segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Semana da Pessoa com Deficiência é aberta em Paço do Lumiar

Paço do Lumiar é considerado um dos municípios maranhenses onde a inclusão da pessoa com deficiência é trabalhada de forma permanente no sistema educacional. Tal realidade refletiu na demanda do último concurso público realizado, com vagas para cargos específicos da educação especial, uma referência feita pelo prefeito Josemar Sobreiro sobre a realização da III Semana da Pessoa com Deficiência de Paço do Lumiar - SPCD, como o tema: “Somos todos iguais, porque somos diferentes”, aberta oficialmente nesta sexta-feira, 21.
O evento foi marcado por um culto em ação de graças, celebrado na Igreja Batista Nova Vida, com a presença de alunos assistidos, pais, educadores, entidades defensoras da política de inclusão e da secretária de Educação, Graça Privado. Na programação da SPCD que se estenderá até o dia 28 de agosto, será realizada uma serie de atividades, entre elas, palestras abertas à comunidade, visitas às salas de recurso, atendimento aos responsáveis pelos alunos, atividades lúdicas e avaliação do evento.
Para Tatiane Silva, mãe de aluna acompanhada pela Divisão de Atendimento Educacional Especializado (DAEE), na UEB Y Juca Pirama, a metodologia aplicada nas salas de recurso faz toda a diferença no relacionamento da filha com outras pessoas e reflete diretamente no aprendizado em sala de aula. “A Thaliane tem 10 anos e eu tive muita dificuldade em matriculá-la anteriormente outras em escolas, pois a maioria não queria aceitar uma aluna com deficiência. Há dois anos ela estuda na rede municipal e recebe toda a assistência da equipe e tem desenvolvido muito e aprendido com facilidade”, agradeceu a mãe. 
Conforme explica a coordenadora da Divisão, Liang Jansen, há uma necessidade de sermos considerados pessoas iguais ao demais, mesmo que portadores de limitações, com abertura na sociedade aliada ao tratamento, reconhecimento e respeito. “Nosso objetivo é impactar a sociedade, mostrando o quão é relevante a temática e porque queremos que nos respeitem como pessoa comum”, observou. 
Segundo a Secretária Municipal de Educação Graça Privado a semana pretende mobilizar a sociedade para a conscientização e romper as barreiras do preconceito. “Essa iniciativa deve partir não só de dentro dos lares, mas também dentro das escolas. As barreiras presentes no cotidiano, sejam elas físicas ou comportamentais, desafiam a imaginação e apontam para a urgência de atitudes focadas na integração, e a administração do prefeito Josemar tem se preocupado com isso desde o inicio.” destacou a secretária.

Sem comentários:

Enviar um comentário