segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Projeto PROCON Mirim leva alunos de escolas públicas ao supermercado

Educar as crianças para o consumo responsável. Esse foi o objetivo do Procon Mirim, projeto criado pelo PROCON Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com início em maio deste ano, os pequenos consumidores se preparam para encerrar essa etapa de aprendizado e diversão.

A cada mês, representantes da equipe técnica do órgão e o presidente Duarte Júnior, compareceram em escolas da rede pública de São Luís para ministrar palestras, de forma dinâmica, abordando temas como alimentação saudável, publicidade infantil e consumo em datas comemorativas, como o dia das mães. As palestras foram direcionadas para estudantes do 5º e 6º ano de escolas selecionadas pela Seduc, entre elas a Unidade Integrada Roseana Sarney, no São Francisco, Centro de Atenção Integral à Criança, na Cidade Operária, Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, na Cohab/Anil e Unidade Integrada Sotero dos Reis e Unidade Integrada Severino de Sousa Lima, no bairro Fumacê.
Para colocar em prática o que foi aprendido durante esses meses, os alunos irão ao supermercado Mateus da Cajazeiras, na segunda-feira (16), 9h, fazer compras. Direcionados pela equipe do PROCON Maranhão, 5 grupos, formados com por crianças de cada escola, receberão 100 reais para comprar produtos alimentícios. Espera-se que assim os alunos tenham percepção de preços, saibam eleger o que é supérfluo e importante, e, principalmente, usem o dinheiro de forma consciente.
Nos dias 25 e 26 deste mês será compartilhado nas escolas, com os estudantes e professores, o resultado da atividade.  Ao fim do projeto, os pequenos serão presenteados com um crachá de “Fiscal Mirim”.
Para o presidente do PROCON, Duarte Junior, o Procon Mirim é um projeto que tem objetivo de formar cidadãos conscientes desde cedo. “A partir dessas palestras e a atividade fora do âmbito escolar, as crianças serão fiscais do próprio consumo e também alertarão os pais. Serão multiplicadores de uma educação para o consumo consciente e, consequentemente, não se tornarão adultos endividados”, ressalta.
No próximo ano, o Projeto Procon Mirim terá continuidade com a participação de novas escolas da rede pública.
Serviço:
O quê: PROCON MARANHÃO leva alunos de escolas públicas ao supermercado.
Quando: Nesta segunda-feira (16), às 9h.
Onde: Supermercado Mateus, na Avenida Cajazeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário