sexta-feira, 20 de março de 2015

Prefeito Josemar Sobreiro vistoria obras no município

O prefeito Josemar Sobreiro (PR) e a secretária de Infraestrutura, Urbanismo, Trânsito e Transporte, Andreia Feitosa visitaram na tarde de ontem, 19, as obras em andamento no município, na área Saúde, Educação e infraestrutura viária.
Na comunidade da Vila São José e Vila Cafeteira, os gestores vistoriaram a construção das quadras poliesportivas. Os ginásios beneficiarão as respectivas comunidades e escolas municipais da região na prática de atividades físicas e lúdicas. 
No conjunto Maiobao, os gestores se deslocaram até o local onde está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. A unidade que prestará atendimento aos pacientes de média complexidade, faz parte de um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal.
A UPA de Paço do Lumiar contará com sala de espera, salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, salas de exames, curativo, raios X, entre outras dependências, e terá capacidade para atender até 300 pacientes por dia.
​"A UPA e as quadras poliesportivas são demandas antigas dos nossos jovens e da população em geral. São equipamentos que visam a melhoria da qualidade de vida, além de ser um compromisso da nossa gestão com os luminenses", ressaltou o prefeito Josemar.
Infraestrutura -  Iniciada há uma semana, a operação tapa-buracos está recuperando vias no conjunto Maiobão. Os serviços foram intensificados em trechos das avenidas 01, 07 e 14, conjunto Upaon Açú, e passará, ainda, pela Rua 101  conhecida como ‘rua da feira’, Avenida 10 e estrada do Pindaí. 
A operação designada pela Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo, Trânsito e Transporte (Sinfra) visa recuperar a camada asfáltica de importantes vias do conjunto Maiobão e adjacências, castigadas pelas fortes chuvas.

Paulo Araújo recepciona Valdir Simão, Ministro da CGU no Palácio dos Leões

Paulo Araújo, secretário da Comissão Central de Licitação disse: "Feliz pelo reencontro. "Maranhão Transparente", Secretaria de Transparência e Controle do Estado e CGU em parceria com medidas concretas de prevenção a corrupção, como a Lei de Acesso à Informação estadual, Novo Portal da Transparência e nomeação de novos auditores. Parabéns ao Governador Flávio Dino e Secretário Rodrigo Lago".

Márcio Jerry fala sobre a sessão solene em homenagem aos 93 anos do PCdoB

Presidente estadual do PCdoB convida você para a sessão solene em homenagem aos 93 anos do partido. Será nesta segunda-feira, dia 23, às 10 da manhã, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Veja:

ADOLESCENTE E JOVEM APRENDIZ CAIXA 2015! Veja os telefones das entidades conveniadas

A Caixa conta com programas distintos para adolescentes e jovens, confira abaixo as principais características de cada um deles e os requisitos para se inscrever, além dos benefícios oferecidos.

Adolescente Aprendiz


Este programa garante ao adolescente a melhor qualificação profissional, para que ao término do período ele possa conseguir uma vaga na busca de um novo emprego. Para se inscrever é preciso ter idade entre 14 anos e 6 meses e 16 anos incompletos, além de estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental. O adolescente terá direito a remuneração de 1 salário mínimo, vale transporte, auxílio alimentação, férias e FGTS.

Jovem Aprendiz

Programa para os jovens adquirirem conhecimentos e experiência profissional, conseguindo capacitação para prosseguirem com sua carreira profissional ao término do programa. A idade para se inscrever é de 18 a 22 anos incompletos.

O jovem terá direito a remuneração de 1,5 salário mínimo, auxílio alimentação, vale transporte, férias e o FGTS.


INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ CAIXA

O Programa de Aprendizagem tem como objetivo proporcionar à juventude brasileira os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de uma profissão e promover a inclusão social de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Programa prevê a inclusão social, a capacitação profissional em serviços bancários e administrativos, ao mesmo tempo em que estimula a prática da cidadania, de valores éticos e profissionais.

Além disso, os Programas de Aprendizagem buscam incentivar e manter o aprendiz na escola, na medida em que, para participar do Programa o adolescente ou jovem deve estar inscrito no curso de aprendizagem e regularmente matriculado, com freqüência comprovada à escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.

A contratação de Aprendizes para atuação na CAIXA ocorre por meio de parceria com Entidades Conveniadas e está limitada ao percentual entre 5% até 15% de empregados/as por estabelecimento (CGC), calculada sobre as ocupações da Empresa na forma estabelecida pela legislação vigente.

O Programa de Aprendizagem engloba os programas Adolescente Aprendiz e Jovem Aprendiz:

ADOLESCENTE APRENDIZ

O Programa Adolescente Aprendiz contribui para a formação de profissionais capacitados para as atuais exigências do mercado do trabalho e com vivência mais ampla da sociedade. Com a reformulação do Programa, em 2012, foram contratados 3 mil aprendizes. Atualmente, a oferta de vagas é decorrente dos desligamentos dos adolescentes aprendizes e da abertura de novas unidades.

Os requisitos são:
Idade para ingresso no programa – entre 14 e 6 meses e 16 anos incompletos;
Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;
Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou cursos de Educação para Jovens e Adultos.

Direitos:
Remuneração de 1 salário mínimo nacional por mês;
Auxílio-alimentação;
Vale-Transporte;
Férias;
FGTS: 2%. 

Entidades conveniadas para seleção e contratação de Adolescentes

Nome

Sítio/E-mail

Telefone

CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

www.ciee.org.br

(11) 3040-9800

RENAPSI - Rede Nacional de Aprendizagem

www.renapsi.org.br

(61) 3038-4500

CESAM - Inspetoria São João Bosco

www.salesiano.br

(31) 2103-1200

RASC - Recuperação e Assistência Cristã

www.rasc.com.br

(14) 3879-3138

MDCA - Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

www.mdca.org.br

(51) 3339-7274

CIPS - Consórcio Intermunicipal de Promoção Social

ssocial@cipsbauru.com.br

(14) 3879-6961

Movimento República de Emaús

www.movimentodeemaus.org

(91) 3238-8333

Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas

www.bairrodajuventude.org.br

(48) 3439-9900

CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

www.cieesc.org.br

(48) 3216-1400

Sociedade Eunice Weaver do Maranhão

sewma@hotmail.com

(98) 3279-2026

CEACA - Centro Comunitário Lídia dos Santos

www.ceaca.org.br

(21) 3879-4671

SELETA - Sociedade Caritativa e Humanitária

www.seletams.com.br

(67) 3357-7343

AVAPE - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência

www.avape.org.br

(11) 4334-8200

COMBEMTU - Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente

combemtu@hotmail.com

(48) 3628-0965

CEACA - Centro Comunitário Lídia dos Santos

www.ceaca.org.br

(21) 3879-4671

IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo

www.idespromenor.org.br

(48) 3224-5008

Casa de Ismael - Lar da Criança

www.casadeismael.org

(61) 3272-4731

Obras Sociais da Fraternidade do Centro Espírita Jerônimo Candinho

diretoriaofjc@gmail.com

(61) 3039-5163

JOVEM APRENDIZ

Os Jovens Aprendizes realizam atividades voltadas ao Programa Microcrédito Produtivo Orientado.

Os pré-requisitos são:
Jovem entre 18 e 22 anos incompletos;
Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;
Estar cursando no mínimo o primeiro ano do Ensino Médio.


Direitos:
Remuneração: 1,5 salário mínimo;
Vale Transporte;
Auxílio-Alimentação;
Férias;
FGTS: 2%
Entidades conveniadas para seleção e contratação de Jovens

Nome

Sítio/E-mail

Telefone

CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

www.ciee.org.br

(11) 3040-9800

Fundação Pró Cerrado

www.fpc.org.br

(61) 3038-4500

CESAM - Inspetoria São João Bosco

www.salesiano.br

(31) 2103-1200

Wellington do Curso participa de Seminário de Conselheiros Tutelares do Maranhão

Na manhã desta quinta-feira (19), o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Wellington do Curso (PPS), participou de Seminário sobre o primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares.

Realizado no auditório Fernando Falcão, o evento foi idealizado pela Associação de Conselheiros Tutelares do Maranhão (ACECTMA) e contou com a presença de representantes da classe de várias cidades do Estado.
Ao fazer uma fala, o parlamentar reafirmou seu compromisso com os conselheiros e ressaltou sua preocupação parlamentar com o trabalho de unificação dos conselhos tutelares, prevista para o dia 4 de abril.
“Gostaria de, mais uma vez, reafirmar o meu apoio a estes que zelam pelas crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violadosQue nós possamos efetivamente divulgar um trabalho de grande relevância, ao qual muitos não dão importância, buscando assim, a solução de muitos problemas que levam à inconscientização. Me coloco à disposição de todos na luta em defesa da classe de conselheiros”, disse.

Programa CNH Jovem é aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa


09/03/2015

Compartilhe
Em sessão ordinária, segunda-feira, 09, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do executivo estadual que cria o Programa CNH Jovem. Uma das principais metas da gestão Flávio Dino, o programa concede gratuidade da primeira habilitação para estudantes egressos de escolas públicas da rede estadual de ensino.
Pela proposta, estudantes com idade entre 18 e 21 anos que tenham cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública concorrerão à isenção nos custos de cursos teóricos e práticos, além de taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. O custo atual de emissão de PD e CNH no Maranhão varia entre R$ 1.200 e R$ 1.600.
“Estamos removendo as barreiras econômicas para garantir o exercício de um direito do jovem. Com a carteira de habilitação em mãos, ele terá mais oportunidade de conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho”, destaca o governador Flávio Dino.
O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, ressalta outro ganho importante com a implantação do CNH Jovem: a segurança no trânsito. Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil habitantes estão habilitados. “É como se cada habilitado no Maranhão possuísse dois carros. Com o programa vamos reduzir a ilegalidade e consequentemente reduzir a quantidade de acidentes”, prevê Nunes.
“Jovens de 18 a 21 anos estão na faixa etária que mais se envolve em acidentes de trânsito, o ganho é enorme e também representa um avanço político. A juventude é carente de políticas como essa”, avalia a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.
Nesse primeiro ano de programa CNH Jovem serão oferecidas 2 mil vagas. Metade será destinada aos estudantes com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano anterior e os outros 50% serão distribuídas por sorteio. Inicialmente, o programa abrangerá os 54 municípios maranhenses que estão incluídos no Sistema Nacional de Trânsito. 
Assessoria de Comunicação Detran-MA

VEREADOR WELLINGTON SOUSA RECOMENDA AOS BANCOS QUE CUMPRAM O ARTIGO 11 DO CÓDIGO DE POSTURA DE PAÇO DO LUMIAR, (NA PARTE QUE DEFINE O TEMPO DE ESPERA NAS FILAS DE ATENDIMENTO).

Diariamente, a população de Paço do Lumiar é desrespeitada nas Instituições Bancárias de nosso município (imensas filas, ar-condicionado desligado, caixas eletrônicos problemáticos, etc). No caos estabelecido, o artigo 11 do Código de Postura do município (trata sobre o tempo de espera em filas para atendimento bancário) é desrespeitado.

Indignado com a falta de respeito aos nossos munícipes, o VEREADOR WELLINGTON SOUSA INDICA À CÂMARA QUE ENCAMINHE AOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS RECOMENDAÇÃO PARA QUE CUMPRAM O ARTIGO 11, DO CÓDIGO DE POSTURA DE PAÇO DO LUMIAR (LC N.01/2013), QUE DEFINE O TEMPO DE ESPERA NAS FILAS PARA ATENDIMENTO BANCÁRIO, E AFIXEM, EM SUAS DEPENDÊNCIAS, PLACAS CONTENDO O INTEIRO TEOR DO CITADO ARTIGO. 

Em discurso disse: " As reclamações em Paço do Lumiar acerca da demora no atendimento bancário têm sido recorrentes. É inadmissível um cliente passar parte do seu dia preso em uma agência bancária, em algumas no sol quente, temos que tomar uma postura para que a Lei Complementar não se transforme em letra morta". Ao final, deixou claro que como legislador fiscalizará com afinco qualquer serviço prestado aos luminenses indiferente de ser público ou privado. "Um novo Paço é possível"