quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Projeto Energia Verde é apresentado a agricultores de Paço do Lumiar

Agricultores de Paço do Lumiar e empresários do setor conheceram as novas tecnologias em abastecimento de energia sustentável, que auxiliam na redução dos derivados de petróleo e a emissão de poluentes na atmosfera do projeto Energia Verde, desenvolvido pela empresa Enova, em parceria com o Banco do Nordeste. A apresentação do projeto aconteceu manhã desta quarta-feira, 03, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar.
O foco do encontro foram os agricultores, como um dos maiores consumidores de ferramentas de alto consumo de energia elétrica. Neste sentido, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMAPA, está incentivando a inserção de politicas públicas que possam solucionar o desgaste ambiental e promover a redução de custos.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala, não obriga grandes investimentos. Aqui em Paço do Lumiar, tivemos nossa primeira experiência na Fazenda de Ostras, em Pecuapara, região do Timbuba, onde a produção de energia se dá com o uso de baterias que permitem a geração de energia no período diurno e noturno”, explicou a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha.
Cláudio Martins, diretor da Enova Energia, explicou que a energia solar é extremamente ecológica e apresenta inúmeras vantagens. “A tecnologia está cada vez mais sendo utilizada no meio agrícola, rural, mas também, em residências. Paço do Lumiar foi um dos primeiros municípios do Estado a aderir à energia sustentável”, disse Martins.
A apresentação chamou a atenção do empresário Vilmar Santos, que pretende substituir a energia convencional pela energia verde. “É muito interessante a energia sustentável, e pretendo usá-la em minha propriedade,  não só pela economia, mas pelo futuro da minha família”, contou o empresário que parabenizou o município pela oportunidade do acesso à informação.
Linha de Crédito - O projeto Energia Verde, desenvolvido pela empresa Enova tem a parceria do Banco do Nordeste na linha de financiamento FNE Verde para os produtores da agricultura familiar. Para aderir ao programa, as pessoas interessadas devem se dirigir à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, na Sede do município, para que seja agendada uma vistoria na propriedade , providenciar o projeto de instalação do equipamento e, em seguida o financiamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário