domingo, 24 de agosto de 2014

Hospital de Câncer do Estado será inaugurado amanhã


Unidade de saúde será especializada no tratamento da doença.


Hospital de Câncer do Estado. - Ascom da SES

SÃO LUÍS - O Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho - unidade de saúde estadual, totalmente, especializada para oferecer atendimento de qualidade no tratamento da doença – será inaugurado em solenidade amanhã (25), às 15h, com a participação da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. De acordo com informações da SES, serão ofertados 123 leitos de internação clínica, cirúrgica, de UTI e semi-intensivos para pessoas com câncer.

Ainda de acordo com a SES, a nova unidade de saúde, localizada no prédio do antigo Hospital Geral, na Madre Deus, contará, ainda, com centro cirúrgico com cinco salas, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos e cinco leitos de semi-intensiva para pacientes pós-operatório. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital de Câncer oferecerá, ainda, à população consultório, salas de classificação de risco, dois leitos de estabilização, sala de medicação (com cinco poltronas elétricas), seis leitos de observação feminina e oito masculinos.

Para ampliar o SPA, a unidade de cuidados paliativos e o salão de quimioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão, foi remanejado o atendimento de ambulatório para o Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, que, também, entrará em funcionamento nesta segunda-feira, na Avenida São Luís Rei de França.

De acordo com o secretário titular da SES, Ricardo Murad, a inauguração do Hospital de Câncer significará um momento histórico na saúde do Maranhão. “Este é um momento histórico para os maranhenses, que passarão a ter um hospital especializado, com toda a estrutura física, de equipamentos e profissional para atender os pacientes que necessitam de atendimento oncológico. Esta será mais uma grande conquista para a saúde pública do nosso Estado, pois vamos agilizar a assistência às pessoas com câncer. Essa é uma garantia do Governo do Estado, por determinação direta da governadora Roseana Sarney, ou seja, oferecer atendimento de qualidade às pessoas”, afirmou.

Segundo o diretor do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, Luiz Alfredo Netto Guterrez, a unidade de saúde passará a ser o melhor hospital especializado em tratamento de câncer do Estado. “Não tenho dúvidas de que, com a inauguração deste hospital, uma iniciativa importante do Governo do Estado, vamos assistir, ainda, melhor a população do Maranhão”, disse. O diretor do Hospital de Câncer afirmou, ainda, que todos os pacientes oncológicos que estavam na fila de espera por cirurgias no hospital já foram atendidos, o que agilizará o atendimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário