Quarta-feira (13/mai), a Câmara dos Deputados aprovou, por 232 votos a 210, uma mudança no fator previdenciário. Na prática, a alteração facilita a aposentadoria de milhões de brasileiros.
A bancada do PCdoB, de 13 parlamentares, votou a favor da alteração, e teve papel decisivo, já que a votação foi apertada, com 22 votos de diferença. Apesar da orientação do governo federal para votar contra, o vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr (MA) defendeu a medida, pois melhora a vida de milhões de brasileiros.
“O PCdoB mostrou mais uma vez que está ao lado dos trabalhadores e aposentados”, afirmou. “Temos um compromisso com medidas que melhorem a economia do país, mas temos de olhar em primeiro lugar para quem mais precisa”.
Entenda o que muda
O fator previdenciário foi criado no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Com ele, o valor mensal da aposentadoria é calculado pelo tempo de contribuição mais a idade. Com isso, quanto mais tarde um trabalhador pedir a aposentadoria, maior será o valor mensal a receber.
Com a medida aprovada ontem, o fator previdenciário deixa de valer para mulheres que tenham 85 anos somados de vida e de contribuição e para homens que tenham 95 anos somados também. A emenda aprovada pelo PCdoB ainda vai ao Senado. Se aprovada lá, entra em vigor no próximo ano.
Sem comentários:
Publicar um comentário