quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Parceria entre Prefeitura e Senar promove capacitação em Avicultura no Mojó

Pequenos criadores de frango da região do Mojó, zona rural de Paço do Lumiar, começaram hoje (06), no curso de Avicultura promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria de com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. O curso será oferecido em módulo teórico e prático até o próximo sábado (08), na Associação de Produtores Rurais de Mojó e Montanha Russa, como parte das  atividades de campo da secretaria. 
De acordo com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, o objetivo do curso além de capacitar os criadores, é de incentivar a produção de aves no município com técnicas adequadas de manejo alimentar e sanitário. “A nossa expectativa até o final do curso é capacitar todos aqueles que atuam diretamente com a criação de frango e também agricultores da região, como uma nova fonte de renda e alimentação sadia”, acrescentou. 
O curso de avicultura está sendo ministrado pelo médico veterinário Alberto Carneiro instrutor do Senar, que, durante recepção aos produtores falou da importância da orientação em relação a cuidados no manejo, alimentação, prevenção de doenças, instalações adequadas. “Muitas vezes os criadores começam a ter perdas nas granjas e desconhecem o motivo. Neste curso iremos mostrar de forma bem didática as informações necessárias para o bom desempenho da atividade”, disse Carneiro que elogiou a atual gestão municipal pelo incentivo aos produtores locais, sendo, segundo ele, o município com uma das equipes mais atuante do estado. 
Para o avicultor do Mojó, Luiz Alves Batista, 85, a expectativa com o curso é aprender mais sobre esse tipo de criação, pois trabalha há muito tempo de forma amadora, sem muito conhecimento de prevenção, tratamento de doenças e tipos de ração. “O curso está sendo uma oportunidade muito boa para nós, pois em algumas situações não sabemos como cuidar do frango. Sempre recebi orientações na área de agricultura e recebo sementes, mas agora quero investir em avicultura”, conclui. 
A parceria com o Senar já proporcionou, também, a capacitação aos produtores da Vila Gaspar, por meio do curso de “Agricultura Orgânica”, e está prevista a de “Produção de Mudas” para os próximos dias numa comunidade rural ainda a ser definida pela secretaria. 

Sem comentários:

Enviar um comentário