sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estado dialoga anuncia a professores melhorias no Bacelar Portela

O Governo do Estado está adotando uma série de medidas para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública estadual, incluindo a reforma das unidades escolares, esquecidas ao longo das gestões anteriores. Entre os locais beneficiados está o Centro de Ensino Bacelar Portela, em São Luís, cujos professores relataram as condições precárias à titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Áurea Prazeres, na quinta-feira (26).

A secretária Áurea Prazeres ratificou o compromisso do governador Flávio Dino de recuperar a estrutura de escolas estaduais, deixadas pela gestão passada sem condições de funcionamento. “Encontramos as escolas com muitos problemas e fizemos um levantamento das situações emergenciais para realização de reparos indispensáveis ao início do ano letivo. O compromisso do governador é garantir que as escolas sejam espaços que proporcionem uma aprendizagem com qualidade”, destacou.

Segundo relataram os professores, o Bacelar Portela não passa por reforma há 20 anos e apresenta problemas de toda ordem: faltam cadeiras, ventiladores, água e a rede elétrica está comprometida. “A reforma da escola foi prometida pela gestão passada e nada foi feito. Terminamos o ano letivo sem condições mínimas para o início das aulas”, ressaltou a professora Cláudia Roberta dos Anjos.
Para garantir início do ano letivo e evitar prejuízos aos alunos do CE Bacelar Portela, além do repasse financeiro emergencial já creditado à escola, a partir da determinação do governador Flávio Dino para reparos emergenciais em 93 unidades de ensino, a Seduc entregará, nos próximos dias, 400 carteiras escolares ao centro de ensino.

Os professores destacaram a importância da atual administração do Estado estar comprometida com a educação. O gestor José Sóstenes Costa explicou que na gestão passada a comunidade escolar solicitou a reforma, mas os serviços não ocorreram, prejudicando 25% do cronograma das aulas. O professor Cipriano Vieira destacou a necessidade da reforma na rede física, e também a discussão da estrutura curricular, para que o Bacelar Portela garanta o caráter de escola técnica.

Deputado Wellington do Curso prestigia a Semana do Japão em São Luís

Na noite dessa quinta-feira (26), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou,  na unidade do Cemp-MA, localizado no Centro de São Luís, da abertura da Semana do Japão, que comemora 120 anos da Amizade Japão-Brasil.   

O evento é uma promoção do Consulado do Japão em Belém e contou com as presenças do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB) e do cônsul principal do Japão no Brasil, Masahiko Kobayashi, que chegou ao local acompanhado do vice-cônsul, Tsuneharu Tarui; dos conselheiros da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão, Kioshi Yamada e do engenheiro eletroeletrônico, Genilson Pavão.

O parlamentar falou sobre a reciprocidade do respeito e carinho que, segundo ele, existe entre o povo brasileiro e os japoneses. Na oportunidade destacou, ainda, o novo momento político vivido no Maranhão.

"Os maranhenses vivem um novo momento na situação política do Estado. É de fundamental importância a ampliação dessa parceria do Maranhão com o Japão para que possa resultar em investimentos e mais oportunidades que beneficiem o povo maranhense", ressaltou o popular socialista. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Prefeito Josemar participa junto aos educadores do seminário de alfabetização ​n​a idade certa.


O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) e a Secretária Municipal de Educação, Graça Privado participaram, na manhã desta quinta-feira (26), da abertura do "Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa" - PENAIC, na Faculdade IESF, no Maiobão. O Seminário acontece até este sábado, 28, onde serão socializadas as experiências de alfabetização vividas ao longo dos anos de 2013 e 2014 pelos professores alfabetizadores luminenses. 

Durante o encontro serão realizadas palestras, debates, mesas redondas, dinâmicas e apresentação de políticas educacionais desenvolvidas pelos educadores. O PENAIC prevê a a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade.

Prestigiaram também o encontro, secretários municipais, os vereadores Leonardo Bruno e Wellington Sousa, coordenadores da SEMED, Conselho Municipal de Educação, gestores de escolas e educadores.


Wellington do Curso solicita revitalização e ampliação da rede de faróis da Educação do Estado

O deputado Wellington do Curso (PPS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (26), para solicitar ao governador Flávio Dino (PCdoB), a revitalização e ampliação da rede de faróis da Educação do Estado, além de cobrar providências a serem adotadas para o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na escolha dos livros didáticos das escolas estaduais.  
O parlamentar destacou o levantamento de pesquisas divulgadas em 2014, que apresentavam o Maranhão como o Estado com infraestrutura mais precária do País. 
Na oportunidade, Wellington do Curso solicitou, também, a revitalização e ampliação da rede de faróis da Educação do Estado, que estão desativados há dois anos. 
“Dos nove faróis da Educação instalados na Grande Ilha, desativados há cerca de dois anos, o Maranhão conta com mais 107 Faróis distribuídos nos municípios, sendo que alguns nunca entraram em funcionamento devido à ausência de equipamentos e estrutura física adequada. Friso, aqui, a necessidade de um processo de dinamização das ‘Bibliotecas Farol da Educação’, objetivando torná-las ativas e dinâmicas, através de atividades lúdicas, educativas e culturais voltadas para o incentivo à leitura e acesso à internet”, ressaltou o deputado professor Wellington.

Prefeito Josemar empossa novos servidores municipais/ Os profissionais atuarão nas secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) empossou na tarde desta terça-feira (24), 181 novos servidores, referente à primeira convocação de aprovados no concurso público municipal realizado em outubro de 2014. A solenidade realizada no auditório da Unidade Integrada Ministro Henrique de La Roque, no Maiobão, contou a presença da equipe de governo e vereadores.
Os servidores ocuparão cargos efetivos de nível superior, médio e fundamental nas pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, e têm o prazo de até 15 dias para se apresentarem nas respectivas secretarias.
A pedagoga Diana Régia, 33, agradeceu ao prefeito Josemar pela iniciativa da atual gestão, com a efetivação do concurso público para áreas importantes na Educação. “É um compromisso que nos torna de fato valorizados e nos faz sentir conscientes do nosso dever perante a sociedade que necessita da nossa habilidade para o desenvolvimento educacional”, disse.
Durante o ato, o prefeito Josemar Sobreiro ressaltou a importância do momento para os profissionais e para o serviço público, uma vez que, o incremento dos recursos humanos tem por objetivo atender com mais eficiência a população luminense. “Que nós possamos ter servidores cientes de suas responsabilidades e, acima de tudo, comprometidos com a população de Paço do Lumiar, promovendo um atendimento cada vez mais humanizado em todos os segmentos”, pontuou Sobreiro.
De acordo com a odontóloga Adryanne Portilho, a convocação dos aprovados em tempo hábil mostrou a preocupação da Prefeitura com os munícipes, e o respeito para com os profissionais aprovados. “Foi um concurso muito concorrido. Espero contribuir muito com o Paço do Lumiar”, contou a servidora, que ressaltou ainda a inciativa do prefeito Josemar em garantir que bons profissionais trabalhem no seu município.
O concurso de Paço do Lumiar ofertou vagas para 69 cargos. A maior demanda do concurso está na área da Educação, para professores especialistas em educação infantil, ensino fundamental, e atendimento de pessoas com deficiência, e na Saúde, para agentes comunitários de saúde e de combate de endemias, especialidades médicas e enfermeiros.

Deputado Wellington participa de Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São Luís

O deputado Wellington do Curso (PPS) participou, nessa terça-feira (25), de Audiência Pública sobre Transporte Público, realizada na Câmara de Vereadores de São Luís.
Na oportunidade, o parlamentar destacou as dificuldades que os ludovicenses enfrentam devido à inoperância da mobilidade urbana na capital.
O parlamentar salientou, ainda, o descomprometimento municipal para com as garantias elementares no plano da mobilidade urbana de São Luís, além de criticar o não cumprimento das “metas simples”, inicialmente estipuladas pelo atual gestor, Edivaldo Holanda Júnior e, até então, não colocadas em prática, tendo como consequência o caótico trânsito da capital maranhense. 
“Antes do início da atual gestão, foram estipuladas metas, denominadas pelo atual prefeito, de ‘metas simples’, dentre elas obras de pequena complexidade que iriam ‘mudar o trânsito de São Luís’, segundo afirmado por ele. Obras pequenas, obras simples precisam agora da parceria com o governo do Estado? Por que não foram realizadas nos primeiros dois anos de governo? Senhoras e senhores, não estou aqui simplesmente para criticar ou para apontar defeitos. Eu estou aqui, de forma propositiva, para discutir São Luís e apresentar projetos para a cidade e para o Estado. Estou em defesa das 217 cidades do Maranhão”, finalizou Wellington do Curso.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Flávio Dino discute investimentos para o Maranhão com a presidenta Dilma Rousseff

O governador do Maranhão, Flávio Dino, foi recebido na tarde desta quarta-feira (25) no gabinete da Presidência da República pela presidenta Dilma Rousseff. O chefe do Executivo do Maranhão apresentou à presidenta projetos prioritários: Plano de Ação Mais IDH, Programa Escola Digna e propostas sobre rodovias federais que cortam o Estado.
Ao lado do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o governador apresentou os projetos especiais encampados pelo Governo do Maranhão sob a nova gestão. O combate às desigualdades sociais e a elevação dos indicadores socioeconômicos do Maranhão são os pontos de foco para atuação no Estado, apresentados por Flávio Dino à presidenta e ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante.
Os programas de combate às desigualdades que estão sendo implementados pelo Governo do Estado foram detalhados por Flávio Dino a Dilma, que solicitou à presidenta parcerias com o Governo Federal para potencializar as ações articuladas pelo Estado.
O Plano de Ações Mais IDH consiste em articulações, nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, direcionadas a melhorar os indicadores de saúde, educação, renda e longevidade da população.
O programa ‘Escola Digna’ que tem por principal meta erradicar as escolas de taipa e barro no interior do Maranhão também foi tratado na audiência. O governador também pleiteou a duplicação das BRs 135 (de São Luís a Miranda do Norte), 236 (de Timon a Caxias) e 010 (interligando Imperatriz a Açailândia).
Segundo Flávio Dino, a presidenta demonstrou solidariedade com o Maranhão e se comprometeu a ajudar o Estado via programas federais que tenham maior impacto para a população maranhense, em sintonia com os pleitos apresentados pelo governador.
Defesa da Refinaria
Outro tema marcante levado pelo Governo do Maranhão foi a defesa da retomada da Refinaria Premium da Petrobras no Maranhão. Os investimentos realizados pelo Governo Federal em Bacabeira, segundo Flávio Dino, devem ser retomados porque o Estado possui pré-condições logísticas e naturais únicas no Brasil.
“Entendemos as razões da Petrobras em adiar o projeto, porém temos convicção de que ele será retomado, pois é importante para o Brasil aumentar a capacidade de refino e o Maranhão é o Estado com as melhores condições para receber esse investimento,” disse Flávio Dino ao informar que solicitou reunião com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cursos Técnicos é na Conekta, Escola Técnica!


PCdoB-MA participa de mobilização pela reforma política democrática

Mobilizar a população para assegurar uma reforma política que acabe com o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, que garanta paridade de gênero nas chapas e democratize o processo eleitoral com a ampliação da participação direta da sociedade em decisões nacionais importantes por meio de referendos e plebiscitos. Estes foram alguns dos temas debatidos ontem (24/02, segunda-feira), em reunião da Coalizão pela Reforma Política Democrática, na sede da OAB-MA, em São Luís.
A Coalizão, composta por entidades como a CNBB, OAB, UNE, UBES, CTB, Contag, CUT, entre outras, definiu estratégia de ação com a finalidade de conscientizar e mobilizar a população em torno da proposta de reforma política que avance a democracia no país, se contrapondo à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 352/13, que tem a intenção de constitucionalizar o financiamento empresarial de campanha (hoje a previsão é apenas em Lei ordinária), enquanto que a imensa maioria da sociedade combate a influência do poder econômico nas eleições.
Durante a reunião, entidades estudantis, advogados, magistrados, trabalhadores, partidos políticos e religiosos defenderam a necessidade de ampla e massiva mobilização para colher assinaturas ao Projeto de Iniciativa Popular apresentado ao Congresso Nacional em 2013 e que objetiva impedir a corrupção.
O PCdoB, que desde o início compõe a Coalizão, entende que somente com a participação popular será possível uma reforma política progressista. “O financiamento empresarial de campanha está destruindo a política assim como o crack destrói as famílias”, disse Egberto Magno, vice-presidente do PCdoB e que representou o partido na reunião.
Uma agenda de mobilizações nas igrejas, Universidades, escolas e praças públicas visando levantar as assinaturas em apoio ao projeto democrático de reforma política está sendo elaborada a partir de coordenações definidas no encontro. A ideia é multiplicar as ações pelo interior do estado. Os ativistas pretendem, ainda, pautar o assunto com os 18 deputados federais e os 3 senadores do Maranhão, a fim de que eles assumam o compromisso de apoiarem o PL que democratiza o processo eleitoral do país.

Em visita a Brasília, governador Flávio Dino busca investimentos para infraestrutura e produção

Soluções para infraestrutura logística e de produção para as diferentes regiões do Maranhão estiveram na pauta da extensa agenda do governador Flávio Dino em Brasília no início desta semana. Nas reuniões realizadas ao longo da segunda-feira (23), Flávio Dino e sua equipe técnica apresentaram projetos no Ministério da Integração Nacional e na Secretaria Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento, no Ministério do Planejamento.
A retomada dos projetos de produção e irrigação no Estado foi o ponto central da reunião realizada com a equipe técnica do Ministério da Integração Nacional. A operacionalização dos diques da Baixada Maranhense, que encontram-se paralisados, foi o tema abordado pelo governador como prioritário para o Maranhão em relação a esta pasta.
Capaz de dinamizar a produção da região da Baixada, o projeto prevê a retomada da irrigação como ponto primordial para o desenvolvimento do Maranhão. Para sensibilizar a equipe do Governo Federal para a importância do projeto, o governador do Maranhão apresentou as potencialidades produtivas da região e destacou a importância social da construção dos diques.
Funcionando como contentores da entrada da água salgada na Baixada Maranhense e retentores de água doce nas áreas produtivas, os diques têm por objetivo aumentar a utilização de água em boas condições para consumo humano, produção, pesca, irrigação e piscicultura – promovendo a redução da pobreza na região.
O secretário executivo do Ministério da Integração, Carlos Vieira, que acompanhou a apresentação de prioridades para o Maranhão destacou que o projeto já está em andamento no Governo Federal e deverá ter atenção especial da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales Rios São Francisco e Parnaíba). Os detalhes foram repassados pela equipe técnica do Ministério aos secretários de Estado Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) e Cidades (Flávia Moreira).
A ida da equipe do Governo do Maranhão à sede do Governo Federal foi programada para destravar investimentos e garantir novos projetos em parceria com entidades para fazer com que o Maranhão entre em um novo ciclo de desenvolvimento, tendo como matriz a busca pela justiça social e o combate às desigualdades.
Mobilidade e rodovias

A estruturação de rodovias importantes para a circulação de pessoas e da produção maranhense foi o cerne da reunião de Flávio Dino com o secretário nacional do PAC, Maurício Muniz. O governador demonstrou a importância social da duplicação das BRs 316 (trecho que liga Timon e Caxias), 135 (de São Luís a Miranda do Norte) e 010 (Imperatriz a Açailândia).
Ao secretário nacional responsável pela condução das obras do PAC, o governador e a secretária Flávia Moreira (gestora estadual de Cidades) expuseram o grande impacto socioeconômico que as duplicações trazem para todo o Maranhão. Ligando cidades importantes, elas diminuem o risco de acidentes nas estradas e garantem a melhor circulação da produção entre os municípios. Flávio Dino pediu a sensibilidade do Governo Federal aos três trechos.
As obras de mobilidade urbana executadas pelo Governo Federal no Maranhão, com foco principal na cidade de São Luís, também foram debatidas. Oriundas do Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana, as obras que estão sendo executadas no Maranhão através de financiamento do Governo Federal foram detalhadas em apresentação realizada ao governador e à secretária. O objetivo da equipe do PAC é acelerar as obras no Maranhão através de postura proativa do Governo do Estado.
“O Governo do Maranhão tem uma nova postura. Estamos apresentando nossas prioridades ao Governo Federal e outras entidades, demonstrando a importância do Maranhão para a promoção da igualdade no Brasil,” disse Flávio Dino, ao garantir que a nova administração do Estado tem por objetivo dar agilidade a todos os benefícios que cheguem à população.
“O Maranhão tem pressa. O Governo está sintonizado com essa urgência popular, buscando todas as alternativas para levar mais qualidade de vida a todas as regiões,” completou.

Em visita a Brasília, governador Flávio Dino busca investimentos para infraestrutura e produção

Soluções para infraestrutura logística e de produção para as diferentes regiões do Maranhão estiveram na pauta da extensa agenda do governador Flávio Dino em Brasília no início desta semana. Nas reuniões realizadas ao longo da segunda-feira (23), Flávio Dino e sua equipe técnica apresentaram projetos no Ministério da Integração Nacional e na Secretaria Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento, no Ministério do Planejamento.
A retomada dos projetos de produção e irrigação no Estado foi o ponto central da reunião realizada com a equipe técnica do Ministério da Integração Nacional. A operacionalização dos diques da Baixada Maranhense, que encontram-se paralisados, foi o tema abordado pelo governador como prioritário para o Maranhão em relação a esta pasta.
Capaz de dinamizar a produção da região da Baixada, o projeto prevê a retomada da irrigação como ponto primordial para o desenvolvimento do Maranhão. Para sensibilizar a equipe do Governo Federal para a importância do projeto, o governador do Maranhão apresentou as potencialidades produtivas da região e destacou a importância social da construção dos diques.
Funcionando como contentores da entrada da água salgada na Baixada Maranhense e retentores de água doce nas áreas produtivas, os diques têm por objetivo aumentar a utilização de água em boas condições para consumo humano, produção, pesca, irrigação e piscicultura – promovendo a redução da pobreza na região.
O secretário executivo do Ministério da Integração, Carlos Vieira, que acompanhou a apresentação de prioridades para o Maranhão destacou que o projeto já está em andamento no Governo Federal e deverá ter atenção especial da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales Rios São Francisco e Parnaíba). Os detalhes foram repassados pela equipe técnica do Ministério aos secretários de Estado Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) e Cidades (Flávia Moreira).
A ida da equipe do Governo do Maranhão à sede do Governo Federal foi programada para destravar investimentos e garantir novos projetos em parceria com entidades para fazer com que o Maranhão entre em um novo ciclo de desenvolvimento, tendo como matriz a busca pela justiça social e o combate às desigualdades.
Mobilidade e rodovias
A estruturação de rodovias importantes para a circulação de pessoas e da produção maranhense foi o cerne da reunião de Flávio Dino com o secretário nacional do PAC, Maurício Muniz. O governador demonstrou a importância social da duplicação das BRs 316 (trecho que liga Timon e Caxias), 135 (de São Luís a Miranda do Norte) e 010 (Imperatriz a Açailândia).
Ao secretário nacional responsável pela condução das obras do PAC, o governador e a secretária Flávia Moreira (gestora estadual de Cidades) expuseram o grande impacto socioeconômico que as duplicações trazem para todo o Maranhão. Ligando cidades importantes, elas diminuem o risco de acidentes nas estradas e garantem a melhor circulação da produção entre os municípios. Flávio Dino pediu a sensibilidade do Governo Federal aos três trechos.
As obras de mobilidade urbana executadas pelo Governo Federal no Maranhão, com foco principal na cidade de São Luís, também foram debatidas. Oriundas do Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana, as obras que estão sendo executadas no Maranhão através de financiamento do Governo Federal foram detalhadas em apresentação realizada ao governador e à secretária. O objetivo da equipe do PAC é acelerar as obras no Maranhão através de postura proativa do Governo do Estado.
“O Governo do Maranhão tem uma nova postura. Estamos apresentando nossas prioridades ao Governo Federal e outras entidades, demonstrando a importância do Maranhão para a promoção da igualdade no Brasil,” disse Flávio Dino, ao garantir que a nova administração do Estado tem por objetivo dar agilidade a todos os benefícios que cheguem à população.
“O Maranhão tem pressa. O Governo está sintonizado com essa urgência popular, buscando todas as alternativas para levar mais qualidade de vida a todas as regiões,” completou.

Flávio Dino apresenta prioridades do Maranhão ao ministro da Educação

A construção dos núcleos de Educação Integral do Maranhão, a estruturação dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas) e o Programa Escola Digna, com foco para a erradicação das escolas de taipa e barro do interior do Estado foram os três focos de ação do Governo do Maranhão apresentados por Flávio Dino ao ministro da Educação, Cid Gomes.
As três macro ações para melhorar a qualidade de Ensino no Maranhão em todas as instâncias governamentais foram detalhadas pelo governador e a equipe de secretários destacados para a missão de melhorar os indicadores educacionais do Estado. Áurea Prazeres (secretária de Educação) e Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia) elencaram os projetos para o desenvolvimento da Educação no Maranhão.
Flávio Dino entregou a Cid Gomes o projeto básico do Programa Escola Digna, bem como a programação para a construção dos Iemas e dos Núcleos de Educação Integral do Estado. A partir de recursos do Governo Estadual e de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, os projetos para alavancar os índices sociais do Maranhão serão colocados em prática ao longo dos próximos 4 anos.
O ministro elogiou o projeto e colocou a equipe do Ministério da Educação a postos para colaborar com a execução dos projetos, e avaliou positivamente as ações programadas pelo governador. “A ação se destaca porque ataca diretamente a precariedade estrutural e de modelo educacional,” afirmou o ministro durante a reunião.
Além dos projetos que serão implementados ao longo dos 4 anos de governo, Flávio Dino elencou as primeiras ações de valorização da Educação no Estado. Aumento salarial aos professores, concessão de progressão a 11 mil educadores no Estado e contratação de mais 1.000 professores para atuar na rede estadual de ensino foram lembrados durante a reunião. “Vamos dar uma nova face à Educação em nosso Estado,” destacou.

São Luís - Prefeitura intensifica fiscalização ambiental em São Luís


Plano de Fiscalização Ambiental da Cidade pretende ampliar o número de vistorias da Semmam em toda capital
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), vai intensificar as ações nas áreas de controle e fiscalização ambiental. O órgão tem trabalhado na elaboração de um Plano de Fiscalização Ambiental da Cidade, que será apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma) na próxima sexta-feira (27). O plano pretende ampliar o número de vistorias da Semmam em toda capital.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Ayres Diniz, um dos destaques nas ações de fiscalização é a participação de agentes do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de São Luís. Recentemente, o GPA passou por um treinamento sobre fiscalização ambiental promovido pela Prefeitura, por meio de parceria entre a Semmam e a Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc).
"Com o GPA auxiliando nas atividades de fiscalização, vamos ampliar consideravelmente as vistorias e o controle ambiental, tanto na zona urbana como na zona rural de São Luís", destaca Marco Diniz. As inspeções antes aconteciam por denúncias oriundas do Ministério Público, denúncias anônimas ou avaliações internas, e por meio das fiscalizações de rotina em áreas de conservação, fiscalização dos planos de resíduos de construção civil e fiscalização no Distrito Industrial.
A Semmam realiza as fiscalizações de forma preventiva e educativa. As fiscalizações preventivas vêm sendo colocadas em prática nas áreas de preservação do Rio Jaguarema, Parque do Bom Menino, futuro Parque do Diamante, Parque do Rio das Bicas, Itaqui-Bacanga. Em todos os locais citados, as vistorias estão sendo acompanhadas por fiscais da Secretaria e do GPA.
"Estamos fortalecendo a fiscalização em todas as áreas", afirma o secretário do Meio Ambiente. Exemplo disso é que, além de trabalhar com o mapeamento por infrações cometidas, a Prefeitura também amplia o combate, na zona rural, dos lixões clandestinos. Nos próximos dias, a Semmam começará a fiscalizar e a multar os transportadores de resíduos para esses locais.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeito Josemar e Secretária Áurea Prazeres participam de agenda sobre a Educação de Paço do Lumiar

O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) foi recebido pela Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, na manhã desta sexta-feira, 20, para tratar da municipalização de escolas em Paço do Lumiar. A reunião contou com a participação da secretária municipal de Educação, Graça Privado, da adjunta, Ana Paula Pires, do secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Edinaldo Moura, e também, do subsecretário de Estado da Educação, Dalton Almeida. 
Durante agenda, foram pautadas questões relativas ao Termo de Cooperação Técnica vigente entre as esferas, com ênfase não cláusulas ainda não cumpridas, como a cessão definitiva das escolas estaduais de ensino fundamental e reformas estruturais dos prédios previstas no documento. O processo de transição deu-se em 2013, onde o município de Paço do Lumiar recebeu 11 escolas e mais de 5mil alunos. 
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED possui projetos importantes para as escolas municipalizadas, como ampliação e construção de quadras poliesportivas, atendendo a demanda de estudantes em coerência com o crescimento populacional no município. 
“A SEMED fez todos os levantamentos necessários acerca das escolas municipalizadas, mas precisamos que elas, de fato, sejam cedidas ao município para que possamos dar início às melhorias e proporcionar mais segurança e comodidade à comunidade escolar”, ponderou o prefeito Josemar. 
A Secretária áurea Prazeres enfatizou que a missão da atual gestão do Governo do Estado, na área da Educação, é garantir a valorização das escolas públicas através da municipalização. “Somos responsáveis também com os nossos parceiros e, dessa forma, ajudá-los para que possam executar a educação infantil e o ensino fundamental de qualidade”, ressaltou. 
Mais - Os gestores discutiram também sobre o incremento do transporte escolar para os municípios, que deve ser resolvido por meio de convênio de adesão firmado com o Governo do Estado. Cada município deverá apresentar a demanda atual de estudantes. 
Para Graça Privado, SEMED, a audiência foi positiva, uma vez que a SEDUC mostra-se comprometida em validar o processo de municipalização das escolas de Paço do Lumiar. “A cessão das escolas beneficiará mais crianças e adolescentes luminenses, além de podermos intervir nas suas estruturas”, concluiu. 
Uma nova reunião entre Estado e Município acontecerá no dia 11 de março, em Paço do Lumiar, onde, na oportunidade, a SEDUC apresentará a análise dos processos referente a doação e reformulação do Termo de Cooperação Técnica, e participará ainda, da apresentação do Plano Municipal de Educação –PME.

São Luís - Prefeitura e Governo discutem projeto de parceria para mobilidade urbana


Prefeitura e Governo discutem projeto de parceria para mobilidade urbana
O prefeito Edivaldo reuniu-se no fim da tarde desta sexta-feira (6), no Palácio dos Leões, com o governador Flávio Dino, para apresentar as intervenções que irão melhorar a mobilidade urbana em São Luís. Ao todo serão 12 intervenções realizadas em parceria com Governo Estadual. Em cerimônia marcada para acontecer depois do carnaval, deverá ser assinado convênio que vai selar a parceria. Na ocasião serão informados os detalhes das obras que devem dar mais fluidez ao trânsito.
"Nós vivemos um momento muito importante para a nossa cidade que é a parceria institucional entre Prefeitura e o Governo do Estado, caminhando lado a lado e hoje tivemos a oportunidade de fazer a apresentação de várias intervenções que vão ser feitas na cidade de São Luís. São 12 intervenções importantes que vão trazer melhorias importantes para o trânsito da nossa cidade", enfatizou o prefeito Edivaldo.
O secretário Estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que as intervenções são importantes porque vão permitir melhor fluxo dos veículos. "As intervenções vão possibilitar menos engarrafamento, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esta é mais uma demonstração inequívoca de que o governador Flávio Dino está atento, junto com o prefeito Edivaldo, nessa parceria de ações conjuntas, integradas, que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas de São Luís", destacou Clayton Noleto.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou a importância da parceria e disse que no primeiro momento serão priorizadas obras na Avenida dos Holandeses e Guajajaras. "São em torno de 12 intervenções, nas quais serão retiradas todas as rotatórias, dando lugar a cruzamentos semafóricos e a retornos de quadra", contou o secretário.
A reunião contou com as participações do vice-presidente da Câmara de Deputados Federais, Waldir Maranhão (PP), dos secretários municipais Canidé Barros (Trânsito e Transporte), Lula Filho (de Governo), Batista Matos (Comunicação), do assessor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Rodrigo Boncewicz e dos secretários estaduais de Clayton Noleto (Infraestrutura), secretário de Comunicação, Robson Paz, do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, José Artur Cabral Marques e do líder do governo na câmara, o vereador Osmar Filho.

São Luís - Prefeitura garante entrega de 124 novos ônibus ao sistema de transporte público da capital


Prefeitura entrega de 124 novos ônibus ao sistema de transporte público da capital
A Prefeitura de São Luís garantiu a entrega de 124 novos ônibus aos usuários do Sistema Integrado de Transporte da capital. Os novos coletivos entregues fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura e o Ministério Público, determinando o acréscimo de mais 250 novos veículos à frota da capital. Com a entrega, o prefeito Edivaldo reafirma o compromisso em melhorar o transporte público da capital. O ato de entrega contou também com a presença do governador do Estado, Flávio Dino.
Com a entrega dos novos ônibus, mais de 250 mil usuários que utilizam o sistema de transporte de São Luís serão beneficiados com mais conforto no trajeto que percorrem diariamente.
"Cumprimos aqui mais um compromisso importante com a população, para proporcionar melhoria no transporte público de nossa cidade. Estamos avançando muito no setor da mobilidade urbana, viabilizando também uma série de intervenções no trânsito para dar maior fluidez ao tráfego", disse Edivaldo.
Com a entrega dos novos ônibus, mais de 250 mil usuários serão beneficiados com mais conforto no trajeto
Os novos ônibus vão atender, diretamente, linhas para os bairros da Santa Rosa, Circular 1 e 2, Habitacional Turu, Forquilha, Residencial Primavera, Chácara Brasil, Olho D'Água, Ipem Turu, Santa Clara, Recanto dos Pássaros, Bairro de Fátima, Vila dos Nobres, Coroadinho, Coheb/Sacavém, Parque Timbira, Jardim Tropical/São Francisco, Divineia, Sol e Mar, Popular Ipase, Vila Luizão, Vila Itamar, Socorrão 2, São Raimundo, Vila José Reinaldo Tavares, Cidade Olímpica, Vila Cascavel, Santa Bárbara, Vila Embratel, Parque Vitória, Anjo da Guarda, São Bernardo, Quebra Pote, Cidade Operária, Terminal/BR 135, Arraial e Cidade Operária São Francisco.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros, até meados de março serão entregues mais 87 ônibus, completando, assim, os 250 coletivos previstos no Termo de Ajustamento de Conduta. O secretário ressaltou que em novembro do ano passado foram entregues 39 veículos à frota da capital, os primeiros como parte do acordo. Os novos ônibus estão equipados com elevadores para garantir acessibilidade a todos os usuários do transporte público.
O secretário informou também que, ainda como parte do TAC, a prefeitura já implantou a biometria facial em mais de 200 ônibus e que em maio será lançado o edital de licitação do transporte coletivo, que oferecerá maior qualidade ao sistema, com veículos novos e modernos e um maior número de viagens ofertadas.
"Com a licitação, entre as ações previstas estão a oferta de ônibus novos e modernos circulando na cidade, o que contribui para o cumprimento de horários. A intenção principal é oferecer um transporte de qualidade. Paralelamente às melhorias no transporte urbano, estamos trabalhando também trânsito, realizando intervenções importantes para que possamos atingir uma velocidade média de pelo menos 30 quilômetros. Atualmente, a velocidade média registrada é de 10 quilômetros", disse Canindé Barros.
Presente ao ato de entrega dos novos ônibus, o governador Flávio Dino se referiu à ação como uma grande conquista para o município e à população ludovicense. O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que nas próximas semanas será celebrada uma grande parceria com a Prefeitura de São Luís, na qual o Governo do Estado vai destinar um recurso da ordem de R$ 30 milhões para obras de pavimentação asfáltica de ruas e melhorias da mobilidade urbana em São Luis.
Participaram também do ato de entrega os vereadores Ivaldo Rodrigues, Nato Sena, Edimilson Jansen, Barbosa Lages, Marquinhos, Antônio Lisboa, Isaías Pereirinha, Estevão Aragão, Eidimar Gomes, Pedro Lucas Fernandes; o senador Roberto Rocha, além de secretários municipais e estaduais, entre outras autoridades.
População aprovou
O Vigilante Afranio José Gomes, 34 anos, morador da Cidade Operária, um dos bairros contemplados com novos ônibus, disse que o acréscimo na frota para o seu bairro vem em boa hora. "O bairro é muito populoso e sofremos muito com a superlotação dos coletivos. Com certeza, com a integração de novos veículos circulando vai melhorar bastante pra todos nós", disse.
A aposentada Raimunda Oliveira, 58 anos, moradora do bairro Pedrinhas, outro setor que também será beneficiado com novos veículos circulando, informou que será um grande benefício à população daquele bairro, que atualmente conta apenas com dois ônibus fazendo linha. "Esperamos muito tempo nos pontos de ônibus. Não tenha dúvida que o acréscimo de novos veículos ao nosso trajeto vai melhorar bastante nossa vida", relatou ela.
Pensamento similar tem a estudante Lorena Maria de Freitas, 14 anos, moradora do Parque Timbiras, "Temos muitas dificuldades de pegar a condução na hora de irmos para a escola, exatamente pela pouca quantidade de coletivos circulando para a nossa área. Agora, com o acréscimo de novos ônibus esperamos que melhore bastante essa situação", disse. 

Deputado Wellington retorna a Cantanhede, reafirma compromissos e apresenta projetos‏

Na manhã do último domingo (22), o deputado estadual, Wellington do Curso (PPS), retornou ao município Cantanhede, localizado a 160 km da capital maranhense.
A viagem faz parte dos agradecimentos que o parlamentar  realizará pessoalmente, desta vez como deputado estadual, em todo o Estado pela votação alcançada nas cidades que o levaram ao parlamento, além de concluir os levantamentos das principais necessidades das cidades do Maranhão para dar continuidade aos projetos.
Nos primeiros 20 dias de atuação parlamentar, Wellington já apresentou 23 proposições na Assembleia Legislativa, sendo 3 Projetos de Lei, 1 Requerimento e 3 Indicações.

Na oportunidade, o deputado retornou à casa de dona Diná, uma  senhora "quebradeira de coco com orgulho", que mora no povoado Mata, a 15 km de Cantanhede. Dona Diná não acreditava que, após eleito, Wellington retornaria aos locais, muito menos para agradecer, prática que, segundo ela, não é muito comum entre os políticos.
"Estou voltando a percorrer as cidades e locais que visitei durante a campanha e pós eleições, desta vez, como deputado estadual,
não só para cumprir agenda política, mas, acima de tudo, para agradecer ao carinho e aos votos conquistados nessas cidades, que se somaram aos 22.896 votos conscientes que me levaram à Assembleia Legislativa.
Foram três meses conhecendo e acompanhando de perto a realidade de cada maranhense, fazendo uma  campanha limpa e conquistando as pessoas pela verdade das nossas propostas e pelo amor ao Maranhão", afirmou Wellington do Curso.

O deputado destacou, ainda, que por amor ao Maranhão e à Educação, sente-se com o dever de devolver ao povo maranhense o sonho de uma política renovada e limpa e ressaltou, também, que irá honrar cada voto recebido.

PCdoB maranhense começa a discutir projeto eleitoral para 2016

A manutenção da unidade dos partidos e forças políticas que compõem o governo Flávio Dino vai ser buscada pelo PCdoB no Maranhão nas eleições municipais do ano que vem. Esta foi a principal discussão que pautou a reunião da Executiva estadual do partido, no último final de semana. Passados os festejos de carnaval, os comunistas iniciaram o debate para a definição de uma linha que oriente o partido em todos os municípios com vistas à construção de candidaturas e alianças para a eleição de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.  
O objetivo central do PCdoB em 2016 será garantir que as forças que derrotaram o grupo da ex-governadora Roseana Sarney e de seu pai, José Sarney, possam vencer as eleições em grande parte dos municípios do estado. “É preciso dar capilaridade ao projeto político liderado por Flávio Dino, e isto passa, também, pela eleição de uma quantidade grande de aliados para prefeituras dos municípios”, disse Egberto Magno, vice-presidente estadual do PCdoB. 
O PCdoB pretende que, em cada município, seja escolhido o candidato ou candidata que reúna as melhores condições de vitória. Ou seja, sendo de partido da base de sustentação, quem pretender ser candidato tem legitimidade, mas deve contar com o apoio dos demais partidos. “Essa construção se dará nos municípios com base nas orientações da direção estadual, que coordenará essa discussão. Porém, isto somente será definido após outubro, quando terminar o prazo de filiação para candidaturas”, disse o dirigente.    
A executiva do PCdoB apontou para a criação de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) que centralizará o mapeamento e levantamento de dados sobre as condições de disputa nos 217 municípios do estado. O GTE terá a incumbência de sistematizar as informações municipais, municiando a direção estadual na definição das candidaturas e alianças nos municípios. “O PCdoB é contra o exclusivismo. Onde tiver em melhores condições, terá candidato; onde outro nome, de outro partido da base aliada reunir melhores condições, nós apoiaremos com muita honra. Para ter nosso apoio não é necessário que seja do PCdoB”, concluiu Egberto Magno.  
O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) a ser constituído também terá a responsabilidade de analisar os pedidos de filiação para candidaturas, submetendo suas opiniões à direção estadual, instância partidária que tomará as decisões definitivas. 

Sãs Luís - Prefeitura e Estado celebram parceria na área de segurança pública

Da Redação, Agência São Luis

Prefeitura e Estado celebram parceria na área de segurança pública
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado vão atuar em conjunto com o objetivo de combater a criminalidade na capital. Os detalhes da parceria foram discutidos na manhã desta terça-feira (10), em reunião realizada entre o prefeito Edivaldo e o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, no Palácio Lá Ravardiere. A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, Informação e Tecnologia, Tati Lima e de Comunicação, Batista Matos. 
O prefeito Edivaldo destacou que a medida visa estender a outros locais da cidade, considerando que o trabalho que já vem sendo executado conjuntamente entre o Município e o Governo do Estado em áreas como no Centro Histórico, desde o início de janeiro último, quando foi reforçado o policiamento com o aumento do efetivo de mais 50 guardas municipais, atuando em viaturas, motos e em micro-ônibus, além de videomonitoramento de toda a área. No setor também será instalado um posto fixo da Polícia Militar, na Praça Nauro Machado, que atuará como um Centro Integrado com as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. As guarnições ficarão à disposição da população 24h no local.
“Os resultados já são bastante significativos e os avanços na segurança nos locais onde implementamos as primeiras ações de combate à criminalidade, na área da Praia Grande, já podem ser sentidos. O  Centro Histórico, hoje, vive uma nova realidade, com ações de limpeza, segurança e iluminação pública”, destacou Edivaldo.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, a meta agora é levar este trabalho também para outros bairros da capital, intensificando as ações nos arredores de escolas, praças e outros locais de grande circulação popular. Portela informa ainda que a parceria não visa somente ao trabalho de policiamento propriamente dito. “Além da ação policial, vamos desenvolver ações para identificar e informar o Município, por exemplo, sobre as áreas mal iluminadas, os locais de concentração de usuários de drogas e outras informações necessárias que possibilitem as ações integradas de outros órgãos municipais e estaduais, como os de Saúde e de Assistência Social, por exemplo”, enfatizou Portela.
O secretário informou ainda que será realizado, a partir de informações repassadas em reuniões agendadas com comerciantes e moradores, um mapeamento dos locais mais reclamados pela população, no que diz respeito à incidência de criminalidades e de maior fragilidade do atendimento de segurança pública, para desenvolver um policiamento mais ostensivo e corretivo nessas áreas da capital maranhense.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
 O Projeto de Modernização e Expansão da Iluminação Pública de São Luís já está sendo tem intensificado de forma prioritária pela Prefeitura, uma vez que está comprovada a efetiva correlação entre a falta de iluminação e a criminalidade. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens e oportuniza um melhor aproveitamento das áreas de lazer.
 O projeto de modernização da iluminação pública de São Luís contempla todas as 12 regionais da capital: Bacanga, BR- 135, Calhau, Centro, Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, João de Deus, Olho D'água, Santa Cruz, São Cristovão e São Francisco; que contabilizam mais de 300 bairros, vários deles já beneficiados com os serviços que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
 Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, a junção das forças de segurança pública do Estado aliadas ao trabalho da Guarda Municipal vão reforçar sobremaneira o trabalho de combate à criminalidade na capital. “Nosso objetivo é garantir aos moradores e visitantes um ambiente mais seguro”, frisou Galdino.
 Outra ação que será desenvolvida conjuntamente diz respeito à defesa e o combate à violência contra a mulher, integrando as ações das secretarias da Mulher do Município e do Estado, aliadas às forças de segurança pública. “Vamos estender ao município de São Luís os projetos federais contra a violência de gênero, que são intermediados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública”, garantiu Portela.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MAIS ASFALTO. A meta do governo é chegar a todo o Maranhão, aos poucos. Avante!

Assim como prometido em campanha, o compromisso do governador Flávio Dino continua, e a população já está vendo os trabalhos desde os primeiros dias de governo. Nas cidades de Imperatriz e Tutóia os trabalhos já começaram. 18 km de asfalto nas ruas de Imperatriz garantirão mais comodidade e qualidade de vida ao povo.

Segundo Márcio Jerry, secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, os trabalhos continuarão na capital,  São Luis, em Caxias, Timon, e assim por diante. "Aos poucos chegaremos a todo o Maranhão, avante!". Relatou Jerry.


Trabalhos na cidade de Tutóia: