sexta-feira, 27 de março de 2015

Deputado Wellington homenageia jovens empreendedores em sessão solene

O deputado Wellington do Curso (PPS) esteve na Sessão Solene desta quinta-feira (26), proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN) em comemoração à Semana Estadual do Jovem Empreendedor no Estado. 
Na oportunidade, o parlamentar parabenizou a forte atuação dos jovens no Maranhão e destacou os desafios e dificuldades vivenciados por aqueles que sonham em conquistar o seu próprio empreendimento. 
“A importância desta solenidade de hoje chama a atenção de todos nós, parlamentares, e da sociedade maranhense para que possamos orientar que mais jovens possam empreender e dizer para a sociedade que o futuro do Maranhão e do Brasil não está somente nas mãos desses empreendimentos. O que é realizado hoje por cada um, é fundamental para o desenvolvimento do Estado, que vive um novo momento e acreditamos estar escrevendo uma nova história de sucesso”, ressaltou Wellington do Curso, que além de deputado é empresário. 
O deputado afirmou, ainda, que as dificuldades para empreender fazem parte da realidade de muitos maranhenses. “Não temos o apoio da sociedade, do poder público e nem os treinamentos necessários para a realização de empreendimentos de sucesso”, lamentou ao finalizar o seu pronunciamento. 
O presidente da Associação do Jovem Empresário do Maranhão, Cláudio Gomes, a secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima, do presidente da Câmara dos Lojistas de São Luís, Fábio Ribeiro e outras autoridades empresariais também participaram do evento.

Técnicos da Semapa passam por capacitação do PAA

Objetivo da formação promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional, foi apresentar as diretrizes para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos no município de Paço do Lumiar, bem como fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar e nutricional. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O cronograma da formação proporcionou o entendimento dos técnicos sobre informações importantes, como: público beneficiário, controle social, preço, controle sanitário e de qualidade, logística de recebimento e distribuição, contrapartida, legislação, formas de acompanhamento e vigência. “É de fundamental importância que os municípios estejam cientes do funcionamento do programa, para que possam caminhar junto com Estado e tenham êxito na sua execução”, destacou a coordenadora do PAA Estadual, Antônia Lúcia Malheiros.
Paço do Lumiar é o maior polo Agrícola da região metropolitana de São Luís. No ano passado 152 agricultores familiares foram cadastrados e o valor total pago chegou de R$ 5.478, e, de acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar, Rosany Aranha, a meta é ampliar a cada ano o número de produtores e instituições beneficiadas.
O próximo encontro terá como público-alvo agricultores, pescadores e marisqueiras da região. A capacitação acontece no período que antecede a adesão ao PAA, sendo esta uma norma do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Mais – O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar é uma das ações da estratégia Fome Zero, cujos objetivos são garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O programa foi instituído pelo Artigo 19 da Lei 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pordecreto em 2008.

Paço do Lumiar realiza 1ª pré- conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Com o tema “Produção no Campo e na Cidade: Avanços e Desafios”, o encontro reuniu produtores, pescadores, merendeiros, gestores de escolas, povos de matriz africana, entidades consumidoras do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e representantes do poder público municipal e Conselhos.
O encontro realizado no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, marcou também o período de preparação para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, do município, que acontecerá em maio deste ano.
Paço do Lumiar é o primeiro município da federação a iniciar as pré-conferências, uma iniciativa do governo municipal bastante louvada, em discurso de abertura, pela presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria da Conceição de Almeida Ferreira. “Este momento é muito importante para o município. Estamos saindo na frente dos demais estados nas discussões e elaboração de propostas para as políticas da Segurança Alimentar e Nutricional”, ressaltou.
Para Rosany Aranha, secretária de Agricultura Pesca e Abastecimento, as conferências são fundamentais, pois nortearão os programas de SAN, em Paço do Lumiar. “Temos que suplementar e implementar as nossa políticas, por isso da importância da unção entre poder público e sociedade civil. É um compromisso  que estamos firmando, para os primeiros passos de grande avanços”, disse.
Um painel com a participação de representantes da Semapa, CONAB, SEMED e Colônia de Pescadores expôs as atividades executadas, através dos programas federais como, o PAA, PNAE, e ainda, assessorias técnicas, Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.), feira livre o agricultor familiar, entre outros. Na oportunidade foi exibido um vídeo institucional com depoimentos de  produtores beneficiados pelos programas.
A presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN) e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, reforçou pela necessidade da discussão com participação de toda a população luminense. “A Conferência vem com esse propósito, que haja além de discussão de eixos, propostas consistentes para sanar a problemática da fome que assola o país em termos gerais, bem como os problemas de ordem social e econômica os quais a sociedade é submetida por falta de políticas afirmativas”, frisou.
Presentes na 1ª Conferência, o secretário de Saúde, William Rios, a representante do Setor De Operações e Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento – Seopi, Leidyenne Nazária Araújo, do Conselheiro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Kurt Clajus Oliveira e  de nutricionistas das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação de Paço do Lumiar.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Governadores do Nordeste realizam pré-reunião para afinar pauta de cobranças a Dilma

25 de Março de 2015 - 12h08

Da Redação
 Governadores do Nordeste realizam pré-reunião para afinar pauta de cobranças a Dilma
O governador Flávio Dino está reunido com os demais governadores do Nordeste, em Brasília, para discutir as pautas que serão tratadas no encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), logo mais às 16h, no Palácio do Planalto.
Na reunião, os governadores pretendem pedir a presidente providências urgentes no que diz respeito a ações de convivência com a seca no semiárido nordestino e também tratará dos ajustes fiscais feitos pelo Governo Federal.
Ricardo Coutinho é o responsável por fazer a ponte entre os demais governadores do Nordeste e a presidente, o encontro terá ainda um apelo especial a dois tópicos: a estiagem na região e os ajustes fiscais feitos pelo Governo Federal. 

terça-feira, 24 de março de 2015

CNH Jovem, uma conquista do povo do Maranhão. Parabéns Flávio Dino

O governador Flávio Dino sancionou (24), o projeto de lei que cria o ‘CNH Jovem’. Após ser aprovado, na Assembleia Legislativa do Maranhão, por unanimidade, no início do mês, o projeto de lei cria o programa que vai possibilitar que jovens entre 18 e 21 anos, que tenham cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública, concorram a isenção nos custos de cursos teóricos e práticos e nas taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

QUANDO COMEÇA

Inscrições deverão acontecer no 2º semestre 2015, haverá o credenciamento das autoescolas que poderão fornecer o curso e as clínicas que farão os exames.

VAGAS

Serão 2.000 vagas. As primeiras 1.000 serão sorteadas entre os jovens que obtiveram as melhores notas no ENEM. Obs: mas tem que está inscrito no CNH Jovem.

As outras 1.000 vagas serão sorteadas para aqueles que não foram contemplados nas primeiras 1.000.

As inscrições serão online.

Aguarde mais informações. Também no Whatsapp: (98) 8166-2014/ Clayton Colllins.

Prefeito Josemar empossa secretário de Políticas Socioinclusivas em Paço do Lumiar/ A solenidade contou com a presença do Dep. Waldir Maranhão


O prefeito Josemar Sobreiro (PR) empossou na manhã de hoje (23), o novo secretário municipal da sua equipe de governo, Daniel Bandeira, que comandará a Secretaria Extraordinária de Políticas Socioinclusivas de Paço do Lumiar. A solenidade realizada na Prefeitura de Paço do Lumiar contou com a presença do vice-prefeito Marconi Lopes (PSL), do deputado federal Waldir Maranhão (PP), vereadores e secretários municipais.
Daniel Bandeira é militante do Partido Progressista (PP) e sempre atuou em ações de inclusão. “Irei colaborar com as políticas de ação e justiça social já desenvolvidas na gestão do prefeito Josemar, proporcionando cada vez mais a participação popular”, disse.
Josemar Sobreiro definiu a secretaria de Políticas Socioinclusivas como um fortalecimento às demais. “Esta pasta está envolvida diretamente as questões de saúde, educação, desenvolvimento social, por exemplo, e isso fortalecerá muito mais as ações do poder público municipal”, frisou o prefeito.
Waldir Maranhão elogiou o prefeito Josemar pela atitude e compromisso com as políticas de inclusão e destacou o município como um dos que mais cresce no estado. “Os adventos conquistados pelo município de Paço do Lumiar é resultado o trabalho desenvolvido pela gestão do professor Josemar. O trabalho por mais melhorias deve continuar e o povo desta cidade será o maior beneficiado, pois aqui tem compromisso”, expressou o progressista que confirmou apoio à reeleição de Josemar em 2016.
Na oportunidade o vice-prefeito, Marconi Lopes (PSL) enfatizou o apoio de Waldir Maranhão à Paço do Lumiar, sempre dando o apoio necessário para o desenvolvimento do município e para aquisição de elementos públicos em diversas áreas, proporcionando o bem estar dos luminenses.

Wellington do Curso participa do 2º Seminário de Assuntos Parlamentares em Brasília

O vice-presidente das Comissões de Educação e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, Wellington do Curso (PPS) participou, em Brasília (DF), do 2º Seminário de Assuntos Parlamentares promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), em parceria com o Senado Federal, através do programa INTERLEGIS, órgão responsável por ações de capacitação profissional na área legislativa e do Instituto Legislativo Brasileiro.
O evento, que aconteceu no auditório do Interlegis, no Senado Federal, teve como tema "Os desafios de um mandato parlamentar" e contou com ministrações do senador Vicentinho Alves (PR), do Ministro do STF Marco Aurélio de Mello e dos consultores legislativos Paulo Henrique e Rogério de Melo.
Sete dos 42 parlamentares maranhenses participaram do seminário, entre eles Alexandre Almeida (PTN), Rafael Leitoa (PDT), Ricardo Rios (PEN), Rigo Teles (PV), Vinícius Louro (PR) e Zé  Inácio (PT).
“O Seminário foi muito importante para nós, novos deputados, que estamos nos aprimorando com os trabalhos legislativos, pois as palestras, que abordaram diversos assuntos, dentre eles carreira política de sucesso e estrutura do processo legislativo,  foram relevantes para o nosso aprendizado, bem como o fortalecimento da atividade parlamentar", destacou o deputado.
Foto: Deputado Wellington do Curso (PPS) com o ministro do STF Marco Aurélio de Mello.

segunda-feira, 23 de março de 2015

PCdoB 93 ANOS - Sessão Solene na Assembleia Legislativa da Maranhão (2015) Clayton Collins e o Paço em Foco presentes

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora hoje (23) o nonagésimo terceiro aniversário, ocasião em que foram relembrados os fatos históricos da trajetória e das lutas partidárias. 

A sessão solene que aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão serviu também para comemorar os 30 anos de atuação legal do partido.

Algumas fotos:

Integrantes da Ujs

Dep.Est.Othelino Neto (PCdoB)

Dep.Fed.Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Dep.Fed.Rubens Jr. (PCdoB)

Tati Pereira, Sec.Juventude, Egberto Magno, Vice-Pres. PCdoB-MA

Renato Rabelo, pres, nacional-PCdoB

Márcio Jardim, sec.Esporte e Lazer, Vic Barros, pres.UNE

Formada turma de agentes de Defesa Civil de Paço do Lumiar/ Após uma semana de curso, servidores e lideranças comunitárias foram certificados pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão

A “Capacitação de Agentes de Defesa Civil - CADEC” foi uma promoção da Coordenação Executiva de Defesa Civil do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil.
No encerramento da capacitação, o prefeito Josemar Sobreiro (PR) foi representado pelo secretário de Planejamento e Articulação, Ednaldo Moura, que ressaltou a atividade como uma política necessária para as cidades resilientes, e lembrou as ocorrências registradas no município de Paço do Lumiar, no ano passado. “Trago os agradecimentos do prefeito Josemar pela sempre parceria do Corpo de Bombeiros, na certeza que elas serão ampliadas, no sentido de capacitar ainda mais pessoas na prevenção de acidentes”, disse o secretário.
Durante o período, além de palestras, foram realizadas visitas de campo em áreas consideradas de risco no município, que, de acordo com Ten. Mauro foi uma experiência necessária para agentes que, por sua vez, poderão intervir caso da necessidade. “A capacitação acontece com o objetivo tornar os municípios resilientes, capazes de se recuperarem após situações adversas, e a Defesa Civil traz todo conhecimento e instruções”, destacou Ten. Mauro.
O coordenador executivo de Defesa Civil, Cel. Isac definiu os agentes de Defesa Civil como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e que devem ser postos em prática no atendimento à população, evitando assim, prejuízos materiais e ao meio ambiente.
As atividades de Defesa Civil no município terão continuidade nos próximos meses com a realização de um simulado que, segundo Arnoldo Cardoso, coordenador de Defesa Civil de Paço do Lumiar, auxiliará ainda mais as ações de prevenção de situações adversas, entre elas, as causadas pelo período chuvoso.
Paço do Lumiar conta com um Conselho Provisório de Defesa Civil que tem como membros efetivos e suplentes, membros do poder público e sociedade civil organizadas.
Pressente também, no encerramento do curso, oficiais do CBMMA e a secretária de Infraestrutura, Urbanismo, Transito e Transporte e Andreia Feitosa.

PAÇO/ CONCURSO PÚBLICO - Prefeitura de Paço do Lumiar faz 2ª convocação de aprovados no concurso público

O Edital de Convocação de nº 002/2015 foi assinado na manhã desta segunda-feira, 23, pelo prefeito professor Josemar Sobreiro (PR), na presença de secretários municipais e membros do legislativo luminense. Nesta etapa foram convocados 102 aprovados para os cargos nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Infraestrutura. 
De acordo com o prefeito Josemar, a chamada obedece ao cronograma do concurso, reiterando que, além dos aprovados dentro das vagas estão sendo convocados também, excedentes para alguns cargos. 
Os candidatos convocados deverão comparecer pessoalmente na Unidade Escolar Integrada Ministro Henrique de La Roque, sala do auditório, situada na Rua 12, Quadra 88, s/nº, bairro Maiobão, Paço do Lumiar/MA, no horário das 08h às 14h, de segunda à sexta, no prazo máximo de até 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de publicação da Portaria de Nomeação, no Diário Oficial do Estado do Maranhão, apresentando os documentos em cópias autenticadas em Cartório, ou cópias que poderão ser autenticadas no ato da entrega, mediante apresentação dos documentos originais, bem como originais dos exames médicos, relacionados no Anexo II do Edital. 
O candidato que não se apresentar no período estipulado com todos os documentos e exames médicos, será automaticamente considerado eliminado por desistência espontânea e perderá o direito à vaga, sendo convocado o próximo aprovado, obedecida a ordem de classificação disposta no resultado final homologado pelo Decreto Municipal nº 1.881/2014.
O Concurso Público de Paço do Lumiar foi realizado em 19 de outubro de 2014, com a oferta de 603 vagas de provimento efetivo do quadro de pessoal do município. A primeira convocação aconteceu em janeiro deste ano quando foram chamados 459 aprovados, sendo que 188 já tomaram posse. 
Mais - O concurso ofertou vagas para 69 cargos entre eles, o de merendeiro, motorista, agente administrativo, condutor socorrista, digitador, fiscal de obras, orientador social e engenheiros. A maior demanda do concurso está na área da Educação, para professores especialistas em educação infantil e ensino fundamental, e atendimento de pessoas com deficiência; e na Saúde, para agentes comunitários de saúde e de combate de endemias, especialidades médicas e enfermeiros.
Mais informações estão disponíveis no Edital de Convocação no site da Prefeitura de Paço do Lumiar (www.pacodolumiar.ma.gov.br).


São Luís - ROSE SALES CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DAS 9 (NOVE) CIDADES METROPOLITANAS.

A Vereadora Rose Sales participou dia 20 (quinta) do aperfeiçoamento da Lei que fundamentará o processo da Reunião Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), no GT - Grupo de Trabalho estabelecido pelo Governador de Estado, no auditório da SECID - Secretaria Estadual das Cidades.


Nessa reunião de trabalho,  a parlamentar contribuiu fortemente com o delineamento desse modelo de gestão compartilhada e democrática que de forma direta envolve a integração de 9 (nove) cidades, incluindo a capital maranhense: São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira, Santa Rita, Rosário e Icatu.

O Dr. José  Antonio (Secretário Adjunto da SECID), mediador do trabalho - esclareceu o propósito do GT. Ele também reconheceu a importância da audiência pública sobre o tema que foi proposta e organizada pelo mandato da vereadora  (3/3/15), onde Sales requisitou a inclusão das Câmaras Municipais  de todos as cidades integrantes da RMGSL no grupo de trabalho e no sistema integrado de gestão , o que  foi assegurado .

FORAM CONCEDIDAS  IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PELA PARLAMENTAR COM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

- Garantia de Participação Controle Social ,


- Realização de mais Audiências Públicas,

-Instituição do Plano Setorial Metropolitano de Regularização Fundiária, dentre outras.  

De igual modo, todos os presentes também atuaram muito bem.

Existem três Grupos de Trabalho: Gestão RMGSL, Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana.

AS GRANDES METAS DO GRUPO DE TRABALHO, SÃO:


- Propor a Nova Legislação;

- Realizar as Audiências Públicas nos Municípios;

- Incidir na Regulamentação das Ferramentas de Gestão;

- Contribuir na Construção do  PDDI - Plano Diretor de Desenvolvimento  Integrado;

- Articular o Planejamento e a Execução das Funções Públicas de Interesse Comum.