terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Prefeitura de São Luís intensifica trabalho de desobstrução de canais para evitar alagamentos no período chuvoso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está intensificando os serviços de limpeza e desobstrução de galerias, canais, bueiros, bocas de lobo e córregos da capital, visando à prevenção de alagamentos e inundações no período chuvoso. Nesta terça-feira (03), os trabalhos se concentraram nos canais da Bacaúba e do Tropical Shopping; em galeria da Rua Marcílio Dias, no Lyra; e em bueiro da Rua Três do São Francisco.
A ação cumpre determinação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo reduzir o número de ocorrências de alagamentos na cidade ocasionados pelas enxurradas. O trabalho de desobstrução de galerias e canais já vem sendo executado intensamente há cerca de um mês por diversas equipes da Semosp, priorizando os pontos mais críticos onde comumente verificam-se inundações durante as chuvas.
Segundo o titular da Semosp, Antônio Araújo, o serviço de desobstrução é feito de forma manual e mecanizada, para retirar a areia, o lixo e outros tipos de resíduos sólidos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, uma situação que, de acordo com o secretário, dificulta o trabalho das equipes de limpeza e predispõe ainda mais os moradores a situações de alagamentos.
"É necessário que a população de conscientize que o lixo descartado na via pública vai parar nos canais, nas galerias, causando entupimentos no sistema de drenagem urbana e impendido o escoamento correto das águas pluviais. O resultado do mau-hábito no descarte irregular de lixo são as inundações tão perigosas para a vida das pessoas", disse Antônio Araújo.
Acompanhado o trabalho das equipes na vala da Macaúba, o morador Charles Raposo disse que considerava providencial o serviço de desobstrução realizado pela prefeitura. "Mas nós também temos que nos conscientizar que a limpeza começa com a gente e que atitudes simples como a de colocar o lixo no local certo pode evitar tragédias", disse o morador.
O secretário informa ainda que, ao todo, a programação da Semosp totaliza a limpeza de 75 áreas de áreas. Dessas, 32 áreas são consideradas críticas e, por isso, estão sendo priorizadas na execução do serviço. O serviço mecanizado é realizado com retroescavadeira hidráulica, para canais e grandes galerias; e os caminhões equipado com o sistema de hidrojateamento, para galerias menores, bueiros e bocas de lobo.
Hidrojeteamento - A técnica de limpeza realizada nas galerias e bueiros é feita por meio do hidrojateamento, que consiste na sucção dos resíduos que vão se acumulando. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de hidrojateamento de alta pressão para realização do processo.
O serviço de desobstrução já foi realizado em pontos diversos das avenidas Jerônimo de Albuquerque (Cohab) e Beira-Mar (Centro), ruas Cônego Frederico Chaves (Alemanha), Arroz (Coroado), Unidade 201 (Cidade Operária), Rua da Alegria (Coroadinho) e ruas 10 (Cohatrac III) e 14 (Primavera/Cohatrac). A limpeza mecanizada também foi executada nos canais do Rio das Bicas (Coroadinho), no Coroado, Cidade Olímpica, em galerias da Rua Aririzal, Rua Nova (Cantinho do Céu) entre outros pontos.
Simultaneamente ao trabalho de desobstrução de canais e galerias, a Prefeitura realiza também os serviços de remoção mecanizada e manual de resíduo na via pública. Em média, 12 toneladas de resíduos sólidos descartados irregularmente nas ruas e terrenos baldios da cidade são coletadas mensalmente.
Outra medida da prefeitura para prevenção contra alagamentos é a estruturação da cidade com obras de drenagem profunda e superficial. Entre essas, a dos canais do Tropical Shopping, Gangan, Cohatrac, além de galeria tubular, como as que foram construídas na Avenida São Marçal (João Paulo), Rua Brasília (Santa Bárbara), Avenida 2, Rua 31 de Dezembro, no cruzamento com Avenida Lourenço Vieira da Silva (Jardim São Cristovão).

Sem comentários:

Enviar um comentário