sexta-feira, 11 de abril de 2014

Corporação Musical La Roque, representa Paço do Lumiar em festival e consagra-se campeã

 A Corporação Musical Henrique de La Roque, do município de Paço do Lumiar, conquistou o 1º lugar na categoria Banda Marcial, no I Festival Aberto de Bandas e Fanfarras do Estado do Maranhão, realizado no sábado (5), na cidade de Rosário. O grupo representou Paço do Lumiar na competição, que reuniu grupos de vários municípios maranhenses.
A La Roque tem o apoio da Prefeitura Municipal, e é responsável por um expressivo trabalho de educação musical e coreográfica, que envolve alunos da rede pública, e ainda, crianças e adolescentes da comunidade.
O grupo musical possui uma estante repleta de troféus, a maioria deles, de campeã nos quesitos: corpo coreográfico (Collor Guard), baliza, balizador, Mor e corpo musical. Em 2013, ficou na 4ª colocação no Campeonato Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras.
Para a secretária de Educação, Ana Paula Pires, “o trabalho desenvolvido na banda do La Roque, além de ser muito bonito, é reconhecido em todo o Maranhão, e vem contribuindo de forma positiva na área social e educacional de Paço do Lumiar. Com o incentivo do governo municipal mais alunos da rede poderão ingressar na banda marcial”.
De acordo com o coordenador geral da Corporação, Carlos Magno Costa, o projeto inicialmente voltado para alunos da UI. Ministro Henrique de La Roque, se expandiu de tal forma, que recebe todos os dias novos iniciantes à música e a dança, de várias escolas de Paço do Lumiar, e até mesmo de São Luís. “Desenvolvemos um trabalho socioeducativo, através da arte, comprometido com o presente e o futuro de crianças e adolescentes do município”, ressaltou.
Inscrições – Os interessados em participar da escolinha da Corporação Musical La Roque, devem ter idade igual ou superior a 10 anos, estar matriculado na UI Ministro Henrique de La Roque ou demais escolas municipais, e outras da comunidade. As inscrições e aulas de iniciação à teoria musical e de dança, da Collor Guard, são gratuitas e acontecem diariamente a partir das 17:30h, na sede da banda, situada à Rua 12, qd 88, S/N, Maiobão.  

Audiência discute o impacto ambiental em Paço do Lumiar

Poluição por resíduos sólidos e crescimento imobiliário são alguns dos indicadores da degradação ambiental na região 
O Impacto Ambiental no município de Paço do Lumiar provocado pelo crescimento imobiliário e poluição por resíduos sólidos, foi tema de Audiência Pública promovida nesta quinta-feira (10), pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). O evento provocou uma ampla discussão entre poder público e sociedade civil acerca da temática.
Participaram dos debates, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Agricultura Pesca e Abastecimento e da Fazenda. Representantes de comunidades agrícolas e ameaçadas de despejo, e o legislativo municipal, através dos vereadores Leonardo Bruno Rodrigues e Wellington Sousa.
Foram apresentados dois subtemas, focados no Plano Municipal de Resíduos Sólidos e suas disposições sobre o destino final do lixo, nascente das águas, manguezais e agricultura familiar; empreendimentos imobiliários em Paço do Lumiar e suas consequências, como a extinção da zona rural e os prejuízos ao meio ambiente, e  ainda, a receita e despesas no município, licenciamento e replanejamento para construir.
De acordo com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, a maioria dos impactos é registrada na zona rural do município, com a construção de empreendimentos imobiliários próximos às áreas de produção agrícola. “Uma série de crimes estão sendo registrados nas comunidades, como: o desmatamento de palmeiras de juçara, destruição de mananciais, esgotamento de água doce”, destacou.
 “Paço do Lumiar é um dos municípios maranhenses que mais cresceu nos últimos dez anos, mas vem deixando um rastro de degradação ambiental visível aos olhos da sociedade”, como afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, que chama a atenção para um trabalho compartilhado entre os entes federados, para que sejam traçadas metas e encontrar soluções socioeducativas e de preservação do meio ambiente de Paço do Lumiar.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Confusão com seguranças de Roseana Sarney e blogueiro Clayton Collins na inauguração do Restaurante Popular do Maiobão. A pergunta censurada foi: É O FIM DA OLIGARQUIA SARNEY?



Essa pergunta calou Roseana, e deixou seus guardas enfurecidos. Saber se o império da Família Sarney estava próximo do fim, é um tabu, no momento atual, em que há um verdadeiro desespero, na escolha do candidato do grupo que domina o Maranhão.

E por falar, em grupo, família, que domina uma localidade e tem foco em seus interesses, é o que mesmo? - Oligarquia!

ROSEANA SARNEY DIZ QUE TEM O MARANHÃO NAS MÃOS. [Inauguração do Restaurante Popular do Maiobão]



Na inauguração do Restaurante Popular do Maiobão [8/4], a governadora falou que não está com medo de perder as eleições, mesmo com a saída de Luís Fernando, e a possível entrada do Senador Edinho Lobão. A qual se referiu como "respeitado." Relatou que que tem a maioria dos prefeitos, deputados e os 3 senadores. "Somos um grupo forte. Vamos para a linha de frente!"

Roseana Sarney e Josemar Sobreiro inauguram restaurante popular no Maiobão.


Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Estado inauguraram, na manhã desta terça-feira (8), o Restaurante Popular do Maiobão, localizado na Avenida 13. Aberto em fase experimental, desde o último dia 15 de janeiro, o restaurante oferece refeições de qualidade a preço popular. Durante a fase de teste serviu cerca de 50 mil refeições, sendo mil por dia.

De acordo com o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, o restaurante beneficia não só a população carente, mas também os trabalhadores rurais da região. “Todo alimento servido aqui é produzido por nossos agricultores, por meio do programa de agricultura familiar, gerando emprego e renda ao nosso povo”, disse. Roseana destacou que o restaurante gera 12 empregos diretos e milhares indiretos, já que os alimentos são de origem da agricultura do município.

Estiveram presentes na inauguração além da governadora Roseana e do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar, todo o corpo de secretariado do Governo do Estado, vereadores e secretários municipais. O Restaurante Popular do Maiobão abre para o almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30, atendendo ao preço de R$ 1,00.

Justiça em Paço do Lumiar determina internação de dependente químico.


A juíza Jaqueline Reis Caracas, titular da 1ª Vara de Paço do Lumiar, proferiu uma decisão liminar na qual determina que o Estado do Maranhão proceda à internação compulsória de J. L. M. F. em uma clínica de reabilitaçãopara toxicômanos. A ação foi movida por E. de L. M., E. L. M. e L. L. M., irmãs do requerido, por intermédio da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. Elas alegaram que J.L. é dependente químico, e em virtude dessa dependência coloca em risco sua própria integridade física, da família inteira, bem como da sociedade. 

Consta na decisão que o requerido, conforme atestado médico acostado, está com quadro dedependência de drogas e faz uso indiscriminado, abusivo e sem críticas da substância entorpecente conhecida como crack, colocando-se em risco, necessitando de internação em regime fechado, situação que é agravada pelo fato de ser portador do vírus HIV há quase 20 anos. 

Destacou também que ele ameaça de morte constantemente as irmãs e a mãe, caso estas insistirem em interná-lo em qualquer clínica de reabilitação. Além disso, passa dias trancado dentro do quarto, usando drogas. Quando a droga acaba, o requerido subtrai os pertences de sua mãe para vendê-los em “biqueiras” para obter mais drogas. Ele já havia sido internado em 2013, na Clínica La Ravardiére e na Comunidade Terapêutica Kairós, por certo período, mas após sair, voltou a agir da mesma forma. 

“Não obstante haja uma forte corrente jurisprudencial tendente à negativa dessa possibilidade, invocando para tanto a violação ao princípio da separação de poderes, é certo que dentro do sistema republicano de freios e contrapesos, que é o adotado no Brasil, cabe a um Poder exercer o controle e fiscalização sobre os demais, de modo que não se pode esperar do Judiciário uma postura inerte e omissa frente às práticas lesivas ao cidadão, sob a simples alegativa de que se trata de ato discricionário”, enfatizou a magistrada na liminar. 

Para a juíza, a Constituição Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à saúde, não só como direito social previsto em seu artigo 6º, como também por força de vários outros dispositivos constitucionais, que garantem a saúde como um direito de todos e dever do Estado (art. 196). “A saúde, intrinsecamente relacionada com o valor ‘vida’ e como premissa básica para o exercício da cidadania, constitui-se de extrema relevância para o ser humano, pois sem saúde o cidadão não se encontra em condições para o pleno exercício de seus direitos”, cita. 

A decisão da Justiça destaca que todo e qualquer cidadão está legitimado a buscar, junto ao Poder Público, a entrega de uma prestação estatal positiva que se convole no atendimento de suas necessidades mais básicas, dentre as quais a saúde. “Não se trata, como sustentou o Estado do Maranhão, de conferir tratamento isoladamente a uma pessoa, mas de obrigar o ente estatal a fornecer uma solução, dentro do sistema público de saúde, para o seu problema individual”, esclarece. 

Levando em consideração as informações constantes nos autos, a magistrada julgou procedente a ação, com fulcro no art. 269, I do CPC para, confirmando a tutela antecipada deferida, e determina que o Estado do Maranhão proceda, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, à internação compulsória de J. L. M. F. em clínica especializada para tratamento de toxicômanos, por período indeterminado, mas suficiente para o completo tratamento e total restabelecimento, a fim de que esteja em condições de retornar ao convívio social sem que isso signifique ameaça para si próprio, para a sua família e para a sociedade. 

Ela condena, também, que o Município de Paço do Lumiar tome todas as providências possíveis para garantir a logística da internação, disponibilizando agentes de saúde e transporte do requerido para o local de internação, bem como acompanhamento psicológico e assistencial à família. Em caso de descumprimento da medida imposta, a juíza fixou a pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). 

“Encaminhe-se o requerido à Clínica La Ravardiere para que proceda à internação compulsória de J. L. M. F., pelo período que se fizer necessário, mas não inferior a 90 dias, às expensas do SUS. O Município de Paço do Lumiar ficará incumbido de providenciar a logística necessária para o cumprimento da medida, nos termos já estabelecidos”, finalizou a magistrada na sentença.

Jovens de São Luís se reúnem e debatem políticas públicas com Flávio Dino/ UJS de São Luís do Maranhão foi a anfitriã do evento.


No último sábado (05), o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) participou de uma reunião da União da Juventude Socialista (UJS) e recebeu o presidente nacional da entidade, André Torkaski, para discutir políticas públicas voltadas à juventude, com especial atenção aos problemas da periferia.

Centenas de universitários e estudantes secundaristas de São Luís organizaram uma plenária para debater propostas voltadas à juventude. As principais reivindicações dos jovens da capital foram relacionadas ao combate ao tráfico de drogas, à qualidade da Educação Pública e implantação de uma política da Paz para o Maranhão.
 
A expressão do Hip Hop produzido em vários bairros de São Luís traduziu os pedidos dos jovens presentes no evento. Moradores do Coroadinho e bairros adjacentes. As músicas apresentadas falavam sobre os principais problemas da juventude local, abrangendo os altos índices de violência e a falta de infraestrutura e compromisso com a Educação.

Representantes de movimentos estudantis também fizeram perguntas direcionadas ao pré-candidato a governador do PCdoB. Liceu, Cintra, UFMA, UEMA e IFMA enviaram representantes que se manifestaram a favor da educação de qualidade.

Uma das propostas que Flávio Dino vem debatendo ao longo dos eventos promovidos durante os Diálogos pelo Maranhão é a regionalização da Universidade Estadual do Maranhão, concedendo autonomia às universidades no estado.

Em relação à Segurança Pública, Flávio Dino defendeu que o número do efetivo policial no Maranhão seja dobrado. Mas que a principal ação para combater a violência no estado deve ser através da prevenção – combate ao crime organizado a e ao tráfico de drogas e investimento em políticas públicas para os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mobilização da Juventude 

Entre as diversas manifestações culturais e programáticas que aconteceram durante o encontro de Flávio Dino com a juventude destacou-se a organização de movimentos estudantis na elaboração de projetos para solucionar os maiores problemas dos jovens maranhenses.

Presidente nacional da União da Juventude Socialista, André Torkaski lembrou que a mobilização dos jovens de todo o Brasil foi fator decisivo nas grandes manifestações que culminaram na redemocratização do Brasil. 

“A UJS está nessa luta há 30 anos e aqui no Maranhão nossa batalha tem um significado especial. Estamos mobilizados para combater um regime que nasceu na Ditadura e se mantem pelo massacre do futuro de tantos jovens maranhenses,” afirmou.
 
Pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino fez um discurso emocionado lembrando dos tempos em que atuou no movimento das Diretas Já. A atuação política consciente da juventude no Maranhão, segundo ele, é fundamental para conduzir os rumos do estado. “A escola em que mais aprendi foi no movimento estudantil. Carreguei bandeiras consciente de que fazia o melhor para o meu país. E é essa certeza que vejo no olhar de cada um aqui presente. A certeza que vamos conduzir o Maranhão por rumos melhores para todos,” finalizou.

Com a participação de representantes da juventude de seus partidos, líderes do PDT, PSB, PTC e Solidariedade afirmaram que o movimento da juventude é suprapartidária, pois representa o sentimento de mudança política e administrativa que toma conta do Maranhão.

Os deputados federais Domingos Dutra (SDD) e Simplício Araújo (SDD); estaduais Rubens Pereira Jr (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Bira do Pindaré (PSB); e o pré-candidato a senador Roberto Rocha (PSB) também estiveram presentes durante o evento que reuniu centenas de estudantes no Grand São Luís Hotel, no Centro de São Luís.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Após vistoria, agentes encontram 16 celulares no CDP de Pedrinhas


Por Luís Pablo 
 Polícia

Serras, facas, 70 chuços e dois revólveres foram achados durante a vistoria
Serras, facas, 70 chuços e dois revólveres foram achados durante a vistoria
Uma vistoria realizada por policiais, Força Nacional e agentes penitenciários no Centro de DetençãoProvisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, nessa segunda-feira (7), encontrou 16 aparelhos celulares escondidos nas celas da unidade.
Foram encontrados, também, dois revólveres calibre 38, e 26 municões, sendo 20 para pistolas .40, de uso exclusivo da polícia. A vistoria foi realizada após suspeitas de entrada de aparelhos eletrônicos nas celas. Além do material recolhido, foram achados 32 cigarros de maconha, serras, facas e 70 chuços.
Por telefone, o secretário de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, afirmou ao G1 que a vistoria realizada é um procedimento de rotina.
“Essa vistoria estava dentro da nossa programação de vistorias semanais. Tínhamos a suspeita de que existiam utensílios que poderiam colocar em risco a integridade física dos detentos e dos agentes, então, contamos com apoio da Força Nacional de Seguranç, além dos monitores. O bjetivo era encontrar todos esses materias que divulgamos e ainda identificar possíveis túneis e indícios de tentativas de fuga, o que não foi encontrado”, declarou.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Herói do Maranhão - Queimado vivo, quando salvava Ana Clara do ônibus queimado por bandidos de Pedrinhas.



Márcio Rony estava voltando pra casa, como todos nós fazemos todos os dias. E foi pego de surpresa por marginais, que atearam fogo, não só nele, mas em todo mundo que estava no ônibus. Ele voltou porque ouviu os gritos de Ana Clara, sua mãe e sua irmã.

Mesmo nas condições em que ficou, falou que valeu a pena, pois será um exemplo de luta, para os irmãos. Vamos orar pela recuperação desse herói maranhense! COMPARTILHA!

Luis Fernando explica as razões que o levaram a desistir da pré-candidatura



 Luis Fernando Silva
Luis Fernando Silva
Comunicado de Luis Fernando Silva ao povo do Maranhão
A propósito da minha pré-candidatura ao Governo do Maranhão, comunico à sociedade maranhense que:
1 – Na proximidade do período eleitoral, os grupos políticos iniciam um processo de articulação visando à escolha de nomes para a disputa. A cultura políticabrasileira instituiu para esse período a figura do pré-candidato;
2 – Em julho de 2013, as lideranças políticas do grupo ao qual pertenço atribuíram a mim tal condição de pré-candidato e não de candidato. Aproximando-se a campanha propriamente dita, é natural, no mundo político, que tal condição se altere, no interesse do êxito eleitoral;
3 – Concluída a missão de auxiliar do governo, na qual tive a honra de exercer, a convite pessoal da Governadora, os cargos de Secretário-Chefe da Casa Civil e de Secretário de Estado de Infraestrutura, após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorrerá a campanha eleitoral, manifestei a Sua Excelência, antes da data da minha desincompatibilização e do seu anúncio de permanecer ou não à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro, a decisão de não concorrer ao pleito, deixando a critério do grupo político o momento adequado para promover a devida substituição;
4 – Ressalto a confiança, o apoio e a distinção de que sempre fui alvo por parte da Governadora Roseana no exercício dos referidos cargos de Secretário de Estado bem como na atividade político-institucional a eles inerentes;
5 – Destaco, também, que integro o círculo de amigos pessoais da governadora Roseana Sarney e dos seus familiares;
6 – Nesta oportunidade comunico, também, a decisão de permanecer como integrante do grupo, prestando apoio político ao Governo Roseana Sarney e me mantendo na luta pelo desenvolvimento do Maranhão;
7 – Valho-me desta oportunidade para manifestar a minha gratidão à Governadora, aos Senadores, aos ex e atuais deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que integram o nosso grupo político, assim como aos líderes comunitários e estudantis, dirigentes de organizações da sociedade civilmovimentos sociais, militantes partidários, imprensa, usuários das redes sociais, cidadãos e cidadãs de todo o Maranhão que me acolheram, apoiaram e estimularam o cumprimento da missão de levar obras públicas a todas as cidades maranhenses;
8 – Finalmente, ao Maranhão, que testemunhou em mim compromisso e dedicação ao trabalho, reafirmo a esperança, que me conduziu durante todos esses anos, por um futuro ainda melhor.
São José de Ribamar, 07 de Abril de 2014
Luis Fernando Silva

domingo, 6 de abril de 2014

Proibida a entrada de menores de 18 anos no Rio Anil Shopping, sem a presença de pais ou responsáveis.


Shopping Rio Anil, emitiu nota, na tarde deste sábado 05/04, em cumprimentoordem judicial provisória expedida pela juíza auxiliar da 1ª Vara Cível da capital, Lívia Maria Costa Aguiar, que decide restringir a entrada e permanência de menores de 18 anos sem a presença do pais ou responsável no shopping. 

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, a medida é preventiva para o bem estar dos clientes, pois o fluxo de adolescentes está muito grande no local o que tem gerado tumulto. 

A liminar foi expedida após a solicitação dos lojistas para evitar danos graves ou irreparáveis às lojas em função de um evento, conhecido como “rolezinho”, marcado por adolescentes nas redes digitais para ocorrer nesse sábado nas dependências do estabelecimento. 

NOTA 

O Rio Anil Shopping esclarece que todas as medidas preventivas para garantir o bem estar de seus clientes, lojistas e colaboradores fora tomadas e serão cumpridas de acordo com determinação dasautoridades competentes.” 

Abaixo decisão da justiça que atende solicitação dos lojistas:
  

Por Domingos Costa - Blog