quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Desfile de Paço do Lumiar resgata valores culturais do município. "A nossa juventude precisa de incentivo, e eventos como este, de qualidade e bem produzidos só ajudam a valorizar a nossa cultura". Leonardo Bruno, pres.da Câmara

45 escolas municipais mostraram as riquezas do município de Paço do Lumiar

Com o tema “Redescobrindo Paço do Lumiar - Um passeio pela nossa história”, 45 escolas da rede municipal e um total de 2070 estudantes desfilaram, na tarde de ontem, 5, marcando o Dia da Raça. Com saída da Avenida 12, do conjunto Maiobão, em direção ao palanque oficial, na Rua 143, mais conhecida como “Rua da Cultura”, os estudantes mostraram com muita criatividade e disposição, os aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos e econômicos do município.

Na avenida, os alunos representaram por meio de faixas, adereços, coreografias e indumentárias, momentos da fundação da cidade, as festas tradicionais como, o Fest Flora do Vassoural, o bumba-meu-boi, o Divino Espírito Santo, a festa do coco d’água e o tambor de crioula. O potencial agrícola e pesqueiro da região, o esporte, a música e a diversidade religiosa também foram destacados durante o percurso do desfile estudantil.

Este é o primeiro desfile da administração do prefeito Josemar Sobreiro Oliveira. Para ele a parada cívica além de ser um momento de promoção da cidadania, fortalece ainda mais as políticas de educação. “É muito importante para as crianças e adolescentes vivenciarem momentos como este. Estamos resgatando o desfile cívico de Paço do Lumiar”, enfatizou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, idealizadora do desfile, este é um momento do despertar da consciência: “Precisamos desse sentimento de pertencimento. Essa terra tem riqueza, cultura, e a população precisa saber disso, porque cidadania se constrói com a consciência”, disse.
A gestora da UEB O Bom Aluno, Kerliane Rodrigues, reafirma a importância do resgate: “É a valorização da nossa cultura, do nosso município, a busca de uma educação moral e cívica que estamos perdendo”.

Público - A mensagem chegou ao público que assistiu ao desfile. “Está nos ensinando a ter respeito e valorização aos recursos da nossa terra e às pessoas”, pontuou Luana Cantanhede, que definiu o evento como uma grande aula a céu aberto.
A filha de Luana, Mayra Luiza, que desfilou representando as flores tropicais cultivadas na comunidade do Vassoural, descreveu radiante: “Foi a primeira vez que desfilei e foi muito bom mostrar as belezas da nossa comunidade”.
Joelma Costa, da Vila do Povo, que veio especialmente ver os sobrinhos desfilarem, gostou do que viu: “Foi tudo muito bonito, organizado. A volta do desfile trouxe muitas escolas e todas fazendo um espetáculo”, disse.

De acordo com a comissão organizadora do desfile, aproximadamente 5 mil pessoas assistiram à parada cívica do município.

As bandas marciais convidadas para o desfile foram um show à parte. Puxaram os pelotões, as corporações: “07 de Setembro” e “Ribeiro do Amaral”, de São José de Ribamar, a Banda Municipal de Bacabeira e “Amadeus Mozart”, de São Luís. A Corporação Musical “La Roque”, de Paço do Lumiar, encerrou o desfile com a música Bad Romance, de Lady Gaga, arrancando aplausos entusiasmados do público presente.
O desfile foi uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Saúde, Coordenação de Transportes e Coordenação de Comunicação.

1 comentário:

  1. Tá mansinho ein, Clayton??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar