quinta-feira, 23 de julho de 2015

Rubens Jr. acompanha lançamento do serviço de jantar nos Restaurante Popular do bairro Sol e Mar







O Deputado Federal, Rubens Jr. (PCdoB), participou na noite desta quarta-feira (22), do lançamento do serviço de jantar no Restaurante Popular localizado no bairro do Sol e Mar. O serviço começou a ser instalado nos restaurantes da “Rede Popular”, desde a última segunda-feira (20), por iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – Sedes, como parte da política de inclusão e valorização do governo Flávio Dino.

A partir desta semana, todas as seis unidades mantidas pela gestão estadual passarão a ofertar duas refeições diárias, atendendo aos anseios das comunidades onde os equipamentos estão localizados.

A inclusão de mais uma refeição ao cardápio dos restaurantes tem como objetivo minimizar o quadro de insegurança alimentar da população maranhense, além de incentivar os usuários ao consumo de alimentos saudáveis, com alto valor nutricional e a preço acessível, de forma a garantir a dignidade no direito ao acesso à alimentação, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. O jantar será servido de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h30.

O deputado Rubens Jr. parabenizou a iniciativa da Sedes e ressaltou a importância da medida para a população carente dos bairros. “O governador acerta ao apoiar iniciativas como esta, que valoriza os que mais precisam e dá dignidade aos que tanto sofreram sem o olhar do poder público. Que programas como esse sejam expandidos para todo o estado e que possamos aumentar nossa produção agrícola para gerar ainda mais mão de obra para esses restaurantes ampliando assim os beneficiados.” Destacou o parlamentar.

Os Restaurantes Populares fazem parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto equipamentos sociais que têm como princípios fundamentais a produção e a comercialização de refeições saudáveis, em condições higiênico-sanitárias adequadas, servidas em locais apropriados e confortáveis. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, órgão executor da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, é também responsável pela administração dos seis restaurantes populares e de uma cozinha comunitária.

De acordo com o secretário Neto Evangelista, a partir da iniciativa de ampliar a oferta de refeições nos restaurantes populares, a preocupação do governo Flávio Dino é garantir a melhoria contínua da qualidade de acesso à alimentação pela população maranhense. “Fico feliz em anunciar o lançamento do serviço de jantar em nossas unidades de alimentação, ato que comprova a preocupação do Governo do Estado em executar ações que possam melhorar, de fato, a qualidade de vida dos maranhenses, sobretudo, diante de dados do IBGE que apontam que o Maranhão tem a pior situação de insegurança alimentar do país, o que atinge 60,9% da população”, ressaltou o secretário.

Neto Evangelista revelou, também, que ainda este ano o Governo do Estado vai iniciar a instalação de mais cinco restaurantes populares no Maranhão, sendo mais dois em São Luís e três no interior do Maranhão, além de 30 cozinhas comunitárias nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde serão ofertados, além da alimentação, serviços complementares, como capacitação e atendimento nutricional e psicológico.

“Os equipamentos têm o propósito de fortalecer a Política de Segurança Alimentar e Nutricional não só aqui na capital, mas em todos os municípios do Maranhão, porque o nosso foco são as pessoas. Dessa maneira, vamos conseguir construir um estado mais justo e digno”, concluiu Neto.


Atualmente cinco Restaurantes Populares funcionam na capital nos bairros do Coroado, Liberdade, Sol e Mar. Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e Maiobão.

Sem comentários:

Enviar um comentário