quinta-feira, 16 de abril de 2015

Semapa e Aged realizam curso sobre defensivos naturais no controle de pragas

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ministrou, na manhã de ontem (15), para agricultores, presidentes de entidades e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento – Semapa, um curso sobre defensivos naturais e os problemas causados pelo uso indiscriminados de agrotóxicos.
O uso de defensivos naturais é uma exigência técnica pelo seu baixo impacto ambiental, além de possuir uma porcentagem inferior de toxicidade aos inimigos naturais e mínimo efeito sobre o ambiente e o homem. Paço do Lumiar conta, no Centro de Produção de Mudas, no Cumbique com um minhocário onde é produzido biofertilizante para agricultores do município.
Para Rosany Aranha, secretária de Agricultura, a exposição foi apenas o primeiro passo, visto que, a parceria entre Prefeitura e Aged levará o módulo prático aos polos agrícolas, com a participação dos produtores.  “O curso faz parte da política de assistência técnica desenvolvida com os produtores locais que consiste na orientação necessária para subsidiar a atividade no campo”, disse.
É muito importante passar essas informações para os agricultores. “Tratamos de educação sanitária, sobre os riscos de contaminação que não só os produtores, mas quem consome as hortaliças estão sujeitos. São práticas ilegais registradas no campo que trazem sérias consequências à saúde humana e consequente perda da plantação”, orientou o fiscal agropecuário da Aged, Augusto César.

Sem comentários:

Enviar um comentário