quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SEMUS de Paço do Lumiar reforça ações da Campanha de combate à Dengue/ Estão programadas ações de coleta de entulhos e pneus, além de palestras em escolas

A partir da próxima segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar dará início a três ações importantes para o combate à dengue: panfletagem de conscientização, coleta de pneus e uma ação que a secretaria já batizou de bota-fora, que consiste em retirar entulhos e sucatas acumulados no quintal das casas.
Estas ações fazem parte da Campanha Municipal de Combate à Dengue, que começou há uma semana. A coleta deve acontecer em todo o município, e começa pelas áreas prioritárias, onde há maior risco de acontecer casos da doença.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde do município, Willian Rios, a Secretaria está alerta e o foco é a prevenção. “As ações visam prevenir a proliferação do mosquito no período invernoso”, observa.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde - SES estão circulando, nas 44 localidades onde há maior índice de infestação no município, três carros de pulverização espacial, o conhecido fumacê, somando a mais um de Paço do Lumiar.
Além do fumacê e das ações de coleta, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar desenvolve, junto com a Secretaria Municipal de Educação, uma série de palestras nas escolas do Maiobão. As palestras de conscientização focam a questão limpeza.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Palov Fernandes, é a primeira vez que se faz um trabalho nessa amplitude em Paço do Lumiar e a mobilização será realizada periodicamente. “Toda a Secretaria está empenhada em combater o mosquito e a intenção é realizar esta mobilização de três em três meses. Fazem parte das ações os agentes comunitários de endemias e saúde”, informa. 
Casos de dengue
Em 2014, foram confirmados 15 casos de dengue no município de Paço do Lumiar.  O registro do óbito da moradora da Vila Nazaré, suspeita de ter sido acometida por dengue hemorrágica, está aguardando o resultado do laboratório Lacem. 
Balanço da cobertura de visitas realizadas em setembro
81, 57% de cobertura, 49.716 imóveis, 40.551 imóveis visitados
5.533 imóveis fechados, 89 recusaram a visita

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vereador Marinho do Paço luta pela regulamentação do transporte alternativo, e mobiliza deputados Zé Carlos e Max Barros para ajudá-lo nessa luta


Na sede da cooperativa dos trabalhadores do transporte alternativo na Vila São José aconteceu (24) reunião para que a classe seja mais valorizada e consiga aprovação de uma lei federal para regulamentação do transporte.

O vereador Marinho do Paço (PP) foi o mediador da reunião que contou com a presença dos deputados estaduais Max Barros (PMDB) e Zé Carlos (PT). A classe se mostrou feliz pelo apoio dos parlamentares. Os deputados firmaram um compromisso de marchar juntos pela valorização e aprovação de lei federal para o transporte alternativo no Maranhão.

(Marinho do Paço)
Confira algumas fotos da reunião que também tratou do dia dedicado ao transporte alternativo que se tornará projeto de lei dos deputados Max e Zé Carlos.

(Marinho do Paço)

(Max  Barros)

(Zé Carlos)



Escolas municipais de Paço do Lumiar recebem novas carteiras/ São 4.360 novas carteiras escolares, adquiridas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para equipar as 71 escolas da rede municipal


A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed - adquiriu 4.360 novas carteiras escolares para equipar as 71 escolas da rede municipal de ensino. A aquisição foi feita a partir de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Do total recebido, 249 unidades foram destinadas para professores e 176 para cadeirantes.
“Além deste material, vão chegar 1.500 cadeiras no modelo universitário e mais 500 conjuntos de mesas e cadeiras para a educação infantil, estas últimas com verbas do Município”, informou a assessora técnica de Compra da Semed, Karene Hernadez.
Na escola Henrique de La Roque, onde estão matriculados 800 alunos, a substituição das carteiras de madeira pelas novas adquiridas pela Prefeitura, foi bastante elogiada pelos alunos. “Com as novas carteiras temos espaço para escrever e colocar meus materiais escolares, agora está bem melhor”, comemora a estudante do 6º Ano, Ana Vitória, 11 anos.
Para a gestora adjunta da escola, Fabiana Carneiro, as novas carteiras influenciam, diretamente e positivamente, no desempenho escolar dos alunos. “O aluno quando não se sente confortável no ambiente de ensino, não consegue se concentrar no conteúdo ministrado pelo professor. Desde que as novas cadeiras chegaram notamos uma queda na evasão escolar. Aluno satisfeito é aluno dedicado”, pontuou.
Para a gestora da UEB Mickey Mouse, Dileuza Mendes dos Santos, a substituição das carteiras muda o dia-a-dia da escola e a absorção do conteúdo: “Essa foi uma novidade encantadora não só para os alunos, mas para nós educadores e até mesmo para os pais, desde que o material chegou, notamos que até interesse das crianças aumentou consideravelmente”, afirma.
A UEB Mickey Mouse recebeu 93 kits atendendo 865 crianças das turmas do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, além das turmas do infantil dois e da creche.
Ao todo, 90% das carteiras já foram entregues para as escolas da educação infantil. O recebimento de novas carteiras despertou nas crianças a consciência de preservação: “Estou feliz com minha mesa nova, e cuido dela direitinho”, ressaltou a aluna Livia Safira, 4 anos.
Mais ações
A previsão é que até 2015, todas as escolas do município passem por reforma, e ainda a aquisição de mais um veículo de transporte escolar. A rede já possui uma frota de 11 ônibus.

Avenida Contorno Leste começa a ser asfaltada em Paço do Lumiar/ As obras fazem parte do programa de infraestrutura e incremento da malha viária do município para garantir a melhor circulação de veículos e pedestres

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou, a segunda etapa das obras de pavimentação asfáltica da avenida Contorno Leste, no Paranã, uma das principais avenidas de acesso a comunidades como, a Vila São José, Residencial Maria Firmina, Carlos Augusto e Vila do Povo. A via passa pela etapa de finalização da obra com a aplicação do asfalto.
Para o secretário adjunto de Infraestrutura, Eloilson Santos, a obra garantirá melhor circulação de veículos e de pedestres. “É uma avenida muito importante, pois tem uma grande trafegabilidade, pois serve de acesso a várias comunidades. Com a pavimentação, pedestres e veículos circularão com mais segurança”, afirmou. 
A Secretaria de Infraestrutura realizou um amplo levantamento das áreas que precisam desse serviço. Nas ruas e avenidas dos conjuntos Maiobão, Vila Cafeteira e Paranã, as obras estão orçadas em R$ 5.832.009,92 investidos na aplicação de onze quilômetros de asfalto, serviço de drenagem e sarjetas. 
Outros serviços 
A região do Cumbique também está recebendo serviços na correção das vias. As máquinas estão realizando a retirada da grande quantidade de areia acumulada e abrindo caminho, facilitando o acesso à comunidade agrícola da Vila Rosinha. No próximo mês será iniciado novo cronograma de atividades da operação tapa buracos em todo o município.

PÉSSIMO ATENDIMENTO - Clínica fantasma de Edinho Lobão e Roseana prestam péssimo atendimento ao povo - "Essa mudança louca ficou totalmente descontrolada." Paciente

(Maria da Conceição - Paciente)

Hoje (24) vários pacientes foram constrangidos ao tentar atendimento no Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, (Av. São Luis Rei de França - Turu). Essa clínica, é aquela que foi destaque pelo escândalo do pagamento de R$ 30.000 de aluguel pelo prédio de Edinho Lobão (Difusora Incorporações) pelo governo de Roseana Sarney. O detalhe é que o aluguel estava sendo pago, mas no local nada funcionava.

A paciente Maria da Conceição que precisa de tratamento de 3 em 3 meses só conseguiu consulta para o mês de Dezembro. "Eles simplesmente perderam meu prontuário, e eu não posso mais me consultar dessa forma. Eu só peço que eles resolvam o meu problema. A médica falou que não poderia fazer nada". Relatou Maria.

A jovem é apenas uma, dos milhares de pacientes que precisam de atendimento no Maranhão e são humilhados. É um sistema que não prima pela saúde do povo como prioridade. A presente matéria é um apelo para que os pacientes em situação tão grave, tenham atendimento digno.

Veja o depoimento da paciente Maria da Conceição, na porta da clínica.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE DO BRASIL - Dilma tem 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope/ Em simulação de segundo turno, Marina tem 41% e Dilma, 41%. Instituto ouviu 3.010 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro.

Do G1, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 16, Dilma tinha 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%.

Segundo turno
O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

- Marina Silva: 41%
- Dilma Rousseff: 41%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 6%

- Dilma Rousseff: 46%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 7%

- Marina Silva: 44%
- Aécio Neves: 31%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 9%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00755/2014.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 33%
- Marina Silva (PSB): 23%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Outros: 2%
- Branco/nulo: 10%
- Não sabe/não respondeu: 17%

Rejeição
De acordo com a pesquisa, a presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 31%
- Aécio Neves: 19%
- Pastor Everaldo: 17%
- Marina Silva: 17%
- Levy Fidelix: 14%
- Zé Maria:12%
- Eymael: 12%
- Luciana Genro: 12%
- Mauro Iasi: 11%
- Rui Costa Pimenta: 10%
- Eduardo Jorge: 9%

Avaliação do governo

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 39% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 16, o índice era de 37%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom".

Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, o governo é "regular". Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 39%
- Regular: 33%
- Ruim/péssimo: 28%
- Não sabe/não respondeu: 1%

Ibope - pesquisa (Foto: Arte/G1)

MORADIA - Para o vereador Marcelo Portela o mais importante é valorizar o ser humano. "Ter uma moradia digna é direito de todos".



Em resumo o projeto pretende: CRIAR CONDIÇÕES PARA REGULAMENTAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR, DE ACORDO COM A LEI FEDERAL N 11.977, DE 2009

EDUCAÇÃO - "Sem educação não se constrói um município melhor pra se viver" Wellington Sousa

Wellington Sousa falou da importância de protegermos as nossas crianças e adolescentes da exploração sexual. Foi enfático e aplaudido ao valorizar a educação como fonte transformadora de vida. "Sonho que um dia as políticas públicas serão implementadas com ênfase na saúde e na educação do nosso município".  Ressaltou.

Executivo

O vereador do PSB parabenizou a atitude de Josemar Sobreiro frente a prefeitura por enfrentar uma problemática antiga do povo de Paço do Lumiar, que é o reconhecimento de quem faz a diferença no município. Estava-se discutindo a respeito da propriedade de terras.

Segundo os parlamentares Marcelo Portela e Wellington a importância de entidades como escolas para a sociedade é relevante, pois elas ajudam a construir um ser humano digno. "Esse sem dúvidas é um projeto de grande alcance social. Parabéns a promotoria de Paço do Lumiar". 

Criminosos tocam fogo em tudo que veem pela frente, inclusive em delegacia - Cadê o governo de Roseana Sarney

Ônibus vão parar de circular a partir das 18h desta terça, afirma sindicato dos Rodoviários/ Segundo Gilson, a paralisação ocorrerá todos os dias, das 18h até o início da manhã.

SÃO LUÍS – Os rodoviários de São Luís irão paralisar as atividades a partir das 18h desta terça-feira (23). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários (Strrema), Gilson Coimbra, ao Imirante.com, na tarde de hoje.
Segundo Gilson, a paralisação ocorrerá todos os dias, das 18h até o início da manhã, pois os rodoviários não se sentem seguros para trabalhar durante a noite.
“Enquanto a situação estiver assim, todos os dias, haverá paralisação nesse horário”, afirmou.
A decisão, segundo o presidente do Strrema, foi tomada após a tentativa de incêndio a um ônibus no Terminal da Campina, em São José de Ribamar, na noite dessa segunda-feira (22). Na ocasião, um grupo de, aproximadamente, 20 pessoas tentou atear fogo em ônibus. O ato de vandalismo foi impedido após um policial militar, que mora na região, avistar a ação suspeita de pessoas encapuzadas. Para evitar o crime, ele atirou e fez o bando dispersar-se.
De acordo com o presidente do sindicato, os criminosos colocaram gasolina, também, na cobradora.
“Enquanto eles estavam atacando só os ônibus, não havia tanto problema, pois é apenas um patrimônio material. Mas, à medida em que eles atentaram contra a vida de um trabalhador, aí a situação se complica. A categoria se sente insegura”, afirma Gilson.
O sindicalista alega, ainda, que a polícia já sabia que o atentado ia acontecer.
“Pouco antes da tentativa de incêndio, a polícia passou no terminal e disse ao fiscal que bandidos iam atacar. Mas, em vez de ficarem no local, os policiais foram embora”, afirmou.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Deputados Marcos Caldas e Lima Neto anunciam apoio a Flávio Dino


A candidatura de Flávio Dino continua recebendo importantes adesões. Nesta segunda-feira (22), foram mais duas que refletem a vontade do eleitorado de eleger Flávio governador. Os deputados estaduais Marcos Caldas (PRP), candidato à reeleição, e Lima Neto (PMN) declararam apoio a Flávio para mudar o Maranhão.
“Hoje, 80% das pessoas que votam comigo também votam em Flávio Dino. Os eleitores já vinham me pedindo há muito tempo, e eu vinha amadurecendo essa ideia. E então tomei essa decisão de marcharmos juntos”, afirmou Marcos Caldas (de camisa polo na foto).
Para ele, Flávio “representa a renovação e a vontade de trabalhar e colocar o Maranhão para mudar”. O deputado ressaltou que a alternância de poder faz parte da democracia. “E nós precisamos mudar. O Maranhão é um gigante adormecido que acaba de acordar.”
Vontade popular
O deputado Lima Neto (de gravata na foto) disse que, por onde anda, o desejo de eleger Flávio Dino é muito grande. “Esse apoio apenas reflete a vontade popular”, afirmou.
“Declarar esse apoio ao Flávio é uma alegria muito grande. Ele representa essa geração de que eu faço parte. Ele vai liderar as transformações e melhorar os nossos indicadores sociais. O Flávio tem experiência e força de vontade”, acrescentou.
Lideranças de Timon
Lideranças da cidade de Timon também estiveram reunidos nesta segunda-feira com Flávio Dino. Edivar Ribeiro (de camisa vermelha na foto), candidato a deputado estadual, afirmou que “Flávio é o caminho certo para fazer as grandes transformações e cuidar principalmente da segurança e da saúde”. 

Veja:

Comsea e Caisan realizam roda de diálogo sobre políticas transversais de segurança alimentar


Membros do Conselho Municipal e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar, (Consea) e (Caisan), participaram nesta quinta-feira, 18, de um diálogo sobre as disposições de cada entidade na elaboração e desenvolvimento das políticas do segmento.
O encontro foi realizado durante a reunião mensal do Comsea e contou com presença do secretário de Segurança Alimentar, Eurico Fernandes da Silva, que fez um recorte sobre a criação dos órgãos de intervenção em segurança alimentar, no Brasil, e sua importância para público atendido pela gestão pública.
Participaram da roda de diálogo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan, Ivone Silva Oliveira, a presidente do Comsea de Paço do Lumiar, Conceição Silva, o Coordenador de Gestão da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva de Paço Do Lumiar, Raul Costa Amate, e a Chefe da Divisão da Merenda Escolar, do Município Lumiar, Maria Do Rosário de Fátima Pereira, além de representantes da secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e os Conselhos Municipais do Idoso, Assistência Social, Tutelar, Educação, Cultura e Saúde.

Agricultores e pescadores de Paço do Lumiar recebem homenagem do BNB/ O evento de relacionamento reuniu agricultores e pescadores que usam o financiamento Agroamigo para implementar seus negócios

Agricultores e pescadores de Paço do Lumiar participaram na manhã desta sexta-feira, 19, na sede do município, de um encontro de relacionamento promovido pelo Banco do Nordeste (BNB). O evento foi uma oportunidade para homenagear os profissionais beneficiários do programa Agroamigo e firmar novas parcerias.

O programa, firmado há dois anos por meio de parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e o Banco do Nordeste, se trata de uma microfinança rural e já financiou R$ 2 bilhões para o município este ano. Só no ano passado R$ 95 milhões foram investidos em todo o Maranhão. Este ano os números subiram para R$ 138 milhões, um acréscimo de mais de 30%.

A secretária de Agricultura e Abastecimento de Paço do Lumiar, Rosany Aranha, destacou que esse é um programa que ajuda o agricultor a implementar o seu negócio, a sua sobrevivência. “A equipe do Agroamigo é muito presente e compromissada, mas cada um tem que saber usufruir do programa, e ter consciência que é um investimento e a responsabilidade é dos dois lados”, ressaltou.

O pescador Domingos Rodrigues Reis, do povoado de Iguaíba, cresceu vendo o pai pescar para a subsistência da família e contou a sua história de sucesso após adquirir o financiamento. “Comprei um barco a remo, depois a motor, mas o negócio estava crescendo desorganizado. Foi nessa época que descobri que podia financiar os meus sonhos e hoje meu negócio está dando muito certo”, disse o pescador.

O gerente de microcrédito do programa Agroamigo no Maranhão, Alanisson Oliveira, explicou o porquê do êxito do negócio de seu Domingos. ”A vantagem do programa, que dá uma margem de sucesso positiva, é que se trata de um microcrédito orientado, que coloca à disposição do beneficiário um assessor para acompanhamento. Os financiamentos variam de R$ 4 mil a R$ 15 mil para agricultores, pescadores, artesãos e atividades ligadas à agricultura, com renda familiar anual de até R$ 10 mil”, esclareceu. 

A secretária Rosany Aranha aproveitou a oportunidade para solicitar aos representantes do BNB, uma agência do Banco do Nordeste em Paço do Lumiar para atender os agricultores e pescadores que somam 80% da economia de Paço do Lumiar. “É necessário termos uma agência do Banco do Nordeste no nosso município, e já dispomos do espaço físico, com estrutura para instalação do mesmo”, finalizou.