segunda-feira, 23 de março de 2015

Formada turma de agentes de Defesa Civil de Paço do Lumiar/ Após uma semana de curso, servidores e lideranças comunitárias foram certificados pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão

A “Capacitação de Agentes de Defesa Civil - CADEC” foi uma promoção da Coordenação Executiva de Defesa Civil do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil.
No encerramento da capacitação, o prefeito Josemar Sobreiro (PR) foi representado pelo secretário de Planejamento e Articulação, Ednaldo Moura, que ressaltou a atividade como uma política necessária para as cidades resilientes, e lembrou as ocorrências registradas no município de Paço do Lumiar, no ano passado. “Trago os agradecimentos do prefeito Josemar pela sempre parceria do Corpo de Bombeiros, na certeza que elas serão ampliadas, no sentido de capacitar ainda mais pessoas na prevenção de acidentes”, disse o secretário.
Durante o período, além de palestras, foram realizadas visitas de campo em áreas consideradas de risco no município, que, de acordo com Ten. Mauro foi uma experiência necessária para agentes que, por sua vez, poderão intervir caso da necessidade. “A capacitação acontece com o objetivo tornar os municípios resilientes, capazes de se recuperarem após situações adversas, e a Defesa Civil traz todo conhecimento e instruções”, destacou Ten. Mauro.
O coordenador executivo de Defesa Civil, Cel. Isac definiu os agentes de Defesa Civil como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e que devem ser postos em prática no atendimento à população, evitando assim, prejuízos materiais e ao meio ambiente.
As atividades de Defesa Civil no município terão continuidade nos próximos meses com a realização de um simulado que, segundo Arnoldo Cardoso, coordenador de Defesa Civil de Paço do Lumiar, auxiliará ainda mais as ações de prevenção de situações adversas, entre elas, as causadas pelo período chuvoso.
Paço do Lumiar conta com um Conselho Provisório de Defesa Civil que tem como membros efetivos e suplentes, membros do poder público e sociedade civil organizadas.
Pressente também, no encerramento do curso, oficiais do CBMMA e a secretária de Infraestrutura, Urbanismo, Transito e Transporte e Andreia Feitosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário