segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Feira Cultural aborda aspectos sociais do município


Com o objetivo de romper as barreiras do preconceito, alunos da UEB José Carlos Costa Pereira, da Vila Cafeteira, em Paço do Lumiar, com o apoio de professores e gestores, organizaram uma feira cultural nesta sexta-feira, 12, para apresentar os aspectos sociais e culturais do município, e suas vertentes.
Com o tema "Abraçando as Diferenças", os estudantes do ensino fundamental apresentaram o resultado de toda uma pesquisa de campo, realizada durante 1 mês, para identificar as diferenças linguísticas, físicas, econômicas e sociais. A atividade mobilizou 600 estudantes da escola.
“Nós fomos às ruas Vila Cafeteira e do Maiobão onde observamos e captamos informações para um comparativo entre os dois bairros, e buscamos ainda, informações em jornais e conversamos com moradores, com questionamentos voltados à saúde, educação, violência, entre outros aspectos”, contou o estudante, Arias Fernando, do 8º Ano.
A coordenadora pedagógica Kelma de Cássia, disse que a ideia da Feira Cultura surgiu como medida de enfrentamento ao bullying, no interior da unidade ensino. “Muitas vezes, agressões verbais e até o famoso ‘apelido’, geram problemas psicológicos e influenciam diretamente no convívio escolar, social e no aprendizado. Estamos vigilantes a essas situações”, observou a coordenadora.
A Feira Cultural é um dos projetos finais da escola, que, segundo a gestora Patrícia Rodrigues vem promovendo um ambiente harmônico e de interação entre os alunos, equipe pedagógica e a comunidade, desde a implantação do novo modelo de gestão da educação, na administração do prefeito professor Josemar. “Hoje nós temos uma escola organizada, nova mobília e fomos beneficiados, recentemente, com a reforma do prédio e uma quadra poliesportiva que está sendo construída. Nossos alunos estão inseridos em projetos e os educadores em constante formação”, concluiu a gestora.

Sem comentários:

Enviar um comentário