terça-feira, 3 de março de 2015

Prefeitura de Paço do Lumiar e SENAC renovam convênio para qualificação de mulheres luminenses

A assinatura aconteceu na tarde desta segunda-feira, 02, no Auditório da Fecomércio, em São Luís, e contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa e dirigentes da instituição ofertante. O convênio renovado para o ano de 2015 faz parte do programa "Senac Faz a Sua Parte", onde mulheres luminenses serão qualificadas através dos cursos de pintura em tecidos, auxiliar de cozinheiro, manicure, corte e costura. 
Para a secretária Carla Sousa, a parceria legitima o zelo da atual gestão para com as mulheres luminenses, garantindo que, além de políticas protetivas, de assistência social e psicológica, elas continuem produzindo, atualizando o conhecimento, conquistando espaço do mercado de trabalho e, consequentemente, a renda própria . 
“A visão da secretaria da Mulher é de que o público feminino tenha oportunidade em seu próprio município. Temos várias mulheres no mercado de trabalho, resultado do incentivo da Prefeitura de Paço do Lumiar e do apoio das instituições que acreditam na seriedade da nossa gestão”, concluiu a secretária.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva, o Programa de Inclusão Social – Senac Faz Sua Parte reforça o compromisso do Senac em contribuir para a educação profissional nas atividades do comércio, serviços e turismo. “É pensando no trabalhador que o Senac surgiu, com a finalidade de levar uma qualificação melhor, afinal, sem qualificação o profissional não entra no mercado de trabalho”, destacou.
Cerca de mil mulheres de diferentes faixas etárias já foram qualificadas pelos cursos pactuados pela Prefeitura e instituições de ensino técnico profissionalizante, como o SENAI e o SENAC. Os dados são da Secretaria Municipal da Mulher, responsável pela triagem e encaminhamento de mulheres.

A convite do governador do Piauí, Wellington do Curso cumpre agenda de visitas no estado

Na última sexta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS/MA) cumpriu agenda de visitas no Piauí. Atendendo ao convite do governador do Piauí, Wellington Dias (PT/PI), o parlamentar maranhense participou, também, dos 53 anos de emancipação política do município Aroazes (cidade natal dos seus avós), localizada a 230 km de Teresina. 
O deputado esteve acompanhado da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP)de parlamentares piauienses e do prefeito de AroazesAntônio Tomé Soares de Carvalho Neto, o Tomé (PTB), mostrando, assim, ter reconhecimento por parte do estado do qual é natural, visto que Wellington nasceu em Teresina e foi radicado no Maranhão há mais de 20 anos.
Na oportunidade, Wellington do Curso agradeceu publicamente ao governador e a toda a população presente, nas ações realizadas, pelo convite, pela receptividade e pelo carinho com o qual foi recebido e, emocionado, contou a sua história de vida e superação e do orgulho que sentiu em participar deste momento histórico na cidade em que seus familiares foram criados.
Ao final do encontro, o governador Wellington Dias demonstrou toda a sua satisfação e apreço pelo deputado eleito no Maranhão, e destacou o orgulho que sente em ver um deputado piauiense em exercício no Maranhão.
“Foi um encontro bastante produtivo. Para mim, é um orgulho receber um deputado piauiense, com origens em Aroazes, atuando no Maranhão e sendo respaldado pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no estado. É importante que os deputados que representam os estados mantenham este canal aberto de diálogo com o Executivo. Os três poderes precisam estar alinhados para atender às demandas da população com mais eficiência e agilidade”, destacou Wellington Dias.
A presença de deputado foi destaque nos jornais do Piauí e demais veículos de comunicação do estado. 

Artigo de Flávio Dino - Unir forças para mais resultados

Na semana que passou, nossa equipe de Governo promoveu importantes encontros, nos âmbitos nacional e regional, para construir a unidade de forças necessárias ao desenvolvimento do nosso Estado. Pessoalmente, estive em 10 diferentes ministérios levando ao Governo Federal os principais projetos em cada área, sensibilizando as equipes de governo nacionais para que o Maranhão seja realmente prioridade, sobretudo no combate às desigualdades sociais. No encontro com a Presidenta Dilma Roussef, dialogamos por mais de duas horas sobre o que estamos fazendo e faremos no nosso Estado nos próximos anos. Pedi a ajuda prioritária da Presidenta Dilma para três pontos principais. 
Primeiramente, o Programa Escola Digna, com destaque para a substituição das escolas de taipa e palha e a construção dos Núcleos de Educação Integral do Ensino Médio. Essas medidas são fundamentais, pois é verdade que prédios não resolvem sozinhos a questão educacional, porém sem infraestrutura decente é impossível avançar em qualidade. Por isso, além de falar das imprescindíveis obras, relatei à Presidenta Dilma e ao Ministro da Educação, Cid Gomes, todas as medidas que já tomamos para valorizar os educadores maranhenses: aumento salarial; progressões na carreira; melhoria da gratificação dos diretores das escolas; eleições diretas para cargos de direção, com exigência de aprovação em cursos específicos, entre outras medidas.
Em segundo lugar, falei com a Presidenta e a sua equipe sobre as estradas federais que cortam o Maranhão. Apresentei a situação de cada uma, as estatísticas de acidentes e formulei pedidos relativos a duplicações e pavimentações, a fim de resolver questões graves, por exemplo o acesso a São Luís, que dificulta o crescimento do fluxo de negócios embasado no nosso complexo portuário, além de trazer graves transtornos aos cidadãos de todo o Estado que demandam serviços na capital.
Ainda na audiência presidencial, tratei sobre o Programa Mais IDH, envolvendo os 30 municípios maranhenses que hoje estão na lista dos piores índices do País. Enfatizei a necessidade do apoio federal à superação de graves problemas dessas comunidades, tais como a falta de água tratada e de habitação adequada. 
Nesse passo, deixei com a Presidenta Dilma e seus ministros dezenas de projetos que já estamos desenvolvendo em menos de 2 meses de Governo, para que todos vissem que a mudança no Maranhão tem rumo e metas claras. Aproveito para agradecer ao trabalho incessante e corajoso dos Secretários, dirigentes de entidades públicas e suas equipes técnicas, que estão me acompanhando nesse esforço gigantesco para melhorar a vida das pessoas.
Com o mesmo propósito de promover uma grande união em defesa do Maranhão, quero destacar mais três realizações na semana que passou. Na sexta-feira, por mais de três horas, estive reunido com a bancada maranhense de deputados federais, na presença do senador Roberto Rocha e do deputado Humberto Coutinho, presidente da Assembléia Legislativa. Apresentei nossas prioridades de governo, detalhadamente e com transparência, e traçamos juntos estratégias para assuntos muito importantes, tais como a obtenção de mais recursos para a saúde maranhense. Fiquei feliz com a presença de 15 dos nossos 18 deputados federais, o que mostra um elevado espírito democrático que merece ser enaltecido. 
Também na sexta-feira, promovemos um pacto entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, objetivando à Regularização Fundiária na Ilha de São Luís. Vamos ampliar os recursos humanos disponíveis para esse trabalho, pois consideramos que o título definitivo de propriedade traz segurança para as famílias, permite a obtenção de créditos e estimula pequenos comerciantes e prestadores de serviço. No caso do Governo do Estado, essa ação vai se estender para outros municípios maranhenses, tendo como órgão executor o ITERMA. 
E, em terceiro lugar, friso a alegria que tive ao me encontrar com mais de 300 lideranças políticas, comunitárias e sindicais oriundas das 30 cidades que estão abrangidas pelo Programa Mais IDH. Debati com os presentes as ações que vamos concretizar e convidei a todos para mobilizarem os Comitês Municipais Mais IDH, instâncias fundamentais para a realização de ações e para a fiscalização da boa aplicação do dinheiro público.
Com esse relato, além de prestar contas ao povo - legítimo detentor do poder soberano - busquei sublinhar a minha crença em um modo de fazer política, que não abre mão de princípios e valores, mas que também sabe agregar as forças necessárias para o alcance de metas. Definitivamente, creio que a boa política exige o afastamento de dois extremos: o cinismo, que tudo acha "normal", e o fanatismo, que apenas aparentemente é "puro".
A partir de amanhã tem mais, muito mais. O governo é de todos nós.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Governo busca parceria em programas federais para Juventude

A titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), Tatiana Pereira, participou na semana passada, em Brasília, de reunião com o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e do lançamento da 3ª Conferência Nacional de Juventude. O encontro reuniu também outros gestores estaduais da Juventude e coordenadores de políticas para jovens do Ministério do Trabalho.

Na oportunidade a secretária Tatiana Pereira discutiu parceria em programas e ações nacionais e apresentou o plano de metas do Governo do Maranhão para a área da Juventude. A reunião com Medina deu partida a uma agenda de ações para a juventude, principalmente com o desenvolvimento de projetos e programas federais no Maranhão.

“Foi uma oportunidade fundamental para construirmos ações conjuntas entre o Governo do Maranhão e o Governo Federal, como a participação no Plano Juventude Viva e nos demais programas da Secretaria Nacional da Juventude. Essa é uma característica do governo Flávio Dino, desenvolver o diálogo com os vários setores da sociedade e poder público para melhoria da qualidade de vida dos maranhenses”, declarou.

O secretário Gabriel Medina destacou a relevância do encontro. “Os projetos e ações que temos para as juventudes visam mudar a realidade da vida dos jovens e, consequentemente, do Brasil. A reunião com a secretária Tatiana foi muito relevante, pois começamos a construir uma agenda conjunta de ações que, certamente, ajudarão no processo de mudança que o Maranhão espera”, afirmou.

Juventude e trabalho

A secretária Tatiana Pereira reuniu-se também com o coordenador do Departamento de Políticas Públicas Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Henrique Matthiesen; e com representante da Coordenação Geral de Preparação e Intermédio de Mão de Obra Juvenil, Flávio Costa, também do MTE.

Eles debateram a execução de programas de inserção dos jovens no mercado de trabalho, como o Projovem Trabalhador e o Jovem Aprendiz. “Tratamos da participação efetiva do Governo do Maranhão nesses programas, uma vez que temos em nosso estado uma população de aproximadamente dois milhões de jovens a espera para ingressar no mercado”, explicou a secretária


Programa ‘Mais Asfalto’ recupera vias em Imperatriz

Dando continuidade ao programa ‘Mais Asfalto’ em Imperatriz, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, está sendo recuperada a Avenida Dom Pedro II, que se estende do Centro, percorre todo o Bacuri, até o Parque Buriti. O ‘Mais Asfalto’ foi lançado pelo governador Flávio Dino, em janeiro deste ano, durante visita à Imperatriz. 

São quase três quilômetros de via que serão recuperados, começando pela rua 16 no Parque do Buriti até a Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro (Cidade Velha). A obra é importante para desafogar o tráfego de veículos na avenida que, devido à falta de convênios com a gestão estadual anterior, estava deteriorada, contando apenas com ações emergenciais de tapa-buraco feitas pelo município. 

O Programa ‘Mais Asfalto’ teve início no começo de fevereiro pela Avenida JK – onde está sendo feito também drenagem superficial – e inclui serviços de recuperação e asfaltamento na Avenida Liberdade (Cafeteira), Caiçara (Vila Redenção II), além de ruas e avenidas dos bairros Vilinha e Parque Alvorada I e II. Ao todo serão mais de 17 quilômetros de ruas asfaltadas nesta primeira etapa, que contempla ainda a limpeza dos riachos que cortam a cidade.

SEMUP inicia programação do “Mês da Mulher” em Paço do Lumiar

Palestras, café da manhã, sessão de embelezamento e alongamento abriram, nesta segunda-feira, 02, na Academia da Saúde, no Maiobão, a programação da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres – SEMUP, em comemoração ao “Mês da Mulher”. A programação se estenderá até o dia 31, em várias comunidades do município, escolas e órgãos da administração pública municipal.

Para a secretária da Mulher, Carla Sousa, o primeiro dia da programação teve como objetivo proporcionar um momento de vivência, descontração para as mulheres atendidas pela SEMUP e pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus. “Nosso primeiro encontro veio ratificar que, além das políticas protetivas, a mulher necessita de cuidados especiais visando o aumento da sua autoestima”, frisou.

A aposentada Maria das Dores, 63, contou que sempre participa dos eventos da Prefeitura voltados à mulher. “Gosto das atividades físicas, dos acompanhamentos dos profissionais da Academia da Saúde e das palestras motivacionais sobre os direitos das mulheres. A minha filha hoje é estagiária por conta de um curso gratuito realizado através da Secretaria da Mulher”, disse.

Neste mês, a SEMUP também abrirá mais duas turmas de cursos profissionalizantes, nas comunidades de Timbuba e Parque Thiago Aroso. Em dois anos, a parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e instituições como o SENAC e o SENAI já qualificou mais de mil mulheres luminenses.

O próximo evento acontecerá no domingo (08), com a 2ª edição da campanha “Mulher luminense, não deixe a violência apagar seu brilho”. Durante o período da manhã, agentes da SEMUP percorrerão avenidas de grande movimentação no conjunto Maiobão, distribuindo panfletos educativos e botões de rosas para as mulheres luminenses.

Programação:
08/03 – 2ª Ed. campanha “Mulher luminense, não deixe a violência apagar seu brilho” (Panfletagem e distribuição de rosas).
Local: Feira do Maiobão
Horário: 9h
10/03 – Palestra Educativa “Ser Mulher”
Local: CRAS Maiobão
Horário: 8h
16/03 – Visita do Carinho
Local: Lar das Filhas de Sião – Vila São José
Horário: 9h
20/03 – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Local: Casa do Trabalhador de Paço do Lumiar/Sala de Divisão de Igualdade Racial
Horário: 9h
23/03 – Palestra “Maria da Penha em Ação”
Local: CEM “Robson Martins” – Conjunto Maiobão
Horário: 15h
31/03 – 2º Baile de Gala das Mulheres Luminenses
Local: Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão.
Horário: 18h


Parceria entre Município e Estado implantará equipamentos de esporte e lazer em comunidades. Marcio Jardim na luta pelo esporte

A tratativa entre as esferas aconteceu durante agenda positiva na ultima sexta-feira, 27/02, com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Márcio Jardim, e o representante da Comissão de Regularização Fundiária, Carlito Reis, a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz.
Entre as políticas a serem aplicadas no município de Paço do Lumiar está a implantação de equipamentos esportivos nas comunidades consideradas áreas de conflito e a conclusão das obras da Praça da Juventude, no Maiobão.
De acordo com o titular da Sedel, Marcio Jardim, o município de Paço do Lumiar receberá todo o apoio necessário para a promoção e fortalecimento da prática do esporte e lazer. “Entre as ações para o município, está a entregar a Praça da Juventude e a reimplantação do projeto de lazer nas comunidades”, afirmou.
Para a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, os espaços de lazer nas áreas em processo de regularização virão para suprir uma demanda social. Entretanto, o secretário de Cultura e Esporte, do município ressaltou que os equipamentos privilegiarão os espaços promovendo a recreação dos luminenses.
Providências – A Sedel iniciará junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA), um levantamento das reais condições estruturais e dos convênios das quatro Praças da Juventude para dar continuidade às obras. Além disso, serão providenciadas melhorias nos campos de futebol das comunidades, com a terraplanagem, restabelecimento da iluminação.

Educadores avaliam os resultados do PNAIC, no município de Paço do Lumiar

Foi concluída neste final de semana, avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, de Paço do Lumiar. Em formato de seminário, professores da alfabetização, gestores de escolas, monitores, educadores em geral, pais e responsáveis mensuraram os resultados obtidos na aplicação do programa federal nos anos de 2013 e 2014, no município.
O seminário promovido pela Secretaria Municipal de Educação contou com a presença do prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR), da Secretária de Educação, Graça Privado, membros do legislativo, Conselho Municipal de Educação, e de docentes especialistas em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A adesão do PNAIC aconteceu em 2013 pelo prefeito Josemar Sobreiro, como uma política de fortalecimento e de apoio às séries iniciais, com foco na alfabetização de crianças até 8 anos de idade. “É uma imensa contribuição para a educação básica, uma vez que não existia, no município, uma política de alfabetização. Uma inciativa que deu certo e que chegamos a resultados concretos com o empenho dos nossos educadores”, destacou o prefeito.
Estrutura – O programa integra uma série de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
As formações aconteciam uma vez ao mês com a aplicação de metodologias voltadas ao letramento, na utilização de recursos didáticos da língua portuguesa e da matemática. Cinquenta escolas desenvolveram o PNAIC com os alunos do 1º ao 3º ano fundamental.
A coordenadora do PNAIC de Paço do Lumiar, Izoila Lucena enfatizou o ganho para a Educação, nesse período. “O Pacto além da sua proposta de alfabetizar as crianças oportunizou também, aos educadores, o desenvolvimento de habilidades, metodologias inovadoras aliadas ao lúdico, através de produção literária, da dança e da música”, citou.
De acordo com a secretária de Educação, Graça Privado, o encontro foi muito positivo pelo envolvimento da comunidade escolar em todo o processo de desenvolvimento do pacto. “Concretizamos um processo, com o sentimento de que os objetivos proposto pelo Governo Federal foram alcançados em dois anos, no município de Paço do Lumiar. A nossa intenção é de que o PNAIC tenha continuidade, alavancando ainda mais o IDEB”, reforçou a secretária.
Para a professora Joelma Reis Correia, da UFMA, Paço do Lumiar está desenvolvendo grandiosamente e com qualidade o pacto. “O município mostra com essa ação, a importância da educação continuada com novas estratégias de aprendizado aos alunos em formação”, disse.
Durante os três dias do evento foram apresentados palestras, mesas redondas, exposição de trabalhos e experiências dos professores alfabetizadores, e apresentação cultural dos projetos da rede municipal.