sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Conselho Provisório de Defesa Civil planeja ações para o período chuvoso

Com o objetivo de estabelecer um plano estratégico de ação durante o período chuvoso, no município, o Conselho Provisório de Defesa Civil vem realizando semanalmente reuniões com seus membros - efetivos e suplentes -, formado por representantes do poder público e sociedade civil.
Entre as estratégias apresentadas estão o mapeamento das áreas de risco, que inclui o cadastro e assistência social às famílias e avaliação das condições das moradias e do terreno entorno.
O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) enfatizou que esse planejamento é fundamental, pois pode evita desastres, estabelece funções e orienta tanto o poder público quando os moradores das áreas de risco sobre a forma correta de agir nessas situações.
O plano visa também evitar as ocorrências registradas em maio do ano passado, quando várias casas ficaram comprometidas pelas fortes chuvas, com aparecimento de rachaduras, inundação e perda material.
Núcleos - As áreas vulneráveis foram divididas em quatro núcleos: Maioba Porto, Iguaíba, Vila Nazaré e cururuca, onde dez voluntários ficarão à disposição enquanto da mudança meteorológica. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Paço do Lumiar, Arnoldo Cardoso, 20 comunidades do município já passaram pela vistoria e foram consideradas áreas de risco, tomando como referência o período chuvoso do ano passado.
Em 2014, o inverno deixou a cidade em alerta, com a subida dos rios, alagamento de casas, comprometimento da estrutura física e famílias desalojadas. A secretaria municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES cadastrou e beneficiou onze famílias com alugueis sociais.


Sem comentários:

Enviar um comentário