sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Operação tapa-buracos chega à estrada do Sítio Grande

A estrada do Sitio Grande, via importante que liga o conjunto Maiobão à MA 202 - estrada do Maioba, passou esta semana pelos serviços da operação “tapa-buracos”, restabelecendo a uniformidade da camada asfáltica de toda a sua extensão e promovendo um transito tranquilo na região, principalmente em horários de grande fluxo de veículos.
As intervenções reiniciadas na primeira semana de janeiro, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Transito e Transporte (Sinfra) respeitam um cronograma pré- definido de ruas e avenidas do Maiobão, e ainda,  de comunidades como a Sede de Paço do Lumiar e Pau Deitado.
De acordo com a secretária de Infraestrutura, Andréia Feitosa, todas as vias de Paço do Lumiar, com incidência de trechos críticos serão recuperados na operação. “Na zona rural continuaremos com as máquinas fazendo o trabalho de abertura de estradas, limpeza e priçarramento”, disse a secretária.
A operação “tapa-buracos” contemplará também, a Rua 22 e 106, e as Avenidas 07, 08,10 e 14 do conjunto Maiobão. A previsão é de 90 dias para a conclusão da primeira etapa do cronograma.

Prefeitura conclui obras do Corredor Interbairros

A via com dois quilômetros novos de asfaltamento é mais uma grande obra da administração do prefeito professor Josemar Sobreiro (PR). O corredor entregue à população no aniversário da cidade – 14 de janeiro – é uma alternativa de tráfego entre MA 201 – Estrada de Ribamar, e a MA 204.
O percurso feito de carro, em apenas cinco minutos entre as duas rodovias, passa pelos conjuntos, Maiobão, Paranã, Vila Cafeteira, conjunto Habitar, Roseana Sarney, e Zumbi dos Palmares.
O Corredor Interbairros beneficiará o transporte coletivo e escolar da região, e ainda aos usuários dos serviços de saúde localizados na Sede de Paço do Lumiar, e trabalhadores.
De acordo com o prefeito Josemar, a próxima medida será estabelecer junto ao Governo do Estado, uma linha de ônibus entre a Maiobão e o centro de Paço do Lumiar, sem a necessidade do pagamento de várias passagens.
Mais - A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo, Transito e Transporte (Sinfra) realiza, em todo município, serviços de recomposição da camada asfáltica, tapa-buracos e melhorias na trafegabilidade, no conjunto Maiobão, Sede, Sítio Grande e Pirâmide.
Os serviços chegarão, ainda, aos conjuntos Tambaú, Caiaré Residencial Safira, Saramanta, Vila Nova Jerusalém, Cotovelo e Pindoba. 

Conselho Provisório de Defesa Civil planeja ações para o período chuvoso

Com o objetivo de estabelecer um plano estratégico de ação durante o período chuvoso, no município, o Conselho Provisório de Defesa Civil vem realizando semanalmente reuniões com seus membros - efetivos e suplentes -, formado por representantes do poder público e sociedade civil.
Entre as estratégias apresentadas estão o mapeamento das áreas de risco, que inclui o cadastro e assistência social às famílias e avaliação das condições das moradias e do terreno entorno.
O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) enfatizou que esse planejamento é fundamental, pois pode evita desastres, estabelece funções e orienta tanto o poder público quando os moradores das áreas de risco sobre a forma correta de agir nessas situações.
O plano visa também evitar as ocorrências registradas em maio do ano passado, quando várias casas ficaram comprometidas pelas fortes chuvas, com aparecimento de rachaduras, inundação e perda material.
Núcleos - As áreas vulneráveis foram divididas em quatro núcleos: Maioba Porto, Iguaíba, Vila Nazaré e cururuca, onde dez voluntários ficarão à disposição enquanto da mudança meteorológica. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Paço do Lumiar, Arnoldo Cardoso, 20 comunidades do município já passaram pela vistoria e foram consideradas áreas de risco, tomando como referência o período chuvoso do ano passado.
Em 2014, o inverno deixou a cidade em alerta, com a subida dos rios, alagamento de casas, comprometimento da estrutura física e famílias desalojadas. A secretaria municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES cadastrou e beneficiou onze famílias com alugueis sociais.


Programa Bombeiro Mirim inscreve neste final de semana no Viva Maiobão

A Brigada de Resgate Infanto Juvenil, do Programa Bombeiro Mirim de Paço do Lumiar, em parceria com a Prefeitura Municipal informa que estará inscrevendo neste sábado e domingo, 17 e 18/01, crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, para a turma 2015 do grupamento.
O Bombeiro Mirim atua no município há mais de dez anos, com a oferta de atividades bombeirísticas, que inclui a prática da educação física, ordem unida, combate ao incêndio, primeiros socorros, salvamento em altura, atividades recreativas, disciplina, entre outras.
Os pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos devem comparecer ao palco do Viva Maiobão nas referidas datas, das 8h às 11h, portando os seguintes documentos do aluno: RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, 1 (uma) foto 3x4, e ainda, 1kg de alimento não perecível.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (98)98869-1359 ou 98718-5642

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Fernando Gabeira acompanha primeiros dias do governo Flávio Dino



O programa de Fernando Gabeira, na Globo News, deste domingo (18) acompanha os primeiros dias do governo Flávio Dino e as perspectivas do novo Maranhão. O programa vai ao ar às 18h30. (5 e 30 da tarde no Maranhão)

Flávio Dino recebe Luís Fernando, ao lado de Márcio Jerry e Carlos Brandão

O governador Flávio Dino recebeu, ontem à tarde, a visita do ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva. Ao lado do vice-governador Carlos Brandão, e do secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, eles conversaram sobre a administração estadual e programas do novo projeto de desenvolvimento do Maranhão. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mais de 600 mil condutores poderão ser beneficiados com aumento do desconto do IPVA

O aumento do desconto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano poderá beneficiar mais de 600 mil proprietários de veículos. Quem pagar o tributo em cota única até o dia 31 deste mês terá um desconto de 10%, o dobro do que era praticado no ano anterior. A medida foi determinada pelo governador Flávio Dino à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O gestor da assessoria de desenvolvimento institucional da Sefaz, Fernando Resende, considera o pagamento antecipado um ganho para o contribuinte, principalmente para aqueles que possuem mais de um veículo. “Quem tiver o recurso financeiro até o dia 31 de janeiro compensa efetuar o pagamento na forma de cota única, ainda mais se for proprietário de dois ou mais carros”, explicou.

Apesar de o desconto de 10% começar a ser praticado a partir desta terça-feira (13), o contribuinte que pagou o imposto como cota única antes desta data tem direito à restituição de 5% do valor pago. Os dados da Sefaz revelam que pelo menos 1.200 pessoas serão ressarcidas. A secretaria informará posteriormente a forma como será feita a restituição aos contribuintes.

Quem não optar pelo pagamento antecipado até o dia 31, ainda poderá fazê-lo em cota única, mas sem o desconto, ou parceladamente, em até três vezes, conforme calendário de pagamento do tributo e placa do carro. Em caso de proprietários que possuam mais de um veículo, a Sefaz recomenda atenção especial aos prazos para evitar transtornos no pagamento do IPVA.

O Maranhão possui uma frota de aproximadamente 1,35 milhão de veículos. Estão isentos do pagamento, veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles que possuem imunidade constitucional, como os utilizados pelos órgãos públicos, além de veículos dos corpos diplomáticos, táxi e ônibus urbanos.

Formas de pagamento

O contribuinte pode efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do Renavam para o caixa da agência do BB. Se o contribuinte emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) no site da Sefaz, o IPVA e demais despesas do licenciamento podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

Já para os correntistas do BB, o pagamento também poderá ser feito por meio de débito em conta corrente ou por meio da utilização dos canais de autoatendimento.  A emissão de extrato do débito também pode ser obtida nos terminais de autoatendimento do BB, na opção Extrato do Renavam, digitando o número do Renavam.

Confira a tabela de pagamento com as datas que obedecem às terminações das placas.

Placa com final
1ª Cota
2ª Cota ou Cota Única
3ª Cota
1 e 2
02/02/2015
02/03/2015
02/04/2015
3 e 4
06/02/2015
06/03/2015
06/04/2015
5 e 6
13/02/2015
13/03/2015
13/04/2015
7 e 8
20/02/2015
20/03/2015
20/04/2015
9 e 0
27/02/2015
27/03/2015
27/04/2015


