sexta-feira, 21 de março de 2014

É HOJE, FELIPÃO, EX-FORRÓ MORAL, pregando a palavra de Deus no Paranã. - Na Igreja Batista Nacional. As 19 horas. [Próx. ao Farroz]


Dilma diz que Luis Fernando é um candidato preparado

Política 



Secretário Luis Fernando Silva em bons momentos de conversa com a presidente Dilma
Secretário Luis Fernando Silva em bons momentos de conversa com a presidente Dilma
A presidente Dilma Rousseff surpreendeu a todos os presentes que estavam durante a inauguração da fábrica da Suzano em Imperatriz, quando elogiou o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, durante a solenidade.
Dilma disse que Luis Fernando é um candidato preparado para o Governo do Maranhão e um dos técnicos mais eficientes que ela já conheceu.
Após a inauguração, chamando Luis Fernando de “companheiro”, Dilma garantiu que o PT fortalecerá a coligação com o PMDB para a vitória em outubro deste ano no Maranhão.
Nunca durante sua gestão na presidência da Embratur, Flávio Dino recebeu um elogiou da sua ex-chefe, Dilma Rousseff.

Hoje, Ayrton Senna faria 52 anos! A lembrança do piloto vencedor e que deu tantas alegrias para o povo brasileiro é eterna.


Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado hoje sexta-feira 21 de Março 2014


Nesta sexta-feira, 21, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21. A Síndrome é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.

Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:

* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;

* Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;

* Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.

Diagnóstico

Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal para avaliar a translucência nucal pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostra do vilo corial.

Depois do nascimento, o diagnóstico clínico é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos), que também ajuda a determinar o risco, em geral baixo, de recorrência da alteração em outros filhos do casal. Esse risco aumenta, quando a mãe tem mais de 40 anos.

Tratamento

Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.

Recomendações

* A notícia de que uma criança nasceu com síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de tempo para aceitá-la do jeito que é, e adaptar-se às suas necessidades especiais;

* A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança com síndrome de Down. Empenhe-se nessa tarefa, mas procure levar a vida normalmente. Como todas as outras, essa criança precisa fundamentalmente de carinho, alimentação adequada, cuidados com a saúde e um ambiente acolhedor;

* O ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagir com os colegas e professores. Em certos casos, porém, o melhor é frequentar escolas especializadas, que lhes proporcionem outro tipo de acompanhamento;

* O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e algum comprometimento intelectual não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a essas crianças. 

Data

O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down porque quem tem a Síndrome tem três cromossomos no par de número 21.

(Fonte: Dr. Drauzio Varella)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Estão abertas as inscrições para nova edição do Parlamento Jovem



A Câmara dos Deputados abriu inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho legislativo. O evento será realizado entre 21 e 26 de setembro nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e nos plenários das comissões da Câmara. As inscrições podem ser feitas até 23 de maio.
O programa – que mantém uma fanpage  no Facebook –  é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, é preciso elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.
Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto com a proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores do programa nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção.
Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado é proporcional ao número de deputados de cada um deles. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.
A primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu em 2004. Em 2013, a décima edição alcançou recorde de inscrições, chegando a 1.631 projetos de lei encaminhados por estudantes de todo o País.

SERVIÇO
11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Inscrições: de 17 de março a 23 de maio
Evento: de 21 a 26 de setembro, na Câmara

José Costa se reúne com secretária de Ciência e Tecnologia de Paço do Lumiar Luciana Oliveira.

"Viemos aqui solicitar apoio da secretaria para desenvolvermos a ciência e tecnologia em nosso município. Temos carência na área de ensino tecnológico e vislumbramos na Univima, uma importante ferramenta de capacitação profissional", destacou Luciana Oliveira.


Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa recebeu nesta terça-feira (18) a secretária de Ciência e Tecnologia de Paço do Lumiar, Luciana Oliveira. A gestora municipal estava acompanhada dos assessores Max Guerra (Planejamento) e Márcia Santos (Técnica). O objetivo da visita foi solicitar do Governo do Estado auxilio para o fomento da ciência e tecnologia para o município.
O assessor de Planejamento do município de Paço do Lumiar enfatizou a importância de contar com o apoio da Sectec para o desenvolvimentos das políticas de fomento à ciência naquele município. "Temos como referência o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Estado, através da Sectec, porque sabemos que o fomento da ciência e tecnologia possibilita o desenvolvimento sustentável da sociedade", pontuou Max Guerra.

A previsão é que o município receba a estação da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) até o segundo semestre, o que irá possibilitar que Paço do Lumiar participe da segunda etapa de 2014 dos cursos de qualificação do Maranhão Profissional/Univima.

Fonte. O Imparcial

Empossado Conselho de Cultura de Paço do Lumiar


Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar foram empossados nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Josemar Sobreiro. O Conselho tem por objetivo participar ativamente dos projetos e decisões sobre o desenvolvimento da cultura no município. O novo conselho de Paço do Lumiar tem como principal responsabilidade trabalhar as resoluções deliberadas durante a 2ª Conferência da Cultura de Paço do Lumiar.  
O conselho vai trabalhar, de imediato na aprovação do regimento interno e no calendário cultural, para depois começar a pensar no São João 2014. Os membros empossados são representantes da sociedade civil e do poder público, e farão parte do conselho pelo biênio 2014-2015.  
Conselheiros:
Poder Público: Vicente Prazeres, Graça Privado, João Pinheiro, Gilson Antonio, Maria do Carmo, João Antonio, Orlete Mafra, Itaparandi.
Sociedade Civil: Lunice Alves, João Francisco, Maria das Mercês, Ronilson Botelho, Carlos Magno, Clayton Collins, Rosinelia Ribeiro, Arnoilton Costa.
Fotos: Hamilton Jr.

POEMA TERRA TÃO LINDA - PAÇO DO LUMIAR de Clayton Collins em TIMBUBA (TIMBAÚBA)


POEMA TERRA TÃO LINDA - PAÇO DO LUMIAR
De Clayton Collins

É uma terra tão linda, que nem sei por onde começar.
Mas é um lugar de gente humilde, que tira o sustento do mar.
Aqui tem solo fértil, tudo que planta, dá.
Estou falando da nossa terra - PAÇO DO LUMIAR.
Você fica tão fascinado e sem entender,
que o cheio desse lugar, toma conta do seu ser.
Intrigado, quer perguntar, quer interagir.
Ninguém sabe muito, mas tenta te divertir.
Conta suas histórias, seus desafios, e algumas desilusões.

Mas esse povo é guerreiro, é lutador, e tem lá suas razões.
Pra sofrer tanto, ser despejado, ser humilhado;
Passando por tudo isso, o coração fica despedaçado.
Mas é nesse momento, que junta forças pra rir.
E o poder de Deus, começa a nos dirigir.
O milagre então acontece,
e todos os anjos, escutam a nossa prece.
Nem uma plantação, nem um lar pode cair,
essa terra é tão linda, não deixará de existir.

Ha! Paço do Lumiar, tenha a certeza que beleza tu tem.
Identidade única, que não perde pra ninguém.
Muitos sem coração já te maltratou.
Ao contrario deles, muitos só te amou.
E vão continuar a te amar, pois esse é nosso pedacinho de terra, chamado - PAÇO DO LUMIAR.
Muitos se foram, mas muitos ainda vão ficar,
Pra cuidar de ti ó grande mãe, e nunca te desamparar.

Show Mc Guime em São Luís/ 29 de Março 2014


Atualizado em 20/03/2014 

Show MC Guimê em São Luís
SLZ Music Festival 2014
Dia 29 Março de 2014 - Sábado às 22h00
Onde: Patrimônio Show

Sobre o Artista:

Guilherme Aparecido Dantas, mais conhecido como MC Guimê, é um cantor e compositor de funk ostentação brasileiro,  diferente do funk tradicional que falava sobre as comunidades pobres, o MC Guimê em suas músicas fala sobre carro, roupa de grife, perfume importado, dinheiro e jóias. Ganhou uma grande notoriedade com as músicas, "Tá Patrão" e "Plaque de 100", com o videoclipe da música "Plaque de 100", foi um dos clipes musicais mais visto em 2012 com mais de 30 milhões de acessos no YouTube.

Atrações:
DJ Gabiru
Swingart

Presença Vip:
Modelo Bianca Anchieta

Preço dos Ingressos: 

Arena Pista -  R$ 40,00
Frontstage VIP - R$ 80,00

Pontos de Venda:
Lojas Combate SLZ
Dringresso.com.br

Meia-Entrada para Estudantes:
Dia 16 de Março 2014 - Domingo
Horário: 10 da manhã
Onde: Combate Suplementos - Posto da Lagoa

Telefone - Informações:
(98) 3235-0001
(98) 9152-8307

Realização:
Gajo Entretenimento

UFMA abre inscrições para o 4º Maranhão de Vídeo de Bolso

O 4º Maranhão Vídeo de Bolso está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de abril. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão, o festival vai rolar nos dias 15 e 16 de maio deste ano, no Espaço Ímpar, sede dos Diários Associados (Renascença, atrás do Tropical Shopping) e premiará a originalidade, criatividade e qualidades, técnica e artística dos realizadores concorrentes. A premiação geral é de R$ 9 mil reais. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no hotsite do festival: www.cultura.ufma.br/4videodebolso.

SENADO - Sessão especial marca o Dia da Síndrome de Down

Antes da homenagem em Plenário, direitos e políticas públicas serão debatidos em audiência interativa da Comissão de Direitos Humanos, com participação aberta pela internet e por telefone

Crianças com a síndrome podem ter desenvolvimento intelectual considerável Foto: Arthur Monteiro
O Plenário promove hoje, às 12h, sessão especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). A iniciativa é de Wellington Dias (PT-PI), Renan Calheiros (PMDB-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ) e outros senadores. Devem participar da solenidade a coordenadora-geral do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, além de representantes de várias entidades ligadas ao tema.
Antes do Plenário, às 8h30, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) faz audiência interativa para debater direitos e políticas públicas para pessoas com Down.
Na sessão especial do Plenário, estarão presentes o diretor do filme Colegas, Marcelo Galvão, o produtor Marçal Souza, os três protagonistas do filme, Ariel Goldenberg (Stallone), Rita Pokk (Aninha), Breno Viola (Márcio) e outros profissionais da produção.
Colegas é uma comédia que mostra três jovens amigos com síndrome de Down, apaixonados por cinema, que resolvem fugir do instituto no qual viviam em busca de sonhos: Stallone quer ver o mar, Márcio deseja voar e Aninha quer se casar. Eles partem do interior de São Paulo para Buenos Aires e envolvem-se em situações inusitadas.
Após a sessão especial, será aberta oficialmente a exposição Lucio, Arteiro, Artista, Lúcido Pintor, de Lucio Piantino, jovem artista brasiliense com Down. A exposição já pode ser visitada no Salão Branco do Congresso, mais conhecido como Chapelaria, até amanhã.
Articulação brasileira
Instituído pela ONU a partir de 2006, o Dia Internacional da Síndrome de Down só foi aprovado pela Assembleia Geral da ONU depois de articulação do governo e de parlamentares brasileiros. A comemoração foi proposta pela Associação Internacional da Síndrome de Down e é uma referência à trissomia no cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA, devido a uma separação incomum dos cromossomos 21 herdados dos pais. A criança nasce dotada de três cromossomos (trissomia) 21, e não dois, como o habitual.
A denominação vem do sobrenome do médico inglês John Langdon Down, que, em 1866, fez as primeiras observações sobre o grupo, abrindo espaço para estudo.
A síndrome não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. A alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas peculiares.
O portador da síndrome pode ter um desenvolvimento intelectual considerável em várias áreas do conhecimento.
A inclusão social melhora a qualidade de vida, por isso a importância de crianças com a síndrome poderem frequentar escolas comuns.

Comissão quer explicação sobre aumento abusivo no preço de combustíveis


19/03/2014 16:57:40 - Assecom / Bira do Pindaré

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) é novamente o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A primeira medida do parlamentar enquanto Presidente da Comissão será na reunião de instalação, na próxima quarta-feira (26), às 8h0.

Para a reunião será convidado o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis para que ele explique a razão do aumento de combustível em São Luís.

O socialista espera que o presidente do Sindicato justifique o aumento abusivo do preço da gasolina nos postos de combustíveis de São Luís. Bira também quer saber como a gasolina na ilha pode ser mais cara que em Teresina, capital do Piauí.

“Eu tive o cuidado de verificar quanto está sendo o preço da gasolina, em Teresina, por incrível que pareça, lá é mais barato do que aqui. E o que explica isso se o combustível vai daqui para lá? Atravessa toda linha de trem de São Luís até Teresina para abastecer os postos de lá, mas o combustível, em Teresina, é mais barato do que aqui. O que explica isso?”, questionou Bira.

Manoel Ribeiro disse que a vaga de candidato ao Senado Federal é do PTB


19/03/2014 16:03:45 - Nice Moraes / Agência Assembleia

O deputado Manoel Ribeiro (PTB) afirmou na sessão desta quarta-feira (19) que o seu partido não vai abrir mão da disputa para o Senado Federal, caso a governadora Roseana Sarney desista da sua candidatura.

Ele enfatizou que o PTB terá candidato ao Senado ou então vão ter que conversar, mas que não aceitará imposição. Manoel Ribeiro, que disse que é um homem sério, de diálogo, que nunca traiu ninguém e que sempre teve posições firmes, afirmou também que ficou surpreso com a indelicadeza do presidente do PMDB, Remi Ribeiro, impondo que a vaga é do PMDB.

“Pois fiquem sabendo que a vaga é do PTB, que é um partido sério, de homens independentes e que tem um dos políticos mais antigos em mandato no Maranhão, que sou eu e o senador Epitácio Cafeteira, não é o senhor Remi Ribeiro que teve um mandato relâmpago e agora quer impor dizendo que é o PMDB [que vai indicar o candidato ao Senado]. O PTB tem candidato, queira seu Remi Ribeiro ou não, ensaiando o deputado Gastão Vieira, ensaiando o suplente de senador Edison Lobão Filho”, garantiu Manoel Ribeiro.

Já o deputado Stenio Rezende (PRTB) disse que respeita a opinião de seus colegas que defendem a vaga do Senado para os seus partidos, como por exemplo, Manoel Ribeiro e Hélio Soares, porém defende que o assunto tem que ser tratado por todos os partidos da base de apoio a governadora Roseana Sarney, a exemplo do PR, PRTB, PSD, PMDB e o DEM.

“É assim que eu acho que possa nascer uma candidatura competitiva para Senado, caso a governadora não venha a disputar, por que eu entendo que o melhor nome para disputar essa vaga sem dúvida nenhuma, é Roseana Sarney, que tem com o nome mais consolidado no Estado do Maranhão, não desmerecendo os outros, inclusive da oposição, mas a Roseana tem musculatura política para ganhar as eleições com até certa tranquilidade”, enfatizou Stênio Rezende.

ROMPIMENTO

Stênio Rezende também demostrou preocupação em relação ao possível rompimento do seu partido, o PRTB, com a governadora Roseana Sarney. Ele disse que não será nada fácil pra ele e para o deputado Carlos Filho, caso essa ameaça venha a se consolidar, por isso vai tomar providências para que o presidente do PRTB, João Câncio seja tratado como aliado.

”Fico preocupado em ver essa matéria, pois não seria muito fácil nem pra mim e nem para o Carlos Filho pensar em ver o nosso partido em outra coligação, senão, acomodada pela governadora Roseana Sarney”, disse.

PF prende ex-diretor da Petrobras em operação contra lavagem de dinheiro


Paulo Roberto Costa atuava na direção de Refino e Abastecimento.
Operação Lava Jato, da PF, foi deflagrada na segunda-feira (17).

Do G1, em Brasília
258 comentários
A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (20) que prendeu o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. A PF informou ainda que o mandado de prisão é temporário, por cinco dias. A prisão de Costa, de acordo com a polícia, faz parte da Operação Lava Jato, deflagrada pela PF na última segunda-feira (17).
A Polícia Federal disse ainda que Paulo Roberto Costa foi preso no Rio de Janeiro, por destruição de provas.
A operação da PF mira grupos de lavagem de dinheiro. Na segunda, foram presos 24 suspeitos de envolvimento no crime de lavagem. A polícia atuou em 17 cidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O esquema criminoso, segundo a polícia, movimentou R$ 10 bilhões.
Conforme a PF, as investigações da Operação Lava Jato - que correm em segredo de Justiça - eram realizadas desde 2013, e o montante bilionário foi arrecadado em três anos. O suspeito de chefiar a quadrilha foi preso no Distrito Federal. O doleiro Alberto Youssef, que mora em Londrina, no norte do Paraná, foi preso em São Luís e também é suspeito de comandar a quadrilha.
A  quadrilha envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com vários crimes, segundo a PF.

Cafeteira declara apoio a Edinho Lobão

Tanto falava-se dessa vaga no Senado deixada por Cafeteira, mas realmente, ninguém tinha consultado o mesmo. Achavam que ele já estava morto? Por fim, manda quem pode, obedece quem tem juízo.  Lembre-se: Edinho é filho de Edson Lobão, que por sua vez é amigo fiel de José Sarney - basta!, a vaga é dele.


Política 
  • Luis Cardoso


O senador Epitácio Cafeteira, que deixa a atividade parlamentar a partir de janeiro do próximo ano, informou hoje ao blog que jáescolheu o candidato que vai lhe suceder no Senado Federal: Edinho Lobão.
Para Cafeteira, é um desrespeito os lançamentos prematuros sem que o ocupante de um dos dois cargos de senador seja ouvido. O atual senador afirmou que o filho do ministro de Minas e Energia tem passaporte garantido para exercer o cargo com relevância e podendo lutar à altura pelos interesses do Maranhão e sua gente.
Cafeteira comentou que embora com apenas quatro anos no Senado Federal, Edinho Lobão já ocupou cargos de importantes comissões,  como o que ocupa agora na presidência da Comissão de Orçamento, uma das mais importantes do Senado.
Além de ser o candidato natural, ele tem a seu favor os senadores José Sarney e João Alberto. Leva ainda a vantagem de ser jovem e ter mostrado competência, tanto que faz parte do mais alto clero da casa dos senadores.

terça-feira, 18 de março de 2014

Movimento - A PINDOBA ACORDOU leva moradores insatisfeitos com a gestão do prefeito Josemar Sobreiro para as ruas, durante todo o dia [18/03/14]

A comunidade da Pindoba reivindica desde a manhã de hoje [18] segurança, segundo os moradores assaltos já são constantes na localidade. Além disso, a comunidade, em sua maioria rural; tira o sustento da agricultura, o povo não consegue mais escoar sua produção, devido a falta de apoio, e a péssima trafegabilidade. "Até o transporte público estamos arriscados perder, devido a incompetência desse prefeito." Disse Dona Maria Raimunda, moradora da Pindoba.

Detalhe

O vereador Jorge Brito já havia anunciado essa manifestação da comunidade na última sexta-feira, durante a sessão plenária. No momento reivindicou asfalto para a localidade. No momento, o líder de governo - Campelo, fazia os anúncios das ruas que seriam asfaltadas no Maiobão.

Acompanhe a tarde, a reivindicação:











Mábenes Fonseca, ex-prefeito de Paço do Lumiar vai ter de devolver aos cofres públicos R$ 83.093,07, além de ter direitos políticos suspensos por 5 anos, e bens bloqueados.

Publicado em  por 

Mábenes Fonseca foi condenado pela Justiça Federal
Mábenes Fonseca foi condenado pela Justiça Federal
A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Paço do Lumiar (MA),  Manoel Mábenes Cruz da Fonseca,  por atos de improbidade administrativa. O ex-gestor, no exercício financeiro de 2001,  aplicou de forma irregular os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).
O MPF/MA promoveu ação contra o ex-gestor com base na apuração do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) que, entre outras irregularidades, constatou: ausência de documentos comprobatórios de realização de procedimentos licitatórios das despesas efetuadas com aquisição de material escolar e material de limpeza;  fragmentação de despesas para não efetuar processo licitatório para contratação de serviços e aquisição de materiais; aplicação de apenas 59,60% dos recursos do Fundef na valorização do magistério; atraso no pagamento aos professores do ensino fundamental, resultando na diferença entre o valor apurado e o contabilizado no montante de R$ 317.858,49 e ausência de comprovantes de despesas com recursos do Fundef no exercício de 2003.
Além de tornar indisponível os bens do ex-prefeito, a 5ª Vara da Justiça Federal no Maranhão ainda o condenou a ressarcir aos cofres da União o valor original de R$ 83.093,07, a ter que pagar multa civil, ficar proibido de contratar com o poder público por cinco anos e ter seus direitos políticos suspensos, também pelo prazo de cinco anos.
Ainda cabe recurso da decisão.

Ninguém sabe pra onde foi o Mini-trio elétrico de mais de R$ 7.000 a diária no carnaval de Paço do Lumiar.


O Secretário Municipal de Administração e Finanças de Paço do Lumiar, GUSTAVO DA CUNHA SERRA assina contrato dia 25 de fevereiro de 2014, com a empresa Alcinê de Jesus Duarte Amorim -ME. A empresa é especializada na locação de Mini-Trio Elétrico e foi contratada para atender demanda do "Projeto Carnaval de Ritmos e Cores" de Paço do Lumiar 2014.

O valor do contrato é de R$ 29.800,00 (vinte e nove mil, oitocentos reais), sendo que a diária paga a um Mini - Trio Elétrico correspondente ao valor de R$ 7.450,00 (sete mil quatrocentos e cinquenta reais). O contrato tem vigência até 31/07/2014

Não houve Mini - Trio Elétrico, no carnaval proporcionado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, vários blocos carnavalesco do município reclamaram da gestão municipal pela falta de incentivo ao carnaval de rua da cidade. 

Rilton Silva em contato com Fernando Muniz, Secretário de Cultura Esporte e Lazer, afirmou que desconhecia esse contrato, e que em conversa com Gustavo Serra, o mesmo havia confirmado a inexistência do contrato com empresa especializada na locação de Mini - Trio Elétrico, e que nada foi pago.

Veja o extrato do contrato.