sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ver.Pres.Leonardo Bruno parabeniza atuação dos vereadores de Paço do Lumiar




Pontos da entrevista: 

Falou sobre o reaparelhamento do Legislativo na gestão 2013, parabenizou a frequência dos vereadores na Câmara Municipal. Destacou a produção record de Projetos de Lei. Pontuou o apoio ao Executivo no tocante a atualização da legislação do município. Está feliz pela elaboração de mais de 500 indicações feita pelos parlamentares. Ressaltou a importância da aproximação da população na casa que é deles - A Câmara Municipal, no que se refere a audiências públicas para tratar de assuntos relevantes para o povo. Na entrevista comentou a importância imprescindível da formação das comissões especiais. Finalizou falando da constante participação do legislativo nos acontecimentos políticos de Paço do Lumiar.

Repasse da Câmara pode chegar a R$ 240.000 diz Pres. Saiba quais são as condições pra isso:

Ver. Wellington Sousa fala sobre o Princípio da Legalidade e da Dignidade da Pessoa Humana, no caso Bacuritiua. "Jorge Brito foi o primeiro vereador a propor uma indicação coletiva referente a comunidade do Bacuritiua."


Ver.Wellington Sousa
Na sessão da Câmara [14], com a presença dos moradores da comunidade do Bacuritiua, com base em sua formação de advogado, Wellington Sousa falou que a comunidade não será abandonada nesse momento tão difícil, descrito como drama, pelos moradores.

O parlamentar destacou a liderança da comunidade, pelo presidente da Associação Comunitária e Cultura do Bacuritiua, o senhor Elizeu. "Ele defende com unhas e dentes sua comunidade, é um exemplo de representante, junto as famílias da comunidade, está de parabéns."

Foi enfático ao defender a importância do Poder Legislativo "é aqui que fazemos as leis." Entende que é o Ministério Público é um órgão maduro, e não agirá de forma cruel com a comunidade, com base nos princípios da Dignidade e da Legalidade da Pessoa Humana. "São princípios inalienáveis." Que não podem ser manipulados, em resumo. 

"As pessoas tem o direito de serem felizes; sem lar, sem moradia digna, é impossível de ser feliz." Esperançoso, Wellington falou à comunidade que na coalizão entre Legalidade e Dignidade Humana, o povo de Bacuritiua poderia ter um desfecho feliz no seu caso.

Relembrou que o vereador Jorge Brito foi o primeiro a propor uma indicação coletiva sobre o caso Bacuritiua. Na sessão, Brito relembrou sua infância na comunidade, falou sobre os torneios de futebol que sempre aconteceram na localidade. Destacou que a comunidade é muito mais antiga do que o conjunto Maiobão, e fez uma indagação com relação ao verdadeiro limite do Bacuritiua. 

Pra ele, a área não faz parte do Maiobão, pois o bairro acaba no final da avenida 13, sendo que a comunidade começa logo depois. No momento, o presidente Leonardo Bruno, falou que legalmente a área está descrita como a Área Verde 4 do Conj.Maiobão


Os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da legalidade e o § 2º do art. 84 da Lei nº 8.112/90.


Em primeiro lugar não se deve confundir o interesse administrativo com o interesse público. Não há maior interesse público que o bem-estar de todas as pessoas. Não há maior interesse público que a preservação das famílias. Isso pode até não ser relevante para o administrador – ou para alguns administradores – mas para a sociedade esse é o interesse capital. Por isso, pode até ser que não haja interesse administrativo, mas dizer que não há interesse público é acreditar que só há interesse público onde houver interesse administrativo. Essa é uma concepção que não se enquadra no paradigma de um Estado Democrático de Direito, onde a sociedade e os indivíduos não são reféns do Estado e nem estão a serviço dele. Ao contrário, o Estado existe para servir à sociedade e aos indivíduos, sob pena de perder o seu sentido, especialmente em uma democracia.

O DRAMA

O presidente da Associação Comunitária e Cultural do Bacuritiua. Falou que a comunidade é agrícola, e que está vivendo um drama terrível, onde o psicológico dos moradores está abalado. 

"A comunidade do Bacuritiua tá vivendo um drama, devido o questionamento do Ministério Público, das áreas de moradia que estamos tendo lá. São mais de 30 anos que as famílias já residem nesse local. Era um verdadeiro lixão, de desova. Todo esgoto a céu aberto passa lá, do Maiobão inteiro. E o Ministério Público acha que tem que sair todas as residencias de lá. São mais de 50 famílias que estão envolvidas nessa questão. Estamos pedindo apoio da prefeitura e da Procuradoria do Município. Pra que possamos levar uma solução pra essa nossa situação junto a promotora. Era um verdadeiro lixão, mas agora o MP alega que é uma área verde. A promotora talvez não conheça essa nossa realidade". Explicou Elizeu em entrevista ao blog.

PEDIDO AO PREFEITO

"Queremos que o prefeito destine outra área pra que se torne área verdade, e aquela área torne-se residencial". Disse Elizeu com base em frequentes reuniões na comunidade com parlamentares.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vereador Miau Oliveira sai em defesa do prefeito Josemar Sobreiro, frente a críticas de Alderico Campos: "O professor Josemar coitado convencer essa população sofrida. Nem se Josemar tivesse 100 % de aprovação ele teria levado pessoas pro viva."

"O Governo do Estado trata o povo de Paço do Lumiar como se fosse uma mãe que deixa o filho sem comer e depois vem e da um pedaço de pão com água."

O vereador Miau Oliveira usou um aparte [11] para defender o prefeito Josemar Sobreiro, acusado pelo vereador Alderico Campos de ter sua popularidade em queda, a ponto de não conseguir fazer com que o povo fosse acompanhar de perto a assinatura da ordem de serviço de asfaltamento pelo Sec.Luís Fernando.

"Eu estava lá em apoio ao professor Josemar, ele tá começando a entrar nos trilhos começando a mostrar trabalho, vou tá ao lado dele enquanto ele estiver com essa postura. 30 anos não teve nada, agora chega uma obra e vai tá lotado? O povo cansou de sofrer! A insatisfação está geral. Luis Fernando está bem atrás. Se fosse a oposição lá pra dar uma palavra sem apoio de prefeito nem nada, estaria lotado porque o povo já sabe o que é melhor pra si."

Ver.Marinho pede ao prefeito Josemar Sobreiro e ao SAAE um poço artesiano para a comunidade do Paranã II

O vereador Marinho pediu que o prefeito Josemar Sobreiro, e o SAAE, encarecidamente olhem pela situação da comunidade do Conj.Paranã II. Com relação ao abastecimento d'água. 

Relatou que a comunidade possui um poço artesiano que foi feito pela própria comunidade, que é onde fica localizada sua residência. Destacou que o mesmo foi feito para atender inicialmente 100 pessoas. Mas que hoje já atende cerca de  400 pessoas. 

Visita de Luís Fernando

Falou que a falta de interesse do povo, em ir a eventos como esse, da assinatura da ordem de serviço das obras em Paço do Lumiar, só vão mudar, depois que o município ganhar uma outra cara. Segundo ele, o povo vai voltar a confiar mais na classe politica. Finalizou seu discurso mostrando sua independência, apesar de estar na base do governo municipal, com seu partido PP. "Não é porque eu tô na base que eu vou baixar minhas costas pra chicotada." Disse Marinho do Paço

Vereadora Orlete lamenta morte do cantador do Boi de Axixá Donato Alves, agradece Roseana Sarney, Luís Fernando, Josemar Sobreiro, vereadores e detona quem nunca fez nada no Maiobão.


A vereadora Orlete Mafra subiu a tribuna da Câmara [11] para agradecer a Governadora Roseana Sarney, o Secretário Luís Fernando, o prefeito Josemar Sobreiro, os vereadores de Paço do Lumiar que estavam presentes. Aproveitou pra detonar quem não fez nada pelo Maiobão nesses 30 anos.

 "Com briga não vai se conseguir fazer nada. É a primeira vez que eu vi em minha vida, o Governo do Estado fazer alguma coisa aqui." Destacou ainda a atuação dos ex-prefeitos Raimundo Filho, Gilberto Aroso, que segundo ela, fizeram algo pelo Maiobão. "Os outros só queriam se promover. Não fizeram nada."

Finalizou lamentando a morte do cantador Donato Alves que esteve várias vezes em sua festa junina na Av-04.

Donato Alves


Morreu na tarde de segunda-feira (10), aos 81 anos, um dos maiores intérpretes da música maranhense, Donato Alves. O cantador faleceu por complicações após um acidente vascular cerebral (AVC). Donato estava internado desde a última terça-feira (4), no Hospital Getúlio Vargas, em São Luís. O foi realizado em em São José de Ribamar. Donato é co-autor de várias das músicas mais famosas do Boi de Axixá, como por exemplo “Bela Mocidade”. Em novembro do ano passado, também aos 81 anos, Francisco Naiva, outro co-autor da mesma canção, faleceu por falência múltipla dos órgãos.


Bela Mocidade

Quando eu me lembro, Da minha bela mocidade
Eu tinha tudo a vontade, Brincando no boi de Axixá
Eu ficava com você, Naquela praia ensolarada
E a tua pele bronzeada, Eu começava a contemplar

Mas é que o vento buliçoso balançava teus cabelos
E eu ficava com ciúme do perfume ele tirar
Mas quando o banzeiro quebrava
Teu lindo rosto molhava
E a gente se rolava na areia do mar

Essas Emoções, Não importa a noite
De qualquer maneira nós vamos brincar
Prepare seu coração, Para essas emoções
Que traço de Axixá, O importante é que eu cheguei agora
Alegre como sempre, Feliz a cantar

Canta comigo amor, Dança comigo...
Balanceia meu cordão, Eu sei que você vai gostar
Eu quero ver o vento louco, Teus cabelos balançar
Eu quero ver o vento louco, Teus cabelos balançar
Balança e dança, Balança até cansar
Quero ver o vento louco, Teus cabelos balançar
Vem meu amor, Sem teu carinho
O meu cordão, É tão sozinho

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Clip Funk VIVEMOS DE PROPAGANDA - Clayton Collins/ Mostra o sonho das crianças de Paço do Lumiar. Com imagens do projeto de incentivo ao sport, chamado de Boleirinho Marrento. Gravação na Sede do município e no Maiobão.



Funk: VIVEMOS DE PROPAGANDA
Vivemos de propaganda, de um país emergente,
mas a realidade, é que estamos doentes
Na linha da pobreza, ou abaixo dela,
vivendo na rua na quebrada ou na favela
É o sonho é a vida, toda pela frente.
Me diz qual é o futuro, da criança carente?
Sem educação, sem incentivo e sem nada,
às vezes é jogada, na rua na calçada
Deus ó meu senhor, olhe a situação.
Guie o nosso povo, mostre-nos a solução
É seguir em frente, fingir que nada vemos?
No nosso dia a dia, é isso que fazemos
Seguindo nossa vida, esquecendo do irmão,
não temos nem coragem de estender a mão
A quem ta jogado no fundo do poço, e pro povo brasileiro só sobra o osso.

Secretário do Governo Roseana, Luís Fernando assina ordem de serviço para asfaltar ruas do município.



A Prefeitura de Paço do Lumiar está realizando uma série de parcerias institucionais com o Governo do Estado, para investimentos na área de infraestrutura e incremento da malha viária do município. Nas ruas e avenidas do Maiobão, Vila Cafeteira e do bairro do Paranã, os investimentos visam melhorar a circulação de veículos e pedestres, garantindo melhores condições de mobilidade urbana. Nesses locais, as obras estão orçadas em R$ 5.832.009,92 investidos na aplicação de onze quilômetros de asfalto, serviço de drenagem e sarjetas. Na manhã desta segunda-feira (10) foi assinada a ordem de serviço para dar início aos serviços, que têm prazo de 120 dias para serem realizados.

[Vereadores: André Costa, Leonardo Bruno, Campelo, Miau, Marinho, Wellington Sousa/ Josemar Sobreiro/ /Marconi Lopes]
 O extenso cronograma de obras prevê ainda a aplicação de verba no valor de 1 milhão e 600 mil reais na reestruturação completa do Viva Maiobão, que receberá nova iluminação e urbanização. “Essa parceria com o Estado nos possibilitou estar aqui hoje dando início a esse trabalho de pavimentação e completa reestruturação do Viva Maiobão. Há tempos que o povo de Paço do Lumiar reivindicava essas obras e hoje estamos finalmente cumprindo o que prometemos durante nossa campanha, ou seja, que nenhuma rua ficará sem asfaltamento”, afirmou o prefeito Josemar Sobreiro.

Segundo o secretário estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, com esse trabalho, o governo do Maranhão está dando continuidade ao projeto de pavimentação de todos os municípios maranhenses “estamos aqui cumprindo nosso dever, que não é anunciar obras, mas sim fazê-las efetivamente, pois a mudança que hoje estamos vendo em Paço do Lumiar é fruto de muito trabalho que tem sido realizado pelo Prefeito Josemar Sobreiro e seu vice Marconi Lopes, que de forma incansável estiveram várias vezes na secretaria de Infraestrutura, não para pedir dinheiro, mas sim a pavimentação asfáltica de todas as ruas e avenidas do Maiobão, Paranã e Vila Cafeteira e foram prontamente atendidos, pois sabemos das dificuldades pelas quais passam os moradores desses bairros que tanto sofrem com os buracos e até alagamentos em várias vias”.

A prefeitura de Paço do Lumiar, através da secretaria municipal de infraestrutura, realizou um amplo levantamento das áreas que precisam desse serviço, considerando aquelas emergenciais. Para o senhor Augusto Soares, a cidade cresceu muito e precisa estar bem estruturada para receber novos investimentos e para que isso aconteça, é fundamental a pavimentação e recuperação das ruas e avenidas “nosso município está crescendo cada vez mais e os problemas só se agravaram nos últimos anos com o aumento da buraqueira. Depois de muita luta da comunidade, finalmente alguém nos ouviu e decidiu buscar parceria com o Estado para que possamos a partir de agora trafegar por ruas e avenidas completamente asfaltadas, pavimentadas, recuperadas e acima de tudo mais seguras” declarou o aposentado Augusto Soares, que mora a há mais de 20 anos na cidade.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Marcelo Portela e Luís Fernando no Maiobão - Assinatura de Ordem de Serviço.

Via assessoria do parlamentar:

NESTA SEGUNDA-FEIRA [10], O SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA DO GOVERNO DO ESTADO LUIS FERNANDO SILVA, ASSINOU ORDEM DE SERVIÇO DE RESTAURAÇÃO, REVITALIZAÇÃO E RECONSTRUÇÃO ASFÁLTICA DAS VIAS DO MAIOBÃO, PARANÃ, CAFETEIRA E O VIVA MAIOBÃO. 

O VEREADOR DE PAÇO DO LUMIAR MARCELO PORTELA, QUE POR DIVERSAS VEZES ESTEVE EM REUNIÃO NA SINFRA COM O SECRETÁRIO LUIS FERNANDO, FICOU BASTANTE EMOCIONADO AO VER A CONCRETIZAÇÃO DE UMA LUTA SENDO REALIZADA, "UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO MUNICÍPIO É JUSTAMENTE A INFRAESTRUTURA, MAIS A PATIR DESTE MOMENTO A POPULAÇÃO É A GRANDE BENEFICIADA COM A CHEGADA DESTAS OBRAS EM NOSSO MUNICÍPIO AGRADEÇO A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY E O SECRETÁRIO LUIS FERNANDO SILVA QUE JÁ MOSTROU QUE TEM UM GRANDE CARINHO PELOS LUMINENSES." FRISOU O VEREADOR MARCELO PORTELA.

Alderico Campos vs Grupo do prefeito Josemar Sobreiro - Vereador diz que não torce pelo quanto pior melhor. "É porque as denuncias que me passam eu trago aqui."


 O vereador pediu diversas respostas para a sessão desta terça-feira [11/2]. O O parlamentar quer saber detalhes sobre a inovação da administração Sobreiro, a Nota Fiscal Eletrônica. Deseja ser informado sobre o valor exato pago a empresa que administra. Ouviu relatos sobre o aluguel da futura sede da Secretaria Municipal de Educação

"Uma vez eu vim aqui pedi o contrato de aluguel da Secretaria da Mulher pra Wellington Sousa, ele disse vou trazer amanhã, vou trazer depois. Nunca trouxe. Então na hora que eu tô falando aqui, rebatem e gritam, esculhambam. O vereador Campelo diz que eu não tenho moral pra isso, moral pra quilo. Não tem isso não tem aquilo. Mas não responde nada no papel. Né vereador Andre? Fui informado pelo gerente do Banco do Brasil, não vou citar o nome porque não convém. Falou que tem uma quadrilha instalada no município a respeito do Crédito Consignado dos servidores". Indigna-se o parlamentar

Em seu discurso pediu a presença do Chefe de Gabinete Genival Pereira para esclarecer sua placa de táxi. O mesmo, em coletiva, falou que não há necessidade de sua presença na Câmara por esse motivo.

Finalizou pedindo esclarecimento sobre as bandas contratadas pela prefeitura. Nesse caso, Leonardo Bruno, presidente da Câmara, falou que as mesmas não foram contratas com dispensa de licitação e sim - inexigibilidade. Leonardo não se aprofundou por não ter mais informações consistentes a respeito
.
Inexigibilidade sf (in+exigível+i+dade) Qualidade de inexigível. Termo usado em atos licitatórios referindo-se à contratação, aquisição de determinado serviço ou produto com a dispensa do ato licitatório.

 Campelo vs Alderico

Não é a primeira vez, nem vai ser a última, que Governo e Oposição travam discussões acaloradas. Neste vídeo Campelo diz que Alderico foi atrás dele pra fazer parte do grupo do prefeito, e em resposta o vereador de oposição chama o líder de governo de traste, falou ainda que Josemar Sobreiro não aguenta mais ele. Veja: