sábado, 29 de março de 2014

Prefeitura homenageia mulheres de destaque no município/ 1° Prêmio Mulheres Extraordinárias de Paço do Lumiar



A noite de sexta-feira (28) foi de homenagens e muita emoção para 11 mulheres luminenses e seus familiares, com a realização do I Prêmio Mulheres Extraordinárias, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUPL). O evento premiou mulheres que fizeram a diferença no ano de 2013, e que possuem uma trajetória de vida marcada por lutas, superação e trabalho desenvolvidos nos setores da educação, assistência social, incentivo à cultura, saúde, e no empreendedorismo.
O prefeito Josemar Sobreiro participou da premiação e ressaltou o papel da mulher na sociedade, como uma classe que não se define apenas de desempenhar funções do trato doméstico. "Elas têm, atualmente, representação importante no equilíbrio da economia do país, se destacando a cada dia em profissões que antes, apenas os homens poderiam desempenhar. Em nosso município, a exemplo, a maioria das secretarias são comandadas por mulheres, que estão contribuindo para o desenvolvimento da cidade com positivas intervenções de suas respectivas pastas”, citou.
A secretária da Mulher, Carla Sousa, frisou que o gênero deve ser respeitado em qualquer situação ou circunstância, e que o poder público tem atuado energicamente para que seus direitos sejam reservados. “A secretaria está com apenas 10 meses de atividades, realizando ações preventivas e desenvolvendo políticas de proteção às mulheres luminenes, com a oferta de cursos profissionalizantes e assistência social.”
Homenageadas - Recebeu a honraria, a professora universitária Honorina Maria Simões Carneiro; a professora e secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira; a culinarista e empreendedora, Angela Célia Carvalho Soares; a artesã e educadora, Gdmar Rodrigues Ribeiro; a folclorista, Ana Regina Ferreira Campelo; Delma Lúcia Silva, empreendedora; Maria do Carmo Pereira, agente de saúde; Maria de Fátima Nunes Silva, artesã e empreendedora; Orlete Mafra, vereadora; a secretária da Mulher, Carla Patrícia Oliveira Sousa, e a ex - quebradeira de coco babaçu, a senhora Antônia Ferreira Medeiros, representante os idosos do município.
"A festa foi linda, e a ideia de homenagear as mulheres que se destacaram dentro da nossa cidade foi admirável. Sinto-me valorizada, querida, e estou confiante que meus esforços por um mundo menos machista continuem a conquistar bons resultados para a humanidade”, enfatizou a homenageada Honorina  Carneiro.
Confira os vídeos da premiação, que aconteceu ontem [28/03] no auditório do Convento, no bairro Maiobão.
Prefeito Josemar Sobreiro:


Secretária Carla Sousa [Política para as Mulheres]:



Sec.Desenvolvimento Social, Ivone Sobreiro:



Vereador Wellington Sousa:



Sec.Cultura, Fernando Muniz:



Ver.Pres. Leonardo Bruno:



Empresária, Delma Lúcia:



Educadora, Gdmar Angela:



Demais homenageadas

Jovem de 20 anos, Diego Dias, morre em acidente na Estrada da Maioba. Acidente envolveu 2 motos e 1 Celta


Informações da Rádio Mirante AM com adaptações 

Diego Dias
Acidente envolvendo duas motos e um veículo Celta preto resultou na morte de Diego Dias, de 20 anos, morador do Maiobão. O caso aconteceu no início da manhã, por volta das 6h, na estrada da Maioba, nas proximidades do Jardim das Margaridas. Existem várias versões para as causas do acidente. Segundo informações de familiares da vítima, Diego estava em uma motocicleta de placa OJI-4851 e se dirigia para o Hospital São Domingos, onde trabalhava. Com o choque violento, ele acabou morrendo. O outro motoqueiro, que não teve a identidade divulgada, teve a perna quebrada e foi levado por uma ambulância da Samu para o hospital. O motorista do Celta, também envolvido no acidente, fugiu.

O trânsito ficou lento na região. Os parentes estão desesperados com a tragédia.

Secretária de Educação de Paço do Lumiar divulga nova lista de excedentes.


A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) convoca, por meio de nova lista, os candidatos excedentes do Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Docentes e Especialistas em Educação, para comparecerem nesta segunda-feira,31 de março, e no dia, 01 de abril, das 09:00h às 12:00h e das 14:00 à 17:00h, na UI Ministro Henrique De La Roque, no Maiobão, para que se proceda o provimento e lotação das vagas remanescentes. É necessária a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF). 

A Relação dos excedentes convocados nesta etapa e outras informações, estão disponíveis (Clique aqui no Edital).

#SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Prefeito de São José de Ribamar é entrevistado na Rádio Difusora-AM, programa Difusora em Debate com Laércio Júnior [2014]

O prefeito de São José de Ribamar - Gil Cutrim concedeu entrevista [28/03] ao Radialista Laércio Júnior da rádio Difusora-AM 680, Programa Difusora em Debate. Onde falou e respondeu as dúvidas dos moradores de São José de Ribamar.  Citou algumas localidades onde a prefeitura está atuando. "A Avenida Tancredo Neves está sendo reestruturada. Toda a sua extensão; da Ma - 201 até o Jardim Tropical. A Estrada da Mata, está com 60% dos trabalhos concluídos."

Destacou outras áreas de São José de Ribamar; Mata, Matinha, Cidade Alta. Falou que na próxima semana, no dia 05/04, as 10 hras, será assinada ordem de serviço, para trabalhos no Residencial Turiúba. Destacou ainda trabalhos que serão feitos em 10 ruas do Novo Cohatrac, em convênio com o Governo do Estado. Ainda, Alto do Itapiraco, Parque Araçagy e Cohabiano II.

CRÍTICAS

Sobre as críticas, mostrou-se tranquilo, relatando que são normais numa administração. Mas que tem umas que são positivas e outras negativas, pelo fato de nem todo mundo ser obrigado a 'gostar dele'. Citou como exemplo: "Se fazemos uma rua, as pessoas querem o quebra-mola; depois já vão reclamar que está tendo muito acidente, e assim por diante..."

JEITO DE TRABALHAR

Classifica-se como prefeito povão. Que olha nos olhos da população e não foge de explicações, e pressões da população. "Não devemos nada." disse Gil. detalhou que deve muito ao povo ribamarense pelo carinho que sempre teve com ele. Pretende fazer muito mais, reclamou da burocracia das administrações públicas, e do, segundo ele, curto tempo, que tem para fazer o que realmente precisa pela cidade; não deixou também, de ressaltar o relevante trabalho de Luís Fernando enquanto prefeito e secretário de Estado.

PROPAGANDA ENGANOSA?

Um ouvinte entrou no ar e falou que a administração de Gil Cutrim não passa de uma propaganda enganosa, que coloca placas de obras e depois elas somem. Mas que são publicadas na imprensa, pra dizer que o prefeito trabalha. O ouvinte citou como exemplo, placas na Maiobinha, na Rua João Damásio Pinheiro. "Tá só buraco e lama." Relatou o morador. 

Gil Cutrim chegou a desafiar, quem quer que seja, de isso seria verdade. Explicou que o grande problema da infraestrutura do Parque Vitória, seria a drenagem, o que acaba destruindo sempre a pavimentação. "A avenida vai ser duplicada." Afirmou o prefeito. Segundo o administrador de S.J.Ribamar, serão investidos 12 milhões na localidade. Ressaltou que as obras pararam devido a chuva mas que retomarão em breve, e que as licitações já estão em andamento.

O POVO NÃO TEM PACIÊNCIA!

Gil Cutrim falou que o povo não se sente feliz, na lama e na poeira. Isso depois que ouviu de moradores do Jardim Tropical toda a sua indignação. Um ouvinte de nome, André foi duro com o prefeito, disse que assim como ele pediu voto lá na comunidade, o mesmo deveria olhar mais por ela. 

"O Jardim Tropical tá abandonado, os carros estão andando na contra mão. Tá só cratera. Você tem secretários, tem vereadores, você não está só, como diz. Você ganhou voto aqui no jardim tropical." Disse o ouvinte.

Gil Cutrim respondeu: Que a comunidade não está esquecida, detalhou que a licitação já foi feita "o problema é que não podemos fazer esse trabalho durante o período das chuvas, já estamos atuando no Jardim Tropical, Vila Sarney Filho I." Segundo o prefeito, os problemas são de conhecimento da prefeitura, e os recursos são de origem de emenda parlamentar do Dep. Waldir Maranhão. O prefeito falou que tudo em administração pública necessita de planejamento, e isso causa falta de paciência na população. Relatou sua vontade de fazer muito mais do que, segundo ele, está sendo feito.

TAXA DE ILUMINAÇÃO

Moradores reclamam da taxa abusiva de iluminação em algumas comunidades de São José de Ribamar. Isso porque, eles reclamam que o serviço não está sendo de qualidade. Algumas ruas tem apenas um poste. Os moradores estavam desconfiados de que a arrecadação destinada ao serviço de iluminação não estava sendo direcionada para a melhoria. Fato que foi negado pelo  prefeito, que classificou a atual taxa como "Abusiva". relatou que o departamento jurídico da prefeitura já esta tratando do caso, que já vem desde o ano de 2005. Informou a população que eles podem reclamar dos serviços de iluminação, caso ocorra alguma problema, e que a empresa tem prazo para cumprir, caso contrário, será multada pela prefeitura. "Vamos reavaliar essa taxa." Afirmou Gil Cutrim.


TAXA DO ITBI. 

Diante de intensas reclamações da população, pedindo ressarcimento do seu dinheiro, Gil Cutrim afirmou que ele acontecerá, e precisará de parceria com a Câmara Municipal para isso. Falou que essa é uma questão direta com o Governo Federal. Deu como exemplo a casa das pessoas. No caso, se chegar mais pessoas na sua residência, automaticamente, o gasto aumentará.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Jornalista Dahlia Ferreira, desaparecida desde domingo [23/3] é encontrada morta; marido da jovem, Raphael Carvalho, recorre ao suicídio



Moradores acompanham a retirada dos corpos do casal.



A jornalista Dahlia Ferreira, desaparecida desde domingo, foi encontrada morta há poucos instantes em uma área do condomínio onde morava, no bairro Cohab, em São Luís. O corpo, que foi esquartejado e encontrado dentro de um saco, já está em putrefação. Existe a possibilidade de ela ter sido assassinada pelo próprio marido, Raphael Carvalho. 

Jornalista Dahlia Ferreira
Logo depois do achado do cadáver da jovem, Raphael Carvalho decidiu recorrer ao suicídio por enforcamento. Neste momento, o delegado Jefrey Furtado, da Delegacia de Homicídios está se dirigindo ao local onde foi achado o corpo da jornalista e onde está o corpo de Raphael Carvalho.
Raphael Carvalho recorreu ao suicídio
Logo depois do desaparecimento de Dahlia Ferreira, que teria ido à praia, no último domingo pela manhã, Raphael Carvalho lamentou o desaparecimento da jovem, em sua página no facebook.
Lamento de Raphael no facebook

Mais detalhes:

Mais detalhes do assassinato da jornalista Dhalia Ferreira e do suicídio do marido dela, Raphael Carvalho

Entrevista com o delegado Jefrey Furtado 
Somente por volta de 15h os peritos do ICRIM concluíram os trabalhos no apartamento onde foi encontrado o corpo de Raphael Carvalho Machado, que recorreu ao suicídio por enforcamento, depois que vizinhos descobriram o corpo da esposa dele, a jornalista Dhália Ferreira, esquartejado e jogado dentro de um saco em uma lixeira dos fundos do condomínio em quem moravam, na Rua do Livramento, na Forquilha.

Dahlia foi esquartejada
Dhalia Ferreira estava desaparecida desde domingo, quando teria saído de casa, às 7h da manhã, com destino à praia. A partir daí, não deu mais notícias. Familiares e amigos deflagraram uma campanha nas redes sociais para tentar localizar a jovem. O próprio marido, Raphael, fez apelos pelas redes sociais e participou das buscas à jovem.

No entanto, por volta de 9h da manhã desta quinta-feira(27), moradores do condomínio sentiram um odor forte vindo de um corredor nos fundos, onde é colocado o lixo. Pelas informações, o portão nunca ficou trancado no cadeado, mas, no domingo(23), Raphael resolveu trancá-lo. Incomodados com o mal cheiro, moradores foram ao apartamento de Raphel pedir a chave do cadeado. Como Raphael disse que não sabia das chaves, os moradores decidiram arrebentar o cadeado. Sabendo que tudo seria descoberto, Raphael se trancou no apartamento e recorreu ao suicídio. Sabia que o achado do cadáver iria incriminá-lo. Depois de encontrarem o corpo em um saco, os moradores voltaram e encontraram o apartamento trancado. Arrebentaram o cadeado do portão e arrombaram a porta e se depararam com o corpo de Raphael pendurado em um fio.
 
Raphael Carvalho se suicidou
Amigos e vizinhos disseram que estavam surpresos, pois o casal tinha um relacionamento muito bom e que, aparentemente, Raphael não teria motivos para assassinar a esposa. 

“Era amiga do casal desde que chegaram aqui. Dhalia tinha toda a liberdade, de sair sozinha, sem ser incomodada pelo marido. Ele também tinha muita liberdade. Ele não tinha motivos para cometer esse crime. Agora mesmo, ele ajudou a confeccionar cartazes para uma manifestação. Estou chocada. Em momento algum, depois que ela desapareceu ele demonstrou alguma coisa que fizesse com que se levantasse alguma suspeita dele”, disse uma amiga de Dhalia identificada como Gardênia.



Há suspeitas que, depois de matar a jovem, Raphael tenha retirado as vísceras e jogado fora em outro local. Suspeita-se que tenham sido as vísceras encontradas em um saco plástico jogadas em uma praia de São Luís.
Dahlia com o pai, Walderino Mendes

Dhalia Ferreira era responsável pelo gerenciamento da empresa do pai, a MS Souza, localizada abaixo dos apartamentos do condomínio em que morava. Raphael Carvalho, pelas informações de amigos, trabalhava em uma lanchonete da mãe dele, no Maiobão.


O achado do corpo de Dhália Ferreira, seguido do suicídio de Raphael, chamou a atenção de dezenas de moradores da Forquilha/Cohab que se aglomeraram na Rua do Livramento, nas proximidades do condomínio, para acompanhar os trabalho de remoção dos corpos.

Lamentavelmente, o pai de Dahlia recebeu a informação do assassinato da filha no momento em que estava velando o corpo da mãe dele, em Itapecuru-Mirim.



Vídeos sobre o caso:

Vídeo: perícia diz que Dahlia não foi esquartejada no apartamento.



 A perícia criminal encontrou objetos durante visita ao apartamento do casal Dahlia Ferreira e Raphael Carvalho e na lixeira do condomínio onde moravam. De acordo com o diretor do Instituto de Criminalística do Maranhão, Carlos Henrique Roxo, foram encontrados alguns materiais que já foram encaminhados para o laboratório. Uma faca foi levada para a coleta de impressão digital, além de um balde e uma serra de arco também usados para fazer o corte dos membros da vítima. 

O material recolhido está sendo analisado e a expectativa é que o laudo saia em trinta dias. Logo após, o resultado será encaminhado para a Delegacia de Homicídios, que investiga o caso. No apartamento foram encontrados os elementos que Raphael pode ter utilizado, mas a perícia descarta que a vítima tenha sido esquartejada no local. Com a aplicação da substância luminol a perícia não encontrou vestígios de sangue ou indícios de que ele tenha lavado o local. Sobre relação entre os órgãos da jovem e os encontrados na praia do Meio, em São José de Ribamar, esta semana ele descartou que sejam os mesmos. “Foi descartada. Inclusive, parte dos órgãos da vítima foram encaminhados ao laboratório para fazer exames toxicológicos para saber se a vítima foi envenenada ou se usou alguma substância”, afirmou. 

Vídeo: polícia identifica sangue de Dahlia em apartamento


Peritos identificaram vestígios de sangue, com ajuda do componente luminol, na quitinete onde o Rafael Carvalho e Dahlia Natália Ferreira da Silva moravam, no bairro da Cohab. A polícia não tem mais dúvidas de que foi Rafael quem matou a companheira e que tirou a própria vida com a descoberta do corpo pela policia.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Campelo vai botar Alderico contra a parede mesmo? cadê o RIT?

Os vereadores que mais travam discussões acaloradas na Câmara agora, ou em breve, frente a frente. É que o líder de governo encontrou uma forma de enquadrar Campos. 

Protocolou na casa, um REQUERIMENTO - N° 003/2014, onde deseja apreciar as contas do então presidente da Câmara.

...Solicito a Vossa Excelência que seja submetido o presente Requerimento para apreciação do Plenário, e se aprovado seja disponibilizado ao vereador requerente [Campelo] e a Comissão de Constituição e Justiça, RIT-Relatório de Inspeção Técnica, do vereador Alderico Jefferson Abreu da Silva Campos, referente ao ano de 2009 a 2012.

Senhor presidente/ Paço do Lumiar-Ma 25 de Fevereiro de 2014...

Ver.Marcelo Portela preocupado com a segurança do povo de Paço, propõe - PROJETO DE LEI QUE PROÍBE O USO DE CELULAR E SIMILAR NAS DEPENDÊNCIAS DESTINADAS À PERMANÊNCIA DO PÚBLICO USUÁRIO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS PÚBLICAS E PRIVADAS, E DAS OUTRAS INSTITUIÇÕES ASSEMELHADAS.

Segundo o parlamentar, e as constantes matérias relatando assaltos em agências bancárias, que ocorrem justamente, pelo fato, de a vítima, ser observada pelos bandidos, e avisadas do lado de fora, por ligações ou sms. Esses alarmantes índices preocuparam Portela, e seus colegas que o apoiaram na 'brilhante inciativa' disseram os parlamentares.

SEC. DE CULTURA DE PAÇO DO LUMIAR - "Alguns pessimistas dizem que é uma secretaria apagada." diz Ver.Miguel

O vereador usou a tribuna da Câmara para ressaltar a atuação do secretário Fernando Muniz, sendo corroborado pelo presidente da casa Leonardo Bruno. Miguel falou sobre os eventos realizados pela secretaria, e destacou os que ainda acontecerão. "Muitos pensam que é só carnaval, São João..." Detalhou o parlamentar que ocupa a vaga deixada [até então] pelo vereador Charuto.

Tratou ainda do problema de infraestrutura no Lima Verde. Pediu providências ao prefeito municipal.

Itaparandi com os olhos voltados para a educação - INDICA A CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR

Em Março de 2013, o vereador pediu a criação da Biblioteca. Agora, em Março de 2014, continua nessa luta pelos jovens do município. "Nosso povo não tem onde fazer pesquisas". 

Disse que pediu a Secretaria de Juventude, mas enfatiza que esse jovem não tem onde fazer essa pesquisa. "Temos apenas uma biblioteca do Estado". [Itaparandi em 2013]

Outras reivindicações do parlamentar: 


Indicação n° 92/ 2014


PAVIMENTAÇÃO DA RUA PRINCIPAL DO BAIRRO LUÍS FERNANDO

Indicação n° 93/ 2014

PAVIMENTAÇÃO DA COMUNIDADE NOVA JERUSALÉM 

Indicação n° 94/ 2014

PAVIMENTAÇÃO DA RUA 117 DO CONJ.MAIOBÃO

Indicação n° 95/ 2014

RECUPERAÇÃO DA AV-03 DO CONJ.MAIOBÃO

Prefeito - "Josemar se esforça para trazer obras importantes junto ao Governo do Estado." Diz Ver.Leonardo Bruno



Outras indicações:

INDICAÇÃO N° 114/ 2014 LEONARDO BRUNO - PPS

INDICA AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL QUE ENVIE A CÂMARA PROJETO DE LEI, CRIANDO O CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO.

Wellington Sousa [PSB] luta pela - CONSTRUÇÃO DA CASA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE PAÇO DO LUMIAR, INSERÇÃO DE LIBRAS NAS ESCOLAS ENTRE OUTRAS

O vereador propôs ao Executivo, tendo em vista a dificuldade latente, de cuidar das crianças e adolescentes do município A CONSTRUÇÃO  DA CASA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTEIndicação n° 116/ 2013

Falou de seu intenso apoio, e ressaltou a importância do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar. Relatou que o conselho tem a administração Municipal como parceira. "O prefeito Josemar e a secretária Ivone, estão sempre ao lado do Conselho."

Outras Indicações:

Indicação n° 103/ 2014

INSERIR EXPERIMENTALMENTE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, EM PELO MENOS UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL.

Indicação n° 101/ 2014

CENTRO PERMANENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS EVENTOS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO. 

Indicação n° 102/ 2014

CONSTRUÇÃO DO CANTEIRO CENTRAL DA AV-14 DO MAIOBÃO.

Indicação n° 117/ 2014

PEDE AO EXECUTIVO A LIMPEZA COM MÁQUINAS ROÇADEIRAS DAS RUAS E AVENIDAS DO RESIDENCIAL DAS ORQUÍDEAS I E II.

Indicação n° 115/ 2014

PEDE A RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA DA RUA 106, DO CONJ.MAIOBÃO.

#BRASÍLIA - Condenado, deputado Asdrubal Bentes renuncia ao mandato


Decisão se deu antes de Câmara decidir sobre processo de cassação.
Parlamentar disse que objetivo é 'evitar constrangimento' aos colegas.

Felipe Néri e Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
92 comentários
O deputado Asdrubal Bentes com a carta de renúncia nas mãos (Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)O deputado Asdrubal Bentes com a carta de renúncia nas mãos (Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)
O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a três anos, um mês e dez dias de prisão, renunciou nesta quarta-feira (26) ao mandato parlamentar. Segundo ele, a decisão foi tomada para “evitar constrangimento” para os colegas parlamentares na hipótese de decidirem pela eventual manutenção do seu mandato. “Renuncio para preservar a imagem deste poder e também os meus companheiros, que certamente serão alvo de muita pressão”, declarou Bentes. A renúncia foi formalizada com a comunicação feita ao plenário pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), depois de receber a carta em que o deputado informou que desistia do mandato (leia a carta de renúncia ao final desta reportagem).
O anúncio foi feito antes de a Mesa Diretora da Câmara iniciar reunião para decidir sobre a abertura de processo de cassação contra ele. Se a mesa iniciasse a reunião e instaurasse o processo, Bentes não poderia mais renunciar. Depois que a renúncia for publicada no "Diário Oficial da Câmara", o salário e os benefícios do parlamentar serão cortados e ele terá prazo de 30 dias para deixar o apartamento funcional em Brasília. De acordo com informação da secretaria da Mesa Diretora da Câmara, o primeiro suplente é Luiz Otávio (PMDB-PA). Se por algum motivo ele não tomar posse, o segundo suplente é Catarino Ribeiro de Lima (PMDB-PA).
PMDB

Questionado se houve pressão do PMDB para a renúncia, Bentes negou e disse ter recebido “o maior apoio” do presidente nacional do partido, o senador Valdir Raupp (RO), e do presidente regional, senador Jader Barbalho (PA).
Segundo ele, a decisão pela renúncia foi tomada após conversas com familiares, amigos e as lideranças do partido. “Só então decidi tomar essa decisão, que é dolorosa, difícil, mas que para mim não abate”, disse. Apesar de ter renunciado, o parlamentar não quer se desfiliar da sigla. Com seis mandatos na Câmara, Asdrubal Bentes afirmou que “o povo” do seu estado vai decidir se ele continua na política. “Eu voto em mim com certeza, mas quem decide no futuro é o povo, se me quer na política”, declarou. Ele pretende solicitar à Justiça o cumprimento da prisão domiciliar em Marabá, no Pará, seu domicílio eleitoral. Bentes também afirmou que atuará como advogado enquanto cumpre a pena. “Claro [que vou advogar]. Vou viver de quê, minha filha?”, respondeu à jornalista após ser questionado se voltará trabalhar como advogado.
Prisão decretada

Asdrubal Bentes teve a prisão decretada nesta segunda (24) pelo STF e se apresentou ao juiz Nelson Ferreira Júnior, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do Distrito Federal (Vepema-DF). O magistrado suspendeu o mandado e informou ao parlamentar que ele cumprirá a pena em casa – como a condenação foi inferior a quatro anos, a pena teria de ser cumprida em regime aberto. Bentes poderá trabalhar durante o dia, mas terá de se recolher à casa dele entre 21h e 5h. O peemedebista foi condenado em 2011 pelo STF por esterilização cirúrgica irregular de mulheres. Na última quinta (20), os ministros do tribunal rejeitaram os últimos recursos contra a decisão. Bentes voltou a negar que tenha atuado para a realização de cirurgias de laqueadura. “Em nenhum momento encaminhei algum pedido de cirurgia de laqueadura”, declarou.
Inelegibilidade

Embora tenha sido condenado pelo STF, órgão colegiado de última instância na Justiça, ainda existe dúvida jurídica quanto ao período em que Bentes ficará inelegível. Pela Lei da Ficha Limpa, ele ficaria impedido por oito anos após o cumprimento da pena de três anos. O crime pelo qual foi condenado, porém, não se enquadra na lei. Mesmo assim, a própria condenação, que suspende os direitos políticos, pode ser interpretada como uma das condições da Ficha Limpa para a inelegibilidade. A questão, segundo advogados consultados pelo G1, pode parar novamente nos tribunais. Ainda na terça, Bentes voltou a dizer que é inocente da acusação e afirmou que tem a "consciência absolutamente tranquila". "Tenho solidariedade generalizada, principalmente do povo da minha terra. Essas coisas acontecem, passam."
Seis condenados

Asdrúbal Bentes é o sexto deputado federal em exercício que o STF mandou prender desde 1988. O primeiro foi Natan Donadon (sem partido-RO), em agosto de 2013. Ele havia sido condenado por peculato e formação de quadrilha. Em novembro do ano passado, a Suprema Corte determinou a prisão de José Genoino (PT-SP), condenado por corrupção ativa no mensalão. Pelo mesmo processo, em dezembro, foram presos Valdemar Costa Neto (PP-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Já em fevereiro deste ano o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) também passou a cumprir pena no Complexo Penitenciário de Papuda, nos arredores de Brasília.

#BRASÍLIA - Graça Foster vai ao Senado no dia 8 e Lobão no dia 15, anuncia líder do PT

Presidente da Petrobras e ministro vão explicar compra de refinaria.
Senadora Gleisi Hoffmann discursou no plenário em defesa de Dilma.

Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília
91 comentários
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse nesta quarta-feira (26) que acertou as datas nas quais a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, darão explicações à Casa sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), suspeita de superfaturamento. A chefe da estatal participará de audiência no próximo dia 8 e o ministro no dia 15, segundo o parlamentar.
Nesta terça-feira (25), a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização e Controle e a Comissão de Assuntos Econômicos aprovaram convite para que Lobão e Foster prestem esclarecimentos sobre a compra por US$ 1,18 bilhão da refinaria. A transação se tornou alvo de investigações do Tribunal de Contas da União, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal devido ao alto valor da aquisição; em 2005, a usina fora comprada por US$ 42,5 milhões (saiba mais ao lado). As duas comissões ouvirão as autoridades em sessão conjunta. "Eles confirmaram que vêm. A presidenta Graça Foster aceitou a sugestão do dia 8, o ministro Lobão, dia 15", informou o líder petista.
Costa, que critica a eventual criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso, disse que as comissões "terão toda a liberdade" para indagar Foster e Lobão sobre a transação. Costa disse ter “absoluta certeza” de que a presidente da Petrobras e o ministro vão esclarecer “quaisquer dúvidas”.
Os partidos de oposição começaram na última terça-feira a recolher assinaturas para o requerimento que cria uma comissão mista de investigação. São necessários 171 nomes na Câmara e 27 no Senado. Humberto Costa disse que o PT “fechou questão” sobre o assunto. Para o partido, “nada adiantará a instalação de uma CPI ou de uma CPMI para investigar a Petrobras, a não ser para a disputa que a oposição pretende fazer e que por isso busca desesperadamente um palco para fazê-lo”, segundo informou o senador pernambucano. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil, apoiou o discurso em plenário feito pelo colega petista. A parlamentar saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff, com quem trabalhou nos três anos em que chefiou o ministério.
“Eu trabalhei por quase três anos com a Presidenta Dilma e sou testemunha do seu caráter, da sua retidão, mas, principalmente, da sua competência e dedicação ao serviço público. Ao contrário do que estão dizendo por aí, foi a própria Presidenta Dilma, correndo o risco de receber críticas, quem veio a público e disse que tinha tomado uma decisão com base em relatório e parecer falho”, declarou Gleisi.

BUMBA BOI DA MAIOBA, NESTE SÁBADO NA VILA PALMEIRA, AS 10 DA NOITE.


#Baixada - ATENÇÃO MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE! PREPARE-SE PARA O CURSO SOBRE "JULGAMENTO DAS CONTAS DO PREFEITO PELA CÂMARA MUNICIPAL" NOS DIAS 02 E 03 DE ABRIL EM TURILÂNDIA. CORRA E FAÇA SUA INSCRIÇÃO,VAGAS LIMITADAS! As inscrições para o curso podem ser feitas no hotel Turi Plaza, próximo à Prefeitura de Turilândia; nas Rádios Rio Turiaçu e FM Sucesso em Santa Helena. Pelo fone 8211-3000, tratar com Kilmer e pelos fones 3255-0630 e 8847-8469, tratar com Nayra.




#BRASÍLIA - Câmara aprova cota de 20% para negros na administração federal

26/03/2014 21h06 - Atualizado em 26/03/2014 21h40

Proposta do governo não inclui vagas no Legislativo e no Judiciário.
Texto terá de ser votado no Senado antes de ir à sanção presidencial.

Felipe Néri e Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
101 comentários
Deputados comemoram aprovação de projeto que estabelece cota de 20% das vagas para negros na administração federal (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)Deputados comemoram aprovação de projeto que estabelece cota de 20% das vagas para negros na administração federal (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos. O texto, que tramita em caráter de urgência desde novembro de 2013, é de autoria do governo federal e ainda precisa de aprovação do Senado antes de seguir para sanção presidencial. A proposta limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos. De acordo com o texto, a reserva de vagas vale em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil. O projeto não estende as cotas para os poderes Legislativo e Judiciário.
Pela proposta, a reserva será oferecida sempre que o concurso oferecer mais de três vagas. Poderá concorrer pelo sistema de cotas o candidato que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição do concurso. Na justificativa do projeto, o governo argumenta que a matéria é uma “política afirmativa” necessária para solucionar o problema da subrepresentação de negros e pardos no serviço público federal.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), militante pelos direitos dos negros, afirmou em plenário que há desconhecimento da Constituição por parte daqueles são contrários às cotas e às ações afirmativas. Para a parlamentar, é preciso promover a “convivência fraterna" junto a diferentes etnias que compõem o Brasil. “Eu sou uma negra. Não vou fazer nenhum discurso técnico. Quero apenas falar do sentimento de nós, negros, maioria nesse país [...]. As cotas dos não negros, sempre convivemos com elas, porque não foram para a escola os nossos filhos, não foram para a universidade os nossos filhos. Eles não tiveram nenhum cargo que pudéssemos achar que é um cargo digno do seu conhecimento. Essa é a cota com a qual nós convivemos”, declarou.
O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), autor de voto em separado contrário ao texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), disse que toda a proposta da reserva de vagas no serviço público é inconstitucional, por não obedecer o princípio da isonomia, que garante direitos iguais a todos os cidadãos. Segundo o parlamentar, a proposta vai contra a meritocracia. “Já existe cota racial para entrar na universidade, quando é feito um nivelamento intelectual que põe todos em pé de igualdade. Para que criar uma nova cota no serviço público se houve oportunidade para formação universitára?”, questiona Rogério.
De acordo com o relator da proposta na CCJ, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), as vagas no Legislativo e no Judiciário não foram incluídas no projeto por dependerem de decisões próprias de cada poder. "Para o Legislativo, caberia às mesas diretoras da Câmara e do Senado propor. No caso do Judiciário, cabe ao Supremo Tribunal Federal mandar o projeto", disse. O relator disse, ainda, acreditar que o país está preparado para a proposta. "Eu acho que o Brasil já aprovou lei de cotas tardiamente. Os Estados Unidos fizeram logo no pós-Segunda Guerra Mundial ações afirmativas de cotas. É uma medida que é importante de aprovar, e esta é a hora", completou