino Neto, Marco Aurélio e Fernando Furtado, além do deputado federal Rubens Pereira Jr (federal), participaram ativamente do evento partidário. Diógenes "Patinhas" fez sua saudação final em nome da direção nacional e Márcio Jerry (foto) encerrou a Conferência, ressaltando o seu caráter democrático e participativo. 

De São Luis

Deputado Wellington lamenta "o massacre dos inocentes" em Caxias

Na tarde desta segunda-feira (11), o deputado Wellington do Curso (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia das Mães, para lamentar e prestar condolências às mães caxienses de quase 200 crianças mortas na Maternidade Carmosina Coutinho, o que segundo ele é um ato de desrespeito com a falta de dignidade humana.
Na oportunidade, o parlamentar  relembrou o protesto realizado no último domingo (10) pelas mães, que espalharam cruzes pela Praça da Matriz, no município de Caxias, além de latas de leite vazias em acompanhamento de faixas nas quais estavam escritas que "quase 200 mães não poderão comemorar seu dia", e pediu, também, que fosse feito 1 minuto de silêncio, dentre os presentes, em respeito às vítimas, além de fazer referência à citação bíblica contida em Mateus 2:18, que retrata "o massacre dos inocentes".
"Inicialmente, o pedido não foi compreendido pelo presidente em exercício, Othelino Neto, que parece não ter dado atenção ao meu pedido, e mais uma vez solicito a sensibilidade do presidente e dos demais parlamentares desta Casa, em homenagem e solidariedade às quase 200 mães que tiveram seus direitos de comemorarem o Dia das Mães abortados, que façamos 1 minuto de silêncio em respeito às dores destas mães. Assim como em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto de Raquel chorando os seus filhos, em Caxias se viu a dor e o desespero de Marias, Raimundas, Franciscas... que não querem ser consoladas, porque seus filhos já não existem e que levarão para sempre em suas almas, feridas profundas que jamais poderão ser tratadas", lamentou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.