quinta-feira, 30 de abril de 2015

Parabéns Flávio Dino por esse dia especial, o seu aniversário, o Maranhão agradece tamanha responsabilidade com o povo!


As renovações de contratos do Fies 2015 foram prorrogadas até o dia 29 de maio

As renovações de contratos do Fies 2015 foram prorrogadas até o dia 29 de maio ! Mas fica valendo ainda o prazo para 30 de abril novos contratos !

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi criado com o objetivo de criar condições de acesso ao ensino superior através da concessão de financiamento de 50% a 100% dos cursos aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva nos processos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Para participar do Fies 2015 é necessário que o estudante tenha realizado as provas promovidas pelo Enem.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Durante reunião com a Comissão de Segurança, deputado Wellington ouve posicionamentos dos Bombeiros e PMs


Na manhã desta quarta-feira (29), o deputado Wellington do Curso (PPS), participou da reunião de Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, que objetivou ouvir os posicionamentos dos policiais e bombeiros sobre a Medida Provisória de n°198, que trata da readequação dos índices e percentuais salariais anunciados no último dia 22 pelo Governo do Estado. Estiveram presentes o sargento Jean Marrie; o presidente da Associação dos Bombeiros Militares, Major Aldemar; representantes da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, além dos deputados Levi Pontes (SD) e Sousa Neto (PTN).

Na ocasião, frisou-se os posicionamentos dos policiais e bombeiros ante o reajuste, bem como as problemáticas enfrentadas diuturnamente pelas corporações.

“Tive a honra de pertencer ao Exército por mais de 15 anos e sei dos desafios que são companhias diuturnas aos policiais e bombeiros. Sabemos da função que é desempenhada pelos militares, no entanto a honrosa categoria tem se mostrado insatisfeita para com os valores que o Governo do Estado pretende 'conceder' como aumento. Diante da insatisfação, é de suma importância que se impulsione o diálogo entre o Governo e os policiais, almejando assim a um reajuste que, ainda que minimamente, faça jus a árdua e admirável função desempenhada pelos policiais militares, em proteção dos cidadãos e em defesa da vida", afirmou Wellington, que já apresentou três indicações ao Governo do Estado em benefício dos policiais, entre elas solicitando a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e o aumento efetivo de PMs e bombeiros e todos os cargos da Polícia Civil.

Foque na solução dos problemas, por Clayton Collins

Dia da Educação é comemorado com caminhada por estudantes da Pindoba - Paço do Lumiar

Em comemoração ao Dia D da Educação, comemorado hoje (28 de abril), a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e a Plan Internacional Brasil realizaram, com alunos da UEB Benjamim Peixoto e UEB Olavo Melo, ambas na Pindoba, uma grande caminhada pelas ruas da comunidade reforçando a importância da Educação na vida do ser humano.
Durante a atividade foi apresentado à comunidade, o projeto “Geração” da Plan - Internacional, fundamentado no desenvolvimento do protagonismo de crianças, nas habilidades para a vida e na educação financeira dos mesmos. Na oportunidade os estudantes entregaram material informativo para os moradores da região.
O desenvolvimento de um país está na Educação, processo obrigatório e de direito constituído, sendo este o principal meio de interação social e sucesso pessoal e profissional. Estamos desenvolvendo rotineiramente atividades na comunidade, com o apoio de instituições parceiras para aguçar ainda mais o interesse dos nossos alunos pela escola”, ressaltou a gestora da UEB Benjamim Peixoto, Jocélia Farias.
De acordo com a líder de projetos da Plan, Fabiane Sereno, o objetivo das atividades em parceria com o poder público, é tornar o ambiente escolar em espaço inclusivo e seguro, através de palestras, diálogos e exposição de experiências.
 “A nossa meta além de impulsionar os jovens à conclusão da escolaridade, mas dar oportunidades e se conscientizarem da importância da Educação para uma futura independência financeira e sucesso profissional”, contou a representante da Plan.

Governador Flávio Dino garante apoio técnico para gestão ambiental em 102 municípios

O governador Flávio Dino assinou, na manhã desta terça-feira (27), um Termo de Cooperação Institucional com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para realização do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQGA) em 102 municípios maranhenses que fazem parte do bioma amazônico. O foco principal do PQGA é fortalecer a gestão ambiental nos municípios bioma Amazônia.

“A temática ambiental é fundamental. Ela é a base para qualquer desenvolvimento. Dando este suporte, estamos garantindo que as equipes municipais estarão qualificadas para conduzir esse desenvolvimento sustentável, gerando mais qualidade de vida para a população do nosso estado” explicou o governador Flávio Dino.
Ainda no primeiro semestre deste ano, os 102 municípios maranhenses inseridos no programa, com duração de quatro anos, terão a acesso a cursos de capacitação em gestão ambiental. A formação será oferecida tanto para gestores do Executivo municipal quanto para representantes da sociedade civil e do Legislativo municipal.
Os participantes também terão acesso ao serviço de consultoria para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e introdução sobre geotecnologia, que é uma ferramenta indispensável para o mapeamento territorial dos municípios. Até o final do programa, outras 11 ações serão realizadas para fortalecer a gestão ambiental nos municípios envolvidos.
O Ibam tem como meta a expansão do programa no país devendo atingir 529 municípios de nove estados brasileiros, contribuindo para o fortalecimento institucional nos municípios do Bioma Amazônia, com foco na gestão da melhoria da gestão ambiental mediante visão integrada dos processos e políticas locais na perspectiva de municípios sustentáveis.
“Selecionamos os municípios que têm histórico de casos de desmatamentos, queimadas, impactos de grandes obras e vulnerabilidade. O Maranhão representa um quinto do total. Ao final desses quatro anos esperamos ter proporcionado alianças que garantam uma maior preservação ambiental no estado”, frisou o superintendente do Ibam, Paulo Timm.
Prefeituras
Após a assinatura do Termo de Cooperação Institucional, prefeitos e representantes dos municípios envolvidos participaram de um seminário sobre o tema no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão, em São Luís.
“O Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa de capacitação e qualificação no que diz respeito a política de gestão ambiental, que está muito em evidência atualmente pelas exigências federais.  A maioria dos municípios têm dificuldade em se enquadrar, mas agora vamos somar forças e atingir os nosso objetivos”, destacou o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.
O prefeito de Viana, Chico Gomes, lembrou que o programa vai permitir um desenvolvimento mais equilibrado nos municípios, avançando economicamente, mas preservando o meio ambiente. “Com essa descentralização do conhecimento ambiental, os municípios poderão atuar mais fortemente nessa área”, pontuou Chico Gomes.
Participaram do evento prefeitos e representantes dos municípios contemplados com o programa, além de autoridades como o secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry; os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PRB), Marco Aurélio (PCdoB), Júnior Verde (PRB), Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PCdoB).

Presidente da Câmara Municipal realiza "café da manhã" pelo aniversário do vereador Jorge Brito e a vitória de Charuto no TRE - MA.

Via Rilton Silva

Com café da manhã e lanche o Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Leonardo Bruno (PPS), realizou na manhã desta sexta – feira dia 24, uma singela homenagem comemorativa ao aniversário do vereador Jorge Brito (PSC) e também pra comemorar a vitória do vereador Charuto (PSD) no TRE – MA, qual a corte eleitoral absorveu o edil no processo de compra de votos (clique aqui).


A solenidade aconteceu no gabinete do presidente da casa, e contou com a participação de toda imprensa luminense, além dos nobres vereadores e funcionários da Câmara.

Acompanhe o vídeo.

Estado realiza fiscalização técnica em obras contratadas em convênios com os municípios

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) está realizando supervisão técnica em obras contratadas por meio de convênios firmados entre o governo do Estado e municípios, nos exercícios de 2013 e 2014. Dentre os convênios fiscalizados estão obras como pavimentação, serviço de abastecimento de água, construção de praças entre outros.

Por determinação do governador Flávio Dino e da secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina Moreira, a equipe técnica da Secid, que é composta por arquitetos e engenheiros, realizou um levantamento das informações sobre os 543 convênios celebrados nos respectivos anos.
A Secretaria das Cidades já realizou 306 vistorias em 107 municípios e de acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Alfredo Costa, a fiscalização tem como finalidade constatar o cumprimento de todas as exigências contidas nos contratos e projetos de engenharia apresentados na celebração dos convênios.
“Além da supervisão técnica nas obras, a equipe de manutenção de contratos e convênios da Secid está realizando uma verificação nos processos de contratação com o objetivo de garantir conformidade na execução dessas obras”, disse Alfredo Costa.
No município de São José dos Basílios foram vistoriadas as obras de pavimentação asfáltica e de instalação do sistema de abastecimento de água.“Estas obras não representam apenas desenvolvimento urbano para a cidade são, sobretudo, INVESTIMENTOS que refletem diretamente na saúde e na qualidade de vida dos moradores do município”, declarou o prefeito Walter Riograndense.

Deputado Wellington participa de Audiências sobre Saúde Pública

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, Wellington  do Curso (PPS), participou, na tarde dessa terça-feira (28), de uma audiência sobre a atuação da Política Estadual de Combate à Mortalidade Materna, presidida pela deputada Valéria Macedo (PDT). A audiência contou com a presença do diretor da Maternidade Marly Sarney, Edson Araújo; da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Emanuela Medeiros; dos representantes da Defensoria Pública e do Hospital Universitário, Benito Filho e Lice Lajes, respectivamente, além de membros da sociedade civil. 

Iniciou-se a reunião discorrendo sobre o nível das mortalidades infantil e materna no Estado do Maranhão, ressaltado por Emanuela Medeiros, que salientou ainda ser insatisfatória e distante do almejado a posição dos índices. 

"É de suma importância a reunião que traz como pauta a mortalidade infantil e materna em nosso Estado. Vem à tona o disparate que é se deparar com o descumprimento de direitos fundamentais, dentre eles o que a Constituição Federal traz em seu artigo 6°, isto é, a proteção materna. Ressalto aqui, mais uma vez, a importância de nos comprometermos em articularmos políticas públicas que zelem pela dignidade humana e façam jus à garantia daquilo que ultrapassa os limites políticos: a vida", ressaltou Wellington.

O parlamentar participou ainda de audiência presidida pelo deputado Stênio Rezende (PRTB), tendo a Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, esclarecendo aspectos acerca da Saúde Pública em São Luís. A audiência contou também com a participação dos deputados Levi Pontes (SD), Josimar de Maranhãozinho (PR), Edivaldo Holanda (PTC) e Antônio Pereira (DEM).

terça-feira, 28 de abril de 2015

Deputado Wellington do Curso se reúne com a Comissão de Professores Excedentes


O professor e vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), esteve reunido na tarde desta segunda-feira (27) com a Comissão de Professores Excedentes do Concurso de 2009 para discutir sobre os aspectos jurídicos que permeiam a possibilidade de se convocar os excedentes.

A reunião contou com a presença dos professores, da Procuradoria do Estado, representada pela dra. Gabriela Abdala; do assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação, João Moraes; do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Williandkson Azevedo; representante da Secretaria de Gestão e Previdência, Daniel Araújo; do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão- SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, além dos deputados Roberto Costa (PMDB) e Stênio Rezende (PRTB).

Na oportunidade, Wellington do Curso, que tem se destacado em defesa da educação, ouviu os posicionamentos  sobre a definição da questão jurídica do processo que está em curso, e aproveitou para  enfatizar a necessidade de celeridade no processo.

"Ante o déficit de professores em nosso Estado, é imprescindível que se frise a celeridade nos aspectos jurídicos que permeiam a possibilidade de se convocar os excedentes. Tivemos uma audiência pública na última quarta-feira (22) e ouvimos os anseios dos professores e os posicionamentos da Secretária de Educação do Estado, além da Promotoria e procuradoria. Ressalta-se aqui, mais uma vez, não a mera convocação de candidatos, mas a ênfase na apreciação da expectativa de direito dos excedentes, bem como a imprescindibilidade de se ressaltar o instrumento mais eficaz na transformação de realidades: a Educação", destacou.

Governador garante apoio técnico para gestão ambiental em 102 municípios

O governador Flávio Dino assinou, na manhã desta terça-feira (27), um Termo de Cooperação Institucional com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para realização do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQGA) em 102 municípios maranhenses que fazem parte do bioma amazônico. O foco principal do PQGA é fortalecer a gestão ambiental nos municípios bioma Amazônia.

“A temática ambiental é fundamental. Ela é a base para qualquer desenvolvimento. Dando este suporte, estamos garantindo que as equipes municipais estarão qualificadas para conduzir esse desenvolvimento sustentável, gerando mais qualidade de vida para a população do nosso estado” explicou o governador Flávio Dino.
Ainda no primeiro semestre deste ano, os 102 municípios maranhenses inseridos no programa, com duração de quatro anos, terão a acesso a cursos de capacitação em gestão ambiental. A formação será oferecida tanto para gestores do Executivo municipal quanto para representantes da sociedade civil e do Legislativo municipal.
Os participantes também terão acesso ao serviço de consultoria para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e introdução sobre geotecnologia, que é uma ferramenta indispensável para o mapeamento territorial dos municípios. Até o final do programa, outras 11 ações serão realizadas para fortalecer a gestão ambiental nos municípios envolvidos.
O Ibam tem como meta a expansão do programa no país devendo atingir 529 municípios de nove estados brasileiros, contribuindo para o fortalecimento institucional nos municípios do Bioma Amazônia, com foco na gestão da melhoria da gestão ambiental mediante visão integrada dos processos e políticas locais na perspectiva de municípios sustentáveis.
“Selecionamos os municípios que têm histórico de casos de desmatamentos, queimadas, impactos de grandes obras e vulnerabilidade. O Maranhão representa um quinto do total. Ao final desses quatro anos esperamos ter proporcionado alianças que garantam uma maior preservação ambiental no estado”, frisou o superintendente do Ibam, Paulo Timm.
Prefeituras
Após a assinatura do Termo de Cooperação Institucional, prefeitos e representantes dos municípios envolvidos participaram de um seminário sobre o tema no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão, em São Luís.
“O Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa de capacitação e qualificação no que diz respeito a política de gestão ambiental, que está muito em evidência atualmente pelas exigências federais.  A maioria dos municípios têm dificuldade em se enquadrar, mas agora vamos somar forças e atingir os nosso objetivos”, destacou o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.
O prefeito de Viana, Chico Gomes, lembrou que o programa vai permitir um desenvolvimento mais equilibrado nos municípios, avançando economicamente, mas preservando o meio ambiente. “Com essa descentralização do conhecimento ambiental, os municípios poderão atuar mais fortemente nessa área”, pontuou Chico Gomes.
Participaram do evento prefeitos e representantes dos municípios contemplados com o programa, além de autoridades como o secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry; os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PRB), Marco Aurélio (PCdoB), Júnior Verde (PRB), Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PCdoB).

Governo firma parceria para implantação de escolas de ensino integral

O governador Flávio Dino assinou, no Palácio dos Leões, convênio para o processo de implantação de escolas de ensino médio em tempo integral no Maranhão, na manhã desta quinta-feira (23). Pelo convênio, o Instituto Natura, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e a empresa Alere fornecerão apoio técnico para o desenvolvimento de um conjunto de ações que visam a melhoria da oferta e da qualidade do ensino público no estado.

Até o início do próximo ano, adequações físicas e pedagógicas serão realizadas em escolas do Maranhão para que elas estejam preparadas para receber os alunos de nível médio em tempo integral, nove horas e meia por dia, das 7h30 às 17h. A previsão é que já em fevereiro de 2016, as primeiras 10 escolas de ensino integral em nível médio estejam funcionando no estado, sendo cinco profissionalizantes e cinco de iniciação acadêmica.
Jovens de todo o estado serão beneficiados pelo convênio. “Nós acreditamos muito na parceria entre a iniciativa privada e o poder público para melhorar as condições da prestação de serviço público no estado, beneficiando cada vez mais a população. É isso que estamos concretizando aqui hoje. Essas parcerias são imprescindíveis para que Maranhão dê o salto que está dando”, destacou o governador Flávio Dino.
O convênio já vinha sendo pleiteado pelas instituições envolvidas e pela iniciativa privada desde o ano de 2007, mas ainda não havia sido concluído pelas gestões anteriores. Ainda em dezembro do ano passado, após eleito governador, Flávio Dino esteve no Ceará e em Pernambuco para conhecer experiências exitosas de escolas integrais nesses estados.
“O sentimento que temos agora é de que finalmente conseguimos. Antes mesmo de tomar posse, o governador já havia visitado escolas que ajudamos a implantar em Pernambuco e no Ceará, mostrando que essa seria uma prioridade do seu governo. Rapidamente ele tomou a decisão, o projeto avançou e hoje, com menos de quatro meses de gestão, estamos aqui”, lembrou o presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Antônio Magalhães.
Adequações
Com a assinatura do convênio, terá início as adequações físicas e pedagógicas nas escolas. “Com esse modelo, o aluno precisará almoçar na escola, socializar, entre outras atividades novas. As escolas carecem desses espaços específicos. O segundo elemento é o planejamento da implantação dessas escolas à luz da infraestrutura pedagógica, ou seja, as escolas terão bibliotecas muito bem equipadas, terão laboratórios de física, química, biologia, matemática e robótica. A terceira vertente é capacitação dos recursos humanos, da secretaria da Educação e das equipes escolares, como professores, coordenadores e diretores de escolas”, detalhou Marcos Antônio Magalhães.
No período em que estarão nas escolas integrais, os alunos terão acesso, além do currículo básico de cada série de nível médio, a atividades culturais, pesquisas e laboratórios dentro da própria escola. “Essa metodologia inovadora vai dignificar a educação no nosso estado e, desta forma, conseguiremos elevar os índices educacionais no Maranhão, como orienta a política do governo Flávio Dino”, frisou a secretária de Educação, Áurea Prazeres.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, lembrou que até o momento o Maranhão não conta com nenhuma escola de nível técnico-profissionalizante mantida pelo governo do Estado. Estruturas assim no Maranhão são mantidas apenas pelo governo federal, mas com as parcerias o estado avança na qualidade do ensino público.
“O governador Flávio Dino veio com o propósito de fazer mudança no nosso estado e essas mudanças significam necessariamente transformar a realidade educacional, por essa razão, acertamos mais uma vez, investindo e na educação pública de qualidade, trazendo a experiência da escola pública de tempo integral”, pontuou Bira do Pindaré.

Governo reativa leilões de veículos para acabar com superlotação em Ciretrans

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou neste fim de semana o segundo leilão do ano de veículos e motos apreendidos e não reclamados por seus proprietários há mais de três meses. Todos os 265 lotes colocados à venda foram arrematados. Só este ano, quase mil veículos abandonados nos pátios do órgão foram a leilão.

O primeiro pregão do segundo Leilão de 2015, realizado no sábado (25), na sede da empresa Vip Leilões, registrou a presença de 250 pessoas. Outras 23 mil pessoas de todo o país acompanharam o leilão pela internet. Ao todo foram negociados 265 lotes, entre automóveis, carros e sucatas abrigados nos pátios do Detran-MA de São Luís e das Ciretrans de Açailândia, Balsas, Codó, Bacabal, Santa Inês e Imperatriz.
Os leilões são a principal estratégia adotada pelo Detran-MA para acabar com o enorme quantitativo de veículos acumulados nos pátios das Ciretrans do estado, uma herança problemática deixada pelo governo passado. “A superlotação dos pátios das Ciretrans se agravou devido aos poucos leilões realizados durante toda a antiga gestão do Detran-MA. Em 2014, por exemplo, apenas quatro leilões foram realizados, o que contribuiu bastante para a quantidade de automóveis encontrados atualmente nos pátios das circunscrições do interior”, explica o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.
Desde outubro de 2014 não era feito nenhum planejamento para a realização de leilões de veículos abandonados nos pátios do órgão, tarefa resolvida de imediato pela atual direção do órgão, que já programou leilões para serem realizados até agosto.
“Encontramos diversos veículos acumulados nas Ciretrans, devido à falta de planejamento e realização dos leilões. Esse é o nosso segundo leilão e já temos programado outros 12 leilões para este ano. Com transparência e dignidade estamos conseguindo realizar um bom trabalho para a população”, reforça Antônio Nunes.
O lavrador Irisvaldo Marques soube pela internet da realização do leilão e imaginou que seria uma boa oportunidade para conseguir peças de qualidade a custos mais baixos. “Esse foi o primeiro leilão que participei e consegui arrematar um veículo”, disse.
Somente com os dois leilões realizados pelo Detran-MA em 2015, foram leiloados 896 veículos e 1.361 já estão disponíveis para os próximos leilões. Além de esvaziar os pátios, os leilões têm como objetivo mostrar para a sociedade que um veículo apreendido, caso não seja recuperado pelo proprietário, será alienado como prevê o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro. O terceiro leilão deste ano está previsto para o dia 22 de maio.

Governador apresenta potencialidades do Maranhão a empresários chineses

O governador do Maranhão, Flávio Dino, recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), uma comissão de empresários da China, liderada pelo ministro conselheiro Wang Wei. O encontro, ocorrido no Palácio dos Leões, teve como objetivo apresentar aos chineses as potencialidades do Maranhão a fim de atrair INVESTIMENTOS, dinamizar a economia do estado e reforçar a parceria entre o Brasil e a República Popular da China.
O diálogo com o país oriental foi iniciado em visita do governador à embaixada da China em Brasília, ainda no primeiro mês de gestão. Na oportunidade, Flávio Dino apresentou as características, condições naturais e oportunidades que o Maranhão oferece aos INVESTIDORES. Satisfeito com o que viu, o embaixador Li Jinzhang, em viagem à China, transmitiu aos empresários locais o que foi apresentado pelo governador.
“Recebemos agora essa delegação de empresários de vários segmentos econômicos da China, país que já é parceiro do Brasil e do Maranhão. Nós já exportamos muito produtos para a China e, por outro lado, importamos equipamento, de modo que, o horizonte concreto desse diálogo é que consigamos atrair INVESTIMENTOS diretos dos chineses para o Maranhão e com isso dinamizar ainda mais nossa economia”, destacou o governador Flávio Dino, que acredita que o momento político, de desenvolvimento social e de superação de problemas históricos, poderá facilitar ainda mais a concretização de relações econômicas com o país.
Além da reunião com o governador Flávio Dino e a equipe de governo para apresentação formal das potencialidades do estado, a comissão de empresários chineses visita, nesta quinta-feira (23), o município de Bacabeira, para constatar as possibilidades para o investimento.
O ministro conselheiro Wang Wei mostrou-se animado com a possível cooperação com o Maranhão. “Achamos importante este relacionamento de parceria estratégica global que existe entre a China e o Brasil e nós temos grande espaço de cooperação entre as províncias da China com o estado do Maranhão. Através de instruções do governador, conhecemos melhor as condições e vantagens que o estado oferece para atrair mais investimentos. Ficamos encorajados para fazer ainda mais cooperações com o Maranhão”, apontou o ministro.
Participaram da reunião desta quarta-feira o secretário-executivo da Embaixada da China, Wang Yunxiang, e os empresários Ding Dawei, Dong Fangjun, Yao Chaosheng, Zhang Shengsheng, Zhang Cheng e Wang Xialong. A comitiva foi recepcionada com a presença dos secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), além da assessora especial, Karla Trindade, e do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeito Josemar vistoria obras pelo município

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR) realizou vistorias nesta quinta e sexta-feira, nos serviços da operação tapa-buracos em andamento pelo município. 
No cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Trânsito e Transporte (Sinfra), após conclusão dos serviços na Sede de Paço do Lumiar, serão realizadas intervenções na estrada das Mercês e melhoria da trafegabilidade em comunidades da zona rural.

Professores da Educação Infantil participam de formação pedagógica

Professores da Educação Infantil de Paço do Lumiar passaram por formação pedagógica na última sexta-feira (24), na UEB Padre Maurício Lacroix, com o objetivo de apresentar o material didático recentemente entregue aos alunos das séries iniciais da rede municipal.
O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, contou com a preleção de formadores e consultores pedagógicos da Editora Saraiva. A formação continuada envolveu ainda gestores, coordenadores de 42 escolas.
A pedagoga do sistema Agora de ensino Ellen Queiroz disse que este será apenas o primeiro encontro com os educadores, uma vez que, os municípios que adquirem os produtos da editora, recebem toda a assessoria necessária para a abordagem do conteúdo em sala de aula. “Nos kits adquiridos pela Prefeitura de Paço do Lumiar consta o livro do aluno, livro da família, vídeo aula e o livro do professor, todos embasados nos parâmetros curriculares nacionais”, ressaltou a formadora.
A secretária Graça Privado (SEMED) ressaltou o compromisso da gestão com os educadores e alunos. “A educação continuada é uma atividade que reafirma nossa política de valorização e compromisso com a educação no município, dando o suporte necessário e ferramentas para que tenhamos professores cada vez mais qualificados e empenhados na formação dos nossos pequenos cidadãos”, afirmou.
O próximo encontro acontecerá no mês de maio, onde a SEMED e a editora reunião os pais de alunos da Educação Infantil para a entrega do Livro da Família, como parte da proposta pedagógica do material.

Deputado Wellington participa de debate sobre a Reforma Política

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou, na tarde deste sábado (25), da roda de debates sobre a "Reforma Política Democrática e Eleições Limpas", norteada pelo juiz Marlon Reis, na Assembleia Legislativa, durante a realização do Encontro Nacional da Juventude Popular Socialista, que contou também com  a participação do diretor adjunto de comunicação da Assembleia, Luiz Pedro.

O juiz iniciou sua fala ressaltando as inúmeras compras de votos e as consequências de tal prática, dentre elas a concessão de mandatos apenas àqueles que tem poder aquisitivo e podem então comprar votos e serem eleitos. Nesse sentido, o juiz parabenizou o deputado Wellington do Curso que, segundo ele, é uma exceção à regra de que para conquistar um mandato precisa-se de compra de votos.

"Parabenizo o deputado Wellington aqui presente, pois sei que ele conquistou seu mandato graças à sua imagem social, sem precisar de apoio financeiro de empresas ou entidades, mas pautando-se em sua profissão enquanto educador e isso me faz afirmar que os  votos que o elegeram foram votos fundamentados, votos de estudantes, de professores. E é nessa exceção, na qual o Wellington está incluso, que se concretiza  a representação da população e não dos apoios financeiros . ", ressaltou o magistrado Marlon Reis.

 "Agradeço a deferência do juiz Marlon Reis e reafirmo que estou a serviço do povo, que me concedeu confiança e me permitiu exercer esse poder constituinte do qual a população é titular. Defendo não uma candidatura, uma gestão, mas defendo os direitos da população e é em nome dessa soberania popular que a Reforma Política apresenta-se como um mecanismo essencial para ascendermos social e politicamente. Por tudo isso, coloco-me em defesa do verdadeiro detentor de todo poder constituinte: o POVO!", ressaltou o professor Wellington.