Paço do Lumiar realiza audiência pública para debater Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, Obras, Trânsito e Transporte (Sinfra), realizou, na manhã desta segunda-feira, 12, a primeira das sete audiências públicas para apresentação e discussão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do município. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, reunindo vereadores, representantes do governo e população local.
Com o evento, a Sinfra atende ao dispositivo da Lei Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/2010, que determina que cada município brasileiro tenha seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos apresentado, discutido e aprovado em audiência pública. A gestão integrada de resíduos sólidos urbanos é o conjunto de procedimentos que envolvem organização e técnicas de manejo que visam racionalizar os serviços, baratear e otimizar os seus resultados. O plano contempla o diagnóstico, traça objetivos e metas, apresenta programas, projetos e ações, indicando procedimentos operacionais que devem ser implementados.
Para o vereador Marcelo Portela, a iniciativa da gestão municipal coloca Paço do Lumiar à frente de várias outras cidades brasileiras. “Existem três mil cidades brasileiras pendentes quanto à política de resíduos sólidos. Nesse quesito, Paço do Lumiar é uma cidade bem avançada e isso tem que ser reconhecido”, declarou o vereador.
A audiência contou com grande participação do público e entre as sugestões apresentadas destacaram-se a implantação de uma usina municipal de reciclagem de resíduos e a realização de campanhas educativas para mobilizar a população para sua participação efetiva na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração. “Sem a conscientização da comunidade, não existirá coleta seletiva”, afirmou Josué Oliveira, empresário no ramo de reciclagem.
Também foi discutido durante o evento sobre o aterro sanitário, cujo recurso para colocá-lo em funcionamento, poderá ser oriundo através do Ministério das Cidades ou de uma parceira pública privada. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Andréia Feitosa, após a aprovação final do plano, o prazo para funcionamento do aterro é de 1 ano e 4 meses. “As audiências irão validar o plano. O próximo passo é encaminhar para a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. E, em seguida, encaminhar para a Câmara de Vereadores, para aprovação final. Dentro de 1 ano e 4 meses, nós teremos em funcionamento o aterro sanitário”, garantiu. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Prefeitura de Paço do Lumiar estabelece programação dos 54 anos de emancipação política

Paço do Lumiar completa 54 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 14 de janeiro, com uma programação que inclui solenidades tradicionais, inaugurações, atividades esportivas e shows.
O dia festivo, no município, tem início às 6h da manhã, na Sede de Paço do Lumiar com a tradicional alvorada de fogos, seguida do hasteamento das bandeiras e execução de hinos pela banda municipal “La Roque”, com a presença de autoridades municipais, servidores e da população.
Após a cerimonia oficial, o prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) fará a abertura do torneio de futebol com times da Sede de Paço do Lumiar, e na Praça de Nsª da Luz, será entregue as carteiras de aposentados do Prev Paço, e um automóvel 0km para a otimização dos atendimentos do programa “Melhor em Casa”, da Secretaria Municipal de Saúde – Semus.
Ainda na Sede de Paço do Lumiar, acontecerá durante toda a manhã, uma ação de saúde, com a oferta de serviços de aferição da pressão arterial, glicemia capilar e vacinação humana e animal.
Em continuidade à programação dos 54 anos de Paço do Lumiar, o prefeito municipal, Josemar Sobreiro sairá em comitiva, onde visitará as obras de construção de duas quadras poliesportivas, na Vila Cafeteira e Vila São José. No Maiobão, o prefeito fará vistoria nas obras de pavimentação da Avenida 01, e inaugurará a Biblioteca Pública Municipal, na Avenida 04, e o Departamento de Promoção da Igualdade Racial, na Casa do Trabalhador, de Paço do Lumiar.
No período da tarde, um torneio de futebol society, nas quadras do Viva Maiobão dará prosseguimento à programação. No local, acontecerá também, apresentação de bandas gospel, a partir das 15h.
A tradicional missa de aniversário organizada pela comunidade da Sede de Paço do Lumiar será celebrada às 16h, na Igreja de Nsª da Luz, seguida do também tradicional corte do bolo. O encerramento da festa ficará com a apresentação de amos de bumba-meu- boi de Paço do Lumiar e shows das bandas Forró Ostentação, Forrozão Freelancer e Banda Reprise.
PROGRAMAÇÃO
06h – Alvorada de Fogos – Sede de Paço do Lumiar
08:30h – Hasteamento das Bandeiras e Execução dos Hinos – Sede de Paço do Lumiar
09:00h – Torneio de Futebol – Sede de Paço do Lumiar
09:30h – Entrega de Carteira dos Idosos; Entrega de um carro para o programa “Melhor em Casa” e Ação de Saúde – Praça de Nsª da Luz/Sede
10:30h – Saída da Comitiva: Vistoria das obras de Construção das Quadras Poliesportivas da Vila Cafeteira e Vila São José
11h – Inauguração da Biblioteca Pública Municipal de Paço do Lumiar /Avenida 04, conjunto Maiobão
12h – Inauguração do Departamento de Igualdade Racial/Casa do Trabalhador, Avenida 03, conjunto Maiobão
15h – Torneio de Futebol Society e apresentação de bandas gospel, no Viva Maiobão
16h – Missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz/Sede
17:30h – Corte do Bolo/Sede
19h – Apresentação de Amos de Bumba-meu-boi de Paço do Lumiar – Praça de Nsª da Luz/Sede
19:30h – Shows das bandas Forró Ostentação, Forrozão Freelancer e Banda Reprise - Praça de Nsª da Luz/Sede