sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitura e sociedade civil apresentam propostas à LDO

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Planejamento concluiu nesta quinta-feira, 09, as audiências públicas da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que norteará o orçamento para o próximo ano, mediante aprovação do legislativo.
Durante os dois dias do encontro, representantes de associações, sindicatos, conselhos, poder público e comunidade em geral pautaram as políticas em desenvolvimento e apresentaram propostas a serem implementadas à Lei.As audiências aconteceram na sede do município e na U.I. Ministro Henrique de La Roque, no conjunto Maiobão.
Segundo o Secretário de Planejamento do Município e facilitador da audiência, Ednaldo Moura, a participação popular é fundamental para a criação dos projetos de cada secretaria. “Participar do processo de elaboração da LDO é um direito do cidadão. A administração pública, em todos os níveis, realiza as audiências anualmente para garantir este direito, e a participação popular fortalece a democracia”, destacou Ednaldo.
A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas para o exercício financeiro, ou seja, ela irá orientar como o dinheiro público vai ser gasto no ano de 2016 e também, subsidiará a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Presente nas audiências, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz, destacou que as políticas desenvolvidas no município são resultado de um extenso trabalho de planejamento. “Todas as propostas apontadas nas audiências serão contempladas no documento e, através dele, iremos angariar recursos para subsidiar as atividades e projetos na área”, frisou.
O executivo municipal, por meio dos representantes de cada secretária apresentou um balanço da gestão, incluindo projetos desenvolvidos e a prestação de contas acerca dos investimentos do ano anterior.
Para o presidente da Associação de Marisqueiros de Paço do Lumiar, Josué Ferreira, é necessário que a população participe destes momentos. “Discutindo junto ao poder público temos o conhecimento do que está sendo executado pela gestão municipal. É uma grande oportunidade também de expor nossas necessidades” ressaltou.

Estado e Município discutem políticas de saúde da mulher durante reunião.

O secretário de Saúde de Paço do Lumiar, William Rios, recebeu na tarde de ontem (08), a visita da equipe técnica do Departamento Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, com o objetivo de fortalecer a gestão e governança da política voltada ao gênero, no município de Paço do Lumiar. A reunião que contou também com a participação da coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Bianca Mendes, da coordenadora da Atenção Básica, Monoele Soeiro e servidores da Semus.
Durante o diálogo entre as esferas foram apresentados resultados e problemáticas a serem sanadas com o fortalecimento das políticas afirmativas. Uma nova agenda está marcada para o dia 30, deste, quando será apresentado um panorama com dados consistentes e metas para 2015.

Paço do Lumiar inscreve para vagas na área da Saúde

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abriu inscrições para contratação temporária de médicos (clínicos gerais) com a finalidade de suprir as carências existentes na rede, pela ausência de candidatos aprovados e excedentes no concurso público nº 001/2014.
O edital está disponível no site da Prefeitura de Paço do Lumiar (www.pacodolumiar.ma.gov.br) ou  http://goo.gl/UYxVUJ

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeito Edivaldo autoriza concurso público para a área da assistência social

Da Redação/ Agência São Luis
A-A+Tamanho da Letra
Prefeito assinou na manhã desta quarta-feira (8) autorização de concurso para área da assistência socialO prefeito Edivaldo autorizou na manhã desta quarta-feira (8) a realização de concurso público para contratação de profissionais para a área da assistência social. Serão ofertadas 55 vagas, sendo 30 destinadas para assistentes sociais, 20 para psicólogos e cinco para advogados. Os aprovados vão compor a equipe de Referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas), atuando nos equipamentos sociais da Semcas.
"Trabalhamos com o objetivo de construir uma São Luís melhor para os ludovicenses. Com a autorização para a contratação desses profissionais por meio de concurso público, estamos reforçando o nosso comprometimento em prestar um atendimento de qualidade nos serviços que são oferecidos à população", declarou o prefeito Edivaldo.
Com a autorização para a realização do concurso, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) trabalha junto à Comissão Municipal do Concurso Público no processo de contratação da instituição que irá realizar o certame. O edital com mais informações sobre o concurso será divulgado até o mês de junho. Além desse, outros três concursos serão realizados ainda em 2015, os da Controladoria Geral da União, Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A titular da Semcas, Andreia Lauande, destacou o empenho do prefeito Edivaldo e da sua equipe de governo para a concretização desse trabalho. "Estamos trabalhando em busca pela qualificação dos serviços que são prestados aos cidadãos. A efetivação desses trabalhadores e, consequentemente, a redução da rotatividade dos servidores contribuem para a otimização dos processos e melhoria do atendimento oferecido", afirmou.
A secretária acrescentou que muitos avanços já foram conquistados na área da assistência social. "Estamos trabalhando na aquisição de equipamentos próprios, como os Centros de Referência de Assistência Social, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Institucional para Pessoa em Situação de Rua. Essas e outras conquistas obtiveram reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social, fazendo de São Luís uma referência nacional nessa área", destacou a titular da pasta.
Também participaram do anúncio os secretários municipais José Cursino Raposo (Planejamento), Mittyz Rodrigues (Administração), Lula Fylho (Governo) e Diogo Lima (Urbanismo e Habitação).

Compartilhando experiências! Prefeito Edivaldo recebe Talita Laci no Palácio de La Ravardière

Da Redação, Agência São Luis
O prefeito Edivaldo recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita da gestora do município de Raposa, Talita Laci. A conversa, ocorrida no Palácio de La Ravardière, serviu para que os dois administradores públicos trocassem experiências sobre as gestões municipais, Edivaldo com pouco mais de dois anos à frente da Prefeitura de São Luís e Talita Laci com cerca de um mês no comando do Executivo raposense. Eles conversaram ainda sobre temas afins à região metropolitana.
Segundo Edivaldo, a visita de Talita Laci foi uma oportunidade para compartilhar experiências, mesmo tendo ela assumido recentemente a Prefeitura de Raposa. "Foi com alegria que recebemos a visita da prefeita Talita. Ficamos satisfeitos em saber como estão sendo os seus primeiros dias à frente da administração daquele município e poder dar a nossa contribuição para que ela supere as dificuldades, comuns a todos os gestores em começo de trabalho", disse o prefeito de São Luís.
Ele ressaltou ainda a confiança que os dois municípios nutrem na parceria com o governo do Estado, realidade já vivida por São Luís e Raposa. Edivaldo enalteceu a postura do governador Flávio Dino ao acolher a prefeita Talita Laci, quando ela assumiu e passou por dificuldades para organizar a administração raposense.
A prefeita Talita Laci reforçou que a visita, além de ser uma cortesia ao prefeito Edivaldo, serviu também para buscar formas de realizar ações conjuntas para solucionar alguns problemas comuns aos dois municípios.
Talita Laci reforçou que ambos são aliados do atual governo e que também aposta na parceria com o Estado para o desenvolvimento de melhorias em Raposa. "O governador Flávio Dino tem sido bastante solícito com nossas demandas e depositamos esperança nesse apoio, a fim de garantir melhores dias para a população tanto de São Luís como do município que administramos", afirmou Talita.

Prefeito Josemar empossa diretores de escolas aprovados em seletivo

O termo de posse foi entregue pelo prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) em solenidade realizada no auditório da U.I. Ministro Henrique de La Roque, no conjunto Maiobão, na tarde desta quarta-feira (08). A nomeação foi conferida a 32 educadores efetivos, entre diretor titular e adjunto, em atendimento a 27 escolas.
Paço do Lumiar foi o primeiro município maranhense a realizar processo seletivo para direção de escolas da rede. O certame aconteceu em 2013 e no início deste ano quando os candidatos passaram pelas etapas de provaescrita, plano de gestão escolar e análise de títulos.
O objetivo da Prefeitura de Paço do Lumiar é fortalecer os princípios da gestão democrática cumprindo as disposições do artigo 22 da Lei Municipal nº 424/2009, no que confere o Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações do Magistério.
O prefeito Josemar destacou que uma nova missão e desafios se iniciam na vida profissional de cada diretor, uma vez que a gestão de escolas está fundamentada em proporcionar ao alunado e equipe pedagógica o desenvolvendo boas práticas educacionais e sociais.
Para a secretária de Educação, Graça Privado este é um momento muito importante para a educação do município. “Todo processo deve ser alçado em preceitos legais, morais, éticos e transparentes, e a escolha dos gestores de escolas por meio de seletivo reafirmou o nosso compromisso e respeito ao educador e à comunidade escolar”, disse a secretária que reforçou a política de gestão participativa e de parcerias entre escola e Semed.
Participaram da solenidade o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores, Wellington Sousa, o secretário de Planejamento e Articulação Governamental, Ednaldo Moura, e da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Marinalva Alexandrino Loiola.

Wellington do Curso participa de Audiência sobre as demissões da Alumar

O deputado Wellington do Curso (PPS) participou da Audiência Pública (08) idealizada pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia, deputado Adriano Sarney (PV), que discutiu sobre o desligamento de 650 funcionários da Alumar.

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o colega de parlamento pela preocupação em trazer para discussão as demissões e reivindicou a ausência da Alumar no evento.

“Parabenizo o deputado Adriano Sarney pela decisão madura de trazer essa discussão de suma importância para a sociedade maranhense. Enquanto parlamentares e cidadãos preocupados com a dignidade humana, não podemos nos calar. Precisamos externar nossa insatisfação e indignação com a ausência da Alumar neste debate, o que é uma total falta de respeito com os maranhenses. 

Somo minha voz à do colega Adriano Sarney em uma moção de repúdio contra essa atitude desumana do Consórcio de Alumínio que será solicitada por ele. Todos nós fomos surpreendidos com as demissões e com o fato de a empresa não ter enviado nenhum representante para os debates”, lamentou. 
 
Participaram da audiência representantes do Governo do Estado, do Ministério Público do Trabalho, da Federação da Indústria e Comércio do Maranhão (Fiema) e dos trabalhadores do setor metalúrgico de São Luís.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Deputado Wellington do Curso homenageia jornalistas e profissionais da imprensa pelo Dia do Jornalista

Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, o deputado Wellington do Curso (PPS) parabenizou e destacou o papel desse profissional na construção da democracia, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7).
O parlamentar agradeceu a todos os profissionais da categoria “que cumprem diariamente o dever ético e social de levar a informação para toda a população por meio dos jornais, rádio, televisão e sites” e destacou o Projeto de Lei que encaminhou para a apreciação da Mesa diretora da Casa, no qual solicita a criação do Dia Estadual do Blogueiro.
“O jornalista é um formador de opinião nato. É a pessoa capaz de informar o público sobre nossa realidade e é o ser humano com o dom divino de transformar a realidade social através de suas palavras. Não há democracia sem uma imprensa livre e jornalista valorizado, porque não há liberdade sem informação. 
Aproveito o significado da data para fazer referência ao Projeto de Lei que encaminhei à Mesa Diretora que defende a criação do Dia Estadual do Blogueiro no dia 10 de junho, em homenagem ao nascimento do saudoso jornalista e blogueiro Décio Sá e em valorização a esta classe que se tornou indispensável no atual sistema de comunicação e na liberdade de opiniões”, afirmou.

VEREADOR WELLINGTON SOUSA FAZ MENÇÃO AOS OITENTA ANOS DO SAUDOSO GOVERNADOR JACKSON LAGO.

Ontem, caso estivesse vivo, o saudoso Governador do Estado do Maranhão Jackson Lago estaria comemorando oitenta anos de idade. Nosso legislador fez referencia a exposição comemorativa que está ocorrendo no Centro de Criatividade Odílio Costa Filho, do dia 06 a 19 de abril do corrente ano.
Durante o discurso, Wellington Sousa lembrou a todos da Historia de luta do Ex-Governador para alcançar o posto mais importante do nosso estado. “Após muita luta e sacrifício, Drº Jackson Lago foi eleito em dois mil e quatro (2004) chefe do Poder Executivo Estadual, acredito que com a vitória mais comemorada da política maranhense. Contudo, dois anos depois a vontade popular não foi respeitada, sendo o governador escolhido pela maioria do povo do Maranhão arrancado do seu cargo através de articulações políticas. 
Convido todos a se fazerem presente neste evento histórico da política brasileira, no qual um maranhense que dedicou sua vida buscando alternativa para transformar seu estado em um lugar justo, solidário, digno, com uma melhor qualidade de vida, está sendo justamente homenageado. Viva ao saudoso governador Jackson Lago! Viva ao povo do Maranhão!”.
“Um novo Paço é possível”

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Turismo movimenta R$ 68,8 mil na economia do Maranhão durante a Semana Santa

A projeção feita pelo Ministério do Turismo revela que os turistas que viajaram para o Maranhão nesta Páscoa geraram R$ 68,8 milhões à economia do estado, movimentando o mercado doméstico de viagens. “O retorno do Estado ao cenário nacional e internacional em iniciativa de promoção turística garantirão que os resultados sejam ainda melhores nos próximos feriados”, projetou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A secretária Delma Andrade reforçou também que a diretriz do governador Flávio Dino é no sentido de intensificar a participação do estado nas múltiplas oportunidades de promoção turística, de modo a movimentar ainda mais a economia do Maranhão.
Os R$ 68,8 milhões movimentados na semana santa foram gastos em 50,3 mil viagens pelo estado, considerando deslocamentos por avião, ônibus e carro. A projeção se baseou em dados como gasto médio e frequência de viagens em feriados nacionais. O gasto médio pelo país nos quatro dias de folga foi de R$ 1.712.
Somando o valor movimentado em todos os estados do país, a Semana Santa gerou R$ 3,68 bilhões em cerca de 2 milhões de viagens internas. A movimentação revela o interesse do brasileiro pelo próprio país. De acordo com o boletim mensal que monitora a intenção de viagem em sete capitais do país, 70,2% dos entrevistados que manifestaram a intenção de viajar pelos próximos seis meses o farão por algum destino turístico nacional.
Os feriados impulsionam a economia turística e geram impacto em diversos setores, de acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “O turismo contribui para o faturamento da indústria de automóveis, setor aéreo, bares e restaurantes, hotelaria e serviços”, afirma. Segundo ele, para tornar os destinos mais competitivos é preciso investir em qualidade e inovação. Só assim, diz Lages, gera-se demanda e o setor se torna economicamente mais robusto e sustentável.

Governo inicia reordenamento do Sistema Estadual de Ensino

Com o propósito de assegurar a permanência do aluno na escola e educação de qualidade na rede pública ensino, metas prioritárias do governador Flavio Dino, a secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Normas e Organização do Ensino (Suno), iniciou o reordenamento nas escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

A ação, que será realizada até a próxima sexta-feira (10), em seis escolas polos, simultaneamente, vai diagnosticar o real funcionamento da escola, levantando dados como: número de alunos e de professores por habilitação/formação; número de turmas por turno; número de salas; situação de reforma; modalidades de ensino ofertadas; cursos reconhecidos; mobiliário; construção informatizada do perfil da estrutura física da escola, entre outros.
“O trabalho de reordenamento da rede é fundamental porque possibilita um estudo aprofundado e real de todas as escolas do sistema público estadual de ensino, equacionamento da oferta e demanda de ensino, bem como a otimização da capacidade física (infraestrutura) das escolas, além de subsidiar o planejamento de ações educativas pedagógicas da Seduc, com a finalidade de buscar a melhoria na qualidade do ensino”, destacou a secretária de Educação, Áurea Prazeres.
Segundo Josélia Silva Castro, coordenadora do trabalho de reordenamento, essa é uma iniciativa significativa da atual administração do Estado. “O trabalho de reordenamento da rede representa uma iniciativa que demonstra a sensibilidade do governador Flávio Dino e da secretária Áurea Prazeres, com objetivo de levantar dados que assegurem a eficiência no funcionamento da escola para o ano letivo de 2015”, ressaltou.
Para Vanda Sandes Bastos Mendes, gestora da escola CE Bernardo Coelho de Almeida, uma das escolas polos, o reordenamento “é uma iniciativa que visa organizar as escolas, fazendo com que tenham professores trabalhando em sala de aula, em sua área específica de formação; suprir o déficit de docente e garantir o cumprimento da carga horária. Quem ganha com isso é o aluno, o professor, a escola e, consequentemente, a educação do Maranhão, que avançará na qualidade do ensino e na melhoria dos indicadores educacionais”, enfatizou.
Locais de Atendimento – URE São Luís
Polos (I e II) – CE São Cristóvão (Av Guajajaras, 90, São Cristóvão)
Polos (IV e XII) – CE Domingos Vieira Filho (Av 06, s/n, Maiobão)
Polos (III e V) – CE Almirante Tamandaré (Rua 28, Qd. 32, s/n, Cohab Anil IV)
Polos (VII e VIII) – Colégio Militar 02 de Julho (Av dos Franceses, s/n, Vila Palmeira)
Polos (VI e IX) – CE Manoel Beckman (Rua 51, s/n, Bequimão)
Polos (X e XI) – CE Bernardo Almeida Coelho de Almeida (Rua Celso Magalhães, 561, Centro)

Definidas as regras para a eleição de diretores das escolas da rede pública estadual

Os critérios técnicos para o processo seletivo que vai eleger com a participação da comunidade escolar, os gestores para as unidades de ensino da rede pública estadual do Maranhão, serão publicados na edição desta segunda-feira (6), do Diário Oficial do Estado. O edital que define todo o processo eleitoral também estará disponível no endereço eletrônico da secretaria de Estado de Educação (Seduc), www.educacao.ma.gov.br.

A eleição para gestor/diretor escolar, envolverá professores, funcionários, alunos e pais, e tem data marcada para o dia 19 de junho, com regulamentação no Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, do governador Flávio Dino. O processo visa assegurar o caráter formativo e educativo da gestão democrática, com relação às atribuições inerentes à função e referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, em acordo com as diretrizes estipuladas pelo governador Flávio Dino.
As 1.203 vagas de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/ Diretor Adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE), poderão ser disputadas por candidatos que atendam aos seguintes critérios: ter curso de Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; ser efetivo na rede pública estadual; ter pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estar em efetivo exercício na escola há pelo menos seis meses, comprovados por meio de declaração do chefe imediato e comprovar que não esteja em processo de aposentadoria.
InscriçãoAs inscrições são gratuitas e acontecem no período de 15 a 30 deste mês. Elas devem ser feitas por chapa, mas não serão aceitas chapas avulsas, nem incompletas. Cada profissional poderá concorrer à direção de apenas uma escola. Nas unidades escolares onde inexistir candidato, os Gestores/Diretores serão indicados pela secretaria de Estado da Educação (Seduc) e na unidade escolar onde não existir candidato com a formação exigida poderão candidatar-se os profissionais da Educação Básica que estejam cursando nível superior e possuam formação de nível médio com magistério.
Do total de vagas do seletivo, 5% ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, desde que apresentem laudo médico.
Os candidatos que tiverem a inscrição deferida passarão por um curso de formação continuada de 20 horas (no período de 11 a 12 de maio), que vale como exame de certificação, além de serem avaliados por uma prova escrita (13 de maio), cujo resultado será divulgado no dia 29 de maio.
NomeaçãoA assinatura do contrato de gestão acontecerá no período de 3 a 7 de agosto, e a nomeação dos candidatos eleitos acontecerá dia 12 de agosto.
Ao assinar o contrato de gestão, o gestor se compromete em cumprir as metas qualitativas e quantitativas estabelecidas para serem alcançadas pela equipe escolar, conforme edital do processo. Caso descumpra as metas estipuladas, o gestor poderá ser exonerado.

‘Operação Imperador’ prende agiotas e apreende bens de investigados

As investigações sobre a rede de agiotagem no Maranhão resultaram em duas prisões, nove mandados de condução coercitiva e 38 mandados de busca e apreensão no estado. A operação denominada ‘Imperador’ resultou na prisão da ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros Costa, acusada de envolvimento na prática de agiotagem e licitações fraudulentas, que culminaram no desvio de mais de R$ 5 milhões dos cofres públicos.

As investigações também revelaram o envolvimento de Alfredo Falcão, filho de Arlene, Rodrigo Manso, sobrinho da ex-gestora, e João Cavalcante Neto, funcionário utilizado como laranja no esquema de corrupção. Os três acusados já receberam mandado de condução coercitiva.
Na casa de Arlene, em São Luís, foram apreendidos quatro veículos e um montante de documentos falsos. Em Codó, vinte carros de luxo da ex-prefeita foram retidos pela polícia. Mais de dez empresas fantasmas criadas por Arlene e a família foram descobertas com registros falsificados. O filho da ex-prefeita, Eduardo DP, conhecido no município por ‘imperador’, está sendo investigado por envolvimento direto em fraudes de procedimentos licitatórios, utilização de documentação falsa (identidade e CPF) e CNPJ’s fantasmas. Ele é considerado o líder da quadrilha na área.
O foco da agiotagem e licitações fraudulentas em Dom Pedro era a distribuição de merenda escolar e medicamentos. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou que as investigações no município continuam e que nos próximos dias novos fatos serão acrescentados ao processo. “Em Dom Pedro aconteceu a primeira etapa de uma investigação contínua sobre corrupção e agiotagem no Maranhão. A morte de Décio Sá foi uma referência para as investigações sobre este crime e vamos dar continuidade ao desbaratamento destes grupos corruptos. Estamos retomando as investigações para finalizar tudo. O trabalho não irá parar”, enfatizou o secretário.
Processo de investigação
Segundo o secretário Jefferson Portela, o dinheiro público era desviado para o pagamento de agiotas envolvidos nos esquemas fraudulentos. “Encontramos vários cheques de prefeituras que estão sendo investigadas. Neste governo não haverá tolerância com a corrupção e a diretriz do governador Flávio Dino é para que haja uma apuração radical no combate a uso ilegal do dinheiro público. Retomamos as investigações, e a Polícia Civil está preparada para concluir e encaminhar o resultado final ao poder Judiciário”, explicou o secretário.
O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, explicou que está obtendo provas para compor o processo da Prefeitura de Dom Pedro. “Estamos no momento de recolhimento de material coletado a partir de buscas de apreensões, as oitivas dos conduzidos e presos para que possamos fechar o conjunto probatório. É um trabalho interno muito forte e em seguida, vamos fechar este procedimento e dar continuidade as investigações em outros municípios. A rede de agiotas presa à época da morte de Décio Sá revelou muito material, que sendo aproveitado. Vamos transformar em provas para que possa culminar em acusações contundentes”, assinalou o delegado.
Combate à corrupção
O secretário antecipou que em abril a Secretaria de Segurança Pública inaugura a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção, que acompanhará de perto os processos de investigação relacionados ao mau uso do dinheiro público e agiotagem. “A superintendência dará um novo gás às investigações e permitirá o acompanhamento dos passos para compor os processos probatórios”, disse Portela.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEMUP) homenageou 10 mulheres de destaque no município, na 2ª edição do “Baile de Gala das Mulheres

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEMUP) homenageou 10 mulheres de destaque no município, na 2ª edição do “Baile de Gala das Mulheres Luminenses”, realizado (31) no convento das Ir. da Purificação, no Maiobão.  A cerimônia marcou o encerramento do mês da Mulher e contou com a presença de secretários municipais, dos vereadores Leonardo Bruno Rodrigues e Wellington Sousa e familiares das homenageadas.
De acordo com a secretária Carla Sousa, a Prefeitura de Paço do Lumiar promove essa homenagem simbólica em reconhecimento ao trabalho das mulheres luminenses em vários segmentos. “Acreditamos na força da mulher de Paço do Lumiar, no seu poder de transformação e superação, e a política de assistência ao gênero justifica e reafirma o compromisso da gestão do prefeito Josemar que, de forma audaciosa, criou a secretaria da Mulher”, ressaltou Carla Sousa.
Entre as homenageadas está a dona Ignês Vitória Ferreira da Cruz, uma das moradoras mais antigas da Sede de Paço do Lumiar, professora e mantenedora da tradicional Festa do Divino Espírito Santo. “Fiquei muito emocionada pela indicação entre tantas mulheres importantes no município. Para mim é uma alegria imensa ser reconhecida pela meu trabalho e na minha cidade que tanto amo”, declarou dona Inês.
Outra mulher de destaque no município, homenageada da noite, foi a pedagoga escritora romancista, Ahtange Ferreira, autora de três livros reconhecidos nacionalmente e membro da Academia Luminense de Letras de Paço do Lumiar.
A honraria foi concedida também à Lurdenilde Costa (Líder Comunitária), Miriam Costa (empreendedora), Olindina Heronita (idosa),Lucilene da Silva Conceição (artesã), Kátia Regina (trabalho social), Kátia Régia (saúde), Maria da Graça Privado (educação) e Maria de Fátima da Silva (sindicalista).

Prefeitura de Paço do Lumiar adquire recursos federais

O prefeito Josemar Sobreiro (PR) participou (30), em Brasília, de uma reunião com a cúpula do​ Fundo​ Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FNDE, onde tratou sobre a implantação creches convencionais, no município. 

Durante passagem pelo Congresso Nacional, Josemar Sobreiro foi recebido pelo deputado André Fufuca que, na oportunidade,​ destinou a Paço do Lumiar, ​emenda parlamentar no valor de R$ 1.500,000​ (um milhão e meio de reais)​ para a infraestrutura, e a outra ​do ex-deputado Sétimo Waquim, no ​valor de R$ 500 mil reais para o fortalecimentos dos serviços de saúde.