sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programação do Carnaval de Paco do Lumiar 2015


Será aberto oficialmente neste sábado, 14, o carnaval da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, que, este ano, traz o tema “Brilho e Fantasia”. A programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Semcel -  segue até o dia 17, no Corredor da Cultura, no Maiobão.

Uma grande estrutura de palco, som e iluminação receberá durante os quatro dias de carnaval, atrações como: Banda Reprise, Kzueira, Forró Pankada, Forró Ostentação, Swing de Gueto, Banda Maria Bebeu, Felino Maranhão e, direto da Bahia, Serginho e a Rapaziada. O carnaval da Prefeitura de Paço do Lumiar, também será realizado na comunidade de Iguaíba, na terça-feira de carnaval.

Para o secretário de Cultura Fernando Muniz, é esperado mais de 30 mil pessoas durante os dias de festa. “As famílias poderão se deslocar para os pontos de folia e divertirem com total segurança. Este será mais um grande carnaval da administração do prefeito Josemar Sobreiro”, concluiu Muniz.

Um forte esquema de segurança foi montado para manter a tranquilidade dos foliões, com o monitoramento de homens da segurança privada dentro do Corredor da Cultura, e no Iguaíba, e terá ainda, apoio do efetivo da Polícia Militar, e do Serviço Móvel de Urgência –SAMU 192.

PROGRAMAÇÃO:


CORREDOR DA CULTURA
MAIOBÃO
DATA
BANDAS

19h às 21h
(Som mecânico)

21h às 02h
(Shows)

14/02 SÁBADO
REPRISE
SERGINHO E A RAPAZIADA

15/02 DOMINGO
MARIA BEBEU
SWING DE GUETO

16/02 SEGUNDA-FEIRA
FORRÓ OSTENTAÇÃO
FORRÓ PANKADA

17/02 TERÇA-FEIRA
FELINO MARANHÃO
KZUEIRA
IGUAÍBA
19h à 01h
17/02 TERÇA-FEIRA
EXPLOSÃO DO ARROCHA E BANDA MARIA BEBEU

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Segurança. Flávio Dino cria estratégia para por 1.500 policiais nas ruas

Preocupado com a segurança do povo, o governador Flávio Dino montou ao lado da sua equipe, uma estratégia inteligente para aumentar o contingente de policiais nas ruas. Além de chamar 1.000 concursados da PM para prestar testes de aptidão física, o governador fez "corte de privilégios". 

Um dos exemplos foi por para atuar junto a comunidade policiais que prestavam serviço apenas no Palácio dos Leões. Dino relatou que eram por volta de 90 na casa oficial. Para a polícia civil foram contratados 20 delegados, 30 investigadores, 15 peritos e 1 escrivão. 

Isso para garantir delegados para o interior do estado. A estratégia pretende oferecer vagas para 500 delegados aposentados que desejam trabalhar no setor administrativo, possibilitando que mais policiais estejam atuando nas ruas.

O governador ainda prestou solidariedade a todos os policiais mortos em combate "são heróis" e relatou que tanto a sociedade, quanto o governo tem de valorizá-los e apoiá-los, pois se trata de uma profissão muito arriscada.

Rádio Timbira

Governo Flávio Dino é aprovado por 77% dos maranhenses, diz pesquisa


O índice de aprovação da nova administração do Governo do Estado é de 77%, segundo pesquisa do Instituto Exata / TV Guará / Record News. O índice foi divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela emissora, apontando que 13% não aprovam e 10% não sabem ou não responderam. A pesquisa de alcance estadual revelou que a aprovação do Governo é alta entre os maranhenses.

Realizada entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2015 em todas as regiões do Estado e ouvindo 1.408 pessoas, a pesquisa revelou ainda que a percepção do desempenho pessoal do governador Flávio Dino à frente da administração também é alta.

Para 78% dos entrevistados, Flávio Dino tem bom desempenho no exercício da função de governador, contra 12% que acham que ele não tem bom desempenho e 10% não opinaram. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A última pesquisa de avaliação do Governo do Estado ainda sob administração da ex-governadora, realizada e divulgada em setembro de 2014 pelo instituto Exata, revelou que 64% dos maranhenses não aprovavam a gestão de Roseana Sarney naquela data, outros 32% aprovavam e 6% não souberam avaliar ou preferiram não responder.

Maranhão no rumo certo

Para o secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry, os índices revelam que o maranhense tem recebido bem as ações do Governo do Estado. As iniciativas governamentais foram tomadas desde o dia 1º de janeiro, com foco na melhoria dos serviços públicos, da Segurança, Saúde e Educação.

“Temos consciência de que há muito a ser feito e estamos começando pelas prioridades. O Governador tem tido muita sensibilidade com a garantia dos direitos dos cidadãos, com a melhoria das condições de Segurança e da promoção da Educação Pública com qualidade,” afirmou Márcio Jerry ao Portal Vermelho, em entrevista.

Já no mês de janeiro, Flávio Dino buscou solucionar os problemas mais urgentes relativos ao abandono de serviços públicos. Segundo o governador, a prioridade da administração é revitalizar as áreas de atuação do Estado que foram sucateadas ao longo dos últimos anos.

Na gama de iniciativas realizadas no 1º mês de administração, destacam-se atuação nos setores da Segurança Pública com articulação para aumento do efetivo e do policiamento nas ruas; 10 medidas emergenciais voltadas para a qualificação da Educação Pública e dos professores da rede de ensino estadual; ações conjuntas para combate à desigualdade social nas cidades com menor desempenho nos indicadores de qualidade de vida.

Prefeito de São Luís, Edivaldo participa do Dia D de combate à Dengue e a Febre Chikungunya

Da Redação
Agência São Luis
A-A+Tamanho da Letra
O prefeito Edivaldo participou na manhã do último sábado (07) do Dia D de combate à Dengue e a Febre Chikungunya
O prefeito Edivaldo participou na manhã do último sábado (07) do Dia D de combate à Dengue e a Febre Chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu a ação conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Durante as atividades, realizadas nos 7 distritos da capital maranhense (Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical, Vila Esperança e Itaqui-Bacanga), foi divulgado um balanço do número de casos da doença no ano passado. De acordo com a Semus, somente em 2014, foram notificados 960 casos de dengue na cidade, número 17.22% inferior ao registrado no ano de 2013.
Ainda segundo a Semus, em 2015 já foram registrados apenas 17 casos de dengue na cidade. Já em relação à Febre Chikungunya, foram notificados em 2015 dois casos suspeitos, sendo um já descartado e o outro ainda em análise laboratorial. No Dia D, a concentração dos agentes do distrito Centro ocorreu às 8h em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite.
Ao lado da titular da Semus, Helena Duailibe, o prefeito fez questão de demonstrar a importância da ação e o apoio aos servidores engajados nas atividades. "A Saúde é uma de nossas prioridades nessa gestão. Os resultados que temos alcançado nessa área refletem o nosso compromisso com a população e são consequências de um envolvimento conjunto dos membros que compõem esta administração", afirmou.
De acordo com a secretária Helena Duailibe, a ação do Dia D reforça um compromisso da gestão pública municipal com o bem-estar dos ludovicenses. "Foi uma determinação direta e expressa do prefeito Edivaldo, que fez questão que estivéssemos aqui hoje para prestigiar e destacar os dados positivos relacionados à dengue, no ano passado, já que houve uma redução significativa dos casos", disse.
Ainda durante as ações do Dia D, foram realizadas visitas domiciliares, houve entrega de panfletos a cidadãos, além de no Centro terem sido feitas demonstrações sobre a atuação do agente transmissor das doenças, o mosquito Aedes Aegypti. Pessoas que passavam no Centro, hoje pela manhã, puderam observar os estágios de vida do mosquito e recebiam informações sobre as formas de combatê-lo.
Paralelamente ao Dia D, ainda no Centro, foi promovido o circuito de saúde, em que foram oferecidas vacinas grátis contra Hepatite e Tétano. "É uma ação importante e que ajudará a combater e a controlar essas doenças na cidade", frisou a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo.
O aposentado José de Ribamar Pereira, de 67 anos, esteve no Centro recebendo orientações sobre o controle do Aedes Aegypti e recebeu doses de vacina. " É uma ação importante da Prefeitura, que demonstra estar preocupada com a população", disse.

Restaurante Popular passará a desenvolver ações socioeducativas em Paço do Lumiar

Foi realizada (03) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedes, uma visita ao Restaurante Popular de Paço do Lumiar, localizado no conjunto Maiobão, com o objetivo de conhecer as estruturas físicas do ambiente e apresentar o programa de atividades na área de Educação Alimentar e Nutricional. 
O programa propõe ações socioeducativas aos usuários do restaurante, como por exemplo, palestras sobre segurança alimentar e nutricional. O Restaurante Popular do Maiobão completou um ano de funcionamento e serve mais de mil refeições diárias. 
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira destacou o programa como uma atividade em favor do exercício da cidadania, fortalecendo dessa forma, as políticas de segurança alimentar em desenvolvimento no município. “A parceria com o Governo do Estado e o estreitamento das relações é salutar, pois possibilitará às famílias luminenses, momentos de aprendizado e segurança com o alimento a ser consumido”, parabenizou a secretária. 
A secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Social, Lourdívia Caldas, na ocasião representando o titular da pasta, Neto Evangelista, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com os Restaurantes Populares. “Este espaço deixará de ser apenas para a refeição. Nosso objetivo é associar alimentação à interação, através de politicas de educação e saúde ”, acrescentou. 
Durante a reunião, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar – Comsea reforçou que o município possui mais de cem comunidades agrícolas responsáveis pelo abastecimento de feiras e supermercados da Grande Ilha, e que os produtos também podem ser adquiridos pelos restaurantes diretamente do produtor. 
Participaram também da visita, a Secretaria e Conselho de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional, a Gerência de Produção Inclusiva, a Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Nutricionistas, lideranças comunitárias e usuários.  

"Impeachment da Dilma é jogar contra o país". Diz Paulo Araújo, secretário da Comissão Central de Licitação do governo Flávio Dino,

Interessante análise do jurista Dalmo Dallari sobre a tese de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Em um país democrático como o Brasil, há os que defendem tal absurdo (golpista) contra a Presidente e os que são contra, por defenderem o Estado Democrático de Direito. 

Criar uma situação artificial de impeachment é jogar contra o país, pois abrirá espaço para crise institucional, incertezas nos campos econômico e social. Como eleitor da Presidente Dilma, democraticamente defenderei meu voto com responsabilidade, qualidade e travando o bom combate do debate. Quem perdeu a eleição tem de se curvar ao resultado das urnas. Discutir corrupção de forma rasa, simplista e casuísticamente não resolverá os problemas econômicos e sociais do Brasil.

Veja


Dalmo Dallari contesta parecer jurídico sobre impeachment de Dilma
'Não vejo a mínima consistência nessa tentativa de criar uma base jurídica'


Em entrevista à assessoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o jurista Dalmo Dallari comentou o parecer de Ives Gandra Martins que traz argumentos jurídicos sobre a possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

“Eu não vejo a mínima consistência nessa tentativa de criar uma base jurídica para o impeachment”, afirmou Dallari.

O jurista chamou de absurda a aplicação da doutrina do domínio do fato no caso Petrobras e lembrou que, se fossem seguir a lógica sugerida por Ives Gandra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deveria perder seus direitos políticos e todos os senadores do país poderiam ser igualmente cassados. “A Constituição, no artigo 52, dá como atribuição do Senado ‘processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade’”, disse. “Portanto, se ele considera que, mesmo sem comprovação de conhecimento direto, existe a obrigação de agir, então essa obrigação existe para os senadores também.”

Na hipótese de parlamentares de oposição levarem adiante um pedido de impeachment, Dallari sugere recorrer ao Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança. “Uma ação visando cassar direitos sem haver nenhuma fundamentação é claramente inconstitucional."

Veja a entrevista:

O sr. tomou conhecimento do parecer divulgado pelo Dr. Ives Gandra Martins? Concorda que há base jurídica para pedir o impeachment de Dilma?

Esse parecer do Dr. Ives Gandra é absolutamente inconsistente. Ele cita uma porção de artigos e leis, mas não cita um único fato que demonstre a responsabilidade da presidente Dilma. O que ele está fazendo é uma aplicação da chamada doutrina do conhecimento do fato, ou domínio do fato, e que é absolutamente absurda, não é juridicamente aceitável. Ele de fato não fez a mínima demonstração, nem por via direta ou indireta, de que a presidente tivesse conhecimento do que ocorria de irregular dentro da Petrobras, de maneira que eu não vejo a mínima consistência nessa tentativa de criar uma base jurídica para o impeachment. Aliás, posso acrescentar um dado interessante. Se a base for simplesmente esta, se a obrigação de zelar pela probidade administrativa for suficiente para a cassação de um mandato, então deveriam, pela mesma lógica, ser cassados os mandatos de todos os senadores.

Por quê?

Porque a Constituição, no artigo 52, dá como atribuição do Senado “processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade”. Portanto, se ele considera que, mesmo sem comprovação de conhecimento direto, existe a obrigação de agir, então essa obrigação existe para os senadores também. Coerentemente, ele deveria propor a cassação do mandato de todos os senadores por crime de responsabilidade, o que é evidente absurdo. Há um jogo evidentemente político tentando criar uma aparente fundamentação jurídica que, de fato, não existe. É pura tentativa de criar uma aparência de legalidade quando o que existe é um objetivo político, nada mais.

Depoimentos recentes na delação premiada indicaram que os desvios datam de 1997 e teriam chegado ao auge em 2000. Se isso se comprovar, poderia resvalar de alguma forma no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

É curioso que acaba de ser publicada no jornal francês Le Monde uma matéria a respeito da empresa francesa Alstom, que atua no metrô brasileiro, e que, segundo o jornal, já em 1998 praticava corrupção no Brasil. Em 1998, o presidente era o Fernando Henrique Cardoso. Então (pela mesma lógica) ele deveria perder os direitos políticos. Ele deve ser considerado conivente. Foi omisso, permitiu que uma empresa estrangeira praticasse corrupção no Brasil. Isso mostra, também, o absurdo dessa tentativa de criar uma imagem de responsabilidade jurídica quando não há de fato nenhum fundamento para essa responsabilização.

O sr. está acompanhando o processo da Petrobras de Paris? Que avaliação o sr. faz dos encaminhamentos recentes?

Estou acompanhando. Verifiquei um dado muito interessante, num artigo do Janio de Freitas, que vai frontalmente contra as afirmações do parecer do Ives Gandra, quando ele diz que a presidente destruiu a Petrobras. Uma compilação de dados de agora mostra que, em 2014, a Petrobras obteve proveitos excepcionais. Ela cresceu muito. Não houve essa destruição que é expressamente referida no parecer de Ives Gandra. É mais um elemento para demonstrar que essa argumentação é inconsistente. Isso apenas revela uma tentativa de políticos inconformados porque perderam a eleição e não conseguem retornar ao poder. No caso do Ives Gandra, ele pura e simplesmente recebeu para fazer um parecer dizendo isso. Toda a carreira dele é no sentido de uma posição de estrema direita, ultraconservadora, de maneira que tudo isso faz com que seu parecer não tenha nenhuma importância jurídica.

Numa especulação rasteira, se a oposição levar adiante qualquer tipo de proposta de impeachment, como o sr. acha que vai se dar o debate?

Acho que caberia um mandato de segurança, uma ação no Supremo Tribunal Federal bloqueando essa iniciativa por absoluta falta de fundamento jurídico. Aí, sim, o cabimento é tranqüilo, direto, indiscutível. Uma ação do Parlamento visando cassar direitos sem haver nenhuma fundamentação é claramente inconstitucional. Então caberia um mandato de segurança para a sustação de um projeto nesse sentido. 

Robson Paz, secretário de comunicação do estado fala sobre a importância da Rádio Timbira para a população maranhense.


A Rádio Timbira deu início hoje, à nova grade de programação, diversificada, democrática e baseada no princípio da interação com os ouvintes. A rádio tem o objetivo de ser o meio de comunicação do povo maranhense.

Em entrevista ao programa Primeira Hora com Renato Júnior, o secretário de Comunicação do governo Flávio Dino, Robson Paz relatou que a Timbira presta um serviço muito importante para a população, pois o povo tem a oportunidade de saber qual o destino dos recursos públicos.
Para o secretário, a comunicação tem importância direta na construção de um "Maranhão de todos nós".

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projetos da Agricultura Familiar de Paço do Lumiar servirão de modelo para outros municípios.

As técnicas desenvolvidas no setor agrícola de Paço Lumiar servirão de modelo para outros municípi
os​, conforme afirmou o secretário de Estado de Agricultura Familiar Adelmo Soares, em visita ao prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) e à secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, nesta quarta-feira, 04. Na oportunidade, o secretário marcou retorno ao município, onde conhecerá os polos agrícolas e projetos desenvolvidos.

O encontro reuniu ainda técnicos das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Agricultura, agricultores, representantes de entidades, e o vereador Leonardo Bruno Rodrigues.

Durante a reunião, Rosany Aranha falou sobre a produção do húmus biofertilizante do Centro de Produção de Mudas de Paço do Lumiar, na comunidade do Cumbique, do Programa de Aquisição de Alimentos, do Centro de Beneficiamento de Pescado e Mariscos, e do programa Feiras Livres, atividades de grande retorno aos produtores, pescadores e marisqueiras da região.

“A agricultura familiar é uma das prioridades da minha gestão. Somos o terceiro município a implantar o Selo de Inspeção Municipal - S.I.M, avanços alcançados pela competente equipe técnica da SEMAPA”, ressaltou o prefeito Josemar.

Após a exposição, Adelmo Soares garantiu ao prefeito Josemar parcerias, no sentido de fomentar ainda mais a agricultura familiar. “A política do governador Flávio Dino, está voltada àqueles que sempre foram colocados à margem da sociedade, e o programa Mais IDH, será responsável em tirar o Maranhão da extrema pobreza e ajudar as cidades a se desenvolverem”, contou Soares.

Mulheres recebem certificados de cursos profissionalizantes em Paço do Lumiar

Os certificados foram entregues a 80 mulheres luminineses que participaram dos cursos profissionalizantes do SENAC, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher – SEMUP. A cerimonia de certificação aconteceu na sexta-feira, 06, no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família, no Maiobão, e contou ainda, com um desfile e exposição das peças confeccionadas durante do curso.
Para a secretária da Mulher, Carla Sousa, é sempre gratificante vê-las em atividade, aprendendo uma nova técnica, uma profissão. “São mulheres de comunidades carentes que têm nos cursos ofertados pela Prefeitura, através de instituições como o SENAC e SENAI, a oportunidade de constituírem renda própria, autonomia financeira e melhorar a autoestima, passando a se valorizar como um gênero capaz de gerir uma família com o seu trabalho”, reiterou a secretária.
As mulheres são concludentes dos cursos de manicure, corte e costura e pintura em tecido. Este mês, novas turmas serão iniciadas no Parque Thiago Aroso, Residencial Carlos Augusto e Vila Nsª da Vitória.
Para a dona de casa Ana Lúcia, o curso acrescentou muito ao seu dia a dia. “Comecei com o curso de bombeiro hidráulico, e hoje conclui o de pintura em tecido, de onde tiro minha renda mensal. A Secretaria da Mulher representa oportunidade para nós mulheres luminenses”, declarou.
Inclusão – A Secretaria da Mulher de Paço do Lumiar lançará, ainda este semestre, o projeto “Mulheres Eficientes”, voltado para a inclusão de mulheres portadoras de deficiências em vários cursos profissionalizantes. De acordo com Carla Sousa, quarenta mulheres já fora cadastradas, e as parcerias com instituições ofertantes já estão sendo fechadas. 

Prefeito Josemar Sobreiro empossa novo secretário de Planejamento e Articulação Governamental.


O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) deu posse na tarde desta quinta-feira, 05, ao novo titular da pasta de Planejamento e Articulação Governamental, Ednaldo Moura. Na oportunidade foi reconduzida à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a médica veterinária, Rosany Aranha, que ocupava interinamente o cargo desde julho do ano passado.

Ednaldo Moura é 1º suplente de vereador e uma forte liderança no município. Na gestão do prefeito Josemar, será responsável em desenvolver políticas determinantes com a participação da população nas ações do poder público.

Em discurso, o prefeito Josemar destacou o potencial dos secretários, afirmando a positiva contribuição dos mesmos para as atividades da prefeitura em prol dos luminenses. “Na agricultura continuaremos com o excelente trabalho da técnica Rosany Aranha, na assistência aos nossos produtores e colocando Paço do Lumiar cada vez mais em evidência na área”, frisou.

Sobre o secretario de Planejamento, Josemar destacou: “Ednaldo é uma pessoa experiente nos movimentos sociais, de grande interação com as comunidades e somará ainda mais conosco".

Flávio Dino anuncia seletivo de 500 vagas para policiais reservistas.


Dentre as 500 vagas disponíveis, 90 são destinadas para o cargo de oficial e 410 para praça.

Por Gilberto Lima - BLog

Para reduzir a criminalidade na região metropolitana de São Luís, o governador Flávio Dino anunciou processo seletivo com 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada da Polícia Militar para trabalhar em atividades-meio da corporação, ou seja, ligadas à rotina administrativa. A ação tem por objetivo aumentar o policiamento nas ruas, substituindo na atividade-meio os policiais da ativa por reservistas. Com isso, os policiais aptos a atuar nas ruas voltarão ao policiamento das comunidades.

Dentre as 500 vagas disponíveis, 90 são destinadas para o cargo de oficial e 410 para praça. As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (9) e poderão ser realizadas até o dia 27 deste mês. O processo de seleção é composto por duas etapas: análise de documentação e avaliação de saúde física do candidato. A medida está alinhada com a política definida pelo governador Flávio Dino para garantir o pleno funcionamento do sistema de segurança no estado e, consequentemente, proteção ao cidadão.

“Os índices de violência no Maranhão ainda são altos e o Governo do Estado está buscando diversas formas de garantir aos cidadãos mais segurança”, disse Flávio Dino ao comentar o seletivo que será coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O governador destacou que outras ações estão sendo adotadas pela gestão estadual para ampliar o número de policiais como a convocação de mil excedentes do concurso da Polícia Militar, convocação de mais 66 novos policiais civis e redução, para a metade, na quantidade do efetivo que era disponível ao governador, possibilitando que mais policiais estejam nas ruas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antonio Alves da Silva, ressaltou que a partir destas ações estratégicas, definidas pela gestão estadual, já é possível observar mudanças na área da segurança. Na última reunião semanal realizada com o governador e a cúpula de segurança, foi divulgada a redução dos índices de homicídios.

A comparação entre os índices de homicídios na capital teve redução de 3,4% no mês de janeiro de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior. No interior, a taxa de homicídios caiu 12%. É a primeira vez em quatro anos que o Governo do Maranhão reverte a onda de criminalidade, que vinha em curva crescente em comparativo com os anos anteriores.

Para o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, é o primeiro resultado de um trabalho contínuo pela redução da violência. “Mesmo com a redução no primeiro mês, os números continuam altos. Estamos trabalhando continuadamente para que a criminalidade diminua na capital e no interior”, afirmou o secretário.