quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Egressos da rede municipal são aprovados em escolas tradicionais de ensino médio

Mais de 60 ex-alunos da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar, correspondente ao ano letivo de 2014, foram aprovados nas escolas públicas de ensino médio mais tradicionais e disputadas da capital, São Luís.
João Mateus Oliveira, de 15 anos, egresso da UEB Pão da Vida, na Vila Cafeteira, foi um dos estudantes com maior rendimento nos seletivos que concorreu, sendo aprovado no Liceu Maranhense e Colégio Universitário - UFMA.
Segundo o ex-aluno, que já pensa no curso superior, a motivação e o empenho dos professores e gestores foram fundamentais para essas duas conquistas. “Estou realizado e muito feliz. Sou a prova de que o ensino das escolas municipais de Paço do Lumiar é de qualidade”, afirmou.
A mãe de João Mateus, dona Ana Célia apontou que a nova política de Educação adotada pela Secretaria Municipal de Educação foi um muito importante para que o estudante recuperasse o rendimento escolar e obtivesse sucesso nos seletivos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Graça Privado, o resultado positivo comprova a seriedade e responsabilidade da atual gestão, através de grandes investimentos visando a melhoria dos indicadores da educação básica.
“A aprovação dos nossos alunos enaltece o trabalho da equipe gestora e toda equipe pedagógica, pelo excelente trabalho desempenhado no enfrentamento dos desafios da educação básica, para a formação de cidadãos críticos e conscientes, concluiu Graça Privado.

Em entrevista à Rádio Capital, deputado Wellington do Curso reafirma compromisso com maranhenses‏

Em entrevista à Rádio Capital, deputado Wellington do Curso reafirma compromisso com maranhenses
Na noite desta quarta-feira (4), o deputado estadual eleito, Wellington do Curso (PPS), foi o entrevistado do programa Notícias da Capital, da Rádio Capital AM, apresentado pelo radialista Djalma Rodrigues. 

Dentre os principais assuntos, o parlamentar falou sobre as ações programadas para o seu mandato nos próximos quatro anos, além de comentar sobre as ações iniciais do novo governo maranhense.  Aproveitando a participação dos ouvintes, o deputado esclareceu o motivo de não ter usado o plenário ainda, reafirmou também que seu mandato será pautado nos compromissos assumidos no seu Programa de Propostas e que seu gabinete está sempre à disposição de todos os maranhenses. 

O quê: Entrevista do deputado Wellington do Curso 
Onde: Rádio Capital
Quando: quarta-feira (4 de fevereiro)

Atletas de Paço do Lumiar se destacam no JOGABEM


 Os atletas luminenses que competiram nos Jogos Abertos das Cidades Maranhenses - JOGA BEM, fizeram bonito e trouxeram para casa, as taças de campeão na modalidade futsal masculino, e de terceiro lugar em handebol feminino e basquete masculino. Os jogos da 3ª etapa final foram realizados na cidade de Caxias, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.


O bom desempenho da seleção de futsal de Paço do Lumiar garantiu vaga nos Jogos Abertos Brasileiros- JAB’s, que será realizado em maio deste ano, na cidade de Aracajú – SE. Os times luminenses contaram com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
O evento reuniu cerca de 282 atletas das cidades de São Luís, Lima Campos, Coelho Neto, Axixá, Paço do Lumiar, e outras, que disputaram com as seleções anfitriãs, os torneios de basquetebol, voleibol, handebol e futsal.

“Este é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento do esporte local. As conquistas de nossos jovens atletas é resultado do incentivo recebido do poder o público, que vem contribuindo para o resgate do esporte e lazer dentro do nosso município”, disse o coordenador de Esporte de Lazer, Carlos Silva que anunciou ainda, para os próximos meses, o início competições de futebol de campo, que irá selecionar atletas com bom rendimento para a primeira seleção luminense de futebol profissional.

Escolas de Paço do Lumiar são equipadas com extintores de incêndio

Os equipamentos de segurança estão sendo instalados em 59 escolas da rede, biblioteca pública, ônibus escolares e ainda no prédio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Ao todo, foram adquiridos por meio de processo licitatório, 145 extintores, em atendimento às normas de segurança contra incêndios e pânico do Corpo do Corpo de Bombeiros. 
A instalação é feita por técnicos da empresa vencedora, sendo que, cada unidade recebe no máximo dois extintores, priorizando as cantinas, laboratórios de informática, bibliotecas, e ambientes propícios a incêndios devido a presença de equipamentos eletrônicos e inflamáveis. 
De acordo com o assessor técnico da Semed, Hugo Bezerra, muitas escolas estão recebendo, pela primeira vez, o equipamento.  “O objetivo da Semed, além de cumprir as normas, é garantir a segurança e a integridade da comunidade escolar”, ressaltou. 
A UEB “Alfredo Silva”, “Ver. José Carlos Costa Pereira” e “Paulo Freire” já estão equipadas com os extintores. “Foi uma intervenção necessária, pois mostra o compromisso da administração do prefeito professor Josemar com a segurança dos nossos alunos. A atitude agradou a todos os educadores”, declarou Patrícia Rodrigues, gestora da UEB José Carlos Costa Pereira.


PMRS - Audiências Públicas serão retomadas nesta sexta, 06.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá prosseguimento nesta sexta-feira, 06, na comunidade do Pau Deitado, às audiências públicas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos -PMRS. O Plano  prevê a instalação de um aterro sanitário municipal para destino final dos resíduos, atendendo a todas as legislações ambientais vigentes para o seu funcionamento. 

No mês de janeiro, as audiências foram realizadas nas comunidades da Pindoba e Iguaíba, com a participação do poder público e da sociedade civil organizada
​ e moradores da região.
A Lei Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/2010 determina que cada município brasileiro tenha seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos apresentado, discutido e aprovado em audiência pública.


06/02 - Pau Deitado
Salão de Eventos da Igreja Católica São Pedro
Horário: 16h

Crianças e jovens acompanham partida de futebol no Castelão

O projeto ‘Torcida da Cidadania’ garantiu a 60 crianças e jovens do bairro Coroadinho assistirem ao jogo entre Sampaio e Sport (PE) pela Copa do Nordeste, na noite de quarta-feira (4), no Estádio Castelão, em São Luís. O ministro do Esporte, George Hilton, compareceu ao estádio e elogiou a iniciativa do Governo do Estado, resultado de parceria entre as Secretárias de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) e Juventude (SEEJUV).
Durante a partida, o ministro George Hilton junto com o vice-governador Carlos Brandão e com o titular da Sedel, Márcio Jardim, acompanhou a partida na tribuna de honra do Estádio, ao lado das crianças e adolescentes participantes do projeto. A proposta do ‘Torcida da Cidadania’ é levar crianças e adolescentes de famílias de baixa renda para assistirem, este ano, a jogos de futebol da Copa Nordeste e das séries B e D do Campeonato Brasileiro, promovendo a inclusão social.
“Proporcionar a esses jovens a oportunidade de assistir a importantes partidas de futebol traz para eles melhor referência do esporte, além de elevar a autoestima e ajudar a construir uma consciência cidadã”, declarou o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim. Ele lembrou que o projeto está alinhado com o compromisso do governador Flávio Dino de promover justiça social e mais igualdade a todos.
Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a iniciativa é um instrumento importante de cidadania. “É um momento único para estas crianças e adolescentes e percebemos no olhar delas a alegria e a energia demonstrada neste momento”, afirmou.
Entre os adolescentes contemplados com a iniciativa está Sanderson Iaquim, 13 anos, que ficou maravilhado com a visita ao estádio para assistir ao jogo. “Eu estou achando muito bom e me senti muito feliz por sentar no lugar de honra”, disse.
Recepção ao ministro

Cumprindo agenda de trabalho em São Luís, o ministro George Hilton foi recepcionado pelo vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, durante o jogo entre Sampaio e Sport.
George Hilton e sua comitiva está em São Luís para participar do Encontro Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com a Sedel. Eles acompanharam, da tribuna de honra, a vitória do Sampaio por 3 a 2 sobre o Sport.
Na ocasião, o vice-governador Carlos Brandão afirmou que o Governo é entusiasta das ações propostas na área de esporte. “São experiências enriquecedores e que certamente apontarão para importantes atividades a serem desenvolvidas pelo nosso secretário Márcio Jardim, respeitando os aspectos regionais, a partir do amadurecimento destas ideias partilhadas”, disse.
O ministro foi recepcionado por uma comitiva do Estado desde o desembarque no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, na noite de quarta-feira (4). Além do vice-governador e dos secretários Márcio Jardim e Tatiana Pereira, estiveram presentes a secretária de Estado de Esporte do Acre, Shirley Santos; e o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez; os deputados federais, Cléber Verde e Juscelino Rezende; o suplente de deputado federal, Vitor Paulo; e o deputado estadual, presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota; secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; o futuro secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Carlos Geraldo e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Denner James.

‘Operação Folia Com Nota’ intensificará fiscalização de bebidas no período de Carnaval

Com o objetivo de reduzir o desvio e a comercialização indevida de bebidas alcoólicas neste período de Carnaval, controlando, de forma preventiva e ostensiva, a evasão fiscal, a Secretaria de Estado de Fazenda realizará, até o dia 17, a Operação ‘Folia Com Nota’.

A fiscalização será concentrada nas unidades fiscais situadas nas divisas com os Estados do Piauí, Tocantins, Pará e na entrada de São Luís. A meta é reduzir a realização de operações comerciais com bebidas sem o pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O setor de bebidas responde por parcela significativa da arrecadação do imposto, pois recolhe o tributo com base numa alíquota de 25% do valor da mercadoria.
A Operação está sob a responsabilidade da Central de Operações Estaduais (COE) que coordenará oito equipes de seis servidores. Os grupos contarão com a supervisão de um gestor e se deslocarão utilizando unidades fiscais volantes, identificando as operações irregulares, exigindo o recolhimento do ICMS e acréscimos legais.
Nos últimos meses foi observada grande quantidade de operações com suspeitas de desvio de mercadorias acobertadas por notas fiscais destinadas a outros estados. Parte destas mercadorias pode ter sido indevidamente comercializada no território maranhense por estabelecimentos comerciais envolvidos na fraude, pois não havia um controle ostensivo da Sefaz nas regiões de divisa interestadual, onde é comum a circulação da referida mercadoria.
As equipes itinerantes estarão equipadas com notebooks e tablets com acesso a internet, permitindo a consulta instantânea à base de dados da Sefaz para comprovar regularidade das notas fiscais e das empresas que comercializam as mercadorias.

Campanha mobilizará jovens para cuidados com a saúde durante período carnavalesco

Durante todo o período carnavalesco será realizada uma campanha que vai alertar os jovens sobre prevenção de acidentes de trânsito, risco de uso de drogas, afogamentos, dependência química, violência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). As ações serão iniciadas nesta sexta-feira (20), às 8h, na Praça Deodoro, em São Luís, pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) com parceiros.
Com o tema ‘Juventude prevenida, dando um baile de alegria!’, a campanha será realizada na capital e interior do estado. Em São Luís, será montada na Praça Deodoro a Tenda da Juventude onde, até as 18h, profissionais de diversas áreas oferecerão orientação ao público sobre sexo seguro e os riscos no consumo de álcool, drogas, entre outros temas. Serão distribuídos panfletos informativos e preservativos.
A programação também será realizada no sábado (7) com visitação das equipes da SEEJUV aos locais com programação do pré-carnaval, a partir das 19h. No domingo (8), a estrutura será montada no circuito carnavalesco Deodoro-Madre Deus. Durante o período oficial do carnaval, do dia 12 a 19 deste mês, além da Tenda da Juventude na Madre Deus, haverá uma unidade na Passarela do Samba.
A estrutura contará com o apoio do hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, que disponibilizará serviços de primeiros socorros, atendimentos em casos de parada cardíaca e suporte pré-hospitalar para encaminhamento ao hospital. A unidade conta com equipes dos bombeiros e de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As ações serão realizadas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Hemomar, SES, Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Interior

No interior, a campanha será articulada em parceria com as prefeituras e abrangerá as cidades de Bacabeira, Rosário, Mirinzal, Alcântara, Timon, Morros, Caxias, Cantanhede, Pedro do Rosário, Coroatá, Imperatriz, Pinheiro, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Vargem Grande, Codó, Serrano do Maranhão, Colinas e Barra do Corda.
O lançamento no interior será realizado na tarde de sexta-feira (6), na cidade de Mirinzal, na Baixada Maranhense, e contará com a participação da titular da SEEJUV, Tatiana Pereira. Já no dia seguinte, sábado (7), a gestora e sua comitiva estará no município de Serrano do Maranhão.
“A campanha é um instrumento que mostra aos jovens o quanto é importante ter cuidado consigo mesmo, no período carnavalesco, quando a tendência de muitos é curtir as festas, esquecendo dos cuidados com a saúde”, afirmou Tatiana Pereira.

Odebrecht Ambiental apresenta plano de gerenciamento dos sistemas de abastecimento d’água e esgoto de Paço do Lumiar.

Odebrecht Ambiental investirá 450 milhões em obras, equipamentos e serviços.




A Odebrecht Ambiental apresentou, na noite desta segunda-feira (2), para a população Luminense, os planos que visam otimizar os sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

A apresentação oficial da parceria contou com a participação de executivos da Odebrecht Ambiental, do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), vereadores, secretários municipais, moradores e do secretário de obras de São José de Ribamar, André Franklin, que, na ocasião, representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB).

O diretor da Odebrecht Ambiental, Hélder Dantas, explanou os detalhes da concessão e informou que R$450 milhões serão investidos em obras, equipamentos e serviços e que a empresa tem como metas garantir, no prazo de seis anos, água de qualidade para 90% das residências, e em oito anos, instalar rede de esgotamento para atender 80% dos domicílios dos municípios.

Ainda segundo o diretor Hélder Dantas, o investimento estará pautado, também, nos próximos 35 anos, nos seguintes objetivos: recuperar e ampliar o número de poços, implantação de unidades de tratamento, recuperação de redes e reservatórios, automação dos sistemas, recuperação das redes de esgotamento existentes e implantação de novas, recadastramento dos clientes e das redes existentes, instalação de hidrômetros, monitoramento constante dos sistemas, instalação de macro medidores e setorização dos serviços.

O prefeito Josemar Sobreiro, morador do Maiobão há mais de 30 anos, disse ter sido testemunha do mau gerenciamento do abastecimento de água e tratamento de esgoto pela Caema, no município. “Eu e o prefeito Gil Cutrim, numa atitude ousada, resolvemos romper com a Caema, que pouco ou nada investiu em benefício das populações com a universalização da água”, pontuou o gestor.

Cláudio Moreira, professor, residente na Avenida 08, relatou estar otimista nas melhorias com a chegada da concessionária. “Acredito que vamos ter mais qualidade na prestação dos serviços. A parceria é louvável, vamos fiscalizar”, garantiu.

A empresa Odebrecht Ambiental venceu a licitação aberta ano passado pelo Consórcio Intermunicipal Pró Cidades, formado por São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Em Paço, o atendimento será feito, nas próximas semanas, em um prédio situado na Avenida 09, no Maiobão. Os usuários, a partir de agora, também poderão manter contato com a concessionária por meio do sitewww.odebrechtambiental.com ou através do 0800 771 0001 (a ligação pode ser feita, inclusive, de telefone celular).

Governador Flávio Dino garante parceria com Codevasf para conclusão de projetos

O governador Flávio Dino recebeu, na tarde desta terça-feira (3), no Palácio dos Leões, a equipe da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Durante o encontro, que reuniu também secretários de estado, a Companhia apresentou os projetos que estão em andamento e pediu o apoio do Governo do Estado para conclusão. O governador garantiu o apoio para execução de projetos importantes, como o Água para Todos, programas de irrigação e a revitalização do perímetro Salangô.
“A atuação da Codevasf no Maranhão tem total sintonia com aquilo que o nosso governo busca, queremos executar projetos que melhorem a vida da população”, defendeu Flávio Dino, que assegurou o empenho das secretarias de Agricultura, de Cidades, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), na busca por parcerias junto ao governo federal, a fim de concluir os projetos implementados pela Codevasf no estado.
“A Codevasf executa projetos do Governo, como na área de irrigação e de abastecimento de água, em que nós vamos buscar um alinhamento entre as ações que serão feitas por intermédio da Caema e da Sedes, com recurso do Fumacop. Temos também o programa Água para Todos em que, dos 950 sistemas simplificados de água executados pela Codevasf, 100 já estão contratados e 850 estão projetados, e nós vamos desenvolver uma ação conjunta visando a locação de recursos do governo federal”, destaca o governador, que auxiliará na parceria com o Ministério da Integração Nacional para a implantação de 337 kits de irrigação para beneficiar agricultores familiares afetados pela seca, um investimento do Água para Todos.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, explica que o objetivo da reunião foi discutir com o governador os projetos prioritários para o estado, a fim de somar esforços para conseguir mais recursos e trazer mais projetos e obras.
“Foi uma reunião importante, onde nós mostramos todos os projetos que estão em andamentos. Viemos pedir apoio e ajuda porque temos necessidade de complementação de recursos em projetos como Diques da Baixada Maranhense e os sistemas simplificados de abastecimento de água, em que cerca de mil sistemas vão atender cerca de 35 mil famílias, e projetos de irrigação”, apontou Elmo, que ainda apresentou os projetos de revitalização de bacias hidrográficas e inclusão produtiva em áreas tradicionalmente afetadas por estiagens prolongadas.
Codevasf
Instalada há dois anos no Maranhão, onde atua em 147 municípios, a Companhia é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, atendendo oito estados do Brasil.
No Maranhão, a Codevasf executa projetos importantes, como a recuperação e revitalização do perímetro irrigado Salangô, localizado no município de São Mateus. A Companhia ainda dará continuidade ao projeto Diques da Baixada Maranhense, uma obra que prevê alcançar 70,6 km e beneficiar mais de 260 mil pessoas em 11 municípios com uma acumulação de água de 600 milhões de metros cúbicos. A Codevasf anunciou a conclusão do projeto de engenharia para junho deste ano, que deverá licitar e contratar as obras físicas.

Nova sede do 9º Distrito Policial é inaugurada no bairro do São Francisco. ''É importante trabalhar em um ambiente acolhedor''. Jefferson Portela

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (4), a nova sede do 9º Distrito Policial, localizado no bairro do São Francisco, em São Luís. Esta é a segunda delegacia reestruturada em São Luís este ano. Em janeiro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) entregou à população as novas instalações do 7º DP, no bairro Habitacional Turu.
O distrito do São Francisco tem agora duas salas de contenção, cartórios, gabinetes, permanência, sala de captura, banheiros com acessibilidade para deficientes físicos, entre outros espaços. “É importante trabalhar em um ambiente acolhedor e que seja digno para o atendimento da população. Essa é uma ação importante que reflete o compromisso do governador Flávio Dino em garantir um sistema de segurança efetivo para toda a população”, disse o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
Ele ressaltou que entre as metas para melhoria do trabalho está o retorno dos distritos policiais e delegacias especializadas aos prédios públicos, o que refletirá na diminuição das despesas com alugueis de imóveis. O titular do 9º DP, o delegado Almir Macedo, destacou a importância da nova estrutura para aprimorar o trabalho desempenhado pelo DP.
A solenidade contou com a presença da corregedora-geral do Estado, Ana Carla Silvestre; o diretor do Fórum Desembargador Sarney Costa, juiz Osmar Gomes, entre outras autoridades e gestores da SSP.

Prefeitura de São Luís reforça projeto de prevenção à violência nas escolas

A Prefeitura de São Luís deu início às ações do projeto Ação de Prevenção à Violência Escolar, desenvolvido por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Segurança com Cidadania (Semusc). A expectativa é de que cerca de 7800 estudantes sejam contemplados com as ações do programa em 2015, que se insere nas política do prefeito Edivaldo de fomentar as ações para uma cultura de paz no ambiente escolar.
A Semed entregou à Semusc equipamentos de sonorização e de informática, além de materiais escolares e de expediente que serão utilizados durante a execução do projeto. Na abertura das atividades, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância do trabalho conjunto e articulado entre as secretarias para potencializar o alcance das ações.
"Precisamos realizar ações conjuntas para transformar positivamente nossa cidade e para que nossas escolas sejam, lugares de alegria e afeto. Nesse sentido, agradeço imensamente o trabalho competente e a parceria do secretário Breno Galdino, na certeza de que teremos bons frutos com o desenvolvimento deste projeto em nossas escolas", disse o titular da Semed.
O Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, reforçou a necessidade de engajamento da comunidade escolar e da participação de todos os envolvidos. "Nosso trabalho é profundo e complexo, porque busca a aproximação de toda a comunidade escolar. Buscamos a participação de todos, inclusive no que tange a sugestões para o próprio desenvolvimento deste projetoo. Nós queremos contribuir para a formação cidadã dos educandos continuaremos desenvolvendo nossas ações em prol deste objetivo maior", declarou o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Breno Galdino.
PROJETO
O "Ação de Prevenção à Violência Escolar" começou a ser desenvolvido em 2014 na rede municipal de ensino, atendendo inicialmente às Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Luís Rego, Roseno de Jesus Mendes e Zuleide Andrade. Neste ano, as atividades serão retomadas nas três unidades e ampliadas para as U.E.B.s Rubem Almeida, Frederico Chaves, João de Souza Guimarães, Edson Luís e Dilú Melo. No total, serão atendidos 7881 educandos.
As ações preventivas nas escolas são desenvolvidas a partir da discussão acerca das temáticas "Indisciplina na Escola", "Depredação do Patrimônio Público", "Bullying" e "Drogas" com o objetivo de promover uma cultura de paz inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. O Grupo de Segurança Escolar (GSE) da Guarda Municipal permanece em cada escola de duas a três semanas – período em que são realizados ciclos de discussões, palestras, exibições de vídeos e atividades lúdicas, dentre outra ações. Encaminhamentos necessários para demais instituições que lidam com a questão da violência escolar também podem ser feitos durante o período de atuação da equipe.
Presente ao evento de início das atividades, realizado nesta semana, a promotora de Justiça especializada na Defesa da Educação, Maria Luciane Belo, avaliou que o desenvolvimento do projeto Ação de Prevenção à Violência Escolar é de grande valia para toda a comunidade. "Eu acredito no modelo de educação em que um a escola em que um vê o outro como ser humano. Nesse sentindo, esse projeto é de extrema importância porque congrega toda a comunidade escolar e tem um fim maior, que é a conscientização", assinalou.
Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque e a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Patrícia Leal.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Roseana deixou débito de R$ 30 milhões com a Cemar para provocar apagão no governo Flávio Dino


Por Garrone



Roseana atrasou pagamento da Cemar para provocar apagão no governo Flávio Dino

Levantamento da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) mostra que o governo de Roseana Sarney (PMDB) deixou uma dívida de R$ 30 milhões com a concessionária de energia, ameaçando provocar um verdadeiro apagão em várias secretarias, inclusive em escolas públicas.

O não pagamento das contas da Cemar começou logo após a derrota do dia 5 de outubro e foi até o final do governo em dezembro, sem que a Companhia, que foi privatizada por Roseana em mais um dos seus grandes negócios, efetivasse o devido corte do serviço a que está sujeito qualquer consumidor.

Uma cama de gato preparada para estourar no início do governo Flávio Dino, que recebeu o governo com apenas R$ 24,2 milhões e dívidas até então somadas de R$ 1,3 bilhões. Um dois diretores da Cemar é José Jorge leite Soares, primo da ex-governadora Roseana Sarney.

Na Secretaria de Saúde do Maranhão, comandada até o final de dezembro pelo ex-secretário Ricardo Murad (PMDB), o calote chega a 4,9 milhões de reais, referente ao consumo de hospitais públicos, prédios e órgãos administrativos da pasta.


Faturas de débito deixadas pela ex-governadora com a Cemar

Também sujeita às decisões do cunhado de Roseana até o fim do ano passado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) acumulou uma dívida de R$ 18,6 milhões nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Na Secretaria de Planejamento do Estado, o antigo gestor deixou um rombo de R$ 3,5 milhões. Na Secretaria de Educação, as escolas públicas estaduais correm o risco de ter o consumo cortado por causa do débito de quase R$ 2,8 milhões deixado em aberto pelo ex-secretário Danilo Furtado.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bira do Pindaré toma posse no segundo mandato de deputado estadual

No último domingo (01), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) tomou posse no segundo mandato de deputado estadual do Maranhão. Na oportunidade, Bira esclareceu que foi reeleito sem comprar um voto e sempre manteve firme o posicionamento dentro e fora da campanha eleitoral.
“Agradeço ao povo do Maranhão, que me conferiu votos dignos. Graças a Deus não precisei comprar nenhum voto, não precisei abrir mão dos meus princípios, nem da minha história”, frisou ele.
Lembrando-se da forte atuação nas comunidades e classes trabalhadoras, o socialista reafirmou os compromissos com o povo maranhense e assegurou que continuará presente em todas as lutas por justiça e dignidade.
“Esteja aqui na Assembleia ou na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), trabalharemos para honrar a nossa história e a luta do nosso povo maranhense”, adiantou Pindaré.

Bira foi reeleito com 38.829 votos, na histórica eleição que consagrou Flávio Dino (PCdoB) governador do Maranhão. No final do ano passado, o parlamentar recebeu o convite para assumir a SECTI, onde deve tomar posse ainda esta semana.

Prefeitura de São Luís intensifica trabalho de desobstrução de canais para evitar alagamentos no período chuvoso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está intensificando os serviços de limpeza e desobstrução de galerias, canais, bueiros, bocas de lobo e córregos da capital, visando à prevenção de alagamentos e inundações no período chuvoso. Nesta terça-feira (03), os trabalhos se concentraram nos canais da Bacaúba e do Tropical Shopping; em galeria da Rua Marcílio Dias, no Lyra; e em bueiro da Rua Três do São Francisco.
A ação cumpre determinação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo reduzir o número de ocorrências de alagamentos na cidade ocasionados pelas enxurradas. O trabalho de desobstrução de galerias e canais já vem sendo executado intensamente há cerca de um mês por diversas equipes da Semosp, priorizando os pontos mais críticos onde comumente verificam-se inundações durante as chuvas.
Segundo o titular da Semosp, Antônio Araújo, o serviço de desobstrução é feito de forma manual e mecanizada, para retirar a areia, o lixo e outros tipos de resíduos sólidos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, uma situação que, de acordo com o secretário, dificulta o trabalho das equipes de limpeza e predispõe ainda mais os moradores a situações de alagamentos.
"É necessário que a população de conscientize que o lixo descartado na via pública vai parar nos canais, nas galerias, causando entupimentos no sistema de drenagem urbana e impendido o escoamento correto das águas pluviais. O resultado do mau-hábito no descarte irregular de lixo são as inundações tão perigosas para a vida das pessoas", disse Antônio Araújo.
Acompanhado o trabalho das equipes na vala da Macaúba, o morador Charles Raposo disse que considerava providencial o serviço de desobstrução realizado pela prefeitura. "Mas nós também temos que nos conscientizar que a limpeza começa com a gente e que atitudes simples como a de colocar o lixo no local certo pode evitar tragédias", disse o morador.
O secretário informa ainda que, ao todo, a programação da Semosp totaliza a limpeza de 75 áreas de áreas. Dessas, 32 áreas são consideradas críticas e, por isso, estão sendo priorizadas na execução do serviço. O serviço mecanizado é realizado com retroescavadeira hidráulica, para canais e grandes galerias; e os caminhões equipado com o sistema de hidrojateamento, para galerias menores, bueiros e bocas de lobo.
Hidrojeteamento - A técnica de limpeza realizada nas galerias e bueiros é feita por meio do hidrojateamento, que consiste na sucção dos resíduos que vão se acumulando. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de hidrojateamento de alta pressão para realização do processo.
O serviço de desobstrução já foi realizado em pontos diversos das avenidas Jerônimo de Albuquerque (Cohab) e Beira-Mar (Centro), ruas Cônego Frederico Chaves (Alemanha), Arroz (Coroado), Unidade 201 (Cidade Operária), Rua da Alegria (Coroadinho) e ruas 10 (Cohatrac III) e 14 (Primavera/Cohatrac). A limpeza mecanizada também foi executada nos canais do Rio das Bicas (Coroadinho), no Coroado, Cidade Olímpica, em galerias da Rua Aririzal, Rua Nova (Cantinho do Céu) entre outros pontos.
Simultaneamente ao trabalho de desobstrução de canais e galerias, a Prefeitura realiza também os serviços de remoção mecanizada e manual de resíduo na via pública. Em média, 12 toneladas de resíduos sólidos descartados irregularmente nas ruas e terrenos baldios da cidade são coletadas mensalmente.
Outra medida da prefeitura para prevenção contra alagamentos é a estruturação da cidade com obras de drenagem profunda e superficial. Entre essas, a dos canais do Tropical Shopping, Gangan, Cohatrac, além de galeria tubular, como as que foram construídas na Avenida São Marçal (João Paulo), Rua Brasília (Santa Bárbara), Avenida 2, Rua 31 de Dezembro, no cruzamento com Avenida Lourenço Vieira da Silva (Jardim São Cristovão).

Machismo da Folha de São Paulo nega protagonismo das mulheres na política maranhense‏

Sim, há machismo no jornalismo impresso brasileiro. E há machismo também no Jornal Folha de São Paulo, uma das instituições de imprensa mais respeitadas do país.
Na matéria Dino nomeia parentes de aliados no Maranhão,  publicada no último dia 30, o jornal incorre numa esperteza que induz o leitor a erro  para tornar a matéria vendável , sugerindo nepotismo no governo do Maranhão ao citar que a "namorada" do Secretário de Articulação Política , Márcio Jerry, que ocupa o cargo de chefe de gabinete do governador Flávio Dino.
O jornalista Luís Nassif escreveu um interessante texto explicando o modo vigarista como a Folha de São Paulo sugeriu nepotismo sem no entanto mostrar um único caso de nepotismo no governo Flávio Dino (Leia Aqui).
Além da inexistente modalidade de nepotismo, a Folha de São Paulo demonstra um indisfarçável machismo ao negar o papel de protagonismo das mulheres citadas na matéria, para reduzi-las à condição de "namoradas" de secretários de Estado.
A "namorada" de Márcio Jerry em questão é a professora Joslene Rodrigues, a Lene. Ela milita no PCdoB há quase 17 anos. Começou na vida política atuando na União da Juventude Socialista - UJS,  ainda nos tempos de faculdade. Graduou-se em Química na Universidade Federal do Maranhão e entrou no Serviço Público do Estado por meio de concurso, onde passou a lecionar.
Quem conhece Lene sabe de sua dedicação à frente do PCdoB maranhense. Discreta e ponderada, a professora Lene atuou no front das campanhas de Flávio Dino desde a primeira candidatura dele à deputado federal em 2006.
Mas na reportagem da Folha de São Paulo, Lene virou apenas e tão somente a ocupante do cargo de chefe de gabinete do governador Flávio Dino cuja indicação se deu graças  à sua relação de afeto com um dirigente do partido.
É preciso dizer que a política no Maranhão como um todo é machista e relega as mulheres em geral a segundo plano. Com exceção das que atuam em legendas  de esquerda, caso da professora Lene, a  maioria das mulheres  entrou na carreira pública não por escolha própria ou vocação, mas para preencher os espaços políticos criados por seus maridos, pais e irmãos, que via de regra tratam cargos e mandatos públicos  de maneira patrimonialista. Prática laboriosamente aprimorada pelo grupo Sarney nos últimos 50 anos, diga-se de passagem.
A professora Lene, ao contrário de tantas outras mulheres subjugadas pela força da política tradicional e provinciana, rompeu a lógica do machismo, mas lamentavelmente ela própria virou vítima do tradicionalismo que ajuda a combater. O mesmo ocorre com outras mulheres citadas na matéria do periódico paulista e levadas à cabo de maneira ainda maias discriminatória no Jornal O Estado do Maranhão, cuja edição de hoje (1º)  exibe matéria com o título: "Esposas de Secretários viraram assessoras no segundo escalão".
O machismo nas matérias da Folha de São Paulo e do Estado do Maranhão  se uniu ao machismo da política tradicional para vender jornais e disseminar a odiosa tentativa de condenar o Maranhão à eterna condição de província patrimonialista e negar a essência da própria política, que é a pluralidade de ideias e de protagonistas.  Além de negar espaço às mulheres, o jornalismo a serviço da política tradicional também tenta excluir jovens, negros e outros grupos sociais. Não podemos aceitar.

Concessionária apresenta plano de gerenciamento dos sistemas de abastecimento d’água e esgoto de Paço do Lumiar


 A Odebrecht Ambiental apresentou, na noite desta segunda-feira (2), para a população luminense, os planos que visam otimizar os sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.  
A apresentação oficial da parceria contou com a participação de executivos da Odebrecht Ambiental, do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), vereadores, secretários municipais, moradores e do secretário de obras de São José de Ribamar, André Franklin, que, na ocasião, representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB). 
O diretor da Odebrecht Ambiental, Hélder Dantas, explanou os detalhes da concessão e informou que R$450 milhões serão investidos em obras, equipamentos e serviços e que a empresa tem como metas garantir, no prazo de seis anos, água de qualidade para 90% das residências, e em oito anos, instalar rede de esgotamento para atender 80% dos domicílios dos municípios. 
Ainda segundo o diretor Hélder Dantas, o investimento estará pautado, também, nos próximos 35 anos, nos seguintes objetivos: recuperar e ampliar o número de poços, implantação de unidades de tratamento, recuperação de redes e reservatórios, automação dos sistemas, recuperação das redes de esgotamento existentes e implantação de novas, recadastramento dos clientes e das redes existentes, instalação de hidrômetros, monitoramento constante dos sistemas, instalação de macro medidores e setorização dos serviços. 
O prefeito Josemar Sobreiro, morador do Maiobão há mais de 30 anos, disse ter sido testemunha do mau gerenciamento do abastecimento de água e tratamento de esgoto pela Caema, no município. “Eu e o prefeito Gil Cutrim, numa atitude ousada, resolvemos romper com a Caema, que pouco ou nada investiu em benefício das populações com a universalização da água”, pontuou o gestor.
Cláudio Moreira, professor, residente na Avenida 08, relatou estar otimista nas melhorias com a chegada da concessionária. “Acredito que vamos ter mais qualidade na prestação dos serviços. A parceria é louvável, vamos fiscalizar”, garantiu. 
A empresa Odebrecht Ambiental venceu a licitação aberta ano passado pelo Consórcio Intermunicipal Pró Cidades, formado por São José de Ribamar e Paço do Lumiar. 
Em Paço, o atendimento será feito, nas próximas semanas, em um prédio situado na Avenida 09, no Maiobão. Os usuários, a partir de agora, também poderão manter contato com a concessionária por meio do site www.odebrechtambiental.com ou através do 0800 771 0001 (a ligação pode ser feita, inclusive, de telefone celular). 

Prefeito Josemar participa de audiência com o governador Flávio Dino para discutir Metropolização na Ilha

Com o objetivo de articular políticas que viabilizem, de fato, a metropolização da Grande Ilha, o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), e demais prefeitos e representantes de municípios da Região Metropolitana participaram, na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio dos Leões, de uma audiência com o governador do estado, Flávio Dino.
A metropolização, já regulamentada por lei na região da Ilha de São Luís, há mais de 20 anos, nunca saiu do papel. Em seu discurso, o governador Flávio Dino, ressaltou a importância de discutir a efetivação desse processo. “Em janeiro, a presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que instituiu o Estatuto da Metrópole, determinando que, para ter acesso a recursos federais, é necessário que as regiões metropolitanas façam essa revisão”, disse o governador.
Na ocasião, os gestores relataram as dificuldades enfrentadas pelos municípios e reafirmaram o empenho, disposição e união para trabalhar de forma integrada em busca de melhor qualidade de vida para a população.
“Com a metropolização funcionando de fato, vamos poder enfrentar, com a ajuda do Governo do Estado, os problemas no transporte, dos resíduos sólidos e, também, de outros setores, que tanto afligem os moradores dos municípios que formam a Grande Ilha de São Luís. Portanto, tenho convicção de que todos nós estaremos unidos em favor da população”, afirmou o prefeito Josemar Sobreiro.

Wellington do Curso toma posse para exercer seu primeiro mandato como deputado estadual‏

Na manhã deste domingo (1º), o deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) foi empossado oficialmente para exercer o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Em entrevistas concedidas à imprensa após a solenidade, o parlamentar destacou que está deputado para servir aos maranhenses e ao Maranhão e ser, não só mais um deputado, mas ser o deputado atuante e comprometido com a mudança de que o Maranhão necessita.
Sempre em defesa da Educação e reconhecendo nela o instrumento de  transformação da sociedade, o deputado adiantou que, dentre as prioridades de sua gestão, estão as políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade do ensino no Estado, a valorização dos profissionais da área com melhores salários, capacitação profissional, melhores condições de trabalho e a ampliação no acesso das crianças, jovens e adultos aos diversos níveis de ensino.
Wellington do Curso foi candidato a deputado estadual pela primeira vez em 2014 e foi eleito com mais de 22 mil votos conscientes, consequência de uma campanha limpa, sem dinheiro público e sem padrinhos políticos.
"A minha missão nesta Assembleia será defender os interesses de todos os maranhenses e cumprir o meu papel na busca de recursos para amenizar os principais problemas enfrentados pela população do MA", explanou Wellington do Curso, deputado estadual eleito pelo voto consciente.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Maranhão está mudando, sim! Por Othelino Neto, deputado estadual

Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman são casados. Ambos foram, ao mesmo tempo, ministros do governo da Presidenta Dilma Roussef, respectivamente das Telecomunicações e da Casa Civil. Nem a imprensa, e nenhum órgão acusou essas nomeações de nepotismo, ou o governo Dilma de praticar favorecimento de parentes. Ninguém acusou porque efetivamente não o é. Essas nomeações não só foram perfeitamente legais, como, e é o que mais nos importa, não foram incorretas sob o ponto de vista moral. Tratam-se de nomeações feitas pela Presidenta, de pessoas que são de sua confiança, e que circunstancialmente tem relação entre si. Nem Dilma favoreceu algum parente seu, e nem Bernardo ou Gleisi tinham poder para nomear um ao outro.
Estamos lembrando esse episódio para afirmar de maneira clara: as nomeações feitas pelo governador Flávio Dino de pessoas que, como os ex-ministros Paulo Bernardo e Gleisi, possuem circunstancialmente relações entre si, são absolutamente legais e não são incorretas sob o ponto de vista moral. Essas pessoas foram nomeadas pelo governador, não por nenhum eventual conhecido que faz parte do governo, em razão de suas aptidões para o cargo. E o governador não nomeou nenhum parente seu para o governo.
Quando a imprensa saudosista alimenta esse factoide, a sua intenção é tentar descredibilizar o conteúdo mudancista desse governo, como se estivéssemos repetindo práticas que condenamos no passado. Mas nós não vamos deixar de responder a essa manobra. O Maranhão está mudando, sim.
A era que terminou com o último governo foi marcada pela utilização de fundos públicos para ostentação dos governantes. Foi marcada também pela utilização de fundos públicos para favorecer negócios privados não só dos amigos, mas da própria ex-governadora, como é claro e notório na aplicação de verbas públicas de publicidade na sua própria empresa. Essas práticas sim constituem favorecimento, utilização de recursos públicos para atender interesses privados do próprio governante, a clássica definição do que é o patrimonialismo.
Isso tudo está acabando no nosso governo. Estamos eliminando as terceirizações das empresas que eram “amigas” dos governantes, estruturando melhor o nosso serviço público, não permitimos nenhum caso de nepotismo, e nenhum grupo que tenha parentesco com o governador tem nem terá nenhum negócio com o governo, e a mesma regra se aplicará a cada secretário em suas respectivas áreas.
Sim, o Maranhão está mudando, e uma dessas mudanças é instaurar plenamente as melhores práticas republicanas. Pena que alguns ingênuos bem-intencionados não se deem conta disso, e de maneira desapercebida acabem fazendo o jogo de quem esteve tanto tempo no poder, e tanto mal fez ao nosso Maranhão.

Paço do Lumiar avança nas discussões sobre regularização fundiária

A Comissão de Regularização Fundiária​ de Paço do Lumiar​ apresentou,​ ao presidente do Instituto de Terras do Maranhão – ITERMA, Mauro Jorge​, ​demandas a fim de encontrar meios para a regularização e mediação de conflitos existentes nas áreas ocupadas e ameaçadas de despejo​, ​durante reunião realizada na semana passada​, no órgão.

O presidente do ITERMA​ ​evidenciou o interesse da atual gestão e solucionar alguns casos que se arrastam há anos e que envolvem milhares de famílias. "Ele ressaltou a parceria da comissão com órgão e frisou que é algo inovador e pioneiro que será desenvolvido no Maranhão", declara Mauro Jorge.​

De acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar, Rosany Aranha, o município possui 38 localidades em conflito, porém, para iniciar os trabalhos foram priorizadas três localidades que apresentaram maiores problemas, que são: Eugênio Pereira, Pindoba e Tendal.

Presentes também na reunião, o presidente da Câmara, o vereador Leonardo Bruno Rodrigues, o procurador Geral do Município, Bruno Leonardo Rodrigues, e o gestor institucional da secretaria de Estado das Cidades, José Carlos Reis.

Mais - A comissão foi constituída pelo decreto nº 1.843 e visa propor diretrizes e medidas necessárias a fim de promover a regularização fundiária, diagnosticar as áreas do município que apresentam demanda por regularização, atuar junto a comunidade e as entidades da sociedade civil organizada a fim de fomentar, otimizar e facilitar ações de regularização, promover e viabilizar a cooperação intersetorial dos órgãos integrantes da administração pública federal, estadual e municipal.

Compõe a Comissão, os poderes executivo e legislativo, representantes da sociedade civil, Promotoria de Justiça e Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Maranhão, 30 dias de trabalho e mudança/ Artigo de Flávio Dino!

Completamos hoje um mês à frente do Governo do Estado, com muitos desafios e também muita coragem para enfrentá-los. De volta a este espaço, compartilho com todos os maranhenses os passos que estamos dando rumo a um Maranhão mais justo, premissa que nos guiou durante todos esses anos de muito debate, reflexão e mobilização da sociedade. Essa energia cívica que ecoa em todos os cantos do Estado é a nossa força motriz para superar as dificuldades e promover as mudanças que os maranhenses aprovaram por intermédio do nosso Programa de Governo.

Para alcançar o nosso objetivo principal, que é propiciar aos maranhenses condições de vida dignas, o nosso Governo conta com o empenho de todos os servidores públicos, que dão concretude às nossas diretrizes. Cada setor do Governo trabalha diariamente e com esforço redobrado para concretizar melhorias, sempre respeitando os princípios constitucionais da legalidade, moralidade e impessoalidade. No nosso Governo, ninguém se ocupa de armar e executar transações para desviar dinheiro público.

Em coerência com o movimento Diálogos pelo Maranhão, temos reunido permanentemente com lideranças regionais e municipais, autoridades federais e representantes da sociedade civil. Entre tantos momentos importantes, destaco a inédita reunião com centrais sindicais e destacadas lideranças dos trabalhadores rurais no auditório do Palácio dos Leões. E a emoção que senti ao ouvir o agradecimento do reitor da UEMA, que me transmitiu a absurda notícia de que há mais de cinco anos um governador não se reunia com a administração da instituição.

Na semana passada, estivemos em Brasília, junto com secretários de Estado, para garantir que o Governo Federal dê atenção especial ao nosso Estado. Lá, nas visitas que fizemos aos ministros das Cidades, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Agricultura, tivemos a boa recepção e a solidariedade para ajudar a superar os problemas do Maranhão.
No plano estadual, estamos enfrentando o difícil quadro em que encontramos as contas públicas: uma dívida 45 vezes maior que a disponibilidade de caixa, pois recebemos apenas R$ 24 milhões para saldar compromissos que ultrapassam R$ 1 bilhão. Mesmo diante deste quadro, decidimos intensificar ações que garantirão aos maranhenses melhores serviços públicos e acesso aos direitos básicos. Para isso, estamos cortando desperdícios, contratos abusivos, despesas ilegais e imorais.

Adotamos políticas emergenciais em várias frentes. Cito um setor em especial, que é a Educação. Já no primeiro mês da nova administração, o sistema educacional recebeu 10 ações de grande importância. A garantia de progressão a mais de 11 mil professores, contratação de mais 1.000 educadores, reforma emergencial de 93 escolas estaduais e a instituição de eleição direta para diretores de escola foram decisões que vão ao encontro de anseios históricos da comunidade escolar.

Ainda no campo educacional, tenho muita alegria de ver nascer o programa Escola Digna, a nossa maior meta na educação para os próximos 4 anos. Vamos lutar para por fim às escolas de taipa e barro, substituindo-as por um ambiente escolar acolhedor, que estimule os nossos alunos – desde seus primeiros anos de estudo – a gostar de ir para a escola. Vamos fazer isso em sintonia com as prefeituras. O Governo do Estado vai construir prédios escolares e propiciar formação continuada aos professores municipais durante 24 meses.

Também no primeiro mês, iniciamos o Plano “Mais IDH”, com ações articuladas entre todas as secretarias de Estado que atuam em áreas estratégicas para a melhoria dos indicadores sociais. Já em março começaremos as ações nas 30 cidades de pior IDHM, abrangendo questões como analfabetismo, mortalidade infantil, abastecimento de água, segurança alimentar e acesso à documentação e direitos.

Finalmente, quero destacar o imenso esforço que nossos policiais estão fazendo no enfrentamento às quadrilhas que fizeram crescer de modo alarmante as estatísticas criminais. Em todo o Estado, temos exemplos de situações que mostram a presença da Polícia, evitando e combatendo a atuação dessas quadrilhas. Cito a situação que mais me emocionou: a ação policial que evitou que uma mulher grávida fosse brutalmente assassinada.


Temos muito mais a mostrar e, claro, mais ainda a fazer. Não vamos parar de lutar para entregar ao futuro governo um Estado melhor do que aquele que recebi. Renovo meu pedido de ajuda a Deus e a todos os maranhenses. Viva o Maranhão !