sexta-feira, 17 de abril de 2015

ACEITE AS PESSOAS COMO ELAS SÃO. Web Rádio do Clayton Collins



Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para seus pais quando chegou a São Francisco:

– Mãe, pai, eu estou voltando para casa, mas tenho um favor a lhes pedir. Há um amigo que gostaria de trazer comigo.

– Claro! Nós adoraríamos conhecê-lo!

– Há algo que vocês precisam saber - continuou o filho. Ele foi terrivelmente ferido na luta. Pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Não tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.

– Eu sinto muito em ouvir isso filho, nós talvez possamos encontrar um lugar para ele morar.

– Não, eu quero que ele venha morar conosco.

– Filho, você não sabe o que está pedindo. Alguém com tanta dificuldade seria um grande fardo para nós. Nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira em nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz. Ele encontrará uma maneira de viver por si mesmo.

Neste momento o filho bateu o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele.

Alguns dias depois, eles receberam um telefonema da polícia de São Francisco. O filho havia morrido, depois de ter caído de um prédio. A polícia acreditava em suicídio.

Os pais, angustiados, voaram para São Francisco e foram levados para o necrotério a fim de identificar o corpo do filho. Eles o reconheceram, mas para seu horror, descobriram que o filho deles tinha apenas um braço e uma perna...

Os pais, nesta história, são como muitos de nós. Achamos fácil amar aqueles que são bonitos ou divertidos, mas não gostamos das pessoas que nos incomodam ou nos fazem sentir desconfortáveis. De preferência, ficamos longe delas e de outras que não são saudáveis, bonitas ou espertas como nós.

Precisamos aceitar as pessoas como elas são. E ajudar todos a compreenderem aqueles que são diferentes de nós.

Câncer de testículo está ligado a suplementos para ganho de massa muscular, diz estudo

O consumo de SUPLEMENTOS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR a base de creatinaou androstenediona está relacionado ao maior risco de câncer de testículo, de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Cancer. 

Os pesquisadores analisaram os hábitos de 900 homens de Massachussets e Connectitcut, Estados Unidos. Eles descobriram que aqueles que usavam SUPLEMENTOS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR a base de creatina ou androstenediona tem 65% mais chances de desenvolver o câncer de testículo. Os estudiosos definiram como uso o consumo de um ou mais SUPLEMENTOS em questão uma vez na semana por quatro semanas consecutivas ou mais. 

Ainda de acordo com os estudiosos, o risco é maior entre homens que usam mais de um TIPO DE SUPLEMENTO, subindo para 177%. Homens que passaram a usar os suplementos aos 25 anos ou menos correm um risco 121% maior de desenvolver a doença. Já aqueles que consumiram os suplementos por 3 anos ou mais tem 156% mais chances de ter um câncer de testículo. 

De acordo com os pesquisadores, trata-se do primeiro estudo epidemiológico analítico da possível ligação entre suplementos e câncer testicular. O trabalho foi inspirado por provas de que pelo menos alguns componentes dos suplementos em questão poderiam danificar os testículos. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar esses malefícios dos suplementos a base de creatina ou androstenediona.

Paço do Lumiar realiza 2ª Pré - Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Nesta etapa que antecede a Conferência Municipal, o poder público municipal apresentou as ações de promoção e fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, no âmbito das políticas de infraestrutura, agricultura, pesca e abastecimento, assistência social, saúde e educação.
O encontro coordenado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, e contou com a participação, nos debates, do presidente do Comsea- MA, Eurico Fernandes, do advogado Kléber Gomes, e dos secretários municipais membros da Caisan.
Entre as políticas apresentadas estiveram os programas municipais, estaduais e federais, como o PNAE, com o cardápio escolar reformulado com a inserção de frutas e legumes na dieta; Bolsa Família na Saúde, cobertura vacinal, pesagem e atendimentos médicos e nutricionais de crianças e gestantes; ações de melhoria na trafegabilidade dos polos agrícolas e abastecimento de água potável para o consumo e irrigação das hortas; o PAA, Feiras Livres do Agricultor Familiar, assistência técnica agrícola, inspeção sanitária animal, entre outros.
O presidente do Comsea, Eurico Fernandes, elogiou a inciativa da sociedade civil e poder público em realizar os momentos de preparação, gerando discussões e direcionamentos a serem expostos nas Conferências Municipais e Estadual.
“Não se pode falar em segurança alimentar sem falar na agricultura, uma vez que 80% da economia do município vêm desta cultura. No entanto, Paço do Lumiar vem desenvolvendo ações afirmativas no sentido de acompanhar todas as etapas do alimento, da produção ao escoamento dando condições também para que o produtor, pescador e marisqueiro desenvolvam a atividade com equilíbrio”, ressaltou.

Wellington do Curso recebe comenda mérito por serviços prestados à população ludovicence

Durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, o professor, empresário e deputado de primeiro mandato, Wellington do Curso (PPS) recebeu a medalha do 4° Centenário de São Luís, indicada a ele pelo então deputado Raimundo Louro (PR). A honraria, que é parte das ações do Poder Legislativo, é concedida às personalidades que prestaram relevantes serviços e contribuíram para a formação da capital maranhense. 

Segundo o deputado Vinicius Louro (PR), que homenageou Wellington, a medalha foi concedida ao empresário pelos relevantes serviços prestados por ele à cidade de São Luís e por seu empenho como profissional. 

“É com grande satisfação que entrego esta comenda mérito em homenagem ao deputado Wellington do Curso, que devido aos seus relevantes trabalhos na área da educação à cidade de São Luís e aos jovens de todo o Estado, vem ajudando as pessoas a mudarem de vida através do ensino”, afirmou. 

Em um breve discurso, o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia agradeceu aos deputados que o concederam a homenagem e reafirmou seu compromisso enquanto parlamentar.

"É uma grande responsabilidade e motivo de orgulho receber esta significativa e nobre homenagem. Não foi fácil chegar até aqui. Construímos a nossa história firmados na persistência, na luta por melhorias e sempre levando motivação e esperança às pessoas. Agradeço ao líder político Raimundo Louro e ao colega de parlamento, deputado Vinicius Louro, pelo carinho e respeito com o qual sempre me trataram. Coloco-me à disposição dos colegas para que juntos possamos defender os maranhenses e honrar a agradável missão que nos foi confiada: a de servidores do povo”, ressaltou.

Governo e prefeitura assinam convênio para pavimentação de vias em São Luís

O governador Flávio Dino e o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, assinaram na manhã desta quinta-feira (16), convênio para INVESTIMENTO de R$ 20,6 milhões em obras de melhoria de vias urbanas na capital maranhense, numa extensão de aproximadamente 120 quilômetros. O convênio faz parte do Programa ‘Mais Asfalto’ do Governo do Estado que já beneficiou mais de 10 municípios maranhenses com pavimentação.

Com a parceria entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís, 296 ruas e avenidas, abrangendo 17 bairros da capital, passarão pelo processo de recapeamento asfáltico com o objetivo de melhorar a qualidade da pavimentação e a trafegabilidade nas pistas.

“Esse convênio é a prova de que há um trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. O Governo do Estado está contribuindo para que os bairros da nossa cidade tenham melhoria da pavimentação”, destacou o governador Flávio Dino.

O convênio foi assinado pelo governador Flávio Dino; pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; e pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo. A parceria entre Estado e Município beneficiará 17 bairros de São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou o compromisso da gestão estadual em apoiar os municípios demonstrando a mudança na forma de gerir o estado. Edivaldo lembrou que nos seus dois primeiros anos de gestão à frente da Prefeitura de São Luís a administração anterior do Governo do Estado não firmou nenhuma parceria.

“Estamos trabalhando para garantir melhorias efetivas da mobilidade urbana de nossa capital. Durante os dois primeiros anos de mandato, a Prefeitura de São Luís foi perseguida pela gestão passada do Governo do Estado. Agora, com a chegada do governador Flávio Dino, o Maranhão e a cidade de São Luís passaram a viver um novo momento. São Luís passou a ter um governador amigo da cidade, que tem caminhado ao lado da cidade, enfrentado os problemas ao lado do prefeito”, frisou.

Na região Itaqui-Bacanga serão recapeados mais de 36 quilômetros de vias, abrangendo os bairros Vila Embratel, Anjo da Guarda, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II e Alto da Esperança.

Os demais bairros contemplados pelo convênio são Cidade Operária (42 quilômetros); Cohab (10,9 quilômetros); João de Deus/São Bernardo (7,4 quilômetros); Vila Luizão (9 quilômetros); Coroadinho (6,5 quilômetros) e Vila Nova República (6,7 quilômetros).

O secretário Clayton Noleto lembrou que foram priorizados bairros populosos da capital. “Esses são bairros com grande adensamento populacional. Estamos muito contentes em participar desse momento e vamos trabalhar com muito afinco para que outros momentos como este sejam concretizados”, afirmou.

Todas as vias são componentes do corredor de ônibus e foram incluídas no programa de requalificação devido às atuais condições do pavimento, bastante danificado. O processo de recapeamento consiste na aplicação de uma substância (pintura de ligação) sobre a superfície, para proporcionar aderência, sendo colocada em seguida uma nova camada de asfalto.

Além das autoridades que assinaram o convênio, o ato foi acompanhado pelos secretários estaduais Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos), Marcelo Tavares (Casa Civil), Robson Paz (Comunicação) e pelo presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, Artur Cabral; pelos secretários municipais Lula Fylho (Governo), Batista Matos (Comunicação), Geraldo Castro Sobrinho (Educação) e o controlador-geral do Município, Délcio Rodrigues; pelos deputados estaduais Humberto Coutinho, Rigo Teles, Levy Pontes e Léo Cunha; e pelos vereadores Severino Sales e Osmar Filho.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Semapa e Aged realizam curso sobre defensivos naturais no controle de pragas

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ministrou, na manhã de ontem (15), para agricultores, presidentes de entidades e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento – Semapa, um curso sobre defensivos naturais e os problemas causados pelo uso indiscriminados de agrotóxicos.
O uso de defensivos naturais é uma exigência técnica pelo seu baixo impacto ambiental, além de possuir uma porcentagem inferior de toxicidade aos inimigos naturais e mínimo efeito sobre o ambiente e o homem. Paço do Lumiar conta, no Centro de Produção de Mudas, no Cumbique com um minhocário onde é produzido biofertilizante para agricultores do município.
Para Rosany Aranha, secretária de Agricultura, a exposição foi apenas o primeiro passo, visto que, a parceria entre Prefeitura e Aged levará o módulo prático aos polos agrícolas, com a participação dos produtores.  “O curso faz parte da política de assistência técnica desenvolvida com os produtores locais que consiste na orientação necessária para subsidiar a atividade no campo”, disse.
É muito importante passar essas informações para os agricultores. “Tratamos de educação sanitária, sobre os riscos de contaminação que não só os produtores, mas quem consome as hortaliças estão sujeitos. São práticas ilegais registradas no campo que trazem sérias consequências à saúde humana e consequente perda da plantação”, orientou o fiscal agropecuário da Aged, Augusto César.

Deputado Wellington do Curso se reúne com lideranças da Zona Rural de São Luís

O deputado Wellington do Curso (PPS), vice-presidente das  Comissões de Educação e de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, esteve reunido nesta terça-feira (14) com lideranças do bairro Santa Bárbara, próximo ao São Raimundo. Segundo o parlamentar, o objetivo da reunião foi ouvir os anseios da comunidade e encará-los  como desafios a serem superados ou atenuados.
Na oportunidade, Wellington, que tem se destacado na luta pela defesa das minorias, lançou oficialmente o projeto "Conversando com a Comunidade", que objetiva ouvir os anseios da população maranhense e, assim, enfatizar a relação população e parlamento.
"Ouvindo os anseios da população, identifico  as inúmeras mazelas que se repetem em vários locais de nossa cidade e de nosso Estado, dentre elas a falta de pavimentação asfáltica, além de problemas como ausência de iluminação e saneamento, o não cumprimento dos direitos fundamentais como educação e a precariedade nos serviços do Posto de Saúde no povoado Coquilho. Friso que o meu compromisso não é  um mero posicionamento crítico, mas sim, em defesa dos direitos fundamentalista da população e daquilo que é devido a cada cidadão: a dignidade", ressaltou.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

JOVEM APRENDIZ, NA CIEE. Saiba como funciona:

Documentos: Identidade, Cpf e Carteira de Trabalho. 

O seu nome ficará no banco de dados da instituição. 

Os jovens serão chamados de acordo com as oportunidades que surgirem.

ESTÁGIO

São para estudantes de Nível Superior ou Técnico.

Inscrições somente no local, na CIEE

Endereço: RUA DOS BICUDOS, 2 - RENASCENÇA II CEP: 65075-090/ Telefone: 98 3194-1000 


ACESSE O SITE:

http://www.ciee.org.br/portal/institucional/cieenobrasil/cieebrasil.asp?nome=Maranh%E3o

Deputado Wellington destaca visita da Comissão Externa da Câmara Federal às instalações da Refinaria Premium

O deputado Wellington do Curso (PPS) ocupou a tribuna da Assembleia, nesta terça-feira (14), para destacar a vinda da Comissão Externa da Câmara Federal ao Maranhão. Na oportunidade, o parlamentar convidou os demais deputados a participarem da visita às instalações da Refinaria Premium, localizada em Bacabeira. 

A visita, solicitada pela Comissão Externa da Câmara Federal, acontecerá nesta sexta-feira (17)  e contará com a presença dos membros da comissão. 

"Utilizo esta tribuna no dia de hoje, para falar sobre a visita da Comissão Externa da Câmara Federal a esta Casa e à cidade Bacabeira, onde avaliará os impactos da suspensão dos empreendimentos no Maranhão. Ressalto a importância desse tema, pois o Maranhão correspondeu a todos os critérios técnicos apresentados pela empresa e mesmo assim a Petrobras suspendeu a construção e sequer nos comunicou sobre a decisão", ressaltou.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Confira a tradução de See You Again, música tema de Paul Walker de Velozes e Furiosos, por Clayton Collins

Artigo de Flávio Dino - "100 dias de mudanças"‏

Por Flávio Dino, Governador do Maranhão
Um bom governo deve ser marcado por uma prática constante de prestação de contas dos serviços realizados para a população. Os governos republicanos cumprem rotineiramente esta função, que não é apenas um dever, mas uma condição para manutenção da legitimidade obtida nas urnas. Na última sexta-feira, fiz questão de apresentar um balanço inicial das ações do novo Governo do Maranhão, sublinhando o objetivo de promover mais justiça social e mais igualdade para a nossa gente. Foram esses os compromissos que assumimos com os 7 milhões de maranhenses e são eles que nos estimulam em nosso trabalho, todos os dias, para que ao final dos próximos quatro anos possamos ver que o Maranhão se encontrou com seu verdadeiro destino: transformar as nossas riquezas em mais prosperidade e justiça para todos.
Para apresentação desse balanço, abordamos quatro eixos de atuação: Políticas Sociais e Serviços Públicos; Ampliação da Infraestrutura; Economia, Ciência e Tecnologia; e Combate à Corrupção.  Em cada eixo, já apresentamos muitos avanços que, com alegria, compartilhamos com a população. Todas as informações estão na internet e respondemos aos questionamentos da imprensa que participou desse momento de prestação de contas. Para conhecê-las, convido a todos a acessarem o site do Governo do Maranhão e as redes sociais, que apontam cada uma das mudanças que alcançamos nesse começo de trabalho.
Demos início a inovadores programas sociais, aprovamos medidas que ampliam o acesso a direitos, cortamos gastos abusivos e transformamos o dinheiro desperdiçado ou desviado em investimentos. A mudança no uso do dinheiro público é sem dúvida a mola propulsora de todo esse cenário. Este Governo não tergiversa ou se omite diante da desigualdade. Tampouco compactua ou permite ilegalidades ou imoralidades.
Por causa dessas atitudes, estamos fazendo o Plano Mais IDH, asfaltamos centenas de quilômetros de ruas, fizemos poços, aprovamos carteiras de habilitação gratuitas para 2.000 jovens, nomeamos centenas de concursados e  aumentamos a remuneração de dezenas de milhares de servidores, a exemplo dos professores (que tiveram 13% de reajuste). E muito mais virá: investimentos de R$ 20 milhões em tecnologias sociais na agricultura familiar; material escolar gratuito para crianças carentes; 30 cozinhas comunitárias; mais restaurantes populares; substituição de centenas de escolas de taipa; e o nascimento da rede estadual de escolas profissionalizantes, com 23 unidades. Além disso, estamos cuidando bem da Caema e do nosso Porto, que voltou a dar lucros, e vamos lançar nas próximas semanas um pacote de apoio aos investidores privados. 
Há, no entanto, quem avalie que o Maranhão engatou a “marcha à ré” e critique abertamente a opção deste Governo por investir em políticas capazes de dar oportunidades aos mais pobres. Evidentemente discordo frontalmente desta avaliação, por acreditar que somente compreendendo as dores diárias dos que sempre sofreram é que se pode realmente avançar.
Na verdade, essas isoladas avaliações negativas derivam da "marcha à ré" vigorosa que demos na roubalheira e nas negociatas das quadrilhas prepotentes que privatizaram o dinheiro público. Só Deus mesmo para salvar as vítimas da "síndrome de abstinência" decorrente do corte dos dutos entre o Tesouro Estadual e as arcas privadas do coronelismo e seu império midiático.
Enquanto gritam os privilegiados de ontem, nós cuidamos do amanhã. O que nos move é a indignação transformadora que quer substituir a desigualdade pela justiça social; que não aceita  o abandono que imperou ao longo das últimas décadas; que busca o desenvolvimento de todos e para todos. O Maranhão começou a virar a página de um passado que deixou marcas profundas na vida de milhões de cidadãos excluídos. É para eles e com eles que o Governo do Maranhão acontece, nesses 100 dias de mudanças. E estamos apenas no início. 

Prefeitura de Paço do Lumiar convoca excedentes da Educação

A Prefeitura de Paço do Lumiar convoca os candidatos aprovados e classificados no concurso público municipal para a Educação, correspondente à segunda chamada realizada no dia 23 de março de 2015 – Edital nº 002/2015, para a apresentação de documentos original e cópias autenticadas, bem como exames médicos, conforme disposto no edital, junto à Unidade Escolar Integrada Ministro Henrique de La Roque, no Maiobão, sala do auditório.
O candidato que não se apresentar no período estipulado, no edital, será automaticamente considerado eliminado por desistência espontânea e perderá o direito à vaga, sendo convocado o próximo aprovado, obedecendo à ordem de classificação disposta no resultado final homologado pelo Decreto Municipal nº 1.881/2014.
Mais informações no link “Concurso de Paço do Lumiar”, no endereço (www.pacodolumiar.ma.gov.br).

Paço do Lumiar participa do lançamento dos programas de incentivo à agricultura familiar

O potencial agrícola de Paço do Lumiar e demais municípios da região metropolitana foi apresentado ao governador do estado Flávio Dino (PCdoB), na última sexta-feira (10) durante o lançamento do pacote de ações de incentivo à agricultura familiar no Maranhão, realizado no Povoado Mata, zona rural de São José de Ribamar. 
Acompanhado do prefeito Josemar Sobreiro (PR), do vice, Marconi Lopes e da secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, Flávio Dino parabenizou a equipe técnica e reconheceu o desenvolvimento do setor no município, pela ousadia nas ações. Na oportunidade, os gestores entregaram ao governador uma cesta de produtos produzido pela agricultura familiar de Paço do Lumiar. 
Programas - Durante a cerimônia foram anunciados vários programas entre os quais Mais Produção, Mais Educação no Campo, Mais Feiras de Agricultura Familiar, Mais Agroindústria Familiar, Arca das Letras e projeto Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs). Os programas serão executados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), pasta criada para promover políticas públicas direcionadas à agricultura familiar.

Wellington do Curso defende políticas públicas para jovens maranhenses

Segunda-feira (13), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para apresentar políticas públicas de geração de emprego e renda para os jovens maranhenses.

Destacando o "Dia dos Jovens", o parlamentar frisou a importância de se conceder condições  aos jovens para que ascendam socialmente e concretizem seus sonhos.

"De acordo com pesquisas, cerca de 30% da população do Estado do Maranhão é composta por jovens entre 15 e 29 anos de idade. Tal percentual corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas, sendo que apenas 3,3% desse número permanece estudando, 23,9% não trabalha e nem estuda e apenas 10% consegue conciliar trabalho e estudo. Tais dados evidenciam a necessidade de propulsionarmos as políticas públicas que discorram sobre a formação profissional dos jovens maranhenses. Em menos de três meses de mandato, tenho defendido não a simples geração de emprego e renda, mas a garantia da educação de qualidade e a possibilidade de crescimento social a estes que são o futuro e o presente  da sociedade: os jovens", enfatizou o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escola de Paço do Lumiar conquista o 4º lugar em concurso estadual do SESI

Alunos e equipe pedagógica da U.I. Y Juca Pirama, de Paço do Lumiar, receberam, na manhã desta sexta-feira, 10, o prêmio “Construindo a Nação”, pelo 4ª lugar entre as 22 escolas maranhenses classificadas no concurso. A solenidade contou a participação dos diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sistema Nacional de Aprendizagem Educacional (Senai).
O Prêmio Construindo a Nação tem como objetivo dar estímulo, reconhecimento e difusão às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas instituições.
Os alunos desenvolveram durante o ano de 2014 o tema: “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”, que fez uma abordagem da chegada dos índios à região do Araçagi, onde está localizada a unidade escolar.
“Pra o embasamento o trabalho foi necessário o envolvimento de toda a comunidade pedagógica, ultrapassamos o muro da escola, realizamos oficinas focadas no tema, recebemos a visita de biólogos, geógrafos, estudantes africanos, e também, fizemos passeios pelo bairro, conhecemos fauna e a flora ao nosso redor, e ainda realizamos um trabalho teatral na praia, onde a história do índio Y Juca Pirama, começou”, contou a gestora da escola, Joana Corvelo.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor de História Domingos Sávio Holanda, o prêmio proporcionou o desenvolvimento prático e teórico de várias situações do cotidiano dos alunos e professores, entre elas, buscar uma forma de melhorar a qualidade do ensino e ao mesmo tempo inserir a comunidade periférica, no contexto da escola.
“Levamos a fundo a missão de envolver todas as disciplinas e percebemos que o interesse do aluno avançava a partir do momento em que ele além de ilustrar, produzia um texto explicando o desenho e que sempre aparecia o seu ambiente de vivência e por isso incluímos assuntos para discussão como degradação ambiental, identificação da fauna e flora local, presença de muitos navios cargueiros na orla, sujeira das praias, limpeza, heranças indígenas, remédios caseiros, herança africana”, disse o professor.
A U.I. Y Juca Pirama fiaca localizada no bairro do Araçagi, limite entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar e é uma das 11 escolas municipalizadas pela atual gestão no ano de 2014.  A unidade tem 30 anos de fundação, atendendo mais de 330 alunos da região, do 5º ao 9º ano.