quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Paço do Lumiar amplia rede de serviços da Atenção Básica

O sistema público de saúde de Paço do Lumiar registra nestes quase dois anos da administração do prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) grandes avanços e conquistas para os luminenses. Além da ampliação, reforma e abertura de Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia a construção de mais seis para os próximos meses, nas localidades de Parque Horizonte, Residencial Safira, Santa Clara, Mercês, Maioba e Nova Vida. 
A secretária de Saúde, Maria Nadi Morais conta que, “com a ampliação da rede de serviços, a população luminese estará totalmente coberta por serviços da atenção básica”. 
Atualmente estão em pleno funcionamento no município 15 UBS atendendo às comunidades do Maiobão, Sede, Iguaíba, Pau Deitado, Vila São José, Cafeteira, Conjunto Roseana, Lima Verde, Vila Nova Canaã, Pindoba, Tambaú, Pirâmide, Paranã, Maioba e Itapera e são abastecidas com os medicamentos, insumos e vacinas, realizando todas as atividades e procedimentos previstos e específicos  na Atenção Básica à Saúde. 
As UBS são responsáveis pela cobertura dos moradores da região onde são implantadas, e contam com o apoio de 21 equipes do Programa Saúde da Família (PFS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e médicos do Programa Mais Médicos e PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica). Elas funcionam de segunda a sexta-feira e contabilizam em média de 50 consultas diárias ao medico e enfermeiro, além dos demais atendimentos diários. 
No início de 2013, as unidades sem condições de atendimento à população foram remanejadas para novos prédios e outras adquiridas pelo Governo Federal, além da compra de equipamentos e contratação temporária de profissionais por meio de seletivo. 
Especialidades - Uma grande conquista dos luminenses está na abertura do Centro de Especialidades e Diagnósticos – CED, que abrange uma rede de serviços de média complexidade entre consultas ambulatoriais e exames de imagem e laboratoriais. 
Entre as especialidades disponíveis estão: cardiologia, urologia, nutricionista, fisioterapia, oftalmologista, clínico geral, pediatra, Endocrinologia, Ortopedia, Ginecologia, Ultrassonografia, Radiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoaudiologia. 
O Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, hoje proporciona um atendimento humanizado, de referência aos pacientes com distúrbios mentais. Os usuários do Centro recebem o devido atendimento num ambiente salubre sob o monitoramento de equipes de multiprofissionais, como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos, enfermeiros e fisioterapeutas. 
Os idosos de Paço do Lumiar também tem um cuidado especial e são acolhidos pela equipe do Grupo de Atenção ao Idoso – GAI, implantado na Sede do município e na Vila São José. O Grupo promove encontros semanais e apresenta um trabalho diferenciado, através de atividades motivacionais para uma vida saudável e ativa. 
As Academias da Saúde, recém-inauguradas no município, representam um grande avanço na promoção da saúde. Os moradores do Maiobão e Itapera contam, todos os dias, com a orientação de vários profissionais para uma vida mais saudável. As academias são do modelo básica e ampliada, e têm por objetivo promover práticas corporais, atividades físicas e acompanhamento alimentar.
Paço do Lumiar é referência também na implantação de programa federais, como o “Melhor em Casa”, que, no ano passado, recebeu o certificado de melhor desempenho, entre os municípios maranhenses, e mais, os programas municipais de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Endemias, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário