sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PROCON-MA busca humanização dos serviços bancários em reunião com bancos em atuação no estado

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (06), a quarta edição do Diálogo com Fornecedores, realizado pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA) com os bancos em atuação no estado, a defensoria pública e o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA).

No encontro o Presidente do órgão, Duarte Júnior, destacou que algumas melhorias já foram alcançadas na prestação do serviço bancário, mas que ainda existe a necessidade de otimizar esse serviço. “Durante nossas fiscalizações observamos que algumas metas propostas em reuniões anteriores foram atingidas, porém, ainda há muitas demandas pendentes, que continuam sendo motivo de reclamação dos consumidores, como por exemplo, a recusa no pagamento de boletos bancários e a demora nas filas. As fiscalizações continuarão sendo realizadas de fórum intensiva para garantir a manutenção e melhoria do serviço”, ressaltou.

Para essa questão o presidente do PROCON-MA sugeriu a utilização de informativo nos caixas, contendo a orientação de que os boletos bancários, independentemente do valor, podem ser pagos em qualquer banco até a data do vencimento, com exceção, apenas, dos casos de contratos e de convênios que indiquem canais de pagamentos específicos. Nesse mesmo informativo o consumidor é orientado a formalizar a denúncia no órgão ou através do aplicativo ou ligar para a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) caso haja descumprimento.

Para reduzir o número de reclamações por parte dos consumidores foi sugerido que as medidas acordadas na reunião sejam repassadas para todos os funcionários das instituições financeiras. Além disso, discutiu-se a criação de um canal direto entre o PROCON-MA e os Bancos, facilitando a resolução do problema e diminuindo as a insatisfação dos consumidores.

Na ocasião foram mencionadas algumas conquistas que tem melhorado o serviço bancário, entre elas a instalação de divisórias para acesso aos guichês de caixas e autoatendimento, oferecendo mais segurança ao usuário; o anúncio da inauguração de duas novas agências do Bradesco, nos municípios de Buriticupu e de Codó e a contratação de funcionário.

O Presidente do SEEB, Eloy Nascimento, considera importante a iniciativa do órgão em discutir o atendimento bancário, pois o Sindicato entende que a melhoria do serviço é possível através da contratação de mais funcionários. “Com a contratação os serviços serão prestados com mais qualidade para população, reduzindo as denúncias e os bancários trabalharão em melhores condições, com redução de jornada e da sobrecarga de trabalho. Vemos como muito interesse a atuação do PROCON-MA e esperamos que os bancos se comprometam a melhorar o atendimento e as condições de trabalho”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento o Defensor Público do Estado do Maranhão, Jean Carlos Nunes e o Presidente do SEEB-MA, Eloy Nascimento e representantes das agências bancárias dos Bancos da Amazônia, Nordeste, Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Bradesco.

Sem comentários:

Enviar um comentário