sábado, 4 de abril de 2015

O estilo Flávio Dino de governar/ Artigo do dep.Rubens Pereira Jr.

Artigo do vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Jr (MA), publicado originalmente noJornal Pequeno

Em menos de 100 dias, o governador Flávio Dino já deixou clara sua forma de governar. Um estilo que já conta com a aprovação da imensa maioria dos maranhenses e com a admiração do restante do país. Um governo que não gasta tempo lamentando o passado, mas não se esquiva de encarar os problemas deixados por seus antecessores. Ao contrário, vai à raiz dos males que afligem nosso estado.

É assim que vejo os primeiros meses marcados por medidas tão promissoras como o apoio em maquinário e capacitação técnica à agricultura familiar, a Força Estadual de Saúde e o programa Mais IDH. Ações de um governo que atua com os pés no solo maranhense e não festeja ilhado no Palácio.

Neste momento que vive o Brasil, fica como exemplo a marca-chave da gestão de Flávio Dino. Mostrar que é possível sim fazer ajuste fiscal, mas cortando contratos mal feitos e reduzindo gastos desnecessários. E não cortando direitos dos trabalhadores e sim atingindo quem realmente tem mais a contribuir em um momento de ajuste.

Foi assim que Flávio Dino aumentou o salário de professores e criou o 13º do Bolsa Família para ser usado na compra de material escolar. Fez isso ao mesmo tempo em que enfrentou na Justiça contratos “mal feitos”, para dizer o mínimo, como os da Constran, sobre o qual pesam sérias denúncias contra a governadora Roseana Sarney e o doleiro Alberto Yousseff na Operação Lava Jato.

Obviamente, criminosos com interesses financeiros contrariados pela perda de contratos abusivos agora dedicam-se a plantar notícias contra nosso governo. Mas essas ervas daninhas não florescem. Pois são plantadas em terreno já imunizado.

Porque todas as ações de Flávio Dino governador são consumadas com o mesmo estilo que construiu sua carreira política. Comunicando-se diretamente com o público, nas redes sociais. Aí de cara, uma das promessas que ele melhor cumpre: não abandonar oTwitter e o Facebook. Um diálogo direto com o eleitor que é complementado pelo competentíssimo trabalho da Secom.

É assim que Flávio Dino vai enfrentando problemas e mudando a história do Maranhão. Indo direto à raiz dos problemas, mas também atento ao aspecto simbólico das ações. Não por acaso, teve grande repercussão nacional a troca dos nomes de escola então batizadas em homenagem a generais da ditadura.


Muito ainda está por vir desse governo de esquerda, que não foge das grandes batalhas, mesmo quando estão fora de seu alcance direto, como no debate sobre a taxação de grandes fortunas. Com serenidade, mas persistência e diálogo contínuo, Flávio Dino vai construindo um Maranhão de Todos Nós.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Biblioteca Municipal promove atividades para comemorar a Páscoa


Alunos da UEB José Raimundo Rubin tiveram uma manhã bastante animada na Biblioteca Pública de Paço do Lumiar, na terça-feira (31), durante a programação especial da Páscoa, como o tema “Páscoa Divertida é na Biblioteca”. A atividade desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), com o apoio do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou aos alunos do 3° Ano e do Infantil II, momentos de contação de histórias, brincadeiras, pinturas, confecção de um presépio e o cinebíblio.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Fransuelen Almeida, o objetivo da programação é o incentivo à leitura de uma maneira dinâmica, criativa e envolvente, e dessa forma, contar a história religiosa da Páscoa e suas simbologias.

Para a dona de casa Flor de Lis Carvalho, mãe de três filhos, as ações são importantes para o desenvolvimento da educação de suas crianças. “Meus filhos adoram vir à Biblioteca, eles pedem constantemente que eu os traga, e desde então, percebi o interesse pelos livros”, contou .

Semdes promove discussão sobre o consumo de chocolates


O evento voltado para a orientação sobre o produto mais consumido nesta época do ano por crianças e adultos, contou também com mensagem bíblica e reflexão proferida pelo Pe. Máximo, degustação e sorteio de ovos de páscoa. A “1ª Chocolata Luminense” foi uma realização da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A secretaria de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira reforçou acerca da importância em se discutir políticas de segurança alimentar e nutricional junto à população. “O que proporcionamos hoje foi um momento de orientação de mais conhecimentos sobre este produto comercial da  Páscoa, mas também para fazer uma reflexão sobre o lado espiritual, da semeadura do amor e da fraternidade ao próximo na Semanada Santa”.

Durante palestras ministradas por nutricionistas foram apresentados os tipos de chocolates e seus respectivos valores nutricionais que influenciam diretamente no humor e peso, por exemplo.Luciane Sá de Souza e Silma Cutrim Moreira, especialistas em nutrição esportiva, apresentaram o que é mito e verdade e torno no chocolate, bem como os benefícios quando o mesmo é consumido de forma consciente.

Apesar de o chocolate há muito tempo estar inserido nas comemorações de Páscoa e que por isso é um produto de grande apelo das pessoas, deve-se ser pautado como uma questão de saúde, observou o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, Raul Amate. “O chocolate é um alimento que causa prazer, mas o seu consumo excessivo traz sérios problemas de saúde e estéticos, como o aparecimento de espinhas e o agravamento do Diabetes”, alertou.

Governador Flávio Dino visita filha do prefeito Josemar, em hospital

Na noite de ontem, 1º, a filha do prefeito Josemar Sobreiro(PR), Karla Maria Gama, diretora da Escola Cefran, que se encontra internada no hospital UDI, em São Luís, recebeu a visita do Governador do Estado Flávio Dino (PCdoB). A pedagoga se recupera de uma intervenção cirúrgica de emergência, realizada no ultimo final de semana.

O prefeito Josemar e a primeira-dama, Ivone Oliveira agradeceram  a visita de cortesia de Flávio Dino, que na oportunidade desejou votos de recuperação à Karla Maria.

De acordo com informações do hospital e da família, a paciente se recupera bem e terá alta nos próximos dias.

Wellington do Curso participa de Caminhada em Defesa dos Autistas


Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Wellington do Curso (PPS), participou, durante toda a tarde desta quinta-feira (2), da
 II Caminhada de Conscientização do Autismo, realizada na Litorânea.

O evento teve a iniciativa do movimento em defesa dos autistas "Ilha Azul", composto por mães e defensores das causas em prol dos autistas e teve como objetivo divulgar e sensibilizar a população sobre a síndrome do autismo e sua inclusão na sociedade.
 
"A participação do deputado Wellington, representante da categoria na Assembleia Legislativa, é de extrema importância e reforça o compromisso que o parlamentar vem cumprindo na defesa desta causa nobre", relatou uma das organizadoras.

Wellington destacou a importância da inclusão do espectro autista na sociedade e reafirmou que continuará na luta pela defesa dos direitos fundamentais, além de apresentar o trabalho que vem desenvolvendo.

"A sociedade finge que não vê o autista e muitas vezes age como se fosse autista. Temos que aproveitar este dia de comemoração para discutir medidas e políticas públicas que nos ajudem a combater o preconceito contra essas pessoas, que apesar de representarem cerca de 1% da população, ainda não são tratados como cidadãos dignos de atenção especial. Compreendo o autismo não como uma deficiência, mas como algo que requer especial atenção.
Por amor ao Maranhão, nosso mandato está em defesa, sem exclusão, do cumprimento dos direitos fundamentais. Reafirmo hoje o meu compromisso, não apenas com esses pais que em mim confiaram, mas com aquilo que deve ser zelado em quaisquer circunstâncias: a dignidade", ressaltou.

segunda-feira, 30 de março de 2015

ARTIGO DE FLÁVIO DINO - Deixar a estrada da exclusão social

A fome é a negação mais cruel dos direitos fundamentais de qualquer ser humano. É a negação da condição básica para o desenvolvimento do homem que, sem ter o que comer, não consegue trilhar os caminhos que pedem os sonhos que tem para si e para a sua família. É a negação primeira do que a filósofa Hannah Arendt chamou do“direito a ter direitos”. Sem nada para comer, como ter acesso à educação, à cultura, ao trabalho ou à sua autodeterminação? 
Infelizmente, a negação do "direito a ter direitos" ainda é muito viva em nossa realidade. Lembro que cerca de 25% dos maranhenses ainda vivem na extrema pobreza, o que corresponde a cerca de 1,5 milhão de pessoas. Mas esses não são dados frios, e a reportagem “Estrada da Fome”, exibida na última segunda-feira pela TV Record para todo o Brasil, mostrou que esse retrato cruel é verdadeiro, tem nome e sobrenome, tem rosto e lágrimas.  
Esse legado de desumanidade e descaso foi herdado por nós, maranhenses, em decorrência de décadas de governos que deram as costas aos mais necessitados. Como explicar, por exemplo, que o Maranhão seja a 16ª economia do país, estado que possui água em abundância, terras boas e um povo com muita vontade de vencer, mas com as piores condições de vida do país? A explicação somente pode residir na histórica combinação entre utilização pessoal do patrimônio público, corrupção e injustiça social, caminhos pelos quais poucos se apropriaram dos bens de milhões de pessoas. 
As vozes do coronelismo maranhense, que hoje vivem enorme crise de abstinência com a perda de antigos privilégios e de ganhos ilícitos, calam-se diante da calamidade retratada por 1 hora na última segunda-feira em rede nacional. Contudo, ao contrário do que eles sempre fizeram, estamos lutando para transformar esse inaceitável retrato. 
Creio que nenhuma pessoa deve ficar insensível diante desse quadro. Especialmente no que se refere ao papel do governante, deve ser o de buscar soluções urgentes, duradouras e eficazes para dar a essas pessoas o direito de voltar a sonhar. Foi por este motivo que, logo no primeiro dia de Governo, minutos após a nossa posse, instituímos o Plano de Ações Mais IDH. Ele começa pelas 30 cidades com menor Indice de Desenvolvimento Humano em nosso Estado e vai mostrar progressivamente que, sim, nós podemos mudar o cenário imposto por décadas de desmandos políticos e desrespeito com a população. 
Por intermédio do Plano Mais IDH, o Governo do Estado começou a levar mais direitos e mais dignidade a esses milhões de maranhenses outrora invisíveis, cujos futuros foram criminosamente roubados em tenebrosas transações. Agora, o orçamento público é aplicado com a único objetivo de servir a população, com enfoque especial àqueles que mais precisam da ação direta do Estado.
Para que se tenha a dimensão deste programa, somente na primeira semana do Mutirão Mais IDH, foram realizados 18 mil atendimentos em 9 municípios. Nesse mutirão, encontramos milhares de pessoas que jamais tiveram acesso a qualquer serviço público, que jamais foram lembrados pelos governantes, a não ser em tempo de eleição. Até o fim do nosso governo, vamos levar a todas as regiões maranhenses provas concretas de que vale a pena lutar e ter esperança em dias melhores. Apoio à produção, políticas sociais, ampliação de infraestrutura e combate à corrupção são os pilares que sustentam esse novo projeto de desenvolvimento no Maranhão. 
O destino dos milhões de maranhenses não é estar irrevogavelmente à margem do mundo dos direitos. É para colocá-los na rota do crescimento e dar-lhes condições de se fortalecer, educar e prosperar que conduzimos as ações governamentais, em que hoje há o DNA da indignação transformadora.

Gusttavo Lima segue internado nesta segunda em SP sem previsão de alta/ Cantor está no hospital desde sábado com complicações intestinais.

Segundo assessor, Gusttavo tem gastrite e fará mais exames.

Do G1 São Paulo
Gusttavo Lima encerra a Feport 2014 no domingo (9) (Foto: Divulgação / Feport)Gusttavo Lima está internado com complicações intestinais, diz assessor pessoal (Foto: Divulgação / Feport)
O cantor Gusttavo Lima segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por causa de complicações intestinais após um show na capital. O cantor foi internado na madrugada de sábado (28) e não tem previsão de alta, informou a assessoria de imprensa do Albert Einstein nesta segunda-feira (30).
Segundo o hospital, não houve alterações no quadro de saúde do cantor divulgado em boletim médico neste domingo (29).
"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Sr. Nivaldo Batista Lima (o cantor Gusttavo Lima) deu entrada na Unidade Morumbi, ontem [sábado] (28/03/2015) às 4h45 em decorrência de dor abdominal, náusea e vômito. O paciente segue internado em apartamento comum sem previsão de alta", diz a nota.
Mal-estar após show
Segundo a assessoria do sertanejo, ele realizou uma endoscopia neste domingo e seu estado de saúde é bom. Ele ficará em repouso para a realização de novos exames.
Na sexta-feira (27), o sertanejo se apresentou no Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista, e se sentiu mal após o show, segundo o seu assessor pessoal Breno Figueiredo.
"Ele tem gastrite, que o incomoda. Passa mal e vomita às vezes porque sente dor no estômago. Então foi internado para investigar isso mais a fundo", disse Breno, que também já foi personal trainner do artista.
Breno não soube informar quando Gusttavo terá alta. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que ainda não há previsão para a saída do artista da unidade de internação.
Show cancelado
Ainda segundo Breno, devido à internação, a agenda de shows de Gusttavo, que estava marcada para sábado, teve de ser cancelada. Nesse dia, ele teria uma apresentação em Juazeiro do Norte, no Ceará. Segundo o assessor, um comunicado foi feito pela produção do cantor nas suas redes sociais oficiais na internet.
"O cantor Gusttavo Lima encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein para exames detalhados, por conta de tratamento gastrointestinal. Em virtude deste quadro e seguindo ordens médicas, o show marcado para hoje (28/3), em Juazeiro (CE), foi cancelado", diz o comunicado.
"Gusttavo Lima já está em recuperação e deve voltar em breve aos palcos. Certos de contarmos com a compreensão dos fãs, jornalistas e radialistas da cidade, informaremos em breve nova data para a apresentação", informa o texto publicado no Facebook do artista.

Deputado Wellington reafirma compromisso com os direitos dos autistas

Na noite desta sexta-feira (27), o deputado Wellington do Curso (PPS) participou da edição do Cine_PSY, projeto desenvolvido pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCeuma), em parceria com a Delegação Geral Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise.

O objetivo da reunião foi a exibição do documentário sobre autistas. Após a apresentação, no Auditório Josué Montelo, realizou-se uma roda de conversa sobre o tema, que contou com a presença dos psicanalistas Thaís Moraes e William Amorim, da neuropediatra Patrícia Sousa, além de representantes da AMA (Amigos do Autista) e acadêmicos de Psicologia e áreas afins.

Representando o povo maranhense e as Comissões de Direitos Humanos e de Educação da Assembleia Legislativa, Wellington do Curso reafirmou o seu compromisso na defesa pelos direitos dos autistas 

"Encaro o desafio de lutar pela concretização dos direitos dos autistas. Em menos de 2 meses de mandato, já apresentei inúmeras proposições em favor dos cidadãos autistas e de seus familiares. Almejo, não apenas o cumprimento de determinados direitos, mas o zelo pela dignidade humana, pelo compromisso para com a Educação e pela garantia dos direitos fundamentais de todo e qualquer cidadão", destacou.

Semdes realiza 1ª Chocolatada Luminese/ Mitos e verdades sobre o chocolate serão desvendados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar (Semdes) realiza nesta quarta-feira, 1º de abril, a “1ª Chocolatada Luminense”, com o objetivo de contar a história chocolate, seus derivados e benefícios, e também, expectativas de mercado. O evento que marca as comemorações da Páscoa acontecerá no salão de eventos do Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, a partir das 8h. 
Uma grande empresa do ramo de alimentos nutricionais estará presente na Chocolatada Lumienese, onde fará a exposição de produtos e ​o público​ presente terá a oportunidade de degustar o chocolate nas mais variadas formas. 
O momento será também de apresentar o chocolate como alimento de grande valor nutricional na dieta humana, quando consumido de forma moderada. “Uma equipe de nutricionista irá desmitificar as mentiras e verdades que envolvem o chocolate, pontos positivos e negativos e formas de consumo”, disse o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, Raul Amate. 
Programação
Dia: 01 de abril de 2015
Horário: 08:00h às 12:00h
08:00h - Acolhimento 
08:20h -  Boas Vindas
08:30h -  Mesa de Abertura
08:50h – Reflexão sobre a Páscoa e suas simbologias (Padre Máximo).
09:10h às 10:10 h - Palestra sobre a história do surgimento do chocolate no mundo, mitos e verdades, tipos de chocolates e seus valores  nutritivos.
PALESTRANTES:
Luciane Sá de Souza — Nutricionista.
Silma Cutrim Moreira — Nutricionista.
10:10h – Depoimento sobre o potencial financeiro do chocolate e expectativa de mercado.
10:40h as 12:00h - Exposições de Produtos à base de chocolates e degustação.

domingo, 29 de março de 2015

Flávio Dino vai convocar mais 1.000 PMs

Nas próximas semanas, vamos convocar mais 1.000 aprovados no concurso da Polícia Militar para fazerem o teste de aptidão física.

Em abril, vamos enviar à Assembleia projeto de lei tratando sobre a carreira dos policiais no Maranhão, de acordo com LRF e orçamento.