quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Associação Comercial do Maranhão aprova nome de Simplício Araújo

A presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, acredita que o deputado federal Simplício Araújo desempenhará um excelente trabalho a frente da Secretaria de Indústria e Comércio. Nesta quarta-feira (12), o governador eleito Flávio Dino oficializou o nome do parlamentar para o comando da pasta a partir de 1º de janeiro.
“Ficamos muito felizes com a escolha. Simplício tem participado das plenárias, temos conversado, tem ouvido e buscado contribuir com a classe empresarial do Maranhão. Com certeza, ele desempenhará um excelente trabalho”, afirmou Luzia Rezende.
A presidente da Associação Comercial também comentou a expectativa que possui com a nova gestão estadual. Ela lembrou a participação do governador eleito Flávio Dino no Encontro da Classe Empresarial, evento organizado em conjunto com a CDL /São Luís, Faema, Fecomércio e Fiema. Na ocasião, Dino assumiu o compromisso de atuar em parceria com as entidades representativas. 
Simplício assume a pasta com o desafio de auxiliar a gestão a manter esse diálogo com o empresariado que investe ou quer investir no Maranhão
“Ficou claro o desejo da gestão de organizar esse canal com as entidades. Estamos confiantes na gestão e na transformação do estado. A Associação Comercial está de portas abertas para contribuir com o trabalho do novo governo”, disse a presidente.
Entre as perspectivas da categoria, Luzia Resende aponta as micro e pequenas empresas (MPEs) como área que merece atenção especial pelo papel que possuem para o desenvolvimento do estado e para a geração de emprego para os maranhenses.
Logo após o anúncio, quem também se manifestou favorável à indicação foi o empresário e também membro da diretoria da ACM, Sérgio Sombra. Através das redes sociais, elogiou a escolha de Flávio Dino e destacou a trajetória de Simplício Araújo.
“Tem sido um brilhante deputado federal. Uma atuação destacada a nível nacional, considerado um dos melhores parlamentares do Brasil. Vai fazer um grande trabalho a frente da SEDINC, pois tem todas as condições de articulação para fazer com que o empreendedorismo no Maranhão se fortaleça, assim como possibilitar a atração de investidores que queiram trabalhar honestamente no nosso Estado, gerando emprego e renda”, escreveu Sombra.

SEMUS inicia Campanha Novembro Azul nesta sexta-feira,14.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (Semus) inicia nesta sexta-feira, 14, as ações da campanha Novembro Azul de Prevenção contra o Câncer de Próstata, com o mutirão de exame laboratorial “PSA”, no Centro de Especialidades e Diagnóstico – CED. Os usuários devem apresentar a requisição do exame, emitida por um clínico geral em qualquer uma das 15 Unidades Básicas de Saúde, do município.
No dia 20 de novembro será apresentada a palestra “Conscientização e Prevenção: Todos juntos contra o Câncer de Próstata”, aos usuários da UBS Vila São José, às 14h. A exposição abordará os sintomas, diagnóstico, formas de prevenção e tratamento.
As intervenções do Novembro Azul têm sequencia no dia 27, com o “Dia D” de consultas com o Urologista, a partir das 14h, na Semus, e no dia 28, acontece o encerramento com a reapresentação da palestra “Conscientização e Prevenção: Todos juntos contra o Câncer de Próstata” e atividades físicas para o público masculino e feminino, na Academia da Saúde do Maiobão, às 16h.
De acordo com a Semus, em 2013, primeiro ano da campanha, foram realizados 320 consultas ambulatoriais, 180 exames e 5 casos positivos para o Câncer de Próstata. Todos os pacientes foram encaminhados ao tratamento e cirurgias.
“Em média são realizadas 60 consultas mensais ao Urologista. A especialidade recém-implantada no sistema público de Saúde de Paço do Lumiar vem registrando uma grande procura pela população que hoje conta com um atendimento mais amplo no município”, disse a secretária municipal de Saúde, Nadi Morais. 
PROGRAMAÇÃO
Dia 14/11 - Mutirão de Exame Laboratorial de PSA
Local: CED – Paço do Lumiar/Sede
Horário: A partir das 8h 
Dia 20/11 - Palestra Conscientização e Prevenção: Todos juntos contra o Câncer de Próstata. 
Local: UBS Vila São José.
Horário: 14:00h
Dia 27:11 - Dia 'D'  de consulta com Urologista
Local: Semus 
Horário: 14:00h
Dia 28/11 - Encerramento com palestra Conscientização e Prevenção: Todos juntos contra o Câncer de Próstata, e atividade física.
Local: Academia de Saúde – Viva Maiobão
Horário 16:00h  

Elisângela Cardoso será presidente da Funac no governo Flávio Dino

Elisângela Cardoso foi anunciada na manhã desta terça-feira (11), pelo governador eleito Flávio Dino, como próxima presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Esse é o 20º anúncio de composição de equipe através das redes sociais. 

Com militância nos movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente há mais de 20 anos, Elisângela Cardoso fará parte da equipe da próxima administração. 

Conheça o perfil da nova presidente:

ELISÂNGELA CARDOSO – Fundação da Criança e do Adolescente (Funac)

Elisângela Cardoso é formada em Pedagogia e pós-graduanda em Educação Integral pela UFMA. Com militância nos movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente há mais de 20 anos, Elisângela foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís por duas gestões consecutivas, e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente, é superintendente de Proteção Social Especial – Alta Complexidade na Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social de São Luís (Semcas) e integra a coordenação do Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes da Área Itaqui-Bacanga – CEPROVI/Pastoral do Menor. Presidiu a Funac na gestão de Jackson Lago. Elisângela também atuou na articulação da implantação da Rede Amiga da Criança de São Luís, e na implantação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil – esta última com foco no atendimento socioeducativo e na justiça restaurativa. 

Arnaldo Melo quer ser governador para vender hospital da família por milhões

Luis Pablo

Presidente da Assembleia Legislativa do MA, Arnaldo Melo
Presidente da Assembleia Legislativa do MA, Arnaldo Melo
O insano desejo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), em querer assumir o Governo do Maranhão, tem um foco: a venda do hospital que pertence a sua família.
Blog do Luis Pablo descobriu que Arnaldo vem tentando vender para o Estado a Clínica do Coração Ltda, quem mantém um contrato mensal com o Governo Roseana. O hospital localizado no município de Colinas, está em nome das filhas do presidente da Assembleia.
A Clínica do Coração só ainda não foi vendida por que o secretário de Saúde, Ricardo Murad, vem barrando o processo, que encontra-se na Procuradoria Geral do Estado. Por isso o motivo dessa briga velada entre Arnaldo Melo e Ricardo, que tem defendido a permanência de Roseana no mandato até o final.
O suposto plano do presidente da Assembleia, caso assuma o governo, será repassar milhões por meio do Fundo a Fundo da Saúde para a Prefeitura de Colinas, fazer a comprar da clínica.
Tudo já teria sido combinado com o prefeito Dr. Antonio Carlos Oliveira, que vai comprar o hospital para o Executivo Municipal. O valor da clínica, segundo fontes, seria algo em torno de R$ 6 milhões.
Por isso, Arnaldo Melo quer tanto ocupar o cargo de governador – nem que seja por menos de um mês.
Portal da Transparência
Jucema-Nina-Administradora-page-001

Gil Cutrim cobra Roseana Sarney por abandonar obras em Ribamar


Prefeito Gil Cutrim
Prefeito Gil Cutrim
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, enviou um ofício à governadora Roseana Sarney (PMDB) cobrando as obras que o governo abandonou no município.
Em conversa com o titular do Blog do Luis Pablo, Gil disse que são inúmeras obras que Estado não concluiu em Ribamar, deixando de repassar os recursos dos convênios firmados com o Executivo Municipal.
As obras que o Governo Roseana deixou abandonadas foram nos bairros Vila Flamengo, Vila Alcione, Vila Sarney Filho II, Parque Jair, Parque Florêncio, entre outros.
“Estamos aguardando que a governadora Roseana Sarney cumpra com o seu dever”, disse Gil Cutrim.

Robson Paz será secretário de Comunicação no governo Flávio Dino

Outro nome foi anunciado na manhã desta quarta-feira (12) para compor a equipe de governo de Flávio Dino a partir de janeiro de 2015. O radialista e jornalista Robson Paz assumirá a Secretaria de Comunicação Social na próxima gestão estadual. 
Robson Paz será responsável pelo cumprimento de metas que integram o Programa de Governo de Flávio Dino, eleito governador do Maranhão em primeiro turno. Uma delas é garantir o direito humano à comunicação com apoio às rádios comunitárias, aos jornais regionais e blogs noticiosos. 
Conheça o perfil do novo secretário:
ROBSON PAZ – Secretaria de Comunicação
Robson Paz é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Especialista em Assessoria de Comunicação e em Gestão Pública. Foi Diretor Adjunto de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura de São Luís. Desde abril deste ano, é titular da Secretaria Municipal de Comunicação. 

Divulgado o gabarito oficial do Enem 2014; confira

Do UOL

Enem
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou nesta quarta-feira (11) o gabarito oficial do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado no sábado (8) e domingo (9), no site oficial do exame. Clique e veja abaixo o resultado:
A nota do Enem não é dada pelo número de acertos – ela é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais “peso” na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato.
Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeito de Paço do Lumiar empossa Comissão de Regularização Fundiária

O prefeito municipal de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) empossou, na manhã desta sexta-feira, 07, a Comissão de Regularização Fundiária do Município. A solenidade encerrou a programação do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar.
O grupo de trabalho é formado por representantes do poder público, legislativo e sociedade civil, que serão responsáveis em executar estudos e análises sobre regularização fundiária, diagnosticar as áreas que apresentam demanda por regularização, atuar junto a comunidades e entidades da sociedade civil organizada, no sentido de fomentar, otimizar e facilitar  a regularização fundiária, entre outras competências.
A representante da comunidade de Eugênio Pereira e membro do grupo, Maria do Carmo Marques Vasconcelos, elogiou o empenho do prefeito, Josemar Sobreiro e da sua equipe, para que a partir de hoje, as questões de moradia do município sejam resolvidas. “Convivemos há 9 anos temendo o despejo das mais de 700 famílias da Eugênio Pereira, mas a partir de agora, o poder publico nos auxiliará a resolver essa situação”, comemorou.
O prefeito Josemar Sobreiro afirmou que, através da regularização das comunidades que há anos esperam resolver o problema da moradia com a conquista do título de propriedade, o poder público poderá levar mais benefícios nas áreas da saúde, educação, no social e infraestrutura. “Trabalhamos em prol das comunidades e todas elas devem ser tratadas com respeito e dignidade”, disse.
Josemar, na oportunidade, agradeceu a participação dos produtores rurais e pescadores durante os cinco dias do evento e disse que políticas públicas são feitas com trabalho, incentivo, diálogo e compromisso com a população. “Nossa equipe, em especial de Agricultura e Pesca está trabalhando para, cada vez mais desenvolver e fortalecer a atividade do agricultor familiar e do pescador artesanal”, afirmou.
Comissão - Compõem a Comissão de Regularização Fundiária, secretários municipais, vereadores e a comunidade, são eles: Bruno Leonardo Silva Rodrigues; Jackeline Silva Aguiar; Andreia de Lourdes Seguins Feitosa; Eloilson Santos Silva; Rosany Maria Cunha Aranha; Balbina Maria Rodrigues de Deus; Ivone Silva Oliveira; Kelly Cristine Louveiro Silva Bravim; Joel Luiz Souza dos Santos; Leones Costa dos Santos; Leonardo Bruno Silva Rodrigues; José Etelmar Carvalho Campelo; Antônio Rafael da Silva Júnior; Diogo Cabral Ribeiro; Luis Carlos Reis; Creuzamar de Pinho; Maria da Anunciação Santos Azevedo; Adenilson Pereira de Araújo; Maria do Carmo Marques Vasconcelos; Maria Domingas Gomes de Barros Costa; Maria da Conceição de Almeida Ferreira; Maria Divina dos Santos Nascimento; Werval Diniz da Silva; Benedito Sousa Prazeres, e Aurélio Petterson Galdês.

Semana da Agricultura e Pesca Familiar promove ações em várias comunidades

Com ações descentralizadas pelo município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está realizando, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), e Embrapa Cocais, atividades voltadas para agricultores, pescadores e marisqueiro, no sentido de apresentar estratégias inovadoras para o incremento da produção e da renda.
A programação faz parte do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar aberta na última segunda-feira, 03, e se estende até o dia 07 de novembro, com a posse da Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar.
Em Mocajituba, Iguaíba, Pindoba e Timbuba aconteceram ações de distribuição de mudas de plantas ornamentais e hortaliças, panfletagem sobre alimentação saudável, serviços de aferição da pressão arterial, palestras educativas nas escolas, curso de compostagem do subproduto da fibra do coco, filetagem de pescado e produção de biofertilizante e mudas.
“Este é um momento importante para todos nós produtores. Atualmente, este é um dos setores que mais cresce no município e estamos muito felizes por participar das políticas públicas voltadas à manutenção, promoção e desenvolvimento da agricultura e pesca familiar”, disse a agricultura Maria da Conceição Ferreira, presidente do COMSEA.
Durante mobilização social na MA 202, técnicos da SEMAPA, conselheiros de segurança alimentar e nutricionistas realizaram uma ação educativa sobre o valor nutricional das hortaliças, legumes, e de incentivo ao consumo de produtos orgânicos.
“O objetivo é conscientizar a população para uma alimentação saudável e apresentar os males oriundos de produtos cultivados à base de agrotóxicos e que passam por processo de industrialização. Uma boa reeducação alimentar, através do consumo de produtos naturais, prolonga a vida e previne de várias doenças”,  afirmou o coordenador da gestão Política Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, Raul Amate.
Técnicas Agrícolas - Durante o curso de compostagem, no Iguaíba, agricultores puderam acompanhar, na prática, a produção de mudas em viveiros e o sistema de cultivo de hortaliças protegido. As aulas aconteceram na área do projeto Hortas do Maranhão, e foram ministradas por engenheiros agrícolas da EMBRAPA COCAIS, instituição parceira do evento, no município.
Segundo a Agrônoma da SEMAPA, Tatiana Trovão, este é o momento de estreitar a relação entre técnicos agrônomos e agricultores. “Ainda existem muitos agricultores resistentes às novas tecnologias, e o Dia de Campo acontece com o objetivo de mostrar os benefícios e a forma correta de utilizá-las”, disse.
Rilton Cantanhede, agricultor da região do Iguaiba, é um exemplo dos bons resultados obtidos com o emprego de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e orientações da Secretaria Municipal de Agricultura. “Eu comecei a cultivar hortaliças sem nenhum preparo e me dei conta de que nada desenvolvia, a plantação morria, e os prejuízos eram grandes”, contou o agricultor que resolveu o problema com a ajuda de técnicos da SEMAPA, onde recebeu a orientação necessária e apoio de técnicas avançadas da preparação do solo à colheita da produção.
De acordo com a agrônoma da EMBRAPA, Rosa Lúcia, com o curso os agricultores poderão garantir o aumento da produção e da renda.

Flávio Dino anuncia novo diretor-presidente da Fapema

Flávio Dino acaba de anunciar mais um nome para compor a sua equipe de governo. O professor da Uema, Alex Oliveira de Souza, será o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta segunda-feira (10).

A Fapema está vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Alex Oliveira assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, com a ampliação do acesso a pesquisadores, fomento à pesquisa no estado e promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição. 

Será da Fapema também o cumprimento de uma das propostas listadas no Programa de Governo de Flávio Dino: investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar uma política de descentralização para atingir diferentes regiões do estado. Outra iniciativa será o Programa Inova Maranhão, com o incentivo de descobertas científicas e tecnológicas. 

Conheça o perfil do novo diretor-presidente:

ALEX OLIVEIRA DE SOUZA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema)
Alex Oliveira é doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est, mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão e tem atuação junto a movimentos sociais. Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis, atuando, entre os temas, com inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social, Cultural e Ambiental. Possui vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros.

Estudantes caminham pela PAZ no município

Estudantes da rede pública e privada do município de Paço do Lumiar saíram às ruas e avenidas do conjunto Maiobão, na manhã desta sexta-feira, 7, para 15ª Caminhada Paz pela Paz. Este ano o evento trouxe o tema “Semeando a Paz”, com a participação de centenas de pessoas, entre, crianças, jovens e adultos vestidos de branco e clamando por paz, amor, mais segurança e tolerância.
O prefeito, professor Josemar Sobreiro (PR) e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, prestigiaram a atividade e caminharam durante todo o percurso junto aos estudantes, professores e à comunidade.
“Paço do Lumiar vem se desenvolvendo a cada ano e já é a 3ª cidade maranhense com maior IDH, segundo a ONU. Os problemas de segurança pública são eminentes à todas as cidades, e a gestão municipal vem mantendo um diálogo e parcerias com os órgãos competentes, no sentido de promover a paz e segurança para as famílias lumineses”, destacou o prefeito.
A Caminhada da Paz pela Paz é realizada pela há 15 anos pelo Centro Educacional Franciscano – CEFRAN, e surgiu de uma atividade institucional pedagógica, voltada para a discussão e promoção da política pacificadora no ambiente escolar, familiar e social.