sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Projeto Desenhando com Tio Collins - E.Padre Maurício no Maiobão deseja um Feliz Natal!


O FIM DO REINADO CHEGOU! Inauguração da Av.IV Centenário por Roseana Sarney

Apática e quase sozinha no palanque da inauguração da Av.IV Centenário a filha de José Sarney não teve como esconder sua frustração. "Eu fiz o melhor governo da minha vida". Foi com essa frase clássica dela, que Roseana tentou convencer os poucos presentes.

O governador eleito Flávio Dino falou "Agora no final do governo eles abriram a caixa das boas ideias". Relatando que só próximo ao final a equipe da governadora deseja mostrar serviço - Tarde demais!
Quem também esteve por lá, foi o candidato derrotado Edinho Lobão. Não discursou, apenas foi conferir de perto a inauguração.
Os maranhenses esperam estar livres dessas figuras que tanto atrasaram as nossas vidas. Como diria Roberta Miranda "Vá com Deus!"

Controle emocional e respeito são essenciais no ambiente de trabalho/ Descontrole emocional é problema para colegas e empresas. Pesquisa mostra que homens e mulheres podem ter o mesmo controle.





A Sala de Emprego dessa segunda-feira (1º) fala sobre controle emocional no ambiente de trabalho. Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube) mostra que mais da metade dos entrevistados acha que homens e mulheres sabem controlar igualmente os sentimentos em situações difíceis.

O Nube perguntou para mais de 16 mil estudantes de 15 a 26 anos quem sabe controlar melhor as emoções no ambiente de trabalho. Para a maioria (55,97%), homens e mulheres têm autocontrole igual. Para 25,56%, são os homens; para 13,21%, as mulheres; e para 5,26%, nenhum dos dois.

Os analistas de treinamento Thyago Oliveira e Priscila Cordeiro trabalham juntos e quando um tem um problema o outro tenta segurar a barra. “A gente tem que saber separar a casa, a família, os filhos, do trabalho. Se não, acaba prejudicando”, diz Priscila.

Para Thyago, o apoio do chefe também é importante: “Somos seres humanos e às vezes é importante quando nosso gestor compreende e está ao lado para auxiliar em qualquer coisa que acontecer”.

O descontrole emocional é um problema para os colegas e também para as empresas. O funcionário xinga, grita, trata mal e o ambiente fica pesado, ruim para todo mundo. “Pessoas que não sabem mais se controlar não têm mais espaço no mercado. Hoje prevalece o respeito e o trabalho em equipe, quer dizer, é preciso respeitar as diferenças das pessoas para que eu consiga me manter no meu trabalho”, afirma Eva Buscoff, coordenadora de treinamentos do Nube.

A diretora comercial Ariane Abreu é a primeira mulher a chegar a um cargo de liderança em uma empresa de tecnologia. No começo, ela teve dificuldade para ser aceita em um ambiente dominado por homens, mas com jeitinho conseguiu provar que o controle emocional não tem nada a ver com sexo. E competência também não: “Não tem diferenciação se é mulher ou se é homem. A gente tem que entregar o resultado final”.

“Caso aconteça um problema grande, ele tem que ter a maturidade para poder controlar a suas ações e seus sentimentos, para que interfiram o mínino no ambiente de trabalho”, orienta Ricardo Karpat, especialista em carreira.

Roseana Sarney renunciará domingo e vai de férias para a Flórida/ Ela não vai passar a faixa de governador do Maranhão a Flávio Dino

SÃO LUÍS — A governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) vai renunciar ao mandato no próximo domingo. Após a renúncia, Roseana pretende tirar férias de três meses na Flórida (Estados Unidos). Ela deixará sua carta-renúncia para ser encaminhada à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, pois segunda é feriado religioso (Dia de Nossa Senhora da Conceição).

Com a renúncia, Roseana não terá de passar a faixa de governador a Flávio Dino (PCdoB), que a venceu no primeiro turno das eleições de outubro com 63,52% dos votos válidos.
A própria governadora fez o anúncio na quarta-feira, durante almoço de confraternização com deputados estaduais da atual legislatura e os parlamentares eleitos, na ala residencial do Palácio dos Leões.

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), assumirá o comando do Estado interinamente, passando a Presidência do Poder Legislativo para o vice, Max Barros (também do PMDB).

Tão logo deixe o Palácio dos Leões, onde vinha morando, Roseana Sarney irá para a casa do seu pai, o senador José Sarney, no Calhau. Ali permanecerá até o dia da viagem para a Flórida.





Na Fiema, Flávio Dino anuncia criação do Conselho Empresarial do Maranhão para janeiro. "Parabéns governador pelo compromisso com o povo!" Clayton Collins

Sec.de Juventude - Tatiana Pereira, Flávio Dino, Collins, Dep.Simplicio Araújo, Aline Louise
O governador eleito Flávio Dino deu continuidade na noite desta quinta-feira (04) ao diálogo com a classe empresarial. Ao lado de secretários já anunciados, Flávio Dino reforçou sua disposição de instaurar um novo projeto de desenvolvimento no Estado e anunciou a implantação do Conselho Empresarial do Maranhão.
A ideia é instaurar o Conselho a partir do dia 5 janeiro de 2014 e iniciar um ciclo de diálogo permanente entre a administração estadual e a iniciativa privada. De início, o governador eleito declarou que farão parte do conselho a Associação Comercial do Maranhão (ACM), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
Parabenizando a iniciativa do governador eleito Flávio Dino, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, reforçou a esperança na nova administração estadual. “Este será um novo governo, com novas diretrizes e esperanças para o Maranhão. Queremos ajudar a definir os rumos do desenvolvimento do Maranhão. Por isso, ficamos felizes com esse canal de diálogo”, comemorou.
Ampliar a competitividade dos negócios e promover um ambiente saudável de competitividade e desenvolvimento no Maranhão foram algumas das propostas reafirmadas por Flávio Dino. Para ele, é fundamental expandir o mercado interno com a consolidação das atividades econômicas já existentes e criando condições para que novos investimentos cheguem ao Estado.
Acompanhando Flávio Dino, o indicado para comandar a Secretaria de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, afirmou que o próximo governo deve extinguir o Código Estadual de Licitação. O anúncio foi muito aplaudido pelos empresários presentes no evento. Simplício informou que o Maranhão deve acompanhar a lei das licitações 8.666, que rege as licitações em todo o país.

Desenvolvimento do Maranhão
A principal pauta discutida entre Flávio Dino e o setor privado girou em torno de como superar os gargalos para o desenvolvimento do Maranhão. Entraves como a falta de logística, deficiências em infraestrutura, ausência de planejamento no atual governo e melhoria das condições do turismo no Maranhão.
Dino levou seus secretários, que falaram das responsabilidades de suas pastas para o desenvolvimento para o Maranhão. Em um modelo de diálogo descontraído, os próximos representantes do poder público e da classe empresarial puderam debater novas formas de unir esforços em nome do desenvolvimento do Maranhão.
Dino afirmou que em seu governo as decisões serão tomadas com transparência e união de esforços para superar os entraves deixados pelo modelo coronelista que finda no Maranhão.
Entre as prioridades voltadas ao setor privado, Dino elencou a transparência e agilidade no licenciamento ambiental. “É preciso ter regras claras, ter método e que todos conheçam os trâmites da Secretaria. Vamos fazer um mutirão para destravar os entraves burocráticos ” afirmou.
Ao lado desta prioridade, Dino apontou dar solução para o Zoneamento Econômico-Ecológico com agilidade e utilizar o Porto do Itaqui como um verdadeiro vetor de desenvolvimento para todo o Maranhão, não apenas para poucos.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Tatiana Pereira secretária de juventude, já está dialogando com o futuro do Maranhão, parabéns!

Dialogar com os grupos juvenis, respeitar a diversidade da juventude e buscar parcerias para promover políticas públicas para o jovem do Estado foram metas tratadas como prioritárias por Tatiana Pereira durante reunião com membros da Pastoral da Juventude (PJ) na tarde desta terça-feira (02). Escolhida por Flávio Dino para comandar a Secretaria de Juventude, Tatiana Pereira aposta no diálogo como sustentáculo da secretaria que tem como desafio mudar a realidade do jovem maranhense.

“A Pastoral da Juventude tem um acúmulo muito grande em relação às demandas da juventude”, disse a futura secretária ao explicar porque decidiu abrir o canal de diálogo com a entidade. “Por isso estamos aqui abrindo o diálogo para juntos encontrarmos o caminho a seguir”, concluiu.

Bem acolhida pelos membros da Pastoral da Juventude, Tatiana Pereira foi alvo de elogios por sua representatividade nos movimentos sociais e disposição para construir uma nova realidade para a juventude por meio do diálogo e das parcerias. “É muito bom ver representando a juventude do Maranhão alguém que verdadeiramente tem a cara da juventude”, elogiou Jhonatan Alves, secretário arquidiocesano da Pastoral da Juventude.

O padre Gino Rossi que preside o Instituto de Formação Juvenil do Maranhão (IFJMA) e exerce o cargo de assessor religioso da Pastoral da Juventude também aprovou a indicação de Tatiana Pereira para a pasta. “A juventude se identifica com o nome escolhido. Agora esperamos que as políticas públicas cheguem e que os jovens tenham acesso a oportunidades”, avaliou.

A futura titular da pasta elegeu como premissas a articulação de ideias e o respeito à diversidade para iniciar o trabalho na secretaria. Para ela, o enfrentamento da realidade em que hoje se encontra o jovem perpassa pela construção coletiva e pelas parcerias. “É fundamental trabalhar a política pública universalizada em parceria com outras pastas da estrutura governamental e buscando parcerias também com o governo federal”, concluiu a futura secretária.

Projeto Energia Verde é apresentado a agricultores de Paço do Lumiar

Agricultores de Paço do Lumiar e empresários do setor conheceram as novas tecnologias em abastecimento de energia sustentável, que auxiliam na redução dos derivados de petróleo e a emissão de poluentes na atmosfera do projeto Energia Verde, desenvolvido pela empresa Enova, em parceria com o Banco do Nordeste. A apresentação do projeto aconteceu manhã desta quarta-feira, 03, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar.
O foco do encontro foram os agricultores, como um dos maiores consumidores de ferramentas de alto consumo de energia elétrica. Neste sentido, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMAPA, está incentivando a inserção de politicas públicas que possam solucionar o desgaste ambiental e promover a redução de custos.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala, não obriga grandes investimentos. Aqui em Paço do Lumiar, tivemos nossa primeira experiência na Fazenda de Ostras, em Pecuapara, região do Timbuba, onde a produção de energia se dá com o uso de baterias que permitem a geração de energia no período diurno e noturno”, explicou a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha.
Cláudio Martins, diretor da Enova Energia, explicou que a energia solar é extremamente ecológica e apresenta inúmeras vantagens. “A tecnologia está cada vez mais sendo utilizada no meio agrícola, rural, mas também, em residências. Paço do Lumiar foi um dos primeiros municípios do Estado a aderir à energia sustentável”, disse Martins.
A apresentação chamou a atenção do empresário Vilmar Santos, que pretende substituir a energia convencional pela energia verde. “É muito interessante a energia sustentável, e pretendo usá-la em minha propriedade,  não só pela economia, mas pelo futuro da minha família”, contou o empresário que parabenizou o município pela oportunidade do acesso à informação.
Linha de Crédito - O projeto Energia Verde, desenvolvido pela empresa Enova tem a parceria do Banco do Nordeste na linha de financiamento FNE Verde para os produtores da agricultura familiar. Para aderir ao programa, as pessoas interessadas devem se dirigir à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, na Sede do município, para que seja agendada uma vistoria na propriedade , providenciar o projeto de instalação do equipamento e, em seguida o financiamento.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Flávio Dino é recebido pelo governador de PE e conhece projetos para Educação e Segurança



A convite do governador de Pernambuco, João Lyra, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, visitou a capital pernambucana junto com componentes de sua equipe de governo para conhecer projetos exitosos em outros estados em políticas públicas de Educação e Segurança Pública. O Programa Pacto pela Vida para a Segurança Pública e o método de Educação Profissionalizante foram temas do encontro.
Em um dia dedicado a conhecer a fundo experiências exitosas em outros estados, o governador eleito do Maranhão e secretários indicados para conduzir secretarias no Maranhão foram recebidos por membros do Governo de Pernambuco.
O governador João Lyra apresentou os responsáveis pela condução de cada programa e, em seguida, Flávio Dino conheceu presencialmente dois programas implementados em Pernambuco, acompanhado dos secretários indicados Jefferson Portela (Segurança), Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia), Marcelo Tavares (Casa Civil) e Ted Lago (Emap).
Um dos temas apresentados à equipe foi a implantação do Pacto pela Vida. Ideia defendida por Flávio Dino durante as eleições, o programa foi instituído em Pernambuco em 2007 e reduziu a criminalidade no estado a partir de ações integradas entre o Governo, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Detalhado pelo secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, o programa integra as forças do Estado, apresenta metas a serem alcançadas e constrói um diagnóstico para o combate à criminalidade.
Com a presença do próximo secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, a equipe do novo governo também conheceu o Liceu Pernambucano – um dos principais modelos de Educação em Tempo Integral do país. Método piloto replicado em uma rede de 360 escolas por todo o Estado, a escola educa cerca de 800 jovens de Ensino Médio.
Representante do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães apresentou o modelo que vem dando certo em vários estados do país, entre eles Pernambuco, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

SEMAPA receberá kit para atividades do PAA


Uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar – SEDES, acompanhada dos secretários de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Educação, Saúde e Infraestrutura, realizou vistorias nas novas instalações da Central de Abastecimento de Paço do Lumiar, na manhã desta segunda-feira, 1º. A Central fica localizada na Sede de Paço do Lumiar e, este ano, foi totalmente reformada pela Prefeitura.
A visita técnica faz parte do processo de avaliação das condições físicas do espaço, que antecede o recebimento de material de infraestrutura necessário para as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Paço do Lumiar receberá, em 2015, um caminhão baú, balanças digitais, congeladores e equipamentos de informática.
“Esta nova estrutura nos dará mais condições para desempenhar as atividades de acomodação e distribuição de alimentos, bem como o atendimento dos produtores locais, a oferta de curso e palestras”, disse a secretária de Agricultura, Rosany Aranha.
A vistoria foi acompanhada, também, por representantes do Conselho Municipal e Estadual de Segurança Alimentar.

Flávio Dino anuncia Felipe de Holanda para presidir Imesc

Flávio Dino anunciou na manhã desta segunda-feira (01/12) mais um nome que integrará a sua equipe de governo a partir de 1° de janeiro. Felipe de Holanda foi indicado para compor a próxima gestão presidindo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (IMESC).
O IMESC é um dos órgãos públicos da administração estadual que apresenta as estatísticas sociais e auxilia na área de planejamento com base em estudos e pesquisas. O IMESC é uma autarquia vinculada a Secretaria Estadual de Planejamento, e, entre as atribuições, cabe ao órgão o acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, a análise conjuntural socioeconômica e a gestão de Banco de Dados com informações socioeconômicas e cartográficas. Além disso, o IMESC atua em parceria com o IBGE realizando e divulgando periodicamente os cálculos do PIB do Estado do Maranhão e de seus municípios.
Conheça o perfil do novo diretor:
FELIPE DE HOLANDA - Instituto de Maranhense de Estudos Socioeconômicos (IMESC)
Nascido em Recife-PE, Felipe de Holanda é professor do Departamento de Economia da UFMA e Presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão – CORECON-MA. Graduou-se em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990 e 1991, concluiu o Mestrado em Economia no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1997 e atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas na UFMA.

UBS realizam testes rápidos no Dia Mundial de Combate à AIDS


A ação iniciada nesta segunda-feira, 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS, prosseguirá durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde, exceto, na Vila São José e Tambaú. Além dos testes rápidos, na abertura da campanha  foram realizadas palestras de orientação e distribuição de preservativos.

A coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites, da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Nayara Melo, comentou que ainda existe um tabu quanto ao exame que detecta o HIV, e alertou, que não existem mais grupos de risco. 

“Qualquer pessoa com vida sexual ativa que faz sexo sem camisinha, está sujeita à doença. Por isso, é importante o uso de preservativos, bem como não compartilhar seringas e outros objetos cortantes de uso pessoal”, explicou.

Em 2013 foram detectados aproximadamente 15 casos de soropositivos em Paço do Lumiar. Os Pacientes diagnosticados com HIV positivo, são notificados e encaminhados para um centro especializado, onde recebem todo o tratamento e acompanhamento necessário.