quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Venda de bebida alcoólica será proibida a partir de sábado/ Marcos Affonso assinou a portaria que visa garantir a tranquilidade nas Eleições.

SÃO LUÍS - O secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Affonso Junior, assinou, nesta quarta-feira (1º), a Portaria da Lei Seca (nº 888/2014), que proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica das 18h de sábado (4) até a 0h de segunda-feira (6) em todo o Maranhão. A medida visa garantir a tranquilidade e manter a ordem do processo eleitoral, especialmente durante as eleições do domingo (5 de outubro).
Ainda segundo a portaria, o descumprimento da determinação consistirá em crime de desobediência previsto no Artigo 330 do Código Penal Brasileiro, sujeito a penalidades de detenção e multa.

Sindicato diz que ônibus vão operar normalmente nesta quinta-feira

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luis (SET) divulgou nota anunciando que os ônibus vão operar normalmente nesta quinta-feira (2) em São Luís.

“Em reunião realizada na Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão, o SET foi informado da prisão dos autores dos incêndios ocorridos hoje (01.10.14). Considerando a resposta imediata do Sistema de Segurança do Estado, o SET recomendou às empresas que retomem os serviços amanhã (02.10.14) na sua totalidade”, afirma a nota.

Ataques

Na manhã desta quarta-feira, mais dois ônibus foram incendiados em São Luís. O primeiro crime aconteceu no bairro do Recanto dos Vinhais, e o segundo no Pão de Açúcar. A polícia informou que dois menores foram apreendidos por suspeita de participação nas ações criminosas.

O Sindicato dos Rodoviários decidiu por recolher imediatamente toda a frota de ônibus da capital após os ataques

Justiça Eleitoral: veja o que fica proibido de quinta (2) a domingo (5)/ Segundo a Lei Eleitoral, quinta-feira (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral.

SÃO LUÍS - Com a proximidade do primeiro turno das eleições no domingo (5), a Justiça Eleitoral tem algumas regras que não podem ser esquecidas por candidatos, partidos políticos e coligações.

Segundo a Lei Eleitoral, quinta-feira (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas de campanha, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa, entre as 8h e a meia-noite.

Quinta-feira é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio. Debates iniciados no dia 2 podem se estender, no máximo, até as 7h do dia 3 de outubro. Também até amanhã, partidos políticos e coligações terão que indicar à Justiça Eleitoral o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados de partido que estarão habilitados a acompanhar os trabalhos de votação.

Sexta-feira (3) será a data limite para que se faça a divulgação paga, na imprensa escrita, a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral. Ainda nesta sexta-feira, os presidentes de mesa que não tiverem recebido o material destinado à votação deverão comunicar a falha ao juiz eleitoral.

No sábado (4), termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até as 22h deste sábado.

Desde terça-feira (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda por desrespeito a salvo-conduto. A proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a competência para proibir a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação é da Secretaria de Segurança Pública de cada Estado, município ou do Distrito Federal.

Data-M: Flávio Dino chega a 81% dos votos válidos em Presidente Dutra

O candidato Flávio Dino tem 68,2% das intenções de voto na cidade de Presidente Dutra, de acordo com pesquisa Data-M divulgada nesta quarta-feira (1º). Em seguida vem Edinho Lobão, com 15,4% das intenções.
Professor Josivaldo aparece com 0,5%. Antonio Pedrosa, Saulo Arcangeli e Zéluis Lago não pontuaram. Brancos e nulos são 3,5%. E 12,4% não sabem ou não responderam.
Em votos válidos - que excluem brancos e nulos e são os considerados na contagem final - Flávio tem 81%.
Senado
A pesquisa também mediu as intenções de voto para o Senado. Quem lidera em Presidente Dutra é Roberto Rocha, com 31,8%. Em seguida vem o candidato do grupo Sarney, Gastão Vieira, com 21,9%. Evan de Andrade tem 1%, e Marcos Silva, 0,5%. Gersão e Haroldo Sabóia não pontuaram. Brancos e nulos são 11,4%. E 33,3% não sabem ou não responderam.
Registro
A pesquisa Data-M ouviu 300 pessoas nos dias 18 e 19 de setembro na cidade de Presidente Dutra. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O registro no TRE é o 00059/2014.

Hora de reintegrar o Maranhão ao Brasil

O estado aderiu à independência brasileira nove meses depois; o lapso é um sopro diante do atraso de meio século imposto pela família Sarney


Por Daniel Merli

O dia 28 de julho é feriado estadual no Maranhão para lembrar a data tardia em que o estado decidiu aderir à independência brasileira no ano de 1823. O lapso de nove meses é um sopro diante do atraso de meio século no fim do coronelismo e patrimonialismo representado pela família Sarney.
Há 50 anos, um mesmo grupo político mantém-se no poder do estado, alternando apenas o mandante do Palácio do Planalto ao qual promete apoio em nível federal. Em troca da representatividade da família Sarney no Congresso Nacional, todos os governos federais das últimas cinco décadas apoiaram seus aliados no Palácio dos Leões, no coração do conjunto arquitetônico do centro histórico de São Luís.
O custo oculto do apoio da família Sarney em nível federal tem sido a manutenção dos indicadores de vida da população maranhense abaixo de qualquer patamar digno. Por triste ironia, o apoio de Sarney a governos que fizeram o país melhorar nas últimas duas décadas custou a privação dos maranhenses desta evolução.
O legado de 50 anos de Sarney no Maranhão são as piores posições no ranking do IDH – índice da ONU que mede a qualidade de vida de cidadãos do mundo inteiro. O estado é o penúltimo em expectativa de vida e detém a pior marca em mortalidade infantil. Os maranhenses são atendidos pelo menor número de médicos e de policiais por habitante do país. Entre 2009 e 2013, o Maranhão seguiu o caminho inverso do Brasil no quesito Educação. O número de analfabetos cresceu no estado – passando de 19,1% dos maiores de 15 anos para 20,8% nesta faixa etária.
A sociedade, por meio de suas mais diversas forças políticas, já deu diversos sinais de que deseja superar essa etapa. Não por acaso, partidos que apoiam os três principais candidatos à Presidência da República decidiram se juntar em torno da coligação Todos pelo Maranhão nessas eleições de 2014, que podem eleger o primeiro governador filiado ao PCdoB no país.
É hora de virarmos a página desse passado, não só pelo bem do Maranhão e do povo lutador que aqui habita, sobrevivendo com alegria e esperança a cinco décadas de coronelismo. Quem tem a ganhar é também o Brasil, com a reintegração simbólica a seu território de 7 milhões de compatriotas privados do direito de serem brasileiros.

Idosos participam de programação especial em Paço do Lumiar/ Atividade marcou o Dia Internacional do Idoso (1/Out)


A Prefeitura Municipal de Paço do lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semus realizou na manhã desta quarta-feira (1º), uma programação especial para homenagem a terceira idade, pelo Dia Internacional do Idoso.

Um saudável café da manhã recepcionou os mais de 80 idosos atendidos na Academia da Saúde do Viva Maiobão e do CRAS de Paço do Lumiar. Em seguida, uma animada caminhada e sessão de alongamento foram promovidas pelos educadores físicos e fisioterapeutas.

A aposentada Maria de Lourdes Silveira, 62, que frequenta o local diariamente e pratica as atividades físicas da Academia da Saúde, disse estar satisfeita com os serviços. “Os profissionais são bem atenciosos e nos dão toda a orientação necessária. Fiquei surpresa com a recepção de hoje, nós, os idosos, há muito tempo não recebíamos esse atendimento do poder público”, lembrou.

Após nos exercícios, os idosos assistiram a uma palestra sobre educação alimentar e nutricional, com o tema "Alimentação saudável na terceira idade", no auditório da Academia da Saúde.


Serviços - Paço do Lumiar possui uma rede de atendimento aos idosos. Recente foi inaugurada a sede do Conselho Municipal do Idoso – CMI, onde são discutidas e elaboradas políticas para a terceira idade, e também, o Grupo de Atenção ao Idoso (GAI), da Semus, que realiza semanalmente atividades, como: atendimentos de saúde por uma equipe multidisciplinar de profissionais, nas comunidades da Vila São José e sede de Paço do Lumiar.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Nadi Morais da Costa ressaltou a relevância que a atual gestão está dando aos idosos luminenses. “A terceira idade é uma etapa da vida que necessita de atenção, e nós estamos, através de políticas públicas promovendo melhorias, sejam elas, na área da saúde ou através da garantia de seus diretos constituídos” concluiu.

Lançada Campanha do Outubro Rosa em Paço do Lumiar. “Pretendemos levar cada vez mais informação e saúde para a mulher luminense". Carla Sousa, sec. da Mulher

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para Mulheres (Semup) lançou, na manhã desta quarta-feira (1º), a segunda edição da “Campanha Outubro Rosa” de combate ao câncer de mama, com o tema: “Mulher que é mulher, se cuida”.
Para comemorar, este ano, os prédios públicos: a Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Social serão iluminados com a cor da campanha. Durante todo o mês, a prefeitura vai promover atividades voltadas para a conscientização e prevenção contra o câncer.
Serão blitz, palestras, mutirão de autoexames, panfletagens e rodas de conversas integradas com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e presentes em comunidades como Mocajituba, Tambaú, Zumbi dos Palmares, Lima Verde e Iguaíba, a fim de intensificar a informação acerca do tema.
Para a secretária da Mulher, Carla Sousa, a segunda edição da campanha é mais uma conquista para a mulher luminense que tem cada vez mais espaço na sociedade. “Pretendemos levar cada vez mais informação e saúde para a mulher luminense e, é promovendo esse tipo de atividade que vamos chegar a cada uma delas para combater essa doença”, explicou.
O secretário adjunto de Saúde, Willian Rios, esclareceu que a Campanha tem todo o apoio da Secretaria da Saúde e que todas as UBS estão comprometidas com a qualidade no atendimento. “A prevenção é o melhor caminho a ser seguido, buscamos a excelência dos serviços de saúde do nosso município e pretendemos dar esse incentivo para que as pessoas se cuidem mais”, disse.
O prefeito Josemar Sobreiro destacou que as mulheres são uma prioridade na sua gestão e ocupam lugar privilegiado na nossa sociedade. “Queremos lutar cada vez mais para beneficiar a mulher luminense, pois são guerreiras e essenciais para a nossa administração, ofereceremos através do esforço da nossa gestão melhores condições de trabalho e vida”, afirmou.
A campanha segue até o dia 31 de outubro com uma palestra que abordará a importância da atividade física na prevenção de doenças, e como realizar o autoexame das mamas, a partir das 16h na Academia da Saúde, localizada no Viva Maiobão.

Prefeito Gil Cutrim declara apoio a Flávio Dino

Em um ato político realizado nesta quarta-feira (01) na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), declarou apoio as candidaturas de Flávio Dino (PC do B) e Roberto Rocha (PSB) ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente.

Prefeito Gil Cutrim declarou apoio a Flávio Dino

O apoio de Gil Cutrim, sem nenhuma dúvida, é um dos mais importantes adquiridos por Dino e Rocha nesta reta final da campanha eleitoral.

Juntamente com o prefeito ribamarense, seguem para o rol de apoiadores dos candidatos do PC do B e PSB o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); 16 vereadores de São José de Ribamar; mais de duas mil lideranças políticas e comunitárias do município; além de dezenas de prefeitos e prefeitas de diversas regiões do Maranhão.

“O Gil é um prefeito jovem, compromissado e que, como gestor público, muito ainda irá contribuir com o desenvolvimento de São José de Ribamar e do Maranhão. É uma honra contar com o seu apoio e de todo grupo político liderado por ele”, afirmou Flávio Dino.

Gil Cutrim participou do ato acompanhado de lideranças políticas de São José de Ribamar, dentre elas vários vereadores, e de prefeitos e prefeitas da região.

Ele explicou que a decisão externa, principalmente, o desejo do seu grupo político e do povo de São José de Ribamar.

“Nosso grupo político, o maior da história de São José de Ribamar, é democrático, todos colocam suas opiniões para serem avaliadas e discutidas. E todo o grupo se posicionou no sentido de apoiar Flávio Dino e Roberto. Além disso, o povo ribamarense, o principal ator neste processo, também se posiciona neste sentido”, afirmou.

De acordo com o prefeito, outras situações pesaram consideravelmente para que o seu grupo político tomasse tal decisão.

Uma delas diz respeito ao fato do seu principal opositor na cidade – um ex-prefeito, Ficha Suja, e ainda filiado ao PDT – estar recebendo total apoio do candidato Lobão Filho (PMDB).

Governo – Em seu pronunciamento, Gil Cutrim ratificou o seu apoio e consideração para com a governadora Roseana Sarney, também do PMDB.

“Votaria e faria campanha para Roseana para qualquer cargo ao qual ela se candidatasse. Apoio e gosto muito da governadora. No entanto, ela não é candidata a nada”, finalizou.

domingo, 28 de setembro de 2014

Edinho Lobão com 24% está arrumando as malas



Até quem trabalha para o candidato da oligarquia já está conformado com a derrota vexatória do senador. Derrota pra ele, e uma verdadeira e digna vitória do povo, que não aguenta mais ser humilhado por Sarney e seus aliados, tendo entre e principalmente Lobão, que sumiu após ser citado como desviador de recursos da Petrobras.

O povo já está cansado de saber das tramoias dessa gente que só deseja o mal da população e deixa os maranhenses como um dos piores estados do Brasil. 50 anos cansou!

Flávio Dino está com 72% dos votos válidos!

Multidão 65 toma conta da Av.Litorânea em passeata pela paz. "É Flávio Dino governador!"



Hoje pela manhã (28) a Av.Litorânea foi tomada por maranhenses que sonham com a mudança, através da luta e das propostas consistentes de Flávio Dino candidato ao governo pelo PCdoB. 4.000 pessoas pedindo um 'Maranhão de Todos nós'. 

A receptividade do povo foi bastante grande, pegaram bandeiras e gritaram: "A mulherada já aprovou, é Flávio Dino governador!". O percurso foi ao som do passinho do 65 umas das músicas mais executadas na campanha de Flávio Dino. "Dino está em campanha, falando do seu sonho de governar o Maranhão com amor, e dar aos maranhenses voz e vez". André Tokarski.

Veja algumas fotos:






Vereadores e comunidade comemoram projeto que valoriza a educação por meio das escolas comunitárias. "A saída para a evolução da nossa sociedade, é a educação, temos de dar apoio e votar a favor de projetos que visem melhorar a educação do nosso povo". Leonardo Bruno


Comunidade e parlamentares comemorando a aprovação do projeto que valoriza a educação de Paço do Lumiar. 

Autoescolas de Paço do Lumiar comemoram com carreata a Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.


Moreira Neto
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, a Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em Paço do Lumiar as autoescolas se uniram para conscientizar a população da importância da boa conduta no trânsito. "Essa educação deve partir inicialmente dos pais, passando pelas escolas também, a criança desde cedo já deve entender que o trânsito, a paz, necessita da compreensão de todos, entendendo seus direitos e deveres". Moreira Neto da autoescola Proativa ainda falou dos seus candidatos Roberto Costa (estadual) e Aluísio Mendes (federal). "Eles são importantes, pois esse apoio pra nossa classe, caso sejam reeleitos é primordial, teremos quem lute por nós, pela nossa categoria". Afirmou Neto.




Os centros de formação de Condutores que participaram: Sagrada Família, Líder, Carioca, Viva, Aliança, Cabral, Rio Sul, Proativa, e São Francisco.


A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, faz alusão a necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.


Na residência de Clayton Collins, Moreira Neto falou sobre a importância da política para a juventude. "Todos nós jovem temos de estar engajados para que a nossa vida e dos nosso familiares e amigos seja melhor, mais valorizada. Temos de ser atuantes na política amigos". Relatou Neto.


Veja vídeo:

Glalbert Cutrim apresenta suas propostas a população de Paço do Lumiar/ Evento organizado pelo prefeito Josemar Sobreiro e vereadores Leonardo Bruno, Jorge Brito, Wellington Sousa, Charuto e Vanusa.


Glalbert ficou muito contente com a aceitação da população ao seu nome e garantiu que a retribuição mais justa que ele pode dar é com muito trabalho na Assembleia Legislativa em favor de Paço do Lumiar, onde ele se sente muito à vontade por morar na cidade vizinha de São José de Ribamar. “Vamos ajudar o prefeito Josemar a transformar essa cidade e a vida das pessoas para melhor. O sonho de vocês de ter um hospital já é um sonho meu também. Vamos lutar com toda energia para conquistar esse sonho. E quando a gente trabalha sério, com honestidade e determinação, as coisas acontecem. E esse hospital vai deixar de ser um sonho”, afirmou Glalbert Cutrim.


Para o prefeito Josemar, Glalbert já tem ajudado muito o município, mesmo sem ser deputado. Ele acrescentou que tem sido fácil apresentar o nome dele porque as pessoas o conhecem e conhecem o grupo político o qual ele pertence. “Tenho certeza de que ele será um deputado muito presente e atuante, pois é um jovem determinado e focado em tudo que faz”, disse o prefeito. 


Wellington Sousa reforçou seu compromisso com a eleição do republicano: “Estou andando em todas as comunidades pedindo votos para Glalbert Curim porque acredito que ele será um deputado compromissado com nosso município”.

O presidente da Câmara Leonardo Bruno disse que Glalbert é um jovem guerreiro, assim como ele, que deseja trazer melhorias para a vida do povo do Maranhão, em especial de Paço do Lumiar que está depositando confiança em sua atuação na Assembleia, quando eleito.