sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Flávio Dino discute com médicos condições do sistema de saúde do estado



Flávio Dino defendeu na manhã desta sexta-feira (28), durante o I Encontro com Médicos do Maranhão, o diálogo como metodologia de governo a ser adotada pela próxima gestão do estado. “Esse não é apenas um compromisso de campanha, por isso estamos aqui para dialogar, ouvir as demandas e propostas para solucionar problemas. Precisamos mover a sociedade na direção correta, com ações sintonizadas com os anseios da população”, disse o governador eleito à classe médica.

Com a participação dos deputados federais Carlos Brandão – eleito vice-governador - e Pinto da Itamaraty e do estadual Marcelo Tavares, o evento reuniu profissionais de cerca de 40 especialidades médicas para o debate sobre as condições do sistema público de saúde no estado. Durante as falas, o diagnóstico das unidades, o problema da falta de oferta de serviços no interior do estado, a necessidade de treinamento continuado para os profissionais de saúde e o diálogo com outras áreas de prestação de serviços públicos à comunidade.

Indicado para assumir a secretaria de Saúde a partir de 1º de janeiro, Marcos Pacheco enfatizou a importância do engajamento dos profissionais na busca da resolutividade para os problemas que existem na área. Sobre a questão dos contratos, descartou o não cumprimento de compromissos assumidos pela atual gestão. Entretanto, afirmou que serão revistos como forma de garantir a probidade e eficiência nas despesas públicas do setor. Além disso, admitiu que vai firmar ações em parceria com os municípios, atuará na valorização dos profissionais de saúde, na atenção à infraestrutura e retomada do pleno compromisso do Maranhão com as normas do SUS.
O presidente da Associação Médica do Maranhão, Mauro César Oliveira, destacou a expectativa que os médicos assumem com a próxima gestão. A disposição em dialogar foi um dos pontos positivos destacados. “Essa é uma manifestação de que será uma gestão eficiente. Ele está retornando o diálogo com as categorias da saúde e isso demostra um grande interesse em solucionar problemas e reivindicações da assistência à saúde”, disse.

Para Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, o diálogo na formulação de medidas para resolver os impasses da saúde é um ato histórico de um governador eleito no estado. “Importante trazer as entidades médicas para falar o que a classe pensa da saúde desse estado. Flávio e Marcos não estão trancados em gabinete, eles estão vindo buscar aqui as deficiências da saúde pública das especialidades e os possíveis caminhos para serem executados”, reiterou. 

Representando a categoria, Adolfo Paraíso, presidente do Sindicato dos Médicos, elogiou a indicação do médico Marcos Pacheco para assumir a Secretaria de Saúde. “Ele tem o aval das entidades médicas. Começando dessa forma, mantendo o diálogo e construindo junto as propostas para implantar no serviço público de saúde é um bom começo”, afirmou. 

Esta foi a terceira reunião de Flávio Dino com a classe médica. Ainda durante a campanha, participou do evento Diálogos com Médicos e também de uma reunião com profissionais da área no Conselho Regional de Medicina. Nas duas ocasiões, afirmou que após eleito governador do estado, participaria de um encontro para discutir a realidade da saúde pública, ouvir as sugestões dos profissionais para resolução dos problemas e consequente melhoria do atendimento à população. 

Estudantes do Cumbique realizam atividade do projeto “Educar para a Cultura da Paz”

A UEB Cumbique, situada na zona rural de Paço do Lumiar, realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, uma caminhada, como parte das atividades do projeto “Educar para a Cultura da Paz”. A programação que teve como tema: "Levante as mãos para a Paz", contou com a participação de 250 alunos, educadores e pais.
O estudante Cleyton Barbosa, do 6º ano, definiu a caminhada como uma forma de mostrar o quão importante é promover uma convivência pacífica na escola, e multiplicá-la no ambiente social e familiar. “A escola é um espaço de aprendizado, de conhecer novas pessoas, viver em harmonia”, acrescentou.
A Unidade é uma das 12 escolas municipais inseridas no projeto “Educar para a Cultura da Paz”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED e instituições parceiras, como a Polícia Militar do Estado do Maranhão, Ministério Público Estadual, com o objetivo de gerir medidas de prevenção e intervenção no que diz respeito à violência dentro e fora do âmbito escolar.
A gestora Luciléia Oliveira contou que os alunos, durante todo o ano de 2014, trabalharam a temática da Paz em sala de aula, no sentido de despertar cada vez mais o sentimento junto ao próximo. “Estamos muito felizes com o resultado do nosso projeto. O esforço dos nossos educadores, coordenadores e dos alunos também, foi fundamental para este momento de integração”, frisou.
A caminhada percorreu várias ruas do Cumbique ao som da banda marcial Corporação Musical “La Roque”, da rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar.

Prefeito de Paço do Lumiar participa do "Diálogo Municipalista"

O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) participou, na manhã desta quinta-feira, 27, do “Diálogo Municipalista” promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM e Confederação Nacional dos Municípios – CNM, no Hotel Luzeiros.
O segundo dia de programação contou com a participação do governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), que apresentou os futuros secretários de Estado, e falou sobre seu compromisso de gestão com os 217 municípios maranhenses.
Flávio Dino disse que não governará sozinho, que sua gestão será aberta à participação de todos os prefeitos, com a celebração de políticas de desenvolvimento das cidades. “O Maranhão vai avançar, evoluir em todas as áreas. Nosso primeiro passo será organizar cada secretaria, padronizar regras para novos convênios e avaliar a situação dos contratos firmados anteriormente com as prefeituras”, afirmou Dino.
“Paço do Lumiar, assim como os demais municípios maranhenses esperam por esse apoio do Governo do Estado a partir de 2015. Muitas obras de pavimentação de ruas e avenidas de várias comunidades não fora concluídas, e com o apoio do novo governador poderemos retomar os serviços e celebrar novas parcerias”, disse o prefeito Josemar.
O presidente da FAMEM e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB) destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e sugeriu uma nova política de ação entre os entes federados, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. “Este momento ficará marcado na história do Maranhão. Nasce aqui uma parceria institucional, um pacto pelo desenvolvimento dos municípios”, concluiu.

Novembro Azul - “Dia D” mobiliza centenas de homens para o exame da próstata

O “Dia D” da campanha Novembro Azul, em Paço do Lumiar, mobilizou centenas de homens para a palestra de conscientização sobre a prevenção doenças do trato masculino e consultas ao Urologista. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Saúde do Homem e da Mulher, aconteceu nesta quinta-feira, 27, no prédio da secretaria.
O médico Urologista, Amarildo Nobre, falou do câncer de próstata, como uma das doenças que mais matou homens, nos últimos 10 anos. “Por ser uma doença silenciosa, não se registra sintomas evidentes, daí a necessidade de o homem consultar um especialista e realizar exames periodicamente”, alertou.
De acordo com informações da SEMUS, foram realizados, em novembro, 113 exames de PSA, 56 atendimentos ambulatoriais, com 3 casos positivos para o câncer de próstata e 1, de câncer de pênis.
O aposentado, Benedito Castro Reis, 75, aproveitou o “Dia D” para retornar à consulta de acompanhamento após cirurgia. “Graças a Deus e ao Dr. Amarildo consegui fazer o procedimento. Estava há dois anos percorrendo vários hospitais. Após a abertura do ambulatório de Urologia, passei a fazer todos os exames e hoje, tenho esse acompanhamento”, contou.
O senhor José Valgenir, 66, disse que sempre faz exames de rotina e que aproveitou a campanha para conferir junto ao médico, o exame de PSA.
A coordenadora da Saúde do Homem, Bianca Mendes disse que este ano, a adesão de homens superou as expectativas, levando em consideração os números de consultas e exames. “A intenção do Novembro Azul é, além de promover a conscientização desses homens, fazer com que eles sejam mais vigilantes com a sua saúde, não só referente ao câncer de próstata, mas pela infinidade de doenças que se, diagnosticadas no início, pode-se chegar a cura”, afirmou.
O ambulatório de Urologia funciona na SEMUS, e as consultas são realizadas duas vezes na semana. O agendamento deve ser feito na Central de Marcação – CEMARC, no CSU, do conjunto Maiobão, de segunda a sexta-feira.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Flávio Dino anuncia nomes para Assessoria Especial e Jucema



SÉRGIO SOMBRA – Junta Comercial do Estado do Maranhão
Sérgio Sombra é empresário e possui graduação em Economia (UFMA). Especialista em Gestão de Empresas (ESPM) e Marketing de Varejo (FGV), ele é conselheiro do OGMO-ITAQUI 2014-2017 e diretor da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA).




KARLA TRINDADE – Chefe da Assessoria Especial do governador
Karla Trindade auxiliará o governador eleito no acompanhamento das metas estabelecidas pela gestão. Já ocupou o cargo de vereadora de Aracaju (SE), período que foi presidente da Comissão de Finanças da Câmara. Atuou também como secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju. Foi militante da União da Juventude Socialista (UJS), da qual foi membro da direção nacional. É da direção estadual e municipal do PCdoB. Foi coordenadora da campanha que elegeu Flávio Dino governador do Maranhão em primeiro turno.  

PAULO GUILHERME DE ARAÚJO – Comissão Central de Licitação do governo Flávio Dino


Paulo Guilherme é advogado, pós-graduando em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito (EPD). Atuou como Chefe de Gabinete da Embratur e presidente substituto do órgão. Foi também Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, secretário Executivo Substituto do Ministério e assessor do Ministro do Esporte.

Na Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), desempenhou as funções de secretário Adjunto de Esporte, secretário Adjunto de Assistência Social e Gestor do Fundo Municipal de Assistência Social e foi membro da Coordenação do Programa Bairro Escola. 

"Quero agradecer pela confiança e indicação do meu nome pelo Governador Flávio Dino. Agradecer também ao povo maranhense por ter me recebido com a hospitalidade que lhe é peculiar e aos meus companheiros e companheiras do PCdoB/MA pelo apoio de sempre. Juntos, transformaremos o Maranhão para melhor, pois ele é de TODOS NÓS!" Paulo Guilherme.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Paço do Lumiar já imunizou 59% contra a Poliomielite

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite movimentou as Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar, no último sábado, 22. A meta do município é atingir até o final da campanha, no dia 28 de novembro, 95% da população infantil.
As doses da vacina foram administradas em crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Durante a campanha foi disponibilizada ainda, doses contra a Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba.
De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, em duas semanas, o município já alcançou 59,35% de cobertura vacinal contra a Polio, e 57,79% da Tríplice Viral.
“Este ano queremos repetir o sucesso da meta vacinal de 2013 e, para isso acontecer, estamos mobilizando pais e responsáveis durante as consultas médicas para que mantenham a carteira de vacinação sempre atualizada”, contou Michele Mello, coordenadora de Imunização.
A secretária Municipal de Saúde, Nadi Morais destacou que todas as UBS do município contam com um estoque de vacinas, e que os pais devem procurar uma unidade mais próxima de suas residências para conferir a necessidade da primeira dose ou reforço